Octanagem gasolina brasileira - Info Oficial da Petrobrás

Cfacioli

Membros VIP
Eu particularmente nao gasto 60 conto a mais por tanque pra ter uns 6 - 8 cvs a mais (SE DER) pra andar na cidade. Minha media de velocidade por tanque da 23 km/hr.

Pra mim eh bobeira.

Enviado de meu GT-S7562L usando o Tapatalk 2

marioaoliva

Moderador
Mario não vamos confundir as coisas !!! Ou vc está querendo dizer que gasolina é tudo a mesma coisa ??

O seu deu 177cv ?? e 24 kgf de torque ok ?
O meu de 187 e 31 Kgf de torque Remap Over. Ele teria que ter dado mais cv em alta, pois a potencia máxima vem proximo dos 5000 RPM. Porem lembre-se da explicação do Over... ele esclareceu aqui que o nosso carro precisa de esforço para manter a pressão alta do turbo por mais tempo do contrario a central tira pressão. Como o rolo provavelmente estava leve ele tirava pressão. O remapeado com podium, downpipe, escape, inlet, filtro conico vem uns 235 cv que é o que o carro do Max deu e do Fabio Lins tb.
O meu se medir no Dinojet ou em outro dino vai dar proximo dos 220 cv.

Lembra que o Max pra desencargo foi a outro Dina em campinas na outra semana e mediu 200 na roda que dá os 235 cv no motor.

Se alguem aqui comprasse um Jetta Tsi ou A3 Sportback usaria tambem gasolina comum ou V-power ?

Preciso confirmar no Manual do veiculo mais tenho quase certeza que o combustivel recomendado pela Audi do 150 e do 180 eram diferentes. No 180 recomendava a Premium, porem não lembro sobre a octanagem.

Ontem no posto tinha o meu 180 2001, um aspro do Alex acho que 2005, e o Ex do Fred 2006 180, e tem a foto do Tomas que é um 150... TODOS 91 RON...

marioaoliva

Moderador
Eu particularmente nao gasto 60 conto a mais por tanque pra ter uns 6 - 8 cvs a mais (SE DER) pra andar na cidade. Minha media de velocidade por tanque da 23 km/hr.

Pra mim eh bobeira.

É isso que eu digo... E se eu remapear meu carro e vier os mesmos cvs que o de vcs com Podium?

marioaoliva

Moderador
A única vantagem que na MINHA OPNIÃO a Podium leva e na limpeza do motor... Só que ninguem aqui vai andar 400 mil km com um carro e abrir o motor para ver se valeu a pena... Se lá... Se os postos do Brasil fossem corretos eu usava... Mas não é pq a Podium ta transparente que ela é Podium... Pode estar com 50% de alcool... Ninguem aqui no Forum trabalha com combustivel ou conheça alguem?

MarceloA3T

Membro
Eu usaria comum... Pq muitos tem comprado podium e estão jogando comum no tanque... Em 2001 existia Podium?

Comum em TSI ??? Ok então prepare-se para foder com sua bomba e bicos e futuramente o Motor !! O Tsi possui bicos de muita pressão que injetam em spray diretamente no cilindro e uma bomba de combustivel de alta pressão !
A bomba se não me engano custa 3000 reais.

A gasolina comum do Brasil é um lixo !!! Suja cheia de impurezas, misturas e pouca octanagem !! Com o tempo vai fuder bomba e bicos !

Deve ser um dos fatores que no Brasil os motores não vão muito alem dos 200 ou 250 mil km. O motor vai enchendo de impurezas, formam borras, carbonizam etc.

Faça o teste e comprove... Tire um carro zero KM e abasteça sempre com Podium e outro sempre com Comum.
Após uns 50 mil abra o motor, e verá que o que roda de Podium estará com o motor limpo, cabeçote sem borras, pouca ou nenhuma carbonização nas vavulas e nos Pistões. Já o carro com comum verá que o motor estará em situção muito pior, todo sujo, carbonizado e talvez com formação de borra.

O Claudião pode falar melhor do assunto.

