Luz de Injeção Acesa! A3 8V

Bom dia a todos.

Sou novo por aqui e sei que o assunto é polêmico e tem até um post sobre isso (li tudo), mas dos Audi 8P (até mesmo alguns VW Tsi)

Breve relato: Comprei um Audi A3 8V 14/14 e desde que o fiz, só uso Podium. Após 3 dias da aquisição, a luz de injeção acendeu e de lá pra cá já apaguei 4 vezes e ela sempre volta a acender. Estou com o carro tem um mês.

Por gentileza, o antigo proprietário arcou (por indicação de seu mecânico) com a limpeza do corpo de borboletas e injeção mas a luz voltou a acender. Consegui um contato de um mecânico da Audi aqui em Santos e, por mais INCRÍVEL que pareça, pasmem: o cara disse que isso ocorre quando se usa PODIUM. PQP!

Se isso for mesmo verdade, é maluquice pois é a gasolina indicada no manual.

Meu carro está com 25.000 km (scanner bateu certinho) e TODAS as revisões na Audi, manual carimbado, tudo certo.

Alguém que tem um Audi 8V passa pelo mesmo problema?

um abraço.
 

Edgar

Membro
Então, o a3 sedan que tinhamos aqui em casa somente viu podium ao longo de seus 22.000 kms, nunca houve um problema sequer. O que sempre associam à luz de injeção seria combustível de má qualidade, porém existem N fatores que possam causar tais erros. Acompanho e fico no aguardo de explicações dos amigos.
 
Pois é Edgard...cheguei a encontrar com o vendedor (pra ver o carro e fazer test drive) em outras duas oportunidades e nada de luz no painel. Minha sorte é que o cara abasteceu $30 na minha frente de gasolina em um posto sem bandeira! Por isso ele arcou com a manutenção (que não funcionou).

Queimei todo o combustível e lasquei Podium. Chegou a sumir por um dia e retornou dia seguinte. O carro não falha, está adsurdamente econômico, normal.

Um cara de dentro da Audi me disse que os Audis abastecidos com Podium estão ocorrendo isso e aconselhou colocar somente GRID. Aí é foda...nunca vi ninguém relatar que Podium acende luz de injeção, mas apenas o contrário.

Vou esperar os colegas se manifestarem.

Abraço.
 
Todas as vezes apareceu erro na Sonda Lambda 1 pre catalisador...não memorizei a mensagem mas algo como "Bank 1; System Too Lean off Idle".

Esse absurdo do combustível foi dito pelo mecânico da Audi.
 
mfractal disse:
Qual código de erro está gravando na central ? Sem isso e impossível adivinhar o problema. Podium não causa EPC, isso não existe


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Bank 1; System Too Lean off Idle...

Algo nessa linha...todas as vezes apareceu o mesmo Codigo. O carro não falha, está econômico, Start-Stop funcionando perfeitamente...absolutamente tudo normal.


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mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Thiago Martins Ribeiro disse:
Bank 1; System Too Lean off Idle...

Algo nessa linha...todas as vezes apareceu o mesmo Codigo. O carro não falha, está econômico, Start-Stop funcionando perfeitamente...absolutamente tudo normal.


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Geralmente esse erro ocorre em casos de entrada falsa de ar ou vazamento de vácuo / pcv

Outra possibilidade é problema nos bicos ou bomba de combustível.


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mfractal disse:
Geralmente esse erro ocorre em casos de entrada falsa de ar ou vazamento de vácuo / pcv

Outra possibilidade é problema nos bicos ou bomba de combustível.


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Vazamento de vácuo não aumentaria o consumo, de modo a equilibrar a queima? Consumo normal.

O carro é extremamente novo, 26.000 kms. Bomba de combustível ou bico com essa km?

O que causaria uma entrada falsa de ar?

Outra coisa: vc descartaria alguma conexão elétrica solta?

Abraco


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mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Vazamento pequeno de vacuo não vai aumentar o consumo. Começa pela pcv...
sim e possível ser bico / bomba mas começa com o sistema de vácuo. As conexões etc.

Entrada falsa de ar pôs medição. O seu carro não tem sensor maf salvo engano, ele mede a quantidade de ar no sistema através do sensor Tmap localizado no charge pipe (entre tbi e intercooler). Qualquer entrada de ar pôs esse ponto e ar não contabilizado e causará esse tipo de erro. Procura conexões soltas etc.

Acho difícil ser conexão elétrica solta pra ser sinceiro. Sintomas não batem.


