Junta cabeçote motor stroker

Boa tarde camaradas.... sou novo aki mas ja participo de varios de grupos de a3 club no whats zapp.
Bom eu tenho um golf gti 180... porem deu pau no motor... quebrou os aneis.
Ai estou montando o motor stroker com pistoes iapel forjados e diametro de 83.5mm e bielas tambem forjado da scat..prisioneiros apr e parafusos das bielas apr 2000.
Ate aki tudo bem .... so que ja revirei a internet de cabo a rabo e nao achei nada sobre qual junta de cabeçote usar.... inclusive ja li e reli todos os topicos do forum e nao consegui enxergar uma soluçao...
Uns falam que usam juntas do golf sapao 2.0 ....audi sportbach 2.0 16v mas nada confirmado.
Alguem poderia ne ajudar?
 

JulioRJ

Membro
acompanhando!!! sabe a litragem q fica com esses pistões?

eu nunca consegui uma resposta pro 1.9 tem gente q fala q faz no vira outros só no pistão... qual receita vc ta seguindo e tem se teve q adaptar algo no vira ou bloco (se trocou)

sobre a junta no ap costuma ter juntas maiores, mas no caso pode levar numa retifica e mandar abrir, normal...

abs
 
nao chega a 2.1 mas um pouco mais de 2.0
onde estou retificando nao abre a junta .
por enquanto vou acertar com o over e deixar a k03s mesmo ate amaciar...mas vou coloca a tk 05 e fmic la pelo mes de julho
 
Quanto a junta:
A SPA Turbo costuma fabricar junta de cabeçote em aço com varias medidas. Quanto a compatibilidade, à do motor 2.0 8v do Golf é a que mais deve se aproximar.
No entanto não acho que a propria junta do motor 2.0T do A3 SPB seja muito diferente.
Para se ter ideía, tem muita gente usando bloco do motor de Amarok (2.0 diesel) com cabeçotes 16V e 20V.
Todos são muito similares.


JulioRJ disse:
acompanhando!!! sabe a litragem q fica com esses pistões?

eu nunca consegui uma resposta pro 1.9 tem gente q fala q faz no vira outros só no pistão... qual receita vc ta seguindo e tem se teve q adaptar algo no vira ou bloco (se trocou)

sobre a junta no ap costuma ter juntas maiores, mas no caso pode levar numa retifica e mandar abrir, normal...

abs
1.9 é sempre aumentando diâmetro dos pistões, é a alternativa mais rápida e barata. Mesmo que quisesse, teria de trocar os pistões, devido a altura do pino em relação à face, diferentes entre 1.8 e 2.0.
 
Bruno Andrade disse:
Quanto a junta:
A SPA Turbo costuma fabricar junta de cabeçote em aço com varias medidas. Quanto a compatibilidade, à do motor 2.0 8v do Golf é a que mais deve se aproximar.
No entanto não acho que a propria junta do motor 2.0T do A3 SPB seja muito diferente.
Para se ter ideía, tem muita gente usando bloco do motor de Amarok (2.0 diesel) com cabeçotes 16V e 20V.
Todos são muito similares.

mais rápida e barata. Mesmo que quisesse, teria de trocar os pistões, devido a altura do pino em relação à face, diferentes entre 1.8 e 2.0.
na verdade eu ia montar 1.9 mesmo....so que eu li que se nao ganha praticamente nada em potencia e torque mas com o r/l muito bom,,,,
ao contrario do 2.0 que fica com o torque monstruoso ( nao sei....so vi graficos e comentarios) ..porem com o r/l ruin....mas nao vi ninguem reclamando de quebras ou outra coisa qualquer nesses stroker.
 
Igorgtistroker disse:
entendi..... mas sera que veda sem dor de cabeça? nas juntas originais vem tipo uma cola em volta dos furos
Cara sinceramente não sei... Creio que sendo feito com cuidado vede normal... Vc tem cadastro no golfClub.com.br? Lá estava discutindo isso e o Wallace comentou desse negócio da junta, tenta ver isso lá... Eu já vi refurarem junta assim nos AP e não li nada sobre problemas...

R/L afeta mais suavidade de funcionamento do que quebra propriamente dita, só vai ter que ficar atendo com balanceamento da parte de baixo e espelhamento de camisa a longo prazo, ainda mais com pistão forjado...
 
victorarrabal disse:
Cara sinceramente não sei... Creio que sendo feito com cuidado vede normal... Vc tem cadastro no golfClub.com.br? Lá estava discutindo isso e o Wallace comentou desse negócio da junta, tenta ver isso lá... Eu já vi refurarem junta assim nos AP e não li nada sobre problemas...

