Intercooler original dos A3 180cv são subdimensionados

madmax

Membro
Pessoal,

Como já postei aqui estou trocando o intercooler original do meu A3 pelo Bombado, e pesquisando na Net achei um coeficiente para dimensionar o intercooler para um motor a partir se sua potência, onde é considerado 17,5mm³/HP, um coeficiente teórico pois tem varios fatores que influem como pressão de trabalho cilindrada do motor, mas este coeficiente serve para termos uma idéia se um intercooler suporta 200cv ou 500cv, onde o intercooler bombado tem as medidas: 18 x 21 x 13 = 4914mm³ / 17,5 = 280,8HP, portanto o intercooler bombando suporta até 280,8 HP(286,69cv), potência bem próxima citado pelo over que acertou um A3 com upgrade com gt2560r e disse que o intercooler perdeu eficiência depois do 280cv, portanto o intercooler bombado é bom para preparação até 280cv, mais do que isso precisa de um intercooler maior frontal.
Já o Intercooler original do 180cv(acho que é igual do 150cv) tem as seguinte medidas: 18 x 21 x 8 = 3024mm³ / 17,5 = 172,8hp(175cv), portanto estando subdimensionado, onde até um original deve ter um ganho expressivo, pois eu imagino que a fabrica deveria trabalhar com um margem para cima e não para baixo e imagine um chipado com seus 200 a 210cv o que deve saturar o intercooler, e o meu que esta com 230cv por isso que sinto muito diferença para andar com a carro dependendo da temperatura do dia, onde medindo o carro no dyno já chegou a dar até 40cv de diferença no mesmo dia, só esperando a temperatura do intercooler diminuir, amanhã vou instalar ele no meu carro e quero passar ele novamente no dyno para ver a diferença, onde eu acho que além de ganhar alguns cvs, as puxadas no dyno devem ter a potência bem próxima agora.
 

madmax

Membro
Eu paguei R$ 749,00 na Spa Turbo, pois na supercooler esta R$ 880,00 e na performance café esta R$ 799,00 e todos tem as mesmas dimensões.
 

alexandresk

Novato
o meu deu 350cv com um bombado desses.

a questão é a seguinte:

se vc pegar um intercooler e colocar uma pistola de ar quente dentro e colocar a mão na saida do ar ele vai sair FRIO, vai estar entrando ar a uns 200º e saindo temperatura ambiente. depois de uns 20 segundos ele começa a esquentar. vc consegue sentir encostando a mão na frente do intercooler que a parte perto da entrada do ar quente fica quente e o resto frio e vai esquentando aos poucos. O calor da pistola de ar quente é maior que o ar da turbina mas a vazão de ar dela é beem menor.

Isso com ele parado, sem receber vento na cara. Isso se chama a massa termica dele. Então se vc der uma puxada com ele frio a puxada pressurizando apenas em uma marcha dura oque? 10s? algo por ai. ele não vai ter tempo de esquentar o intercooler. ja na segunda ele vai estar "heat-soaked" ou seja quente, e um intercooler grande tem uma capacidade de resfriar muito melhor que um pequeno. ai que um fmic ( frontal) ganha de um smic ( lateral ).

então pode se dizer que em potencia final ele não melhora mas ela dura mais. e esses bombados tem uma massa termica maior, o meu pesa umas 3 vezes do que o original. isso faz ele demorar mais pra esquentar, mas depois que esquentou demora mais pra esfriar.

Pra cidade e estrada ele ta otimo pra mim. Se for pra track days realmente pode se pensar em um frontal.

No seu caso acho que vai ter pouco ganho de pontecia mas como disse ele vai demorar mais pra esquentar.

posso estar errado vamos ver. huahuahuah
 

madmax

Membro
Pôxa, mas se o bombado pesa 3x o OEM, estamos indo no sentido contrário...

O intercooler original pesa em torno de 5 kg e o bombado pesa 10kg, onde a diferença de peso é insignificante para um carro que pesa 1255kg mais o peso do condutor, e o bombado é inteiro de alumínio e o original tem as laterais de plástico, onde o bombado é bem mais robusto que o original.
 

madmax

Membro
.

Pra cidade e estrada ele ta otimo pra mim. Se for pra track days realmente pode se pensar em um frontal.

No seu caso acho que vai ter pouco ganho de pontecia mas como disse ele vai demorar mais pra esquentar.

posso estar errado vamos ver. huahuahuah

Diversos carros de arrancada andam sem intercooler e com potência elevadas, a principal função do intercooler é diminuir a temperatura do ar, onde se o ar entrar mais frio se tem mais potência por tem mais partículas de oxigênio no ar, e no caso dos motores turbos que fábrica o aumento tende a ser maior por a injeção identifica que o ar esta mais frio e com isso ainda o ponto de ignição e aumenta a quantidade de combustível e pressão do turbo, mas para mim a principal função é a diminuição do risco de quebras no motor, pois com a ar mais frio diminui bastante o risco de furar um pistão por exemplo e também com um intercooler maior você consegue utilizar o carro no limite por mais tempo e com um risco menor que quebrar, por exemplo o seu carro se tivesse um intercooler maior iria manter mais a potência e com um risco menor. No meu caso eu acho que se o ganhar 5cv de pico já estou satisfeito, mas acho que a curva de potência e torque devem aumentar um pouco, o que é muito mais importante do que apenas aumento de potência de pico e vou manter o meu motor mais "protegido".
 

