(Discussão) Preparação para TrackDays

Galera, opinião de quem já passou por todas as etapas...

Fase 0: Acompanhei muitos TDs da mureta, vendo os carros passar
Fase 1: Já andei de carro original porque era só pra ver como era, curtir
Fase 2: fiz upgrade de suspensão e slick num carro original pra andar um pouco melhor
Fase 3: Fiz upgrades de motor, suspensão e pneus pra andar de carro semi original
Fase 4: Comprar um carro pra dia a dia, deixando o antigo especialmente para TD
Fase 5: Evoluir bastante o carro de TD a ponto dele não conseguir mais andar na rua
Fase 5.5: Consertar o carro a cada trakday porque sempre tem uma manutenção que te leva a mais upgrades (isso se repete muitas vezes entre as fazes e depois de cada trackday)
Fase 6: Colocar 12x o valor do carro em investimento no carro de TD e ter 500hp, gaiola, extintor central
Fase 7: Vender o carro de TD e comprar realmente um carro de TD
Fase 9: Ainda não cheguei nela.... rs

Eu estou na fase 7, estou partindo para um Evo...

Não adianta em que fase vc está no momento.... se vc gosta mesmo de acelerar e gosta de pista, vc vai passar por todas as fases, seja qual for o seu dinheiro!
Tem gente que tem a mesma fase, só que com um Evolution que já gastou mais de 400mil no carro e ele está parado na oficina esperando o bloco que explodiu. Ele passou pra fase 7 e comprou uma GT3 RS! simples!!!

Essa discussão não vai levar a nada!
Todas as pessoas são diferentes, mas se vc realmente gosta da coisa, vc vai querer passar por todas essas fases!

Chega-se ao ponto de, de carro "popular", gastar muito num TD
- Inscrição 1000,00
- Pneu: 2200,00 (eu sempre usava um jogo de pneu zero pro final, pra flying lap)
- Óleo: 300,00
- Pastilha: 600,00
- Combustível: 300:00
- Fluido de Freio: 200,00
- Reboque: 300,00

Se for fora do Rio:
- Passagem
- Hospedagem
- Alimentação
- Noitada (sempre rola, rs)

ASCG

Novato
Galera, opinião de quem já passou por todas as etapas...

Fase 0: Acompanhei muitos TDs da mureta, vendo os carros passar
Fase 1: Já andei de carro original porque era só pra ver como era, curtir
Fase 2: fiz upgrade de suspensão e slick num carro original pra andar um pouco melhor
Fase 3: Fiz upgrades de motor, suspensão e pneus pra andar de carro semi original
Fase 4: Comprar um carro pra dia a dia, deixando o antigo especialmente para TD
Fase 5: Evoluir bastante o carro de TD a ponto dele não conseguir mais andar na rua
Fase 5.5: Consertar o carro a cada trakday porque sempre tem uma manutenção que te leva a mais upgrades (isso se repete muitas vezes entre as fazes e depois de cada trackday)
Fase 6: Colocar 12x o valor do carro em investimento no carro de TD e ter 500hp, gaiola, extintor central
Fase 7: Vender o carro de TD e comprar realmente um carro de TD
Fase 9: Ainda não cheguei nela.... rs

Eu estou na fase 7, estou partindo para um Evo...

Não adianta em que fase vc está no momento.... se vc gosta mesmo de acelerar e gosta de pista, vc vai passar por todas as fases, seja qual for o seu dinheiro!
Tem gente que tem a mesma fase, só que com um Evolution que já gastou mais de 400mil no carro e ele está parado na oficina esperando o bloco que explodiu. Ele passou pra fase 7 e comprou uma GT3 RS! simples!!!

Essa discussão não vai levar a nada!
Todas as pessoas são diferentes, mas se vc realmente gosta da coisa, vc vai querer passar por todas essas fases!

Chega-se ao ponto de, de carro "popular", gastar muito num TD
- Inscrição 1000,00
- Pneu: 2200,00 (eu sempre usava um jogo de pneu zero pro final, pra flying lap)
- Óleo: 300,00
- Pastilha: 600,00
- Combustível: 300:00
- Fluido de Freio: 200,00
- Reboque: 300,00

Se for fora do Rio:
- Passagem
- Hospedagem
- Alimentação
- Noitada (sempre rola, rs)

Curti as fases,, ainda bem que o nogaro não vai para a faca.......

O Blue TEORICAMENTE não vai pra faca.... TEORICAMENTE do verbo ele vai ser forte com certeza, rs

Eu vendi meu Gol de TD, que já estava no nível 6 facilmente!

Ao meu ver, o menor custo de ter um carro indestrutível, durável no quesito TD, vendável depois de vários TDs e que realmente vai te dar prazer é um Evo.

