Octanagem gasolina brasileira - Info Oficial da Petrobrás

phabran

Membro
Eu só uso a Premium do Ipiranga aqui da Américo Brasiliense (Chác. Sto. Antônio) e estou feliz. Acho que pago nela R$2,99 o litro e é bem mais barata que a Podium aqui na região. O único problema dela: nunca tem no posto. Eles dizem que vem do RJ e está sempre em falta porque o caminhão não chegou...

Thomas

Administrator
então..

Legal essa informação..

Estive com o Marcelo esses dias e ele SÒ abastace com as PODIUM mesmo da BR, e diz ser a melhor gasolina para carros, pois responde melhor que as outras, tipo VPower da Shell e etc..

Tem um lance tb que ele comentou, que o carro que não é acostumado a andar na gasolina premiun, se abastatece um tanque de uma só vez pode dar problema...
Enfim, são coisas a se verificar..

Abração

Cfacioli

Membros VIP
Thomas disse:
então..

Legal essa informação..

Estive com o Marcelo esses dias e ele SÒ abastace com as PODIUM mesmo da BR, e diz ser a melhor gasolina para carros, pois responde melhor que as outras, tipo VPower da Shell e etc..

Tem um lance tb que ele comentou, que o carro que não é acostumado a andar na gasolina premiun, se abastatece um tanque de uma só vez pode dar problema...

Abração

Entao, a podium é mesmo a melhor gasolina que podemos ter acesso. Porém, não confunda a qualidade dela com a v-power. V-power é GASOLINA COMUM porém aditivada. Os níveis de enxofre dela (assim como todas as comuns, exceto premium e podium) é alto e maléfica a longo prazo para motores, escape, etc etc. A vantagem da v-power é que ele tem uma carga de aditivos mais parruda, logo, ela mantém o motor limpo ou, promove limpeza. Só isso.

Sobre dar problema em abastecer uma só vez c podium e dar problema, acho meio difícil pois o sistema de injecao se adapta às novas curvas de avanço. Nao vejo onde pode dar problema. A única coisa que pode acontecer, é do carro nao "aproveitar" todo potencial da podium no primeiro tanque. Pelo que já li, é bom usar com frequencia para tirar total proveito dela.

MarceloA3T

Membro
Como falei abasteço somente com gasolina Podium... antes já era perceptivel a diferença. Agora após feito o remapeamento com o Over a diferença é absurda !! Pedi para ele usar um map mais Top para o carro rodar na Podium, mais se caso use a outra gasolina o carro vai detectar o combustivel de menor octnagem e tira ponto para evitar a pre-detonação. O carro fica muito mais forte usando Podium. Fiz o comparativo abastecendo tb com a V Power.

Thomas, Cfacioli a informação referente a carros que usavam gasolina comum e abastecer com Podium e ter problemas eu Li informações a respeito diretamente do site da BR:

"16) É possível se misturar a gasolina Petrobras Podium com outras gasolinas?

Sim, porém os benefícios obtidos serão menores proporcionalmente à quantidade de outras gasolinas misturadas (o desempenho, por exemplo, não será o mesmo quando se mistura a gasolina Podium com outras gasolinas).
De uma forma geral, não se recomenda o uso intermitente de gasolina comum (sem aditivo) com gasolinas aditivadas.

A Petrobras Podium é uma gasolina aditivada. Toda gasolina aditivada tem poder detergente/dispersante e ao ser utilizada após um longo período de uso de gasolina comum, irá provocar entupimentos nos bicos injetores e nos carburadores. Por esta razão, deve-se tomar os seguintes cuidados:

não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada, pois agindo assim poderá provocar uma limpeza súbita, deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, o que pode acarretar entupimentos e mau funcionamento;
comece colocando uma mistura de, aproximadamente, 10% de gasolina aditivada e, a cada abastecimento, eleve este percentual, gradativamente, até atingir 100% de gasolina aditivada.
Uma outra alternativa é efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores) antes de se utilizar a Petrobras Podium."

della

Membro
Cfacioli disse:
Thomas disse:
então..

Legal essa informação..

