RPM a 120 KM p/ HORA - A3 1.6- 1.8 asp - 1.8t 150 e 180.

thomas1186

Membro
O meu etá com uma relação maior que o normal.. 205/50/17 .. passo nos radares que tem o medidor de velocidade.. sempre bate com o radar..fica até acima um pouco... no painel..

e a 120km/h são exatamente 3000 rpm
 

Andr3T

Membro
Em questão de leitura de velocidade, o que importa é apenas do diâmetro do conjunto roda + pneu, ou seja, a maior distância entre 2 pontos do conjunto roda/pneu (diâmetro ou raio X (vezes) 2).

Vou fazer um exemplo entre um conjunto pneu/roda aro 15" original com uma roda/pneu aro 19".

Definições:

- 1 polegada = 25,4 milimetros;
- π = constante circular que relaciona o perímetro de toda circunferencia com o seu diametro ~= 3,1415;
- Fórmula do cálculo do diâmetro do conjunto pneu/roda em milimetros: (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2), onde Tr = tamanho da roda em polegadas, Lp = largura do pneu em milimetros e Pp = perfil do pneu em unidade relativa com base 100 (exemplo: pneu com perfil 50 é igual a 50 sobre 100 = 0,50);
- Fórmula do cálculo do perímetro de uma circunferência: 2 * π * r;

Com isso em mãos, é só jogar os valores que quisermos nas fórmulas.

205/60R15:

Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (15 * 25,4) + (205 * (60 / 100) * 2) = (381) + (205 * 0,60 * 2) = (381) + (246) = 627mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (627 / 2) = 2 * 3,1415 * 313,5 = 1969,72mm = 196,97cm = 1,96m;

225/50R16 (meu caso):

Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (16 * 25,4) + (225 * (50 / 100) * 2) = (406,4) + (225 * 0,50 * 2) = (406,4) + (225) = 631,4mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (631,4 / 2) = 2 * 3,1415 * 315,7 = 1983,54mm = 198,35cm = 1,98m;

225/40R19:

Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (19 * 25,4) + (225 * (40 / 100) * 2) = (482,6) + (225 * 0,40 * 2) = (482,6) + (180) = 662,6mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (662,6 / 2) = 2 * 3,1415 * 331,3 = 2081,55mm = 208,15cm = 2,08m;

Com isso obtive 3 valores de perímetro (que nada mais é do que a distância que o conjunto roda/pneu percorre em 1 volta completa. 1969,72mm, 1983,54mm e 2081,55mm.
Se criarmos uma situação hipotética em que todas as rodas estão girando a 850RPM (mais ou menos 100km/h dependendo da roda), temos esses valores.

205/60R15:

1969,72 * 850 = 1674262mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 100455720mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 100455,72m/m (metros por minuto) / 1000 = 100,45572km/h (quilometros por hora).

225/50R16:

1983,54 * 850 = 1686009mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 101160540mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 101160,54m/m (metros por minuto) / 1000 = 101,16054km/h (quilometros por hora).

225/40R19:

2081,55 * 850 = 1769317,5mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 106159050mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 106159,05m/m (metros por minuto) / 1000 = 106,15905km/h (quilometros por hora).

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Conclusão:

Depois de toda essa firula, fica assim: dois carros, um com a roda original 15" e outro igual apenas com a roda trocada (19"), viajando em velocidades exatamentes iguais, terão uma divergência de velocidade aferida pelo painel em exatos 5,70333km/h (no caso, o carro com a roda maior estará com a menor velocidade no painel).

E tudo isso comprovado com cálculos para terminar de vez com a duvida do que acontece ao trocar roda e pneu.

E quem ficou curioso com o numero Pi (aproximadamente 3,1415), ele é uma razão entre o perímetro de uma circunferencia e seu diametro. Eles nos possibilita descobrir o perimetro de uma circunferencia através de seu diametro.
Com uma contextualização visual do número fica fácil de ver isso:

 

Andr3T

Membro
E existe ainda mais um detalhe que envolve isso tudo, que já até foi dito nesse tópico: perca de arrancada do carro com rodas maiores.
Se fosse necessário apresentar um trabalho de faculdade sobre isso, os fatores envolvidos seriam muitos, mas se isolarmos os que fazem mais efeito, temos 2, sendo que um deles se divide em outros 2.

São eles:

Redução do torque. O conjunto pneu/roda funciona igual a uma engrenagem de um cambio. O torque é reduzido na razão em que se aumenta o diametro do conjunto.

Momento angular. O momento angular em palavras simples relaciona o ponto de apoio de um braço de alavanca de um objeto rotativo com a sua distribuição de massa. Por isso que eu disse que, no nosso caso (rodas), o momento angular se divide em dois: massa e diametro do pneu/roda. Ou seja, quanto maior o diametro da roda/pneu e quanto maior e mais distante a massa estiver do centro do objeto rotativo, maior será o momento angular. E no caso de uma roda maior, os dois itens aumentam. Consequência: torque reduzido NOVAMENTE, pois parte do torque vindo do motor, será perdido para tirar a roda da inercia rotativa (momento angular).

Com isso acho que as duvidas de aumentar uma roda estão todas esclarecidas.
 

