Intercooler original dos A3 180cv são subdimensionados

marioaoliva

Moderador
São R$ 60,00 para fazer no mínimo 3 passagem ou mais, mas tem que ser seguidas(Você pode esperar uns minutos entre as puxadas) pois você tem que amarrar e prender o carro no dyno, o que demora muito mais que as puxadas.
O Dyno da Dyno´s Race já foi a um bom tempo atrás um dyno "Papai Noel", mas vai fazer uns 3 anos eles aferiram o dyno no Imetro, tanta que a $ Roas utiliza o dyno deles quem precisam fazer testes, o Dyno "Papai Noel" que conheço fica em São Bernardo do Campo em não em Santo André.

MadMax Confirma esses valores, eu acho que até iria no sabado para ver como o meu brinquedo é oem antes do chip...
 
Também sou da opnião do max. Que para o "180 remapeado " que vai acima dos 200cv o intercooler Original satura e muito. No meu carro é perceptivel como após algumas puxadas em dias quentes o carro perde rendimento.

Também acho que o peso do Lateral de 5kg a mais não significada nada se comparado ao tanto que vai melhorar no desempenho. Somente o ganho será percebido !

E usar 2 intercooler não seria uma boa estratégia Gahbriel. O gasto que vc vai ter será o dobro ou o triplo. Vc tera que usar o Coletor invertido do S3, achar o intercooler do S3, etc etc

O Bombado lateral sai mais barato e tem a mesma eficiencia se somado os 2 do S3. Ou seja suporta até uns 280cv sem perder. Vai sair bem mais barato e é plug and play.

Gahbriel,

Se interessar, tenho os dois intercoolers originais do S3.Estão em muito bom estado.

Se precisar, me mande uma MP.

Obrigado e abs,

Patrick Mello
 

madmax

Membro
Acabei de fazer mais uns testes agora com o meu carro, pois agora em Jundiaí esta 32°, e o carro esta andando como estivesse com a temperatura de 18°... :heiehei:
 

Claudião

Novato
Vou falar do IC da APR(podem falar, caraio esse cara só fala de apr, mas é o que eu conheço!)

com a instalação dele, 58mm de espessura, o SPB no dina, podia puxar direto, não precisava esperar nada
entre uma puxada e outra, aguentava o tranco firme.

Relato que um dia de calor, por volta de 28-30 graus na estrada o ponteiro de temperatura chegava a baixar um
risco!

Além do que, ai o remap soltou mais 20cvs !

Com meu 150 chipado, mas IC orignal, rodando na cana, diversas vezes ocorreu perda de potencia por proteção...
 

prisco

Novato
Tirei essa foto do Ic do meu 180cv Tiptronic..

Este é o largo? Alguns A3 e Gti vieram com ic fino e outros mais uns mais largos..

67680341975995900448956.jpg
 

madmax

Membro
Pessoal,

Segue o gráfico comparando o meu carro com o intercooler original e o Bombado:

OriginalxBombado.jpg


De pico de potência o ganho foi pequeno, mas após os 5000rpm teve um ganho considerável e se manteve mais a potência, mas a principal diferença é que a potência sempre vem igual nas puxadas, por exemplo com a intercooler original a minha pior medição foi 180whp e a melhor 199,6whp, uma diferença de 19,6whp, já com a intercooler bombado a minha pior medição foi 196whp e a melhor 200whp uma diferença de apenas 4whp, isso com a temperatura ambiente, onde achei bem satisfatório o ganho gerado.
 

marioaoliva

Moderador
Pessoal,

Segue o gráfico comparando o meu carro com o intercooler original e o Bombado:

OriginalxBombado.jpg


De pico de potência o ganho foi pequeno, mas após os 5000rpm teve um ganho considerável e se manteve mais a potência, mas a principal diferença é que a potência sempre vem igual nas puxadas, por exemplo com a intercooler original a minha pior medição foi 180whp e a melhor 199,6whp, uma diferença de 19,6whp, já com a intercooler bombado a minha pior medição foi 196whp e a melhor 200whp uma diferença de apenas 4whp, isso com a temperatura ambiente, onde achei bem satisfatório o ganho gerado.