Abração

Entao, a podium é mesmo a melhor gasolina que podemos ter acesso. Porém, não confunda a qualidade dela com a v-power. V-power é GASOLINA COMUM porém aditivada. Os níveis de enxofre dela (assim como todas as comuns, exceto premium e podium) é alto e maléfica a longo prazo para motores, escape, etc etc. A vantagem da v-power é que ele tem uma carga de aditivos mais parruda, logo, ela mantém o motor limpo ou, promove limpeza. Só isso.

Sobre dar problema em abastecer uma só vez c podium e dar problema, acho meio difícil pois o sistema de injecao se adapta às novas curvas de avanço. Nao vejo onde pode dar problema. A única coisa que pode acontecer, é do carro nao "aproveitar" todo potencial da podium no primeiro tanque. Pelo que já li, é bom usar com frequencia para tirar total proveito dela.

:eek:k:

xerminada

Membro
Postos BR aqui no RJ:
Comum = 2,89
Supra = 2,99
Podium = 3,19

No momento estou só colocando a Supra, ainda não criei coragem pra Podium não, apenas raramente em ocasiões especiais hehehe

Thomas

Administrator
ai que tá Xerminada... kk

Como dito no topico, esporadicamente tu não " aproveitará" toda potencia e não utilizara de todo desempenho que ela pode te proporcionar..

Além disso, gastará dinheiro a toa e poderá prejudicar teu carro pelos motivos já elencados pelo Marcelo, retirados do proprio site da BR...

O que eu gostaria mesmo de saber, é que se REALMENTE, NA PONTA DO LAPIS, o preço pago compensa em termos de consumo !!! será que se faz uma média maior a ponto de compensar a diferença de preço?
ou será que não, é mais também pela potencia e qualidade do combustivel?

Abração

Cfacioli

Membros VIP
É o que eu disse, na ponta do lápis, PARA MIM aqui em udia nao compensa.

Casolina v-power: 2,89 (Gasolina comum em alguns lugares tá 2,59)
Podium: 3,69

0,8 de diferença por litro, podim x v-power. Se gastar 100 litros por mes, 80 reais. No ano, 960. Qse 1000 reais!

Se a questao for limpeza com 200 reais vc desmonta o motor inteiro e lava ele! Alem disso, limpeza por si só qq gasolina aditivada resolve, principalmente a v-power q é muito boa.

Nisso estou falando só do problema de limpeza. Potencia varia de gosto de cada um. Eu particularmente abro mao de alguns cavalinhos em prol da economia...

della

Membro
Cfacioli disse:
É o que eu disse, na ponta do lápis, PARA MIM aqui em udia nao compensa.

Casolina v-power: 2,89 (Gasolina comum em alguns lugares tá 2,59)
Podium: 3,69

0,8 de diferença por litro, podim x v-power. Se gastar 100 litros por mes, 80 reais. No ano, 960. Qse 1000 reais!

Se a questao for limpeza com 200 reais vc desmonta o motor inteiro e lava ele! Alem disso, limpeza por si só qq gasolina aditivada resolve, principalmente a v-power q é muito boa.

Nisso estou falando só do problema de limpeza. Potencia varia de gosto de cada um. Eu particularmente abro mao de alguns cavalinhos em prol da economia...

Mais uma vez concordo com o Facioli.

Até porquê no uso diário não aproveitamos nem 50% da potência total oferecida pelo motor, a potência máxima geralmente vêm com giro alto, não me recordo no A3, mas geralmente a potência máxima vêm lá pelos 5000 giros, só ver no manual, como em uso diário ficamos geralmente abaixo dos 3000 giros, gas premium é dinheiro jogado fora... Uma V-power da vida dá e sobra...

Eu só uso premium pra "botar pra moer", em viagens e tal... geralmente eu abasteço com a premium um ou dois dias antes de viajar para dar o tempo do mapa se acertar e boa!

MarceloA3T

Membro
Vou colar o que falei em outro tópico para que sirva de alerta sobre o nosso combustivel...

Galera ... esse País é uma merda !!! Só tem gente querendo roubar e sacanear enganando as pessoas.

