Melhorando A3 SPB - APR Stg 2+

DrekTo

Novato
Galera... resolvi abrir este topico para compartilhar com voces os UPS de minha A3 e quem puder dar uma dica acessivel para melhorar o que ja é bom, sera muito bem vinda. Estava com a intencao de mudar para o stage 3 da APR, que inclui troca de turbina por uma K04 mais o mais barato que achei foi a bagatela de R$ 12.000,00, nao tem como. Entao gostaria da ideia de voces, sei que tem muitos membros com conhecimentos tecnicos que podem auxiliar em como posso tirar um pouco mais de torque e potencia com algumas coisas simples. Nao sei até que ponto um intercooler melhor me ajudaria ou nao... fico no aguardo de voces...

Vamos a configuracao atual do veiculo e potencia.

A3 Sportback 2008 2.0T
Chip APR Stage 2+ 4 programas
Downpipe 3'' com catalizador esportivo
Bomba bombustivel APR Alta vazao
Kit Admissao APR fibra de carbono

Cavalaria Atual medida no dinamometro: 270 cv.

Pois bem... em cima disso estou trazendo de fora os seguintes itens.

Kit Admissao K&N em 3''
Kit de mangueiras do intercooler em silicone ( nao expandem com a pressao )
Tubo em aço inox do intercooler ate entrada TBI com menos curvas e sem restricao de ar
Mangueira saida da turbina em silicone sem restricao de ar e dobras
Valvula de respiro do motor atualizada Versao "E".

Visando o consumo e performance, ja trouxe tambem a Valvula Wastergate atualizada, onde envez de mola usa-se um pistao, valvula N75, sensor MAF e MAP.


PROBLEMAS APRESENTADOS

1 - Após retirar a tampa original com o kit Fibra de carbono APR que capta o ar de fora do carro e a instalacao do kit K&N cujo a captacao é feita dentro do cofre, atraz do farol, com o carro frio senti extrema potencia extra, muito torque. Apos muito quente esta amarrando e perdendo final, notei que esta puxando ar quente e esquentando toda tubulacao e perdendo performance.
Estarei indo dia 02.03 no dinamometro novamente para testar se é impressao ou realidade e posto ambos os graficos.
 

Pgo

Novato
Velhinho, tenho um mesmo ano e mesmas mods praticamente.

Tenho esse kit da K&N e peguei ele pois para o nosso 2008 a tubulação de ar usa a própria tampa de plastico do motor e é muito tortuosa muito mais q a versão 2010+, por isso o kit da K&N da mais potencia q o próprio APR comprovado em gráficos para o 2006 ~ 2009, q vc coloca ali na boca da tampa plastica mantendo toda a tubulação original até a turbina! Infelizmente não temos algo perfeito, e se pudesse fazer um hibrido dos 2 ficaria perfeito, mas como não tenho coragem de cortar nenhum dos 2 (muito caros) deixei o da k&N mesmo devido a performance e fiz uma caixa metalica pegando ar da entrada do PC e jogando no filtro cônico fico meio feio, admito, mas ele agora fica geladinho e no meu caso eu prezo sempre potencia logo para mim foi uma solução, para aqueles q querem aquele cofre lindo e maravilhoso ae já não sei se seria uma opção :\

Pelo que entendi vc esta trazendo os kits de Hi-flow para os canos intermediários de ligação do IC com turbina os chamados Inlet e outlet, sim, tenho e recomendo mas eu fiz caseiro! n quis importar isso pois são canos teoricamente fáceis de fazer para quem tem a maquina de entortar tubo (aqui em SP praticamente qualquer boa casa de escape tem) e se vc um dia trocar a turbina vc tera de modifica-los... dai eu n querer comprar os gringos pois sonho em ir para um kit com k04 ou até um com gt28 no futuro e teria de comprar tudo de novo e paguei marmelada para o kra fazer aqui no Br. os gringos são salgadinhos com frete + taxa... tai mais uma opção caso vc n queira gastar pois ali n tem nenhuma ciência envolvida!

