Problema MAF

totolati

Novato
Dae pessoal, tenho uma duvida quanto ao MAF.

Sei que tem muitos topicos com explicações mas quero expor o meu problema.

Eu saí de um celta 1.0 para um audi 1.8T, ou seja, uma puta diferença no desempenho.

Mas.. tempo passou e eu tive problema no MAF, eu tinha um original que por sinal tinha problema e era necessário trocar, pois o carro vivia falhando e morrendo, nao deixando o giro subir mesmo socando o pé no acelerador.

Foi trocado, o problema parou, mas a pouco tempo atrás descobri que o problema não parou, ele simplesmente foi ''anulado'', ou seja, eu sabia que quando desligasse o maf a central tomava conta e fazia o carro funcionar, mesmo com um consumo maior de combustivel e perdendo desempenho.

Assim, o mecanico, trocou a peça por uma paralela, e isolou os contatos com algum tipo de adesivo, sendo assim o maf não funcionava.

Ou seja, eu tava axando que o carro tava manco por outro problema.

Retirei o adesivo e pluguei o maf, comecei a andar com o carro e.. SURPRESA!
Começou a morrer, falhar, cortando e não deixando subir o giro, só andando mais ou menos em lenta.

Assim, sei que aqui é uma comunidade muito boa e quem puder me ajudar nesse problema seria muito legal.

Estou andando com o carro e o MAF desplugado.
Ta ''andando'' como antes, ou seja, fraco em subidas e arrancadas e alto consumo de combustivel.

Oq eu mais preciso saber é se existe a possibilidade de não ser o MAF, visto que não tenho como testar o mesmo em outro lugar.

Ou se alguém puder me explicar se é possível testá-lo com aquele vag da china, versao 409.1.

E, por último, se aquele processo de limpeza pode ajudar, visto que eu não iria danificar a peça que já têm problema, e de que maneira é feita a limpeza.


Desculpem pelo texto grande;
 

Claudião

Novato
Mano, vou te relatar 2 casos que aconteceram comigo e vê se te dá uma luz....

no meu 150T, chipado a alcool, começou a dar umas cabeçadas, passaram a VAG e acusou a MAF, o cara simplesmente
tirou a MAF e limpou o conector com algodao e alcool(c/ menos agua possivel) e tudo voltou a funcionar, precisa ver tb
se não tem nenhum pau aonde conecta a MAF.

O outro caso, foi no meu sportback, tava com tremedeira, passou a VAG e a principio desconfiaram da MAF, mas no fim era
a valvula PCV....trocaram, ficou 100%
 

lipeloko

Novato
Putz..meu carro aconteceu a mesma coisa logo que comprei....igualzinhoooo...troquei a maf por uma paralela...e ela queimou...depois coloquei outra..meu mecanico conseguiu trocar a paralela anterior sem custos..ainda bem...rsrsrse o carro começou a oscilar demais a marcha lenta..levei la de novo...problema: a fiação ou chicote elétrico estava em curto..dando alguns problemas...ele refez todo o chicote...isoladinho perfeito...e o carro fico zero!
 

paulobeto

Membro
sendo o problema na maf ou não, caso seja, fica minha dica: MAF é original Bosh, esqueça qualquer outra opção. Apenas cuidado pois tem vários modelo de acordo com o modelo do seu A3. Sempre compre pedindo a peça pelo PN (partnumber)
Esqueça Mafs vendidas no ML ... paralelas de R$ 250,00... em pouco tempo zoa tudo.

Eu tive que trocar a minha a uns 2 anos, paguei um grana na época (acho que foi uns R$ 800,00 ... hoje custa na faixa de R$ 600,00) e nem mais lembro que MAF existe no carro ...
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Bem, para todos fica aqui como esses "mexanicos" fazem quando qurem se livrar de alum problema ... iso que o cara fez em seu carro foi uma sacanagem ...

No mais, procure ver o seguinte:

1 - A Maf que está no seu carro é a especificada pra ele ? Posta ai a marca e o partnumber que tá nela!!!!

2 - Verifique o chicote e os contatos, utilize um limpa contato em spray de evaporação rapida.

3 - Passe o vag e poste aqui o log do scan feito, vamos poder avaliar melhor.