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mfractal disse:
Vazamento pequeno de vacuo não vai aumentar o consumo. Começa pela pcv...
sim e possível ser bico / bomba mas começa com o sistema de vácuo. As conexões etc.

Entrada falsa de ar pôs medição. O seu carro não tem sensor maf salvo engano, ele mede a quantidade de ar no sistema através do sensor Tmap localizado no charge pipe (entre tbi e intercooler). Qualquer entrada de ar pôs esse ponto e ar não contabilizado e causará esse tipo de erro. Procura conexões soltas etc.

Acho difícil ser conexão elétrica solta pra ser sinceiro. Sintomas não batem.


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Acabei de voltar de um mecânico especialista em Audi. Carro colocado no Scanner.

Vários erros de subalimentação em diversos módulos (mostra que a bateria está chegando ao fim da vida útil) e por causa disso o Start-stop não funcionava. Apesar de não ter relação com o problema de injeção, foi útil saber disso.

Erro continua sendo o mesmo: P2177 - mistura pobre de combustível em baixa.

Parâmetro de bomba de alta e injeção de combustível dentro do normal.

Solução adotada pelo Mecanico: esvaziar o tanque (apesar de difícil pois está muito econômico e está com Podium) e encher com gasolina comum. Pegar uma pista a 100/120 km/h durante uns 5 minutos para descarbonização ocorrer.

Aguardar uns 2-3 dias pra ver se a luz some.

Me espantei com essa solução (ainda que não definitiva) pois confirma essa história da Podium, especialmente se você não conhece o histórico do proprietário anterior.

Vou aguardar e postar o que deu.

Abraço.







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h.kiyono

Novato
Thiago Martins Ribeiro disse:
Acabei de voltar de um mecânico especialista em Audi. Carro colocado no Scanner.

Vários erros de subalimentação em diversos módulos (mostra que a bateria está chegando ao fim da vida útil) e por causa disso o Start-stop não funcionava. Apesar de não ter relação com o problema de injeção, foi útil saber disso.

Erro continua sendo o mesmo: P2177 - mistura pobre de combustível em baixa.

Parâmetro de bomba de alta e injeção de combustível dentro do normal.

Solução adotada pelo Mecanico: esvaziar o tanque (apesar de difícil pois está muito econômico e está com Podium) e encher com gasolina comum. Pegar uma pista a 100/120 km/h durante uns 5 minutos para descarbonização ocorrer.

Aguardar uns 2-3 dias pra ver se a luz some.

Me espantei com essa solução (ainda que não definitiva) pois confirma essa história da Podium, especialmente se você não conhece o histórico do proprietário anterior.

Vou aguardar e postar o que deu.

Abraço.







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"What repairs can fix the P2177 code?

Many repairs can fix the P2177 code such as:

Fuel injectors replaced or unclogged
Fuel delivery issues or low fuel pressure resolved
Mass air flow sensor replaced or cleaned as needed
Oxygen sensors replaced
Air intake leaks repaired
Cause of engine misfires repaired"

Particularmente não acredito nessa da gasolina Podium amigo...



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mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
h.kiyono disse:
"What repairs can fix the P2177 code?

Many repairs can fix the P2177 code such as:

Fuel injectors replaced or unclogged
Fuel delivery issues or low fuel pressure resolved
Mass air flow sensor replaced or cleaned as needed
Oxygen sensors replaced
Air intake leaks repaired
Cause of engine misfires repaired"

Particularmente não acredito nessa da gasolina Podium amigo...



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Mais ou menos resumiu a minha resposta anterior


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Galera, mais de dois meses se passaram desde este meu último post e a luz (código P2177) continua a me perseguir. O que foi feito de lá pra cá:

- Feito inspeção no sistema de ar para detecção de algum Vazamento ou entrada falsa de ar (inclusive no escape, apesar de ser a sonda 1 que está acusando mistura pobre). Nada encontrado.

- Limpeza e troca da Sonda Lambda pré catalisador (sonda 1). Não resolveu.

- Teste de equalização dos bicos injetores detectou dois bicos com baixa vazão que, após a limpeza, melhoraram ligeiramente mas não equalizou. Diagnóstico: Troca dos 4 bicos injetores por novos.

Observações: apareceu, antes das trocas dos bicos, um novo código: P2187. Ambos códigos são “system too lean” só que o P2177 é “OFF idle” e o P2187 é “AT idle”. Não sei dizer a diferença entre essas duas palavrinhas AT e OFF, na prática.

- Apareceu (após a troca) um erro sem no entanto acusar no painel: “P030100 Cil.1 identificada uma falha na combustão - passivo esporádico).