Eh duro ouvir esses relatos sobre adulteração e falsidade e eu não queria acreditar nisso mais é a mais pura verdade !!

Bem perto de casa, abriu um posto BR gigante em uma avenida, posto bonito, bombas modernas, loja BR Mania etc etc.
Fui lá pois é perto de casa e tal, a Podium está com o preço dos outros postos 3,59 o litro.
Sempre abasteço o meu carro com Podium, Acho que vale a pena.

Perguntei ao frentista só pra ver a resposta. Se o combustivel ali era podium mesmo. Ele afirmou que sim, Perguntei se podia fazer um teste, ele ficou meio timido e falou que o combustivel era Podium.

Resumindo coloquei uns 35 litros, como suspeitei, o posto é de bairro e não era podium ! O carro ficou normal, nitidamente mais fraco. Da pra ver no pé quando se pisa. Tem uma subida nessa avenida, asfalto liso que quando o carro está de podium ele destraciona muito no meio da primeira marcha sempre, Quem andou no carro viu que ele sempre faz isso, Della, Daponte, Emerson, Thomas, Simpa, Vitor etc.

O unico posto que eu sempre abasteço com Podium e confio é um na Raposo Tavares um BR junto a Padaria Dona Deola.
La as bombas são diferentes, elas tem um LCD de 10" em cada Bomba. Sempre que abasteço lá o combustivel aparente ser o mesmo e de confiaça.

MarceloA3T

Membro
Será que compensa colocar 50% Podium e 50% comum? :)

Jamais !!! Se fizer isso a Podium não valera nada !! Voce estará queimando o dinheiro. A central vai entender o combustivel de menor octanagem sempre e vai tirar ponto.

Sempre que for por podium deixe o tanque esvaziar o máximo e aí encha pelo menos 1 tanque de podium para ele reconhecer o combustivel.

thomas1186

Membro
Entendi!

Achei que que a comum tendo 94 e a podium tendo 100 a mistura passaria a ter 97, oque deve ser melhor do que 94... D:

acho que viajei kk

marioaoliva

Moderador
Tenho colocado V-Power as vezes e estou muito satisfeito... No DinoDay passei de V-Power e deu quase a potencia de um remapeado com Podium... Porisso não gasto com Podium mais... Pq tenho certeza que não é mais Podium em alguns postos...

Pincel

Membro
Tenho colocado V-Power as vezes e estou muito satisfeito... No DinoDay passei de V-Power e deu quase a potencia de um remapeado com Podium... Porisso não gasto com Podium mais... Pq tenho certeza que não é mais Podium em alguns postos...
mário, mas se vc olhar o manual do seu carro verá que a AUDI recomenda gasolina com no mínimo 98 RON para nossos carros (180cv)... A única gasolina que tem essa especificação no Brasil é a podium da br... Quanto à questão de postos estarem fraudando, aí cabe a gente comunicar a anp para que ela fiscalize... Essa v power não tem nada demais, é simplesmente uma gasolina aditivada, tem a mesma octanagem de uma comum... O uso de combustível inadequado pode causar sérios prejuízos a longo prazo em nossos motores... Valeu

marioaoliva

Moderador
mário, mas se vc olhar o manual do seu carro verá que a AUDI recomenda gasolina com no mínimo 98 RON para nossos carros (180cv)... A única gasolina que tem essa especificação no Brasil é a podium da br... Quanto à questão de postos estarem fraudando, aí cabe a gente comunicar a anp para que ela fiscalize... Essa v power não tem nada demais, é simplesmente uma gasolina aditivada, tem a mesma octanagem de uma comum... O uso de combustível inadequado pode causar sérios prejuízos a longo prazo em nossos motores... Valeu

91 RON na tampa de combustivel... E outra, no Brasil nem tinha podium qdo os a3 vieram para cá... Vou de comum a 50.000 km e sem novidade... Se vc for ver o Manual da minha Suzuki Burgman, o combustivel obrigatório é Podium, se eu usar Podium ela nem passa na Controlar (Inspeção de Poluentes de São Paulo)...

Porisso digo que está jogando dinheiro fora...