Projeto para 500cv! Duvidas...

Ja que estão falando em gastos vou colocar mais ou menos o que eu gastei no meu pra deixar com 333cv na roda!
Coletor de escape em inox: 1400
Turbina: 790,00 (peguei mais barato por ser oficina)
Bicos suplementar, dosador e digipulse para controle dos bicos: 250,00 (usado em bom estado)
Retrabalho nos bicos originais: 150,00 (eletroerosão)
Intercooler frontal, mangueiras e tubos: 1.400,00
Bomba de combustivel dinamica 12bar para 450cv: acho que foi 350,00
escape com saida de inox em 3" e o resto de 2,5 de ferro mesmo: 1.400 com dois abafadores
Wideband (não era necessario comprar, tem gente que "aluga" quando acerta, ex: over!): 550,00
Embreagem ceramica: 600,00 pq meu volante ja veio com o do Passat
Coxim inferior de PU: 85,00
Coxim superior do câmbio reforçado (de borracha) : 90,00
Valvula de alivio eu tinha aqui.
Valvula de prioridade: 120,00 (comum mesmo, pra carro turbo original)
Até onde me lembro é isso ai...
Ahh. Remap foi 400 na epoca.
Tem algumas coisas que sempre vão a mais... abraçadeira, aerokip, e bla bla bla...

Pneus e rodas nao contam pra tirar potencia haha.

Mais ou menos isso ai até agora...
Não acho caro pra tirar essa potencia na roda... pra tirar isso num AP que é o mais barato pra se mexer gasta mais!
Tem a FT, tem que Forjar, fazer mais coisas pra chegar até ai.

cassianorg disse:
VocÊ esta com quase 400cv no motor e com miolo original @rafaelmedeiros?

Positivo.
Miolo 100% stock.

Porem to no limite dele. Ja comprei algumas peças para forjar e tirar um pouco mais desse belo motor hehehe

paulobeto

Membro
overspeed disse:
paulobeto disse:
bom .... com certeza acredito no ocorrido ai em cima... o cara devia fazer um BO na policia para os primeiros 40k gastos... mas...

vai ser muito dificil alguem aqui me convencer que "do zero" e "sem passar para uma segunda revisão do projeto" um A3 20V para atingir 450CV na roda custa 80K. Simplesmente impossível. Não consigo enchergar uma lista de peça que chegue a 40% na mais alta das possibilidades. M.0? talvez uns 15k-20k

Agora se o cara instalou freio brembo de 12k , suspensão Bilstein de 5K e outras coisitas que eu considero altamente dispensaveis pois existe produtos excelentes (Eiback ou HR) e freio P.Breaks ou similares nacionais para essa cavalaria "media" ... ai é outra coisa.

manos..num pense que to duvidando de vcs ....num to não .... nada disso e tambem num duvido que o cara gastou no projeto 80K .... mas caraca....
já conversei com meu preparador para um setup desse e num chegava nisso não, e olha que tinha semieixo sapinho, bicos bosch de 96lbs, GTX3071, 02 bombas , cash tank, barra anti-torção e rodando com 4 bicos só... pressão fixa, sem gerenciador Fueltreco para bicos auxiliar (num gosto disso) e nada disso.

outra... estamos falando de 450Cv na roda Ok .. nada de 550Cv na roda...

Paulo...foram R$ 40.000 em cima do que já havia feito (mais caro do que fazer do zero pois muita coisa teve que ser desfeita, e muita cagada e presepada teve que ser desfeita)...muita coisa tbm foi reaproveitada então fica dificil dizer qto sairia... mas vou te dizer que não é barato e que não é facil... qualquer besteirinha (até a escolha da valvula de prioridade errada) põe a perder (veja o caso do alexandredsk que a valvula não vedava de baixa).