De resto, a grosso modo, faltou apenas o IC para seu projeto chegar ao limite da turbina, existem varias frescuras por ai como RFD da APR, Polia graduada, etc.. que juntos somados podem até ser bom mas nada de muita expressão, portanto o que te de maior expressão seria o IC, E foi o que eu fiz.... Ao medir o meu notei perdas muito grandes devido a calor, coisa impressionante mesmo que eu achei ser impossível e acontece de verdade, perdi 25 cv entre a puxada com o carro frio e a 4ª puxada em um dia de 33º uma atras da outra... achei absurdo e a única solução: IC portanto mandei vir um urgente! além de resolver isso, deve vir alguma coisinha de potencia a mais tbm....

Outra coisa bacana q os gringos tem é o sistema de injeção de metanol, dizem vir 30 cv na hora da "borrifada" tão usando bastante la fora, tbm to pensando em pegar um mais pra frente, primeiro o IC pois fiquei assustado com o que ví no rolo uhauha

De resto acima disso só k04, GT28, GT30, GT35. Ae são outros 500 literalmente auhauh vlw [ ]´s
 

Claudião

Novato
manos, só uma obs, que eu saiba, o APR pra ser considerado 2+ não é questão de 4 ou 6 programas, no caso dos anteriores a 2009,
é ter programa, bomba, escape e IC !! o IC seria o "+" , sem isso é stg2. Mesmo porque após a instalação do IC, deve haver uma reprogramação da
APR , configurando que o carro tem o intercooler e no meu caso, liberaram mais cvs!!!

Denominações que se ferrem, o que importa é a cavalaria. Mas num power como o do mano eu acho um IC fundamental, afinal tá levando
o conjunto no limite.

Varias e várias puxadas no dina com IC, que a refrigeração é restrita pois o carro tá parado, o carro não perde potencia nem a pau.

Pode mandar 15 pauladas, não cai a cavalaria.

Meu carro, rodando a 170, temperatura 27 graus, o marcador de temperatura do painel chegava a abaixar um risco!

Não precisa ser um IC APR, tem outrar opções, um pouco mais conta(3500) , canadense e atende perfeitamente.

Mas tem que ter, senão o sistema inteiro tá literalmente "fritando".

Falei alguma besteira Pgo? filma ai que nois dá um pitaco ! kkkk
 

Pgo

Novato
Mestre Claudião, concordo com tudo por isso pedi um IC urgente, como te falei por mp, o meu depois de 4 puxadas num dia quente 25cv pro saco... é d+, acho q é o melhor up sem dúvidas.

Kra a única coisa q sempre da confusão é essa historia dos estágios, pois pelo q eu li no site da APR não é obrigatório a instalação do IC para poder instalar o 2+ apenas é extremamente recomendado! Pelo que eu lembro foi a mesma coisa q o Fabio explicou para mim outro dia...

Ex: se vc tiver só um CAI e for la e falar: Fabio quero o 2+, ele não instala pois é obrigatório ter HPFP e DP para se instalar um 2+, porém no caso do IC ele não é obrigatório e sim recomendado, então.... pelo menos é oq eu entendo sei la.. hahaha vlw abcs.
 

DrekTo

Novato
manos, só uma obs, que eu saiba, o APR pra ser considerado 2+ não é questão de 4 ou 6 programas, no caso dos anteriores a 2009,
é ter programa, bomba, escape e IC !! o IC seria o "+" , sem isso é stg2. Mesmo porque após a instalação do IC, deve haver uma reprogramação da
APR , configurando que o carro tem o intercooler e no meu caso, liberaram mais cvs!!!

Denominações que se ferrem, o que importa é a cavalaria. Mas num power como o do mano eu acho um IC fundamental, afinal tá levando
o conjunto no limite.

Varias e várias puxadas no dina com IC, que a refrigeração é restrita pois o carro tá parado, o carro não perde potencia nem a pau.

Pode mandar 15 pauladas, não cai a cavalaria.

Meu carro, rodando a 170, temperatura 27 graus, o marcador de temperatura do painel chegava a abaixar um risco!

Não precisa ser um IC APR, tem outrar opções, um pouco mais conta(3500) , canadense e atende perfeitamente.