Cfacioli

Membros VIP
A única vantagem que na MINHA OPNIÃO a Podium leva e na limpeza do motor... Só que ninguem aqui vai andar 400 mil km com um carro e abrir o motor para ver se valeu a pena... Se lá... Se os postos do Brasil fossem corretos eu usava... Mas não é pq a Podium ta transparente que ela é Podium... Pode estar com 50% de alcool... Ninguem aqui no Forum trabalha com combustivel ou conheça alguem?

Eu ja falei dessa questao de limpeza aqui. Limpeza pot limpeza uma BOA gasolina aditivada resolve. Ou mesmo assim, no meu caso EU gastaria cerca de 1000 reais a mais por ano pra andar c podium. Da pra eu andar de vpower o ano todo, usar aditivos stp, abrir o motor e limpar e ainda trocar as bronzinas. Capaz q ainda sobra dinheiro.

Esquece limpeza ou garantia de qualidade. Aqui nada eh garantido.

MarceloA3T

Membro
É isso que eu digo... E se eu remapear meu carro e vier os mesmos cvs que o de vcs com Podium?

Não existe isso !! Vc ta dando murro em ponta de faca !!

Eu pedi pra remapear para usar com Podium com um mapa mais agressivo de ponto. Se usar comum ocorre Pre-detonação. Porem a central reconhece e atrasa ponto.

A batida de pino é um efeito muito bem estudado, e que pode ser identificada com o uso de sensores simples: os sensores de batida de pino (oh!). Eles nada mais são do que microfones que escutam uma faixa de frequência limitada, ou uma única frequência, normalmente entre 6khz e 15khz.

O módulo escuta o motor e atrasa o ponto sempre que necessário até que ele pare de "grilar". Então, o módulo aguarda um tempo determinado e começa a avançar o ponto pausadamente, até chegar no ponto programado ou o motor grilar denovo. E assim intermitentemente, durante toda a operação do motor.

A técnica de controle de ponto da Bosch Motronic é bem interessante. O módulo analisa cada cilindro individualmente e cria uma medida de referência baseada nas 16 últimas auscultações. Se o nível de ruído de um cilindro ultrapassar a referência por um certo valor, o ponto daquele cilindro vai ser atrasado em um número de graus determinado pelo programa do carro. Aproximadamente depois de 2s de ausência de batida de pino, o módulo volta a avançar o ponto em etapas de 0,75° até que o ponto normal seja alcançado ou que ocorra batida de pino.

Se ocorrer alguma anomalia e o módulo registrar o a falha, o ponto é atrasado em muitos graus, por medida de segurança, e para obrigar que o dono leve o carro a uma oficina. Isso vai acontecer sem dúvida, pois a perda de potência é muito grande e o carro fica uma porcaria de se dirigir.

A podium tem mais octanagem que a comum.

E o alcool mais 10 % que a comum. Um exemplo No alcool se um carro remap basico e comum veio 200 no alcool viria uns 220 soh de ser no alcool. Na Podium digamos que venha 215.

marioaoliva

Moderador
Não existe isso !! Vc ta dando murro em ponta de faca !!

Eu pedi pra remapear para usar com Podium com um mapa mais agressivo de ponto. Se usar comum ocorre Pre-detonação. Porem a central reconhece e atrasa ponto.

A batida de pino é um efeito muito bem estudado, e que pode ser identificada com o uso de sensores simples: os sensores de batida de pino (oh!). Eles nada mais são do que microfones que escutam uma faixa de frequência limitada, ou uma única frequência, normalmente entre 6khz e 15khz.

O módulo escuta o motor e atrasa o ponto sempre que necessário até que ele pare de "grilar". Então, o módulo aguarda um tempo determinado e começa a avançar o ponto pausadamente, até chegar no ponto programado ou o motor grilar denovo. E assim intermitentemente, durante toda a operação do motor.

A técnica de controle de ponto da Bosch Motronic é bem interessante. O módulo analisa cada cilindro individualmente e cria uma medida de referência baseada nas 16 últimas auscultações. Se o nível de ruído de um cilindro ultrapassar a referência por um certo valor, o ponto daquele cilindro vai ser atrasado em um número de graus determinado pelo programa do carro. Aproximadamente depois de 2s de ausência de batida de pino, o módulo volta a avançar o ponto em etapas de 0,75° até que o ponto normal seja alcançado ou que ocorra batida de pino.