Ele bancou usar apenas o que fosse comprovadamente durável e aplicável pois já tinha investido muito em "pode por que aguenta" e não ter aguentado... por isso sim muita peça alí é importada por exemplo...ele usou duas Bosch 044...tem gente que ia colocar 3 de GTI 18Bar da dinâmica...nada contra eles... mas são bombas artesanais, as 044 são projetadas pela Bosch pra isso..é uma PUTA diferença ! A embreagem da Ancona ÉRA pra ter aguentado 500cv..mas num suportou os 60mkgf de torque que tirou, agora entra uma spec3 (olha ai o custo subindo, ÉRA PRA, mas NÂO AGUENTOU...e tome MDO e a peça).

ele não usa pressão fixa, ele usa um boostcontrol da Apexi que controlará por marcha a pressão (não é nada barato) justamente pra num arrancar e ficar fritando ou melhor pra poder ir num track day e moer sem dó... ou seja entre o céu e o inferno tem muita coisa rolando,

tks pela resposta e pela sua paciencia.

Apexi de fato é alto nível, que nem wastegate da Tial. Só um mero contagiro Apexi vc já paga pelo menos R$600,00 e se colocar um reserve tank deles + controlador + junta ... a conta sobe mesmo, sem falara nas bombas 044 que custam mais de 300USD la fora, imagina aqui... mas é bomba para 700CV cada

To vendo agora que meu setup era coxinha, apesar de robusto, bem beginners...sem tanta eletronica, controle de bico, controle de pressão...

tks Over.

chedid disse:
buá........... quero minhas bielas de volta huahuahua.
falando nisso. mandou analisar elas?

Opa, Até esqueci de te avisar.
Mandei analisar e estão ZERAS, ta até com as ranhuras originais ainda hehe

Só ficou pendente a medida do pino que está 21mm ( que é o original ). E como vou usar pino 21 entao sem crise!

overspeed

Comerciante
Rafael... sem querer desmerecer ou parecer arrogante (até porque acima de 300cv na roda eu acho EXCELENTE), mas de 333cv nas rodas pra 399cv no motor é uma perda acima do esperado... aonde vc mediu potência ?

A conta que faço e bate muito perto seria: perda = (333+700)/150.000 x RPM -10.

se vc tem 399cv com 45,6mkgf de torque vc teria potencia máxima ACIMA dos: 399 x0,718/45,6 = 6,3KRPM

Assim a perda seria de uns (333+700)/150.000 x 6500 - 10 = 35cv (Só ordem de grandeza é claro)

Ou seja a conta 'não fecha"... pode me passar a folha do dina pra eu dar uma olhada ?

Outra coisa é que o que quebra biela é torque e/ou rotação... se vc tiver um giro muito alto quebra...se tiver muito torque quebra...e uma conciliação de ambos ( T x RPM = P)... limite de torque seria UNS 50mkgf (acima disso tem muita quebra... perto disso alguma e abaixo é RARO - mas não inexistente)

overspeed disse:
Rafael... sem querer desmerecer ou parecer arrogante (até porque acima de 300cv na roda eu acho EXCELENTE), mas de 333cv nas rodas pra 399cv no motor é uma perda acima do esperado... aonde vc mediu potência ?

se vc tem 399cv com 45,6mkgf de torque vc teria potencia máxima ACIMA dos: 399 x0,718/45,6 = 6,3KRPM

Assim a perda seria de uns (333+700)/150.000 x 6500 - 10 = 35cv (Só ordem de grandeza é claro)

Ou seja a conta 'não fecha"... pode me passar a folha do dina pra eu dar uma olhada ?

Outra coisa é que o que quebra biela é torque e/ou rotação... se vc tiver um giro muito alto quebra...se tiver muito torque quebra...e uma conciliação de ambos ( T x RPM = P)... limite de torque seria UNS 50mkgf (acima disso tem muita quebra... perto disso alguma e abaixo é RARO - mas não inexistente)

Foi na Dino jet, com o Dalmo que eu passei.
Infelizmente ele me passou um grafico por velocidade e não por RPM.
Ele me mostrou o de RPM e me passou por velocidade haha na hora eu não vi!
O pico de potencia e torque acabaram quase juntos na casa dos 6.600rpm ~6.700rpm.

tava no tópico dino chats
Rafaelmedeiros disse:
Tai o grafico... Lembrando que é na roda...