Mas tem que ter, senão o sistema inteiro tá literalmente "fritando".

Falei alguma besteira Pgo? filma ai que nois dá um pitaco ! kkkk

Entao, exatamenter, o stage 2+ é o software + bomba APR + downpipe 3'' e no caso do 2+ eles recomendam o IC... o software muda do 2 para 2+..
 

DrekTo

Novato
Galera, hoje passei o bixo no dinamometro apos a instalação somente do filtro... amanha posto fotos do grafico.
Resumindo, de 269cv pulou para 279 se nao me engano... em baixa o ganho foi de aproximadamente 30 cv, porem como tudo nao é perfeito, na faixa dos 5100 ate 5800 se eu nao me engano houve uma perda em relação ao grafico anterior com os parametros sem o filtro.
Plugamos a sonda e a mistura se mantem rica o tempo todo, ou seja... pelo que chegamos num acordo esta faltando ar no bixo. Vamos tentar dar um pequeno grau na pressao e ver como se porta... se o problema persistir, vou ter que calibrar o chip novamente pois é a IE que esta tirando pressao.
 

DrekTo

Novato
Velhinho, tenho um mesmo ano e mesmas mods praticamente.

Tenho esse kit da K&N e peguei ele pois para o nosso 2008 a tubulação de ar usa a própria tampa de plastico do motor e é muito tortuosa muito mais q a versão 2010+, por isso o kit da K&N da mais potencia q o próprio APR comprovado em gráficos para o 2006 ~ 2009, q vc coloca ali na boca da tampa plastica mantendo toda a tubulação original até a turbina! Infelizmente não temos algo perfeito, e se pudesse fazer um hibrido dos 2 ficaria perfeito, mas como não tenho coragem de cortar nenhum dos 2 (muito caros) deixei o da k&N mesmo devido a performance e fiz uma caixa metalica pegando ar da entrada do PC e jogando no filtro cônico fico meio feio, admito, mas ele agora fica geladinho e no meu caso eu prezo sempre potencia logo para mim foi uma solução, para aqueles q querem aquele cofre lindo e maravilhoso ae já não sei se seria uma opção :\

Pelo que entendi vc esta trazendo os kits de Hi-flow para os canos intermediários de ligação do IC com turbina os chamados Inlet e outlet, sim, tenho e recomendo mas eu fiz caseiro! n quis importar isso pois são canos teoricamente fáceis de fazer para quem tem a maquina de entortar tubo (aqui em SP praticamente qualquer boa casa de escape tem) e se vc um dia trocar a turbina vc tera de modifica-los... dai eu n querer comprar os gringos pois sonho em ir para um kit com k04 ou até um com gt28 no futuro e teria de comprar tudo de novo e paguei marmelada para o kra fazer aqui no Br. os gringos são salgadinhos com frete + taxa... tai mais uma opção caso vc n queira gastar pois ali n tem nenhuma ciência envolvida!

De resto, a grosso modo, faltou apenas o IC para seu projeto chegar ao limite da turbina, existem varias frescuras por ai como RFD da APR, Polia graduada, etc.. que juntos somados podem até ser bom mas nada de muita expressão, portanto o que te de maior expressão seria o IC, E foi o que eu fiz.... Ao medir o meu notei perdas muito grandes devido a calor, coisa impressionante mesmo que eu achei ser impossível e acontece de verdade, perdi 25 cv entre a puxada com o carro frio e a 4ª puxada em um dia de 33º uma atras da outra... achei absurdo e a única solução: IC portanto mandei vir um urgente! além de resolver isso, deve vir alguma coisinha de potencia a mais tbm....

Outra coisa bacana q os gringos tem é o sistema de injeção de metanol, dizem vir 30 cv na hora da "borrifada" tão usando bastante la fora, tbm to pensando em pegar um mais pra frente, primeiro o IC pois fiquei assustado com o que ví no rolo uhauha

De resto acima disso só k04, GT28, GT30, GT35. Ae são outros 500 literalmente auhauh vlw [ ]´s

Mais me diz uma coisa, apos a colocacao do IC, sentiu diferença em torque e aumentou cavalaria ou a mudança ficou apenas na diferença de aguentar 30 puxadas com a mesma performance?
 