Se ocorrer alguma anomalia e o módulo registrar o a falha, o ponto é atrasado em muitos graus, por medida de segurança, e para obrigar que o dono leve o carro a uma oficina. Isso vai acontecer sem dúvida, pois a perda de potência é muito grande e o carro fica uma porcaria de se dirigir.

A podium tem mais octanagem que a comum.

E o alcool mais 10 % que a comum. Um exemplo No alcool se um carro remap basico e comum veio 200 no alcool viria uns 220 soh de ser no alcool. Na Podium digamos que venha 215.

Alcool tem mais octanas que a Podium...

MarceloA3T

Membro
Alcool tem mais octanas que a Podium...

---------------------

Sim foi isso que eu falei... porem pouco a mais que a Podium.

Em relação a comum o Remap no alcool vem 10% a mais de potencia. ou seja 200 > 220

MarceloA3T

Membro
Eu ja falei dessa questao de limpeza aqui. Limpeza pot limpeza uma BOA gasolina aditivada resolve. Ou mesmo assim, no meu caso EU gastaria cerca de 1000 reais a mais por ano pra andar c podium. Da pra eu andar de vpower o ano todo, usar aditivos stp, abrir o motor e limpar e ainda trocar as bronzinas. Capaz q ainda sobra dinheiro.

Esquece limpeza ou garantia de qualidade. Aqui nada eh garantido.

Concordo com tudo ... porem quero frisar que uso Podium porque não abro mão de um unico cv !!!
Cheguei até cogitar em fazer o remapeamento no alcool para ganhar quem sabe mais uns 15 ou 20 cv na potencia maxima.
Desisti por alguns contras, como pouca autonomia, necessidade de instalar partida a frio, clima frio ao amanhecer na maior parte do ano em São Paulo.

Cfacioli

Membros VIP
Ai sim marcelo!!

So vale a pena por isso. Ai vai de cada um, se vale ou nao.
Abs

MarceloA3T

Membro
Ai sim marcelo!!

So vale a pena por isso. Ai vai de cada um, se vale ou nao.
Abs

Não quero convencer ninguém a usar !! Não sou dono de nenhum posto BR e nem trabalho nesse ramo !! kkkkk
Só quero mostrar que tem diferença ... e que eu acho que vale a pena.

Um bom exemplo é o Remapeamento APR ... existem 4 modos para selecionar. Mapa original, Mapa para comum, Mapa para Podium e Modo Vallet .
Será que eles colocariam 4 mapas atoa ou será que a Podium é realmente melhor e com mais octnagem ???

Porque existiria 4 mapas ?

Cfacioli

Membros VIP
Não quero convencer ninguém a usar !! Não sou dono de nenhum posto BR e nem trabalho nesse ramo !! kkkkk
Só quero mostrar que tem diferença ... e que eu acho que vale a pena.

Tanto é que APR tem remapeamento para usar Mapa Original, Chip para Comum, Chip para Podium e Modo Valet .

Porque existiria 4 mapas ?

Ah, mas q ha diferenca eu acho q td mundo sabe. Ha mesmo, o ponto eh cada um avaliar quao importante alguns pocotos a mais sao.

Piro

Novato
hahahahaha triste é quem acredita nesses numeros, a gasolina brasileira tinha 22% depois foi pra 20% e agora aumentou pra 25% de alcool

Vai por mim, tem amigo que tem alguns postos e uma refinaria, gasolina pura, é só quando sai da refinaria, nem chegar no posto chega pura hahaha...é impossivel saber se vc esta realmente comprando podium, uma dica dada por esse meu amigo? todo posto fornece no vidro da loja de conveniencia , ou acima do balcao de pagamento o nome e o cnpj, obviamente que vc vai fazer isso naquele posto q vc tem costume de abastecer perto da sua casa, nao em todos, mas é só fazer uma busca na internet, se houver qualquer tpo de protesto na rua, ou processo em forum, parabens hahaha

Eu aconselho pra quem prepara carros a passar pro alcool, ou fazer o mapa na gasolina comum mesmo, pois no brasil abastecer com gasolina pura é que nem akele jogo ''campo minado'' só que ao contrario, a sorte é quando vc acha um posto bom