Uploaded with ImageShack.us

Ja ouvi dizer que perde menos do que os 20% que o Dalmo tanto fala. Apenas coloquei a porcentagem que ele me passou hehe.

Mas independente, sei que são 333cv nas rodas com 38. qualquer coisa de torque! potencia no motor tem umas conta meio doida que eu particularmente não entendo nada xD.
abraços

overspeed disse:

Ahh,
Meu corte está nos 8mil.. queria baixar pelo menos um pouco! 7.700 sei la...

me lembro do pico de torque acima de 6.500rpm só isso.. de potencia eu acho que era 6.600 algo assim!

overspeed

Comerciante
20% é uma conta totalmente errada, a perda é pelo atrito e portanto varia com a rotação (qto maior a rotação maior a perda) e como depende do esfregamento entre as engrenagens depende ligeiramente da potencia nas rodas, portanto ela é AX+B como uma boa aproximação.

a perda fixa B é algo na casa dos 10cv
a perda variável A eu cheugei a algo como sendo (Proda+700)/150.000 com uma excelente aproximação entre uns 50 e 400cv na roda em diversos carros que eu medi e mais uma outra pancada que eu peguei de grafico conhecido

Vamos considerar que os 160km/h representem 8.000RPM... então (333+700)/150.000 x 8000-10 vão dar 45cv...vc teria ai UNS 375~380cv de motor

pra calcular o torque temos que pegar o valor de potência no regime de torque máximo: uns 320cv e fazer a conta da perda na rotação aonde ele ocorre (130km/h portanto UNS 6.500RPM) (320+700)/150.000 x 6500-10 = 34cv portanto uns 355cv de motor

P (cv) x 0,718 = T (mkgf) x RPM (1.000RPM) portanto 355 x 0,718 = T x 6,5 => T = 39,1mkgf x 9,8 = 383N.m
(coincidência pura com o resultado na roda apresentado)

de toda forma, 380cv e 383N.m ainda tão dentro do esperado, até porque eles ocorrem em rotações BEM elevadas.

a 4.000 vc tem apenas uns 100cv na roda indicando que a turbina é realmente bem generosa !

cassianorg

Novato
nunca tinha visto um gráfico potencia x velocidade! Não sei se muda do rpm x velocidade mais ficou bonito de se ver o negócio heim?

overspeed disse:
20% é uma conta totalmente errada, a perda é pelo atrito e portanto varia com a rotação (qto maior a rotação maior a perda) e como depende do esfregamento entre as engrenagens depende ligeiramente da potencia nas rodas, portanto ela é AX+B como uma boa aproximação.

a perda variável A eu cheugei a algo como sendo (Proda+700)/150.000 com uma excelente aproximação entre uns 50 e 400cv na roda em diversos carros que eu medi e mais uma outra pancada que eu peguei de grafico conhecido

Vamos considerar que os 160km/h representem 8.000RPM... então (333+700)/150.000 x 8000-10 vão dar 45cv...vc teria ai UNS 375~380cv de motor

pra calcular o torque temos que pegar o valor de potência no regime de torque máximo: uns 320cv e fazer a conta da perda na rotação aonde ele ocorre (130km/h portanto UNS 6.500RPM) (320+700)/150.000 x 6500-10 = 34cv portanto uns 355cv de motor

P (cv) x 0,718 = T (mkgf) x RPM (1.000RPM) portanto 355 x 0,718 = T x 6,5 => T = 39,1mkgf x 9,8 = 383N.m

de toda forma, 380cv e 383N.m ainda tão dentro do esperado, até porque eles ocorrem em rotações BEM elevadas.

a 4.000 vc tem apenas uns 100cv na roda indicando que a turbina é realmente bem generosa !