Pgo

Novato
Então quem já instalou foi o mano Claudião! o meu ainda n chegou :( to doido para instalar mas pelo q falam vem um pouco de potencia tbm mas vc tem um lag maior mas a grande vantagem é aguentar as puxadas mesmo, o q é muito importante.

Imagina vc na estrada sai de um posto onde vc tava almoçando, carro frio, vc sai e já vem um chato te incomodar, vc puxa com ele vem la a potencia do seu carro 280cv, ae vem transito e/ou pedagio e o cara cola de novo na sua bunda, vc vai puxar de novo teu carro já n rende os 280 e só vai piorando... sei la n vejo muita vantagem em ter algo q é instável assim, dai nego pergunta: qual a potencia do seu carro? e vc: olha depende do calor.. de quantas puxadas dei.. esta entra 250 e 280cv! po sei la acho zuado.. mas é minha opinião... hahaha vlw [ ]´s
 

DrekTo

Novato
Então quem já instalou foi o mano Claudião! o meu ainda n chegou :( to doido para instalar mas pelo q falam vem um pouco de potencia tbm mas vc tem um lag maior mas a grande vantagem é aguentar as puxadas mesmo, o q é muito importante.

Imagina vc na estrada sai de um posto onde vc tava almoçando, carro frio, vc sai e já vem um chato te incomodar, vc puxa com ele vem la a potencia do seu carro 280cv, ae vem transito e/ou pedagio e o cara cola de novo na sua bunda, vc vai puxar de novo teu carro já n rende os 280 e só vai piorando... sei la n vejo muita vantagem em ter algo q é instável assim, dai nego pergunta: qual a potencia do seu carro? e vc: olha depende do calor.. de quantas puxadas dei.. esta entra 250 e 280cv! po sei la acho zuado.. mas é minha opinião... hahaha vlw [ ]´s

:risada: muuuito bom...
 

DrekTo

Novato
Hoje instalamos os kits das mangueiras... tirei fotos das mangueiras OEM ao lado das outras e fiquei ate assustado.. as OEM restingem demais, muito afunilado... Na boca da turbina, o suporte OEM tem dois furos gigantescos que nao servem para nada alem de criar vacuo creio eu... vou esperar o dinamometro novamente sabado para ver o que deu e posto tudo junto...
 

Claudião

Novato
O meu IC APR instalamos e atualizamos a programação, se não me engano vieram uns 20 cvs a mais, além de não "esquentar" e
perder potencia.

Podia ir daqui até a casa do chapéu sem erro.

Com tudo em cima, IC, bomba, filtro, DP, catback tudo apr a bagaça dava entre 300 e 310cv !

mais o sprint booster, tava brabo ! vishi!
 

DrekTo

Novato
Pelo que conversei na nascar, eles nao puxam a mais que os 280cv... sabemos que tem como levar alem disso com IC e tudo mais, mas nao sei porque eles se "negam" a fazer... nao gostei do atendimento via telefone... vou passar la para ver..
 

Pgo

Novato
Po Claudião se chego a isso tudo? n sabia q era possível passar dos 300 com essa turbina, todo mundo fala q n passa q ela n empurra mais q isso, fiquei até feliz agora po tomara q eu e o drekto consigamos tbm ia ser muito bom... :) vlw [ ]´s
 

Claudião

Novato
Po Claudião se chego a isso tudo? n sabia q era possível passar dos 300 com essa turbina, todo mundo fala q n passa q ela n empurra mais q isso, fiquei até feliz agora po tomara q eu e o drekto consigamos tbm ia ser muito bom... :) vlw [ ]´s

mano, cada carro é um carro, existem variações de cvs mesmo sendo original.

eu tenho o grafico com tudo menos o catback apr, já lascava entre 290-295cv.

280 é um numero aceitavel, eles não prometem o que talvez não venha, se vier a mais boa. Mas é o limite do limite.