R/L afeta mais suavidade de funcionamento do que quebra propriamente dita, só vai ter que ficar atendo com balanceamento da parte de baixo e espelhamento de camisa a longo prazo, ainda mais com pistão forjado...
o que seria R/L na verdade? vc fala de espelhamento e tal mas teria algo a fazer para evitar isso? os aneis q comprei sao todos metal leve
 
A r/l é basicamente uma relação entre o comprimento da biela e o curso do virabrequim, ou seja, ele vai influenciar em quanto a biela "deita" durante o funcionamento do motor... Quanto maior a r/l mais a biela vai deitar e isso vai gerar mais movimento lateral no pistão, ainda mais forjado que tem mais folga, ou seja, mais espaço pro pistão "sambar" na camisa, a longo prazo as batidas da saia na camisa vão tirando o brunimento que é o chamad espelhamento da camisa... falando assim parece que é rápido, mas não é... relaxa! Só que não tem mto oq fazer contra isso, algo que amenizar é usar pistões que exijam menos folga (como os Iapel, por exemplo)
 
Os pistões que comprei são da iapel só q 83.5.. A folga foi deixada com 0.7.. Acho q isso pois as camisas foram abertas com 83.51 e os pistões tem folga de 0.6... Essa folga foi o pessoal da hxp q mandou deixar ... Agora estou com mega dúvida sobre a junta do cabeçote... Hj olhei e comparei a junta do golf 2.0 sapao w os furos são maiores e além disso tenho q abrir mais três de passagem de óleo...
Só outra dúvida... A taxa de compressão vai sair se 9.1 para 11.1... Isso e bom ou ruin?lembrando q vou rodar no álcool e uma TK 05 miolo k16
 
Cuidado com o avanço de ignição que vai usar nesta taxa com turbina cheia.
Pra quem acha que alcool não entra em detonação como gasolina, não pague pra ver.....
 
Bruno Andrade disse:
Cuidado com o avanço de ignição que vai usar nesta taxa com turbina cheia.
Pra quem acha que alcool não entra em detonação como gasolina, não pague pra ver.....
valeu pela dica ..... o acerto vai ser com o sr overspeed.... mas so por curiosidade,,, o que acontece com o motor? mesmo forjado da B.O?
 
nao resolvi nada sobre a junta ainda....a do golf / bora 2.0 motor apk tem a furaçao meio diferente..mas algumas pessoas que eu perguntei disse que e bom..pois os furos sao mais abertos e refrigeram mais rapido o cabeçote,
ai achei as juntas das marcas metal leve e bastos...alguma sugestao de marcas e adaptaçao da junta ?
obrigado a todos que estao me ajudando,
 
Igorgtistroker disse:
valeu pela dica ..... o acerto vai ser com o sr overspeed.... mas so por curiosidade,,, o que acontece com o motor? mesmo forjado da B.O?
O fato de estar forjado não significa que seja indestrutível. Mesmo forjado, motor batendo pino por avanço alto também quebra.
Nessa situação, a primeira coisa a quebrar são as canaletas dos anéis. Se o nível de detonação (batida de pino) for ainda mais alto, a alta temperatura e pressão de combustão dentro da camara enfraquece a cabeça do pistão, daí...... melhor nem continuar....
Há algumas lendas que dizem que rodando com alcool não há risco de bater pino, mas não é verdade. O grande problema é que com gasolina, o ruido de detonação começa muito antes da pressão e temp dentro da camara subirem violentamente, dizendo de uma forma simples, ela "avisa" antes que o motor esta entrando em detonação.
Com alcool, esse limite é mais alto, mas existe. E como sempre temos a impressão de quanto mais avanço = mais potência (nem sempre é verdade), via de regra roda-se com avanço bem alto com alcool, porque o motor nunca bate pino. É por isso que a injeção eletronica tem lá o sensor de detonação, para o sistema escutar muito antes do teu ouvido e poupar uns trocos no teu bolso.
Certamente o Overspeed sabe tomar o devido cuidado nesta parte.
E tem gente que remove todo o sistema original e instala uma Fueltech.... paro por aqui...
 

JulioRJ

Membro
eu sei q é bem diferente mas o meu q é aspirado chipado ele corta a ignição. logo na primeira detonação ele dá uma "cabeçada" e já volta bem atrasado...

sei disso qndo ponho gasolina demais, mas só detona depois de 5000rpm nao sei exatamente o avanço nessa faixa, mas está bem agressivo. tenho q rodar com uns 70% de alcool no mínimo, acima disso corro o risco de porrada

nos turbos nao tem nada parecido pra salvar o motor?
 
JulioRJ disse:
eu sei q é bem diferente mas o meu q é aspirado chipado ele corta a ignição. logo na primeira detonação ele dá uma "cabeçada" e já volta bem atrasado...

sei disso qndo ponho gasolina demais, mas só detona depois de 5000rpm nao sei exatamente o avanço nessa faixa, mas está bem agressivo. tenho q rodar com uns 70% de alcool no mínimo, acima disso corro o risco de porrada

nos turbos nao tem nada parecido pra salvar o motor?
Não é normal o que acontece com teu carro. Tem coisa errada aí. Ta rolando algum reset. Não é pra fazer isso.
E sim, nos turbos existem recursos de retirada de avanço.
Cortar a ignição não é recurso de controle de combustão.
 
Topo