É.. A turbina eh grande pra esse motor sem nada de taxa hehe xD
Por isso o projeto 1.9 com 10 de taxa e tbm um remap com voce no dino, com nova puxada de ar de 3,5" para melhorar o lag da turbina!

Então o certo é eu dizer que no motor tenho 380cv? e 38.3 kg de torque? é isso neh... Que mano, lendo assim, parece loucura as contas hahahaha.

cassianorg disse:
nunca tinha visto um gráfico potencia x velocidade! Não sei se muda do rpm x velocidade mais ficou bonito de se ver o negócio heim?

Fica a mesma coisa, liso e continuo!
Achei bem liso o grafico, muito legal hehe, e aquele "buraco" que tem no meio são os suplementares abrindo provavelmente!

overspeed

Comerciante
Rafaelmedeiros disse:
overspeed disse:

Por isso o projeto 1.9 com 10 de taxa e tbm um remap com voce no dino, com nova puxada de ar de 3,5" para melhorar o lag da turbina!

Então o certo é eu dizer que no motor tenho 380cv? e 38.3 kg de torque? é isso neh... Que mano, lendo assim, parece loucura as contas hahahaha.

Pior que 1,9 num muda torque em baixa... e subir de 9,5 pra 10 tbm num vai mudar nenhum absurdo... pra uma turbinas destas ai pra realmente melhorar de baixa só stroker com forjadinho e uns 10,5 a 11:1 igual o carro que eu postei o grafico.

Isso, um valor COERENTE de torque e potencia seriam estes 380 e 38mkgf de torque... dentro do que o motor suporta (Torque abaixo dos 50mkgf que são aonde acontecem quebras), só o giro que eu considero exagerado, vc pode ter quebras nos parafusos das capas com o tempo pois vai acabar fadigando...eu usaria ARP neles (se já num tiver)

cassianorg

Novato
cara cortar a esse giro é loucura. "nossos" carros não são iguais a ap turbo onde a cavalaria máxima e o torque máximo vem la em cima. Se o torque máximo do seu carro é a 6.500 giros, trocando a 7 você têm folga pra acelerar novamente antes da cavalaria máxima e depois volta a cair. Seu carro rende muito mais, o que mudaria é a velocidade final, só que pra isso recomendo trocar a quinta marcha do carro, só trocando ela ele vai chegar fácil fácil aos 300km/h sem usar esse giro monstruoso seu!

cassianorg disse:
cara cortar a esse giro é loucura. "nossos" carros não são iguais a ap turbo onde a cavalaria máxima e o torque máximo vem la em cima. Se o torque máximo do seu carro é a 6.500 giros, trocando a 7 você têm folga pra acelerar novamente antes da cavalaria máxima e depois volta a cair. Seu carro rende muito mais, o que mudaria é a velocidade final, só que pra isso recomendo trocar a quinta marcha do carro, só trocando ela ele vai chegar fácil fácil aos 300km/h sem usar esse giro monstruoso seu!

KKKKKKKK
eu tbm não quis os 8mil rpm mas o cara que fez o chip ja tava dando raiva... foram uns 10 chips até chegar ai.. um por semana pq o cara era enrolado!!
Ah, e oficina de nome hein, só não posto por respeito, se alguem quiser saber eu passo por MP.

Agora eu to vendo com o Over, para acertar a injeção com puxada de ar maior e aproveitar e ver esse giro, julgo otimo os 7.500 rpm!

overspeed disse:
Rafaelmedeiros disse:
overspeed disse:

Pior que 1,9 num muda torque em baixa... e subir de 9,5 pra 10 tbm num vai mudar nenhum absurdo... pra uma turbinas destas ai pra realmente melhorar de baixa só stroker com forjadinho e uns 10,5 a 11:1 igual o carro que eu postei o grafico.