Aqui ainda tava sem o IC:

http://img823.imageshack.us/img823/675/a3dina.png
 

Claudião

Novato
Pelo que conversei na nascar, eles nao puxam a mais que os 280cv... sabemos que tem como levar alem disso com IC e tudo mais, mas nao sei porque eles se "negam" a fazer... nao gostei do atendimento via telefone... vou passar la para ver..

Mano, não é que negam a fazer, pois que faz tudo é a APR, eles que soltam os cavalos.

E outra, é dificil falar em numeros precisos, tem cada uma que acontece... leia essa:

Colou um chegado com uma porsche que tinha trazido um escape da nasa lá da gringolândia e que
dizia aumentar em tantos % a cavalaria.

O trampo dos manos, mediram o carro no dina original. Instalaram o escape mediram de novo, e
p/ surpresa de todos, acho que a bagaça deu 30 cvs A MENOS... isso mesmo !!!!

Ainda bem que foi o cara que trouxe. Ai sim foram fazer o chip no brinquedo, acho que vieram mais 60cvs.

Não sei precisar se saiu em cima do original ou do -30 !!! é fodis.
 

Claudião

Novato
Po Claudião se chego a isso tudo? n sabia q era possível passar dos 300 com essa turbina, todo mundo fala q n passa q ela n empurra mais q isso, fiquei até feliz agora po tomara q eu e o drekto consigamos tbm ia ser muito bom... :) vlw [ ]´s

kkkk puxar até vai, hj a parte quente da minha turba é nova !
 

DrekTo

Novato
Mano, não é que negam a fazer, pois que faz tudo é a APR, eles que soltam os cavalos.

E outra, é dificil falar em numeros precisos, tem cada uma que acontece... leia essa:

Colou um chegado com uma porsche que tinha trazido um escape da nasa lá da gringolândia e que
dizia aumentar em tantos % a cavalaria.

O trampo dos manos, mediram o carro no dina original. Instalaram o escape mediram de novo, e
p/ surpresa de todos, acho que a bagaça deu 30 cvs A MENOS... isso mesmo !!!!

Ainda bem que foi o cara que trouxe. Ai sim foram fazer o chip no brinquedo, acho que vieram mais 60cvs.

Não sei precisar se saiu em cima do original ou do -30 !!! é fodis.

Fala uma coisa... Qual a pressao inicial do teu carro? Ja mediu?

Vejo que no seu grafico ele da um pico enorme de torque e depois vem caindo... a do meu eu noto que quanto mais aperto o parafuso, mais torque em baixa ele vem...
 

DrekTo

Novato
Galera, segue o grafico atual... a marcação em azul é a primeira marcação... a de vermelho foi a medida sabado agora apos dar um pouco mais de pressao no bixo. Como podem ver, o torque e potencia inicial aumentou muito porem depois dos 5100 ate um pouco antes dos 6100 houve uma perda se comparar com a linha azul. Depois desta marcacao apertamos um pouco mais o parafuso da turbina e o torque aumentou mais... porem nao sei como ficou a final pois vou medir novamente no sabado que vem. A sonda fica nos 930.. 950v.. mistura ate que rica, ou seja, nao teve influencia em nenhum regime de rotacao.
Estou postando tambem a fotos das mangueiras de silicone e cano de aluminio que trouxe para substituicao, fiquei abismado com o que as mangueiras OEM restringem, tanto a saida da turbina quando o cano antes da entrada da TBI.

dinaaudispb.jpg


saidaturbina.jpg

dina.jpg

canotbi.jpg

bocaturbina.jpg
 

DrekTo

Novato
Po Claudião se chego a isso tudo? n sabia q era possível passar dos 300 com essa turbina, todo mundo fala q n passa q ela n empurra mais q isso, fiquei até feliz agora po tomara q eu e o drekto consigamos tbm ia ser muito bom... :) vlw [ ]´s

Nem fala... se chegasse nos 290 com um grafico linear para mim ja estaria satisfeito para turbina que tem e um carro de dia a dia...
 

overspeed

Comerciante
Drelk...só teve ganhos...vc ta comparando as duas azuis com as duas vermelhas

as de baixo são na roda, pelo grafico vc tem hoje sempre mais potencia... vc comparou a vermelha de baixo (na roda) com a azul de cima (no motor)...
 
Topo