Quanto a limpeza desse componente, eu mesmo já ate postei um Diy de como fazer, mas depois de ler uma materia tecnica sobre o componente não recomendo. Recomendo a limpeza nos dutos e na peneirinha que ela tem ... no sensor propiamente dito eu não recomendo mesmo.

Quanto ao uso de marcas que não sejam bosch eu também incentivo pelo uso da marca, mas, temos aqui relatos de usuarios que se deram bem com a da marca Euro e MTE ... eu mesmo tenho uma MTE no meu a mais de 1 ano e meio e até agora tá tranquilo, mas original é original ....
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

De uma hora pra outra meu carro começou a ocilar na lenta, e uma tremedeira e falha que faz medo ... bem, passei o vag e ai apareceu :

3 Faults Found:
16497 - Intake Air Temp. Sensor (G42): Signal too High
P0113 - 35-10 - - - Intermittent
16502 - Engine Coolant Temp. Sensor (G62): Signal too High
P0118 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
14-00 - Adaptation Limit (Add) Exceeded

Ai apaguei os danados liguei o carro e ai apareceu:

1 Fault Found:
16497 - Intake Air Temp. Sensor (G42): Signal too High
P0113 - 35-10 - - - Intermittent

De imediato ja pensei logo na MAF, a que eu uso é da marca MTE e ja tava na peleja atraz de uma Bosch, mas lendo por ai vi relatos em problemas no chicote e conector da MAF. Me vem uma pergunta: como posso testar os contatos para ver se nao tão em curto ??? alguem que maja ai pode explicar ??

No mais to procurando uma maf bosch - 06A906461A, achei pel bagatela de R$ 500,00 pilas a crestana .. ai complicou .. na ecs tem lá a mesma por USD 89,90 mas nao tenho card internacional ai complicou tb .. quem tiver alguma solução pra mim passa ai .. grato !!!!!
 

roxo

Moderador
chedid disse:
cara, parece ser sensor de temperatura... mas é temperatura do motor ou da admissão?


Meu Caro,

Zé é a MAF mesmo .. esssa danada é 2 coisas: Medidor do débito do ar -G70- com sensor da temperatura do ar de admissão -G42-

Na verdade os sensores G70 e G42 é o MAF (2 sensores em uma peça só) :cool:

Eu primeiro quero testar a camblagem (fiação) .. pra depois condenar a peça ... quero saber um procedimento pra testar essas fiações !!!!
 

chedid

Administrador
o que acha de fazer aqueles teste que te falei? ver se de fato só muda o refil mesmo? o que achas?
 

chedid

Administrador
é meu amigo, tomei no C... também uhauhauhau, meu maf foi pro espaço e comecei as experiências antes de vc... vamos lá... na corrida, testei o maf do 2.0 e 1.8 aspro Final bosh (002) e final numero original 461A, num deu certo, andando de boa funcionava bem, mas entrava em modo de emergência ao acelerar (excesso torque), acendia a luz do EPC E MATAVA O ACELERADOR, ou seja, lia mais ar que devia... área do cone PLASTICO era a mesma DO MEU ORIGINAL o que mostra que há sim diferença dos refils e não é só área do cone...
Contudo, pedi o refil emprestado do gol 1.0 turbo 16V E funcinou perfeitamente, ambos (o meu e o que tirei do gol turbo) tinham o seguinte número no refil f00C 2g2 049, só muda mesmo o corpo do maf, o nosso é bem mais largo e do gol 1.0 tem menos diâmetro. Precisamos confirmar isso, pois pode ser o maf dele num tive certo (não original)... mas o certo é que funcionou 100%, testei até na estrada...
A gente tem ir a fundo disso, pois pelo que me informei o refil original do gol 1.0 bosch é coisa de 250 a 300 reais...
 

chedid

Administrador
olha O EU TAVA FALANDO! pelo que vi tem 3 ou 4 tipos de refis... contudo muda as vezes também o diametro do copo... assim, o que importa é termos o copo original e usar o refil certo. segue um linck que diz isso: pelo que eu vi ele fala do sensor usado no aspro final 461A e o do turbo final 461L:
http://translate.google.com.br/translat ... d%3Divnsfd

quem consegue levantar que maf de carros usam refis idênticos? posso chutar que a bosch deve fazer no máximo 3 a 4 tipos de refis, depois ela muda só o diametro do habitáculo... se alguém trampa numa loja de auto peças, podia ver isso para gente né? garanto que os problemas o alto preço dos mafs iria acabar!!!!! para ter idéia, passaram-me que o refil do gol 1.0 turbo custa menos de 300 reais e isso original, se for de fato o mesmo do meu carro, é de graça!
 