Isso, um valor COERENTE de torque e potencia seriam estes 380 e 38mkgf de torque... dentro do que o motor suporta (Torque abaixo dos 50mkgf que são aonde acontecem quebras), só o giro que eu considero exagerado, vc pode ter quebras nos parafusos das capas com o tempo pois vai acabar fadigando...eu usaria ARP neles (se já num tiver)

Não, não esta com ARP, e o giro a gente vai acertar isso como mencionei a pouco, tbm acho exagerado!
Sobre o torque em baixa não me encomoda, mas sim o lag, pra diminuir o lag porem com motor 1.9 você me indica por uns 10,5 11 de taxa?

Muita taxa não pode se abusar da pressão certo?
eu queria usar 1,3kg no pé (que é o que eu uso) e 2kg no booster... caso eu ache necessario coloco mais, mas nao acho que sera necessario, se não eu vou só fritar pneus hehe
com essa pressão não da pal e com alta taxa?

abços

overspeed

Comerciante
Bom, o limitador existe pra nunca ser usado kkkk cabe a vc controlar o pé pra num passar de aonde vc quer o giro do motor hehehehe mas entendo... uma bobeada em marcha curta e vai mesmo lá pra cima... podemos rever sim pra algo mais baixo sem nenhum problema.

Qdo for forjar recomendo usar os ARP (mesmo que diminua o limitador) te da muita segurança em andar na estrada com giro alto (leia final de 5ª)

Este carro que eu postei grafico tem 11,3:1 e usamos 1,5Bar, na GT3076R veio 450cv na roda (uns 500cv de motor) fiz um log de atraso de ponto e não veio nada pelo knock usando uma curva de ponto bem avançadinha alias... mas pra usar 2Bar ja complica pois o ar vai ser mais quente.

Pra UNS 1,7Bar ACHO que ainda da pra usar uns 11:1 de taxa, ams vai precisar de um GENEROSO intercooler frontal (que mantenha temperatura abaixo de uns 45°C) limitar um pouco o avanço e andar um pouco mais gordo (abaixo dos 0,80)...acho que chega perto dos 500cv de motor

cassianorg

Novato
o que é esse arp over?
se eu forjar o motor original (sTOCK) e rodar com 1.5kg de pressão o que mais precisaria adaptar no meu carro? O maf precisaria colocar o de aluminio da ancona e o que mais?
Abraços

overspeed disse:
Bom, o limitador existe pra nunca ser usado kkkk cabe a vc controlar o pé pra num passar de aonde vc quer o giro do motor hehehehe mas entendo... uma bobeada em marcha curta e vai mesmo lá pra cima... podemos rever sim pra algo mais baixo sem nenhum problema.

Qdo for forjar recomendo usar os ARP (mesmo que diminua o limitador) te da muita segurança em andar na estrada com giro alto (leia final de 5ª)

Este carro que eu postei grafico tem 11,3:1 e usamos 1,5Bar, na GT3076R veio 450cv na roda (uns 500cv de motor) fiz um log de atraso de ponto e não veio nada pelo knock usando uma curva de ponto bem avançadinha alias... mas pra usar 2Bar ja complica pois o ar vai ser mais quente.

Pra UNS 1,7Bar ACHO que ainda da pra usar uns 11:1 de taxa, ams vai precisar de um GENEROSO intercooler frontal (que mantenha temperatura abaixo de uns 45°C) limitar um pouco o avanço e andar um pouco mais gordo (abaixo dos 0,80)...acho que chega perto dos 500cv de motor

Bom, intercooler frontal ja tenho (comprimento tem 84cm largura 9cm e altura 21cm). Pelo menos quando veio 1,5kg não passava dos 37º! E ele sempre trabalhou melhor mais gordo (lambda em 0,76~0,79)

Então acho que por segurança vou fazer com 10,5:1 de taxa!

No caso o ponto teria que ir caindo conforme a pressão sobe então pra não dar merda neh?