[Discussão] Quanto seu A3 dá de final?

pulgaboy

Novato
Olha só pessoal, fiz em excel um esquema onde é só colocar as relações de marcha, diferencial, aro, e pneu utilizado no seu carro...
embaixo você pode alterar os valores da velocidade que ao lado ele dá o valor da rotação do motor correspondente, pode fazer isso nas 5 marchas do A3, no caso o arquivo está com os dados do meu a3, com pneus aro 15' originais e pneus 205/60.

os dados provavelmente não baterão com o painel, pois como vocês sabem, e como sabem, o painel marca um teco a mais que no gps...portanto, a velocidade mostrada no excel que fiz, é como se fosse a velocidade marcada no GPS.

http://www.4shared.com/file/4BI5Q20Oba/VelocidadeXrpm_Audi_A3.html

bom, no meu carro, os valores ficam próximos, e com GPS é quase perfeito!

espero que essa porra que fiz sirva pra alguns do fórum aqui! hahaha

não tenho ainda um ano de clube, mas sempre acompanho as discuções aqui! haha

abração galera!

Cesário

Novato
O 1.8 Aspirado demora tanto, mas tanto, pra dar 180, que eu paro nos 160km/H...o carrin ruim pra andar viu. :( rsrs...
Meu Vectra CD 2.2 16v Mecanico dá 240km facin facin, no mesmo tempo em que eu gasto pra dar 160km/h no A3 :)

Detalhes de ambos.
Vectra CD 2.2 16v 2002 Mecanico, original, 138cv, gasolina, rodas e pneus originais 205 55 16
Audi A3 1.8 20V Aspirado Mecanico, 2002, original, 125cv, rodas e pneus originais 195 65 15

E o Vectra é mais pesado, cambio beeeeem longo, tanto que de 5º marcha em 140km/H, o rpm ainda tá no 3mil, já o Audi tá hurrando. rs...mas eu gosto dele demais, só poderia ser um pouco mais rápido, por isso quero um T, seja prata ou vermeio. rs

Cfacioli

Membros VIP
@[member="ademar5"]

Vc viu q a temperatura do seu carro ta mais baixa q o normal? Deve estar ou sem a válvula termostática ou a mesma c defeito....

Sent from my iPhone using Tapatalk 2

Cesário

Novato
Cfacioli disse:
@[member="ademar5"]

Vc viu q a temperatura do seu carro ta mais baixa q o normal? Deve estar ou sem a válvula termostática ou a mesma c defeito....

Sent from my iPhone using Tapatalk 2
Mas no caso dessa temperatura na hora talvez seria mais por andar em estradas e com rotação baixa. No meu Vectra por exemeplo só ando de 120km/H e não chega a 2,5mil RPM, e sempre com o cruise control ligado, aí a temperatura só fica no azul ( fria ). Ela vai pra temperatura normal só se eu ficar acelerando demais na estrada, ou se andar na cidade, aí só fica no normal. No Audi ela fica baixa também, não como no Vectra, mas fica ali nos 70/80, isso porque só ando na casquinha do acelerador, e eu só ando em estrada, e sempre que tem descida eu tiro o pé do acelerador e deixo descer até onde tem que acelerar novamente, e isso faz que o combustivel corte e fique apenas refrigerando o motor, então a temperatura tem que abaixar.

Cfacioli

Membros VIP
Cesário disse:
Mas no caso dessa temperatura na hora talvez seria mais por andar em estradas e com rotação baixa. No meu Vectra por exemeplo só ando de 120km/H e não chega a 2,5mil RPM, e sempre com o cruise control ligado, aí a temperatura só fica no azul ( fria ). Ela vai pra temperatura normal só se eu ficar acelerando demais na estrada, ou se andar na cidade, aí só fica no normal. No Audi ela fica baixa também, não como no Vectra, mas fica ali nos 70/80, isso porque só ando na casquinha do acelerador, e eu só ando em estrada, e sempre que tem descida eu tiro o pé do acelerador e deixo descer até onde tem que acelerar novamente, e isso faz que o combustivel corte e fique apenas refrigerando o motor, então a temperatura tem que abaixar.

Nos audi a3 a temperatura tem que ficar obrigatoriamente nos 90º. Se baixar, há problema na termostática. Ela existe justamente para este fim, para manter a 90º (ou próximo disso).

Andr3T

Membro
Em qualquer condição que seja, a temperatura deve ficar próxima de 90 graus. Troque a sua válvula termostática o quanto antes.

pulgaboy

Novato
exatamente!! bom trocar mesmo!! não faz muito tempo minha válvula travou fechada e quase que fode o motor todo! temperatura chegando a níveis extremos! é sempre bom trocar a válvula, só por precaução, experiência própria.

diego4100

Membro
Cesário disse:
O 1.8 Aspirado demora tanto, mas tanto, pra dar 180, que eu paro nos 160km/H...o carrin ruim pra andar viu. :( rsrs...
Meu Vectra CD 2.2 16v Mecanico dá 240km facin facin, no mesmo tempo em que eu gasto pra dar 160km/h no A3 :)

Detalhes de ambos.
Vectra CD 2.2 16v 2002 Mecanico, original, 138cv, gasolina, rodas e pneus originais 205 55 16
Audi A3 1.8 20V Aspirado Mecanico, 2002, original, 125cv, rodas e pneus originais 195 65 15

E o Vectra é mais pesado, cambio beeeeem longo, tanto que de 5º marcha em 140km/H, o rpm ainda tá no 3mil, já o Audi tá hurrando. rs...mas eu gosto dele demais, só poderia ser um pouco mais rápido, por isso quero um T, seja prata ou vermeio. rs
Por ser hatchback, o A3 tem uma aerodinâmica pouco favorável à velocidade final. Os GMs dos anos 90, como Vectra, Omega e Calibra, tinham excelente aerodinâmica, o que favorecia muito a velocidade.