Flavio

Novato
Medi o meu hoje e deu 280cv com o bombado que se não me engano é esse SPA. Na segunda já caiu para 274cv que acredito que seja por conta do que comentaram, ou seja, esquentou depois da primeira puxada e já muda o desempenho para pior. Pode ser que em uma estrada se mantenha por ter ar frontal direto na cara o intercooler, coisa que parado mesmo com ventilação não refrigera muita coisa.

Em termos de potência o preparador diz que suporta os 350cv. Conforme eu for ajustando terei a certeza se dá mesmo ou não. O que garanto é que hoje está dando 280cv com 31 de torque no bombado.
 

della

Membro
O intercooler original pesa em torno de 5 kg e o bombado pesa 10kg, onde a diferença de peso é insignificante para um carro que pesa 1255kg mais o peso do condutor, e o bombado é inteiro de alumínio e o original tem as laterais de plástico, onde o bombado é bem mais robusto que o original.
"Aumentar a potência deixa você mais rápido nas retas; subtrair peso deixa você mais rápido em todo lugar." - Colin Chapmam
 

gahbriel

Novato
Não esqueçam q os 150 e 180cv de nossos sao medidos no MOTOR, portanto o cooler original está legal, minha opiniao.
Em relaçao ao peso, qualquer kg q vc tira dele na inércia ja faz mta diferença, ex. as rodas.

Ja vi gnt colocando 2 coolers laterais p nao por frontal, será q resolve? Eu quero chegar nos 225cv, mas quero ele bem esperto, com folga.
 

MarceloA3T

Membro
Medi o meu hoje e deu 280cv com o bombado que se não me engano é esse SPA. Na segunda já caiu para 274cv que acredito que seja por conta do que comentaram, ou seja, esquentou depois da primeira puxada e já muda o desempenho para pior. Pode ser que em uma estrada se mantenha por ter ar frontal direto na cara o intercooler, coisa que parado mesmo com ventilação não refrigera muita coisa.

Em termos de potência o preparador diz que suporta os 350cv. Conforme eu for ajustando terei a certeza se dá mesmo ou não. O que garanto é que hoje está dando 280cv com 31 de torque no bombado.

Flavio qual é a pressão da turbina ?? Conforme conversamos sábado no encontro, achei a turbina pequena. E após muitos anos de experiencia nao sei como o preparador estima tudo isso. Como te falei acredito a olho que não chegue nos 350.
Se na primeira deu 280 e na segunda caiu é aquilo que muitos já sabem. O Lateral Bombado satura após os 280 cv. O ar pressurizado vai ficar cada vez mais quente e dali pra frente vai caindo nas medições. O Frontal mesmo em um ambiente fechado não iria cair tantos cv.
 

MarceloA3T

Membro
Não esqueçam q os 150 e 180cv de nossos sao medidos no MOTOR, portanto o cooler original está legal, minha opiniao.
Em relaçao ao peso, qualquer kg q vc tira dele na inércia ja faz mta diferença, ex. as rodas.

Ja vi gnt colocando 2 coolers laterais p nao por frontal, será q resolve? Eu quero chegar nos 225cv, mas quero ele bem esperto, com folga.

Também sou da opnião do max. Que para o "180 remapeado " que vai acima dos 200cv o intercooler Original satura e muito. No meu carro é perceptivel como após algumas puxadas em dias quentes o carro perde rendimento.

Também acho que o peso do Lateral de 5kg a mais não significada nada se comparado ao tanto que vai melhorar no desempenho. Somente o ganho será percebido !

E usar 2 intercooler não seria uma boa estratégia Gahbriel. O gasto que vc vai ter será o dobro ou o triplo. Vc tera que usar o Coletor invertido do S3, achar o intercooler do S3, etc etc

O Bombado lateral sai mais barato e tem a mesma eficiencia se somado os 2 do S3. Ou seja suporta até uns 280cv sem perder. Vai sair bem mais barato e é plug and play.
 

alexandresk

Novato
realmente é bem pesado. mas a eficiencia é maior tb. O original é de dutos extrusados e os bombados geralmente de dutos quadrados que são melhores em termos de fluxo.
 

della

Membro
Bom realmente é um fato que o IC OEM é fraco mesmo... depois do remap eu sinto bem a diferença entre as puxadas com o carro frio e quente, em dias de calor intenso nem se fala...
 

MarceloA3T

Membro
Sim é complicado mesmo !! Porem ainda acho um item meio caro. Mais tenho vontade de colocar no meu carro. Se fosse metade do preço que custa atualmente ja teria comprado.
 

freple

Membro
O intercooler frontal da Supercooler que mede 730x240 ....O custo sairia + ou - 1.900,00 á 2.200,00 (me mandaram por e-mail)...agora não sei se ele incluiu no preço a pressurização....
 

chedid

Administrador
Pessoal, só num esqueçam que a turbina nanica exige intercooler mais eficiente... já vi muita turba grande, sem intercooler, render 450hps matendo 60 graus na adimissão... não é só potência que gera aquecimento, mas também outros fatores...
 

kikohonda

Membro
Só tem que tomar cuidado com o lag que um intercooler grande frontal vai dar, segundo outros tópicos que já li aqui.

Acho que o bombado é bem legal para quem quer fazer ups não tão radicais.

Só uma dúvida em relação ao bombado: dá para prender o duto de plástico que direciona do ar da entrada do parachoque para o intercooler, como no original?
 
Topo