igorcwb

Novato
ola amigos, acompanho o fórum a algum tempo, mesmo antes de comprar meu Audi a3, hoje sou proprietário de um a3 1.8t 150 CV automático (estou meio desanimado pelo tanto que já gastei, e apos arrumar tudo vou fazer minha apresentação no fórum, tirar umas fotos pro pessoal me conhecer e conhecer o carro), peguei o carro a 3 meses, e de la pra cá tenho tido alguns problemas com ele (não possuía o vag com quando comprei o carro, agora já comprei o cabo, mas o windows do meu notebook e o windows 7 e tenho que arrumar outro notebook pra instalar o programa e scanear meu carro para não me ferrar depois de comprar um carro), infelizmente depois que comprei tive que trocar algumas coisas nele (correia micro v, correia dentada, tensionador e respectivos rolamentos, troquei óleo e filtro, fiz reparos na direção do carro (vazava óleo e um fluido e tive que fazer a manutenção) por conta disso estou com uma ação no juizado de pequenas causas (audiência sera agora no fim do mês) porque pra variar a loja se negou a arcar com os prejuízos.... o problema da vez e o seguinte, depois de trocar tudo isso que listei, fui fazer minha primeira viagem (notei que o consumo foi de 7.5km litro, esse consumo e alto ou normal??) e percebi que o carro esta "amarrado", ate os 80km o carro desenvolve legal, o que acontece e que não passa dos 80km (mesmo depois de pisar fundo no acelerador), o velocímetro fica oscilando nos 80km as rotações não passam dos 4000 rpm, pelas pesquisas que fiz aqui no fórum e na internet, creio eu (mesmo sem escanear o carro que o problemas esteja no falado MAF), já procurei para comprar a MAF e como li qui no fórum o ideal e comprar o da marca BOSCH, mas não sei qual e o PART NUMBER DO MAF CORRETO PRO MEU MODELO (achei vários mas não sei qual o correto pro meu modelo), vou comprar de fora mesmo, pois achei os preços aqui do brasil muito caro, se alguém saber o numero correto do part number pro meu modelo ou indicar o correto pra comprar desde que não seja tao caro, eu agradeço...

aceito também a opinião dos mais experientes de repente o problema do meu carro pode ser outro..

bom, muito obrigado antecipadamente para quem puder me ajudar, e quero dizer que estou aprendendo bastante com o forum..

abraços..
 

chedid

Administrador
cara, vc tem como tirar seu maf e ver número dele? e veva o número do refil também... eu não trocaria nada sem passar o scaner...
 

RgsBarros

Novato
Esse MAF é muito parecido com o do Astra 95. Ele tbm usa MAF, já vendi um monte deles... Todos china.

Não limpem o sensor em si, ele tem um filamento muuuuito fino qualquer coisa estraga.

Os conectores podem ser limpos com um limpa contato. Teste de curto pode ser feito com um multimetro.

Abraços!
 

chedid

Administrador
Bom pessoal, comprei o refil, R$ 189,00, diz o vendedor que é original bosch... vamor ver... quem consegue o número dos refils dos demais carros? tipo do turbo 150 e 1.8 aspro? conseguem que vou contatar com o cara que vendeu... vai que a gente soluciona definitivamente nosso problemas com maf, porque pagara té 200,00 na peça é quase de graça!
 

igorcwb

Novato
obrigado a galera pela ajuda, amanha vou ver se consigo passar o scaner no carro e coloco o que encontrei pra ver o que pode ser antes de comprar o MAF..

valew
 

chedid

Administrador
pessoal, o que acham de de cada um tirar o refil do maf de vcs e conferir o número dele? ai tere3mos um bando de dados, e vamos ir atrás de quem vende mais barato
 

chedid

Administrador
Bom pessoal, chegou o refil, em tese é original e perfeitamente igual ao original, veio com um pequeno lascadinho no soquete, mas acho que num tem problema... num testei ainda, mas a noite vou por no carro! to trampo....
 
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