Cesário

Novato
Sim galera, a temperatura temq ue ficar nos 90º, porém se vc pegar uma descida longa e descer de 5º sem acelerar, a temperatura vai baixar, não vai chegar a colar o ponteiro no ínicio, mas ela vai descer.

Cesário

Novato
diego4100 disse:
Por ser hatchback, o A3 tem uma aerodinâmica pouco favorável à velocidade final. Os GMs dos anos 90, como Vectra, Omega e Calibra, tinham excelente aerodinâmica, o que favorecia muito a velocidade.
Achei que mesmo tendo 13cv a menos que o GM, por ser menor/mais leve e com cambio curto, deveria chegar nos 240 facin, aí me enganei muito quando peguei o A3 asp. Já o GM na arrancada perde.

Cfacioli

Membros VIP
Cesário disse:
Sim galera, a temperatura temq ue ficar nos 90º, porém se vc pegar uma descida longa e descer de 5º sem acelerar, a temperatura vai baixar, não vai chegar a colar o ponteiro no ínicio, mas ela vai descer.
Não, não vai descer. Não vai e não deve. A não ser que esteja com defeito ou que essa descida seja ENORME (algo qse impossível de acontecer) para o motor rodando em cut-off chegar a esfriar....

Andr3T

Membro
Cesário disse:
Não vai pois esse é o sintoma de válvula termostática travada aberta. Eu e o cfacioli estamos te dando a dica, se você continuar insistindo nesse erro, ai não podemos fazer nada meu amigo.
Outro sintoma que você percebe é que o motor demora mais para chegar aos 90 graus, por conta da água já estar circulando no motor mesmo com ele frio, O QUE NÃO PODE, a válvula evita a água de entrar no motor enquanto ele está frio para que o mesmo chegue a temperatura ideal o MAIS RÁPIDO possível e se mantenha nessa temperatura sob qualquer condição, seja estrada, frio, neve, rio 40 graus...

Cesário

Novato
André Dal Molin disse:
Não vai pois esse é o sintoma de válvula termostática travada aberta. Eu e o cfacioli estamos te dando a dica, se você continuar insistindo nesse erro, ai não podemos fazer nada meu amigo.
Outro sintoma que você percebe é que o motor demora mais para chegar aos 90 graus, por conta da água já estar circulando no motor mesmo com ele frio, O QUE NÃO PODE, a válvula evita a água de entrar no motor enquanto ele está frio para que o mesmo chegue a temperatura ideal o MAIS RÁPIDO possível e se mantenha nessa temperatura sob qualquer condição, seja estrada, frio, neve, rio 40 graus...
Então André, é o que o Cfacioli disse. O que eu quis dizer foi em modo cut off...como eu só ando em estradas, dificilmente ando só pisando, e onde moro são muitas descidas onde eu aproveito todas e deixo o motor em 5º sem acelerar, e na maioria de 100km/h pra cima, então a temperatura baixa mesmo. Tanto que isso acontecia no meu Vectra, no fusion e na Grand Tour e agora no A3...só no celta que não abaixava porque eu descia acelerando. Depois que mudei para um bairro ao lado de BR, meus carros ficam com temperatura mais baixas que quando eu morava no centro da cidade. Eu saio de casa, viro uma rua, desço outra e já estou na br.

Andr3T

Membro
Cesário disse:
Então André, é o que o Cfacioli disse. O que eu quis dizer foi em modo cut off...como eu só ando em estradas, dificilmente ando só pisando, e onde moro são muitas descidas onde eu aproveito todas e deixo o motor em 5º sem acelerar, e na maioria de 100km/h pra cima, então a temperatura baixa mesmo. Tanto que isso acontecia no meu Vectra, no fusion e na Grand Tour e agora no A3...só no celta que não abaixava porque eu descia acelerando. Depois que mudei para um bairro ao lado de BR, meus carros ficam com temperatura mais baixas que quando eu morava no centro da cidade. Eu saio de casa, viro uma rua, desço outra e já estou na br.
Tá... não falo mais nada, se quiser e for um bom dono de A3, troque a sua válvula termostática e verá o que estamos dizendo. A temperatura NUNCA vai abaixar, mesmo numa ladeira infinita e no ponto-morto. Só não vá colocar válvula xing ling, elas geralmente já vem com defeito de fábrica.

Junior.mcj

Membro
Todo mundo falando de 1.8 vamos falar do meu 1.6 8V 2005 (Não SR).

Atingi velocidade máxima de 193kmh (marcando no painel) no climatronic 186kmh, sem ajuda geográfica. Sem passageiros.

Pneus 215/60/15, único up Filtro e CAI K&N Duplo Fluxo estava com Podium.

Agora no A1 1.4T 122hp fui de boa até os 195km/h, depois disso ficou sofrido, mas cheguei a 210km/h. Sem ajuda geográfica, sem ups, apenas gasolina podium. Sem passageiros. Ia mais um pouco, entretanto acabou a reta.

Testes realizados por mim no Condomínio Quinta da Baronesa - Bragança Paulista.