Octanagem gasolina brasileira - Info Oficial da Petrobrás

Cfacioli

Membros VIP
Segue para registro no fórum. ENFIM dúvidas sanadas. Lembrando que o mínimo exigido pelo a3T é 91 octanas RON.

Mensagem sinalizada Quarta-feira, 25 de Abril de 2012 8:50

Saudações Sr. Carlos,

A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos as octanagens dos combustíveis solicitados:

A gasolina Comum possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra possui:
Octanagem MON = 80 octanas
Octanagem IAD > 87 octanas
Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Podium possui:
Octanagem MON = não especificada
Octanagem IAD > 95 octanas
Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,
Vanessa Rocha
Engenheira Química
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 / [email protected]
Petrobras Distribuidora S/A

--
Pense antes de imprimir!
Lembre-se do seu compromisso com o ambiente e com o futuro!

madmax

Membro
Para ajudar a complementar o tópico segue este link abaixo que explica a diferença entre as oct:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

Vendo este números, para nós que temos os a3t só temos 3 alternativas, ou se coloca Podium(95oct), ou as premiuns(91oct) e se reprograma para alcool(100oct). Pois a octanagem MON(octanagem medida com uso severo) é a que mais importante para potência( e é o uso que a maioria que tem um turbo usa), e as gasolinas comum e aditivadas só tem 80oct, bem abaixo das 91oct, mínimas exigidas pelo nosso motor.

Cfacioli

Membros VIP
Madmax, eu não entendi assim.

Nosso carro exige 91 RON, e nossa gasolina COMUM já tem 94 RON;

Ou seja, atende perfeitamente.

Thomas

Administrator
Deveriam na verdade era padronizar tais índices!!!

Viram o diesel? agora a Petrobra ta com o Diesel S50 que é totalmente diferente. a octanagem também e todas caminhonetes a partir de 2012 estão vindo com recomendação para abastacer com este combustivel....

Muito bom o tópico... pensei igual ti Cfacioli!!! é no estado RON que nossos carros andam a maioria do tempo...

abração

Thomas

Administrator
sim sim Andre..
foi só uma comparação para dizer que os combustiveis estão evoluindo ao ponto de que os carros atuais terem de se adaptar as novas tendencias.....
Como bem falado, o diesel que é vendido nos postos de combustiveis é de péssima qualidade, com teor de enxofre alto e também com muitas impurezas....

Com certeza se tivessemos combustiveis de qualidade, não era preciso termos as gasolinas premiun....

della

Membro
madmax disse:
Cfacioli disse:
Madmax, eu não entendi assim.

Nosso carro exige 91 RON, e nossa gasolina COMUM já tem 94 RON;

Ou seja, atende perfeitamente.

Mas em oct MON, quanto que o a3 preciso no mínimo?

Mad,

É só descobrir o fator de conversão e converter 91 RON para MON, pessoalmente acho desnecessária esta informação. Se a audi pede RON...

alexandresk

Novato
legal o post com os números ditos pela BR, o bom da gasolina nacional é que tem os 22% de alcool

agora essa estória do diesel S50 é piada, deveria ser 100% do diesel S50 e não cobrar 10% a mais por ele. Na Europa o padrão é S10 pra todos. Aqui o diesel comum e aditivado vendido ainda é o S500 e S1800.

E a Petrobras se vangloria que ta com o S50. deveria ser TODO diesel assim. não so um pouco mais caro.

RafaPR

Consultor Técnico
Todas dúvidas quanto aos métodos de medir octanagem podem ser retiradas no próprio site da BR:

5 - O que é octanagem?

É a capacidade que o combustível tem, em mistura com o ar, de resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação. A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor. Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.

O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem mínima necessária ao bom funcionamento (desempenho) do mesmo, sem a ocorrência danosa da detonação. Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada poderá ser utilizada sem problemas.

No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante (a gasolina comum é especificada também pelo MON).

Voltar

6- Quais são os métodos de determinação da octanagem?

Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.

Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm)

Alguns países utilizam a octanagem MON, RON, e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2. Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas. Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD).

http://www.br.com.br/wps/portal/portalc ... etrobras#5

Partes interessantes do FAQ deles pra dirimir muitos "achismos":

18- Se usar gasolina de classificação premium, meu carro ficará mais potente?

A gasolina não dá mais potência. A potência de um carro já foi definida no projeto do motor , pelo fabricante. O desempenho vai depender da gasolina. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.

Voltar

19- Qual a diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina premium?

A diferença é a octanagem, enquanto a Premium tem 91 octanas IAD (Índice Auto Detonante), a comum e a aditivada têm 87 octanas.

A gasolina Podium, comercializada somente nos postos Petrobras, possui 95 octanas (IAD).

gabrielm

Novato
me lembro que la nos postos do uruguai os frentistas avisam pra nao colocar a podium deles (mais pura que a nossa) pois pode ferrar o motor que nao ta acustumado...recomendam usar a intermediaria...mas fui final do ano agora fui pra la com o a3 (primeira vez com ele) e usei essa mais pura. unica coisa que notei no carro foi a economia e uma leve melhora nas respostas do pedal...a media (no papel) que fiz com um tanque dessa gasolina foi de 15 km/l. mesclando estrada e cidade. nunca fiz isso por aqui! com meu antigo polo eu usava a intermediaria e a media dele tambem aumentava muito...

essa gasolina mais pura é mais economica aqui no brasil? eu abasteço sempre no ipiranga e la nao tem a premium...so aditivada....

bom, la no uy a gasolina é um pouco mais barata que a nossa...e é a petrobras que vende pra eles..isso que eu fico de cara.

Cfacioli

Membros VIP
Meu primo usou essa gasolina mega power blaster aí no paraguai, e ferrou com o catalisador dele. Derreteu tudo, até obstruir completamente a passagem de gases.

gabrielm

Novato
mas qual carro ele tinha?...no meu a3 nao deu nada (graças! kkk) mas o frentista nem falou nada pra mim com o a3. falaram sempre que eu ia com o polo, ano 2000 que eu tinha, isso que era aquele importado da argentina (motor ap 1.8). dae nunca arrisquei né..vai saber...se fosse aqui no brasil o frentista ja ia dizer pra encher o tanque com a mais cara!!! kkkkk

jefersong

Membro
Eu sei que na argentina a gasolina é bem diferente e os carros nossos aqui do Brasil não pode usar salvo o siena tetrafuel que ele já vem aceitando o combustivel de lá!

della

Membro
gabrielm disse:
isso mesmo.

mas entao...essa nossa podium ai, o carro consome menos? porque o preço é bem maior né...

Como o torque vem mais fácil com a maior octanagem da podium, dá pra economizar sim, desde que vc ande de pé leve, mas não acho que a economia compense devido ao custo por litro da podium.

Pessoalmente quando eu meto podium é pra andar na peia, daí gasta mais que com a V-power, kkk!

Off topic: Uma vez enchi de pódium e sai pra rodar na estrada, em certo encontro no serra azul que ficou pra história... Resultado: meu carro fez média de 6,5 na estrada! Rodei 300Km e já deu reserva, mas antes que dêm pitaco não tinha nada de errado com o carro não... Quando desci do carro tava até com cãimbra na panturrilha direita... :cool:

gabrielm

Novato
hum, entendi...sabado a noite vou ir pra praia e vou encher o tanque com um podium entao...quero ver...

só um detalhe. antes de trocar as sondas e as velas do meu carro, depois de um dia que coloquei essa podium que o carro começou a dar os sintomas de falhar...apagar..acender luz do asr, epc...depois que foi trocado isso eu nunca mais voltei naquele posto..o unico ipiranga aqui da cidade que tem a podium....agora to sempre na aditivada e nunca deu nada...vai saber né...talvez como eu tava com vela antiga e sonda ferrada a gasolina ajudar a terminar com tudo de vez....

Cfacioli

Membros VIP
Ipiranga nao tem podium. Ela tem a premium deles.

A podium é o nome comercial da gasolina premium da BR, que é a melhor das premium.