Legal Max... Matou a curiosidade de muito gente...
 

marioaoliva

Moderador
Max,

Como estava o estado do intercooler oem quando vc tirou, digo em relação a sujeira externa e principalmente interna? Pois acredito que pelo ano de nossos carros, uma limpeza nele com gasolina iria dar uns cvs a mais para a Galera... O meu eu soltei a mangueira um dia e esta bem sujo...
 

freple

Membro
Ele não dá CV, mas evita q vc perda alguns pelo caminho...o intercooler bombado reduz beeem a diferença da pior passagem, qdo comparada à melhor passagem!
mais um produto testado e aprovado pelo A3 clube.....hehehehe....
 

della

Membro
Eu tb defendo a tese que devemos limpar o IC periodicamente, externamente ele fica impregnado de sujeira, quem manja de transmissão de calor sabe que sujeira é um isolante FDP em trocadores de calor...
 

marioaoliva

Moderador
Eu tb defendo a tese que devemos limpar o IC periodicamente, externamente ele fica impregnado de sujeira, quem manja de transmissão de calor sabe que sujeira é um isolante FDP em trocadores de calor...

Della,,

E internamente, toda turbina da uma ramelada de óleo, além do óleo atrapalhar a troca de calor, ele tb diminui o diametro dos dutos interno do Ic, meu carro tem 11 anos e nunca foi mexido no ic, o dia que mexi no farol tirei a pressurização e vi q tinha muita sujeira... No dia do dinamo ia levar um termometro que uso no meus Rc, para ver qual a temperatura do ic antes e após a puxada... Poderiamos ver até o coletor que tb é aluminio se realmente a junta que o Madmax usa segura a temperatura e quanto segura...
 

della

Membro
Não tem jeito de zerar o óleo que fica alí mesmo mario, coisa típica de carro turbo com algum uso...
Mas o ar passa por alí em baixa velocidade, então o pouco óleo que fica no inteiror do IC deve ter pouca ou nenhuma interferência... o pior mesmo é a crosta de sujeira que fica no aletado do IC, isso sim isola a troca térmica...
 

madmax

Membro
Então por dentro o meu intercooler não estava sujo ou melado de oleo, a única coisa que estava suja era a frente da parte externa, que realmente poderia prejudicar um pouquinho sua eficiência.
 

marioaoliva

Moderador
Não tem jeito de zerar o óleo que fica alí mesmo mario, coisa típica de carro turbo com algum uso...
Mas o ar passa por alí em baixa velocidade, então o pouco óleo que fica no inteiror do IC deve ter pouca ou nenhuma interferência... o pior mesmo é a crosta de sujeira que fica no aletado do IC, isso sim isola a troca térmica...
Então por dentro o meu intercooler não estava sujo ou melado de oleo, a única coisa que estava suja era a frente da parte externa, que realmente poderia prejudicar um pouquinho sua eficiência.

Aqui na empresa quando limpamos os trocadores de calor do ar condicionado, se percebe a diferença na temperatura do ar... e como percebe... o Della que trabalha com isso não me deixa mentir... Mas tenho certeza que isso não influenciaria nq pontencia... E sim muito pouco na perda de potencia após o uso continuo da pressão do turbo... Tipo uma puxadas na rua... sinto como todos aqui que tem a3 turbo que ele perde potencia após o aquecimento, sem que não é só por causa dos ics...
 

della

Membro
Aqui na empresa quando limpamos os trocadores de calor do ar condicionado, se percebe a diferença na temperatura do ar... e como percebe... o Della que trabalha com isso não me deixa mentir... Mas tenho certeza que isso não influenciaria nq pontencia... E sim muito pouco na perda de potencia após o uso continuo da pressão do turbo... Tipo uma puxadas na rua... sinto como todos aqui que tem a3 turbo que ele perde potencia após o aquecimento, sem que não é só por causa dos ics...
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