Que óleo usar no A3?

House

Fundador do A3Clube
Senhores recentemente tive o prazer de conversar com um eng. químico da BR e conversamos bastante sobre óleo. Todo mundo sabe que os 40 R$/litro que a Audi cobra é um pouco demais apesar do óleo pentosin ser fantástico. Se vc pesquisar no manual vai encontar as seguintes recomendações:

A- óleos sintéticos, com especs: VW 500 00 ou VW 502 00
B- óleos multiuso, com especs: VW 501 01

Demais: ACEA A2 ou A3.

Traduzindo, sempre que vc for comprar óleo para seu carro pare e olhe as embalagens lá estará escrito algumas especificações procure o óleo que atenda pelo menos a 501 01 ou a A3 e pronto! esse óleo pode ser usado sem problemas.

Inclusive a dica do eng. é que ele prefere trocar o oleo a cada 4 mil kms com um oleo de 20 reias do que trocar a cada 10k com um oleo de 40 reais sintético!

Fica a dica!
 

Ruiz

Administrador
Lembrando sempre pra quem tem carro turbo que a manutenção do óleo é fundamental pra durabilidade de motor e turbina. O ideal é trocar na faixa de 4k km mesmo, se vc tiver como bancar, até menos.

[]s
 

Cassola

Novato
Me indicaram o 10w40 ou 15w40 no a3 turbo, como comprei meu carro sem manual acabei não sabendo qual óleo certo para se colocar. Depois de 6.000 km acendeu a luz para trocar o óleo novamente!
 

Ruiz

Administrador
Cassola, apesar de não ser a recomendação da Audi, eu não aconselho trocar óleo de carro turbo a cada mais de 4k km, no máximo. Isso maximiza e muito a durabilidade da turbina e do motor com um todo. O circuito de óleo para a turbina contamina e muito o mesmo.

[]s
 

Cassola

Novato
Usei a primeira vez o 10w40, esse foi quando acendeu a luz com 6.000 KM de uso, agora coloquei o 15w40 e está apenas com 2.000 km rodados apartir da troca!

VEremos o que acontecerá, n proxima vez irei procurar os óleos vw

Abraços
 

dinho

Novato
Galera eu só uso algum tempo o oleo Castrol Longlife III 5W-30 , troco com 6, 7 mil km, ele é para 10 mil. O meu a3 é turbo, esta com pouco mais de 100 mil km, esta perfeita a turbina motor, não tem nada de porra, Tive que tirar o carter para trocar pois espanou o parafuros que tirar o oleo. e esta incrivelmente limpo o motor.


Castrol-Edge-5W-30--1-Liter.jpg


abraço
 

Judeu

Novato
mesmo oleo que utilizo 22 reais na distribuidora, qndo não uso castrol uso o selena, meu moto ao tirar a tampa do motor já ve as peças do motor amarelinha tb.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
eu só uso o Elaion rotulo verde.. é o 5w40 ...so compro na VW junto com o filtro de óleo a cada troca. Troco de 7/7 mil kms, meu carro ta com 112k kms, é turbo 150 HP e tá com muita disposiçao!
Adicionalmente ao oleo EU uso Millitec-1.

Lembrando que esse motor usa 4,5 litros de oleo a cada troca com filtro.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
22~25 reais cada litro de oleo, + 20 e poucos do filtro
o millitec-1 é 65 reais cada frasco com 200 ml...fora os 20 reais da coca-cola no amigo onde eu troco o oleo!
 

alexrpm

Membro
Olá, comprei o meu A3 180 2006 com 42 mil km na semana passada. Paguei mais, porém comprei na concessionária que fez as revisões desde zero.
A minha maior preocupação é com o tiptronic pois já ouvi falar que a manutenção é cara.
A explicação que me deram na Audi é que, como o preço do carro baixou, tem muita gente que compra mas não tem grana pra manutenção. O óleo do cãmbio é bem caro e tem que ser trocado aos 60k. Como nem todo mundo faz isso o cãmbio vai pro saco. Tem que fazer manutenção preventiva. A mesma coisa vale pra correia dentada.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
alexrpm disse:
Olá, comprei o meu A3 180 2006 com 42 mil km na semana passada. Paguei mais, porém comprei na concessionária que fez as revisões desde zero.
A minha maior preocupação é com o tiptronic pois já ouvi falar que a manutenção é cara.
A explicação que me deram na Audi é que, como o preço do carro baixou, tem muita gente que compra mas não tem grana pra manutenção. O óleo do cãmbio é bem caro e tem que ser trocado aos 60k. Como nem todo mundo faz isso o cãmbio vai pro saco. Tem que fazer manutenção preventiva. A mesma coisa vale pra correia dentada.

Realmente o óleo do cambio TIP é caro,...fica +ou- 120 reais cada litro...sendo que são 9 litros :eek: q usa nesse cambio! :?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu gosto de usar o Lubrax sintético...

é 5w40, 100% sintético e o único da BR homologado para a norma VW 502...e o preço tb é bom: R$ 29,90 o litro.
 

chedid

Administrador
eu pago 23 reais o litro do elaion hehehe um amigo compra direto e isso o 100% sintético. ahh troco a cada 5mil também

como tive problemas sérios com o simi sintético da Br optei em nunca mais usar os produtos da marca
 
Topo