O carro, quando acelerado em N, “vibra” no corte dos 4 mil giros que feito num A3 similar corta liso. Isso sempre esteve presente mesmo antes da troca dos bicos.

Meu mecânico tá quebrando a cabeça pra descobrir o problema é até agora nada. Única desconfiança foi que um dos bicos que comprei veio danificado.

- Possível causa (apontado pelo mecânico) para o problema, que permanece falhando em baixa e vibrando no corte dos 4 mil giros: Software do módulo de injeção corrompido.

O único senão foi que o carro melhorou (em uns 30%) o consumo após a troca dos bicos, o que poderia indicar melhor injeção de combustível após a troca.

Alguém, pelo amor de Deus, tem uma ideia do que pode estar acontecendo?

Abraço e obrigado a todos.


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mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Thiago Martins Ribeiro disse:
Galera, mais de dois meses se passaram desde este meu último post e a luz (código P2177) continua a me perseguir. O que foi feito de lá pra cá:

- Feito inspeção no sistema de ar para detecção de algum Vazamento ou entrada falsa de ar (inclusive no escape, apesar de ser a sonda 1 que está acusando mistura pobre). Nada encontrado.

- Limpeza e troca da Sonda Lambda pré catalisador (sonda 1). Não resolveu.

- Teste de equalização dos bicos injetores detectou dois bicos com baixa vazão que, após a limpeza, melhoraram ligeiramente mas não equalizou. Diagnóstico: Troca dos 4 bicos injetores por novos.

Observações: apareceu, antes das trocas dos bicos, um novo código: P2187. Ambos códigos são “system too lean” só que o P2177 é “OFF idle” e o P2187 é “AT idle”. Não sei dizer a diferença entre essas duas palavrinhas AT e OFF, na prática.

- Apareceu (após a troca) um erro sem no entanto acusar no painel: “P030100 Cil.1 identificada uma falha na combustão - passivo esporádico).

O carro, quando acelerado em N, “vibra” no corte dos 4 mil giros que feito num A3 similar corta liso. Isso sempre esteve presente mesmo antes da troca dos bicos.

Meu mecânico tá quebrando a cabeça pra descobrir o problema é até agora nada. Única desconfiança foi que um dos bicos que comprei veio danificado.

- Possível causa (apontado pelo mecânico) para o problema, que permanece falhando em baixa e vibrando no corte dos 4 mil giros: Software do módulo de injeção corrompido.

O único senão foi que o carro melhorou (em uns 30%) o consumo após a troca dos bicos, o que poderia indicar melhor injeção de combustível após a troca.

Alguém, pelo amor de Deus, tem uma ideia do que pode estar acontecendo?

Abraço e obrigado a todos.


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Se fosse meu carro eu verificaria a PCV

A. Trocando por uma outra emprestada
B. Eliminando o sistema do pcv por completo. Única coisa que tem que fazer e retirar a mangueira que sai do coletor de admissão para a pcv e tampar a saída do coletor. Isso elimina por completo a PCV permitindo confirmar se a causa e ela ou não.


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mfractal disse:
Se fosse meu carro eu verificaria a PCV

A. Trocando por uma outra emprestada
B. Eliminando o sistema do pcv por completo. Única coisa que tem que fazer e retirar a mangueira que sai do coletor de admissão para a pcv e tampar a saída do coletor. Isso elimina por completo a PCV permitindo confirmar se a causa e ela ou não.


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MFractal obrigado pela ajuda e resposta.

Você acha que a vibração no corte dos 4 mil rpm pode ser isso, ou seja, há alguma relação entre esse sintoma apresentado e a válvula PCV?

Abraço




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mfractal disse:
E uma coisa a verificar sim. Quando você tenta retirar a tampa do óleo do motor com o motor ligado sente muita resistência (vácuo) ?


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Vou tentar fazer isso. Só uma dúvida: mesmo com o carro ligado, a tampa deve (numa condição normal) sair com facilidade?

Obrigado


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mfractal

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Thiago Martins Ribeiro disse:
Vou tentar fazer isso. Só uma dúvida: mesmo com o carro ligado, a tampa deve (numa condição normal) sair com facilidade?

Obrigado


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Deve ter uma certa resistência mas e pra você conseguir tirar ela com facilidade. Quando a PCV esta rompida , em condições de vácuo alto como lenta por ex. vai ser quase impossível de tirar a tampa. Só com muita força mesmo.
E normal o motor começar falhar ou até o carro apagar depois de retirar a tampa. Não se assusta.


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