Alan74

Membro
Mas essa diferença de marcar no velocimetro, nos A3 dá pra acertar com o VAG. Pelo menos não vai marcar errado. Eu não gosto de trocar as rodas por isso, o carro fica fraco, vendo que todo o câmbio (principalmente automático, você pode perder o seu cambio mais rápido ) e potência de freios foram dimencionados para aquele diâmetro de roda. O simples fato de você colocar pneus de medidas erradas, já estraga tudo.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Bem, depois dessa aula do André (me fez até lembrar minhas aulas no pré-vestibular rs rs) não ha mais o que se esclarecer!!
Meus cálculos estavam certos. A 100 km/h no GPS (vel REAL) em 5°marcha, >>
Com as 15> meu painel marca 110
Com as 18 (225/45) > meu painel marcará 105

Perfeito André!!!!!!

close tópicos rs
 

RaFa360x

Membro
a medida que eu uso 225/35/R19, é bem próxima da oem, ou seja, é 2% de diferença apenas na velocidade real...

se eu colocasse 215/35/R19 seria menos que 1% a diferença.... mas eu preferi os pneus mais largos... por questões de estética..

mas como citaram acima, da pra arrumar com vag o painel na nova medida... ai fica certo...

nesse site calcula a diferença e a velocidade no velocimetro das medidas: http://www.pneusfaci...are_medidas.php
 

Andr3T

Membro
Esses sites utilizam as mesmas formulas de calculo que eu deduzi, pois os resultados são exatamente iguais. Quem quiser pegar as formulas que estão no meu post e criar uma pagina parecida, ta tudo ai rs.
 

gabrielm

Novato
bom, hoje eu confirmei...

meu carro a 120km/h nao ta a 3000 rpm...fica marcando um tracinho antes do 3000.

att
 

AS555N

Membro de Honra
O que eu sei é que depois das 18" 225/45 o "erro" do velocímetro sumiu.....agora o painel bate 100% com o GPS e quem ficou errado agora foi o do climatronic.
 

gabrielm

Novato
meu carro é um 180 tip. ta com set original. roda 16 pneu 205/55.

isso marcando no painel..

120km/h um traco antes dos 3000 rpm. o gps marca 4 km/h a mais do que marca no painel..mas isso acho que é normal.
 

MarceloA3T

Membro
Bom em teoria está correto visto que os carros não tem a relação de marcha identica !
O Tiptronic tem a relação mais longa.
Agora pelas minhas pesquisas a relação do 150 Manual é a mesma porem tem o diferencial um pouco diferente 3.68. Não sei o quanto isso muda na relação de marchas.


A3 180 cv 2005 Manual 1a marcha - 3.3, 2a marcha - 1.94, 3a marcha - 1.31, 4a marcha - 1.03, 5a marcha - 0.84, Ré - 3.06 Redução do diferencial 3,65


A3 180 cv 2005 Tiptronic 1a marcha - 3.8, 2a marcha - 2.13, 3a marcha - 1.37, 4a marcha - 0.94, 5a marcha - 0.69, Ré - 2.97 Redução do diferencial 4,45
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
meu carro é um 180 tip. ta com set original. roda 16 pneu 205/55.

isso marcando no painel..

120km/h um traco antes dos 3000 rpm. o gps marca 4 km/h a mais do que marca no painel..mas isso acho que é normal.
O GPS ta marcando mais 4 km/h do que o painel??????????????????
ôou, tem algo estranho ai
 

MarceloA3T

Membro
O GPS ta marcando mais 4 km/h do que o painel??????????????????
ôou, tem algo estranho ai

Junior o meu o painel marca 4 km/h a mais que o GPS. Acredito que seja isso no dele tb ... Quando estou a 100 no painel no GPS fica 96 km/h

Vi que o seu da 10 km/h de diferença ?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Ahmmm bem Gabriel, aí sim!!!

Junior o meu o painel marca 4 km/h a mais que o GPS. Acredito que seja isso no dele tb ... Quando estou a 100 no painel no GPS fica 96 km/h

Vi que o seu da 10 km/h de diferença ?
tipo, 100 km/h no GPS = 109 e uns quebrado km/h no painel
 

Andr3T

Membro
Mais contas...

Utilizando os dados que o @[member='Marcelo H.'], postou, é possível calcular, com base nas reduções tanto do cambio, tanto do diferencial e por fim do conjunto roda + pneu, a velocidade do carro de acordo com a RPM do motor.

3000RPM em 5ª marcha, A3 8L 180cv Tiptronic:

3000 / 0,84 (redução 5ª marcha) / 3,65 (redução do diferencial) ~= 978,47RPM

Ou seja, com o motor girando a exatos 3000RPM em quinta marcha, o conjunto rodas/pneus estão girando a 978,47RPM. Utilizando o mesmo cálculo que eu fiz no meu post mais acima, é fácil achar a velocidade, pois sabemos que o pneu original do carro é 205/55R16.

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Cálculo do perímetro do pneu/roda 205/55R16:
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Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (16 * 25,4) + (205 * (55 / 100) * 2) = (406,4) + (205 * 0,55 * 2) = (406,4) + (225,5) = 631,9mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (631,9 / 2) = 2 * 3,1415 * 315,95 = 1985,11mm = 198,511385cm = 1,98m;

E agora vem o cálculo final.

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Cálculo da velocidade final em função do perímetro do pneu e o RPM do mesmo.
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1985,11 * 978,47 = 1942370,5817mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 116542234,902mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 116542,234902m/m (metros por minuto) / 1000 = 116,542234902km/h (quilometros por hora).

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Ou seja, mais uma vez as contas estão batendo com a realidade. Resultado aproximado 116,5km/h. Mais 4km/h de erro do painel (aferido pelo GPS) temos o que já foi dito: 120km/h (mas na realidade o carro está a 116km/h).
 

MarceloA3T

Membro
Caraca Andre mandou bem !! Quanto calculo !! heheh

Parece que é isso mesmo ! Mais isso vale pra qualquer velocidade correto ?? Ex se estou a 180 no painel no GPS daria 176 ?
Eh porque tinha aquele mito de que quanto maior a velocidade maior era o erro do velocimetro...
 
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