Vcs estao discutindo uma coisa q nao existe, gasolina pura hahaha, se alguem quiser eu arrumo gasolina de aviao, 120oct, 5 reais o litro e a compra minima sao de 130lts. Ai sim eu garanto haha

marioaoliva

Moderador
hahahahaha triste é quem acredita nesses numeros, a gasolina brasileira tinha 22% depois foi pra 20% e agora aumentou pra 25% de alcool

Vai por mim, tem amigo que tem alguns postos e uma refinaria, gasolina pura, é só quando sai da refinaria, nem chegar no posto chega pura hahaha...é impossivel saber se vc esta realmente comprando podium, uma dica dada por esse meu amigo? todo posto fornece no vidro da loja de conveniencia , ou acima do balcao de pagamento o nome e o cnpj, obviamente que vc vai fazer isso naquele posto q vc tem costume de abastecer perto da sua casa, nao em todos, mas é só fazer uma busca na internet, se houver qualquer tpo de protesto na rua, ou processo em forum, parabens hahaha

Eu aconselho pra quem prepara carros a passar pro alcool, ou fazer o mapa na gasolina comum mesmo, pois no brasil abastecer com gasolina pura é que nem akele jogo ''campo minado'' só que ao contrario, a sorte é quando vc acha um posto bom

Vcs estao discutindo uma coisa q nao existe, gasolina pura hahaha, se alguem quiser eu arrumo gasolina de aviao, 120oct, 5 reais o litro e a compra minima sao de 130lts. Ai sim eu garanto haha

Eu tive oficina de moto... faziamos o teste da quantidade de alcool... Rssss a que menos tinha alcool/água, foi de um posto Ipiranga da Antonio de Barros, detalhe... Tinha 33% de Alcool/Água... A que MENOS TINHA... Onde é lei era na época 20%... Conheço um amigo do Tatuapé que tem uma rede de postos... E ele NÃO abastece no seu próprio posto... Sou vizinho no Guarujá de um dono de Refinaria... Sem palavras o que ele fala... Pra pagar 3,60 na Podium... Pago 5 e ando com a gasolina que o Piro falou... Pq na Avião Civil a coisa ainda é SÉRIO... Pois envolve vida e não só o motor do carro...

Thomas

Administrator
kkkkk

então, como da para pagar mais caro em uma gasolina que não temos nenhuma garantia de melhor qualidade? fica dificil...

marioaoliva

Moderador
Quer mais relatos? Trabalho em uma grande contabilidade de São Paulo, tenho acesso a nota de compra de combustivel de varios postos... Ex: Ipiranga custo da Gasolina Comum R$ 2,2657 + 17,5 de imposto Quando vende e uns 3,5% de desconto se vc compra no cartão de crédito... Energia Eletrica, Aluguel e Funcionários... Já vi Ipiranga vendendo a R$ 2,59... COMO??

Piro

Novato
kkkkk

então, como da para pagar mais caro em uma gasolina que não temos nenhuma garantia de melhor qualidade? fica dificil...

Nao da, simples assim hahaha, é mais facil acertar no alcool, ou se andar na gasolina andar de comum, pq é ilusao achar q vc ta andando de podium 100% haha, o mais facil de sentir essa diferença sao motores que viram alto, principalmente motos que viram 14..15k rpm, quando vc acha um posto bom, nossaaaa parece que vc trocou na chave o gnv pela gasolina, responde mtooo mais.

É impossivel, da pra fazer isso de tentar achar a indole dos postos, mtas imprensas ja até publicaram na internet o mapa de postos com gasolinas ruins, entao é até facil achar. Mas nao tem jeito cara, é uma discusao invalida. haha

Thomas

Administrator
Mais um relato.. rs.... vou contribuir também.

Aqui na minha cidade tem apenas dois postos de gasolina ( isso mesmo!! kk)
Um BR e um Ipiranga.....

O dono do BR é meu amigo e ele ia buscar alcool em uma usina clandestina perto da fazenda da minha familia... rs....
Imagina, a usina fazia o alcool, até puro mesmo, só que não era filtrado da maneira correta, nem armazenado da maneira adequada.

O Posto buscava, msiturava agua ( o dono do posto disse) e colocava nos reservatórios do Posto...
Tinha umas manhãs para os fiscais de combustivel e para justificar a compra ou não de combustivel da Petrobrás...

Só que lá o alcool era puro mesmoooo.... puro até demais