46251_545713648788758_763024308_n.jpg

376927_498377513522372_1437896464_n.jpg

484096_491330944227029_1915594418_n.jpg

Era feito de Cromomolibdênio sem costura, com a parede do tubo que constava no Anexo J da FIA. Ele seguia todo o anexo mas tinha algumas modificações, como a barra lateral que tinha uma angulação diferente e o arco central tinha uma amarração no fundo.
Devia pesar uns 60-80kg... não tenho muita noção de peso assim na mão.... Ele seguia o Anexo J da FIA com algumas modificações.
Sem sombra de duvida foi o melhor upgrade do meu carro. O ganho de chão e principalmente de segurança foi absurdo!

Vou só pra curti, quando tiver uma condição maior dai sim vou em todos pra fazer tempo, mais no momento não tenho $ pq vai mtu mesmo

Pgo

Novato
O Blue TEORICAMENTE não vai pra faca.... TEORICAMENTE do verbo ele vai ser forte com certeza, rs

Eu vendi meu Gol de TD, que já estava no nível 6 facilmente!

Ao meu ver, o menor custo de ter um carro indestrutível, durável no quesito TD, vendável depois de vários TDs e que realmente vai te dar prazer é um Evo.

46251_545713648788758_763024308_n.jpg

376927_498377513522372_1437896464_n.jpg

484096_491330944227029_1915594418_n.jpg

Rodrigo, vc vendeu esse carro para o Marcelo?

BazanAt

Novato
AHuehuehueh minha audi esta quase igual a esse gol....catch tank, bateria no porta malas....kkk
Para mim falta o sto antonio e o extintor central....husahsuahusa
Muito Top o golzao!

Claudião

Novato
Vicia infinitamente mais.....
DJing é barato! Vc gasta 12mil, tem a Ferrari dos equipamentos e pronto!
E se vc for Profissional mesmo, nem precisa ter equipamento.
Hoje em dia eu levo um fone e duas pendrives para as boates! rs

Mano, equipamento eu tenho particular... só pra curtir! toquei uma vez na 97FM aqui de sampa,

mas eu gosto de fazer meus sets pra ouvir nas viagens!

coitado dos vizinhos.... isso que qdo era festa num QG meu, ai era a K7b no talo e o chão tremendo!

Os profissas são isso ai... fone e as musiquetas ! fd-c.

Como eu não vou pra TD, fico nas CDjs.

topico ON.

halanedson

Aro 12
Amigos, vou desenterrar o tópico e fazer uma pergunta aos que tem experiência no assunto.

Vou chamar tbm os amigos que tem acompanhado o tópico de preparação do meu Audi S3 1.8T Quattro. @[member="della"] @[member="Alessio"] @[member="freple"] @[member="Guegué"] @[member="overspeed"] @[member="Cfacioli"] e companhia

Meu carro sofreu os seguinte upgrades:

1. Suspensão - Amortecedores Bilstein, molas H&R e manutenção completamente feita.

2. Freios - Kit Stage 5 da ECS, com pinças brembo de 358mm, pastilhas Hawk HPS Performance Brake, fluído DOT 4

3. Motor - Pistões e Bielas forjadas, turbina GT2871 com caixa quente adaptada para o coletor original, potência prevista de 400cv

4. Intercooler - Intercooler de alta qualidade suportando entre 600 e 700 hp.

5. Pneus - Toyo T1R 235 x 45 x 18"

6. Roda - Oz Sparco Pista 18"

6. Manutenção - Totalmente feita, em tudo o que foi possível identificar e outras coisas mais.

Este é o meu carro. Meu objetivo não é nem tanto ir a TD. Eu tenho vontade de pagar 1 hora de vez em quando num autódromo e correr um pouco com o carro. Lógico que não vou andar a 100 km. Porque se assim fosse eu ficaria na rua mesmo. Mas tbm quero ir para brincar e quase sempre será sozinho. Tbm não quero esculaxar o carro até porque tenho maior carinho por ele. Quero apenas ter lazer e me divertir. Se tiver que dar uma volta puxando bem e 5 devagar que seja. Me imagino da seguinte forma: chego, dou 03 voltas de boa, dou mais 02 voltas puxando bem e 02 devagar para voltar aos boxers. Deixo o carro descansar e tal. É isso aí.

Vi que vou precisar de fluído DOT 5, pneus slick, as trocas de óleo recomendadas aqui antes e depois de ir para a pista e talvez trocar as pastilhas por RedStuff Performance Brake.

Minha pergunta é:

1. Para o objetivo que postei acima e os ups que foram feitos, meu carro estaria preparado para isso?

2. Isso sacrificaria muito meu carro?

3. Risco de quebrar sei que sempre existe, mas o que vcs acham?

Pergunto e quero ouvir a opinião dos amigos porque isso é um sonho para mim, mas quero fazer com segurança para o carro e principalmente para mim.

Abração a todos....

alexsp91

Membro
halanedson disse:
Minha pergunta é:

1. Para o objetivo que postei acima e os ups que foram feitos, meu carro estaria preparado para isso?

2. Isso sacrificaria muito meu carro?

3. Risco de quebrar sei que sempre existe, mas o que vcs acham?
Se prepara que vc vai ouvir todo tipo de respota, tanto positiva quanto negativa...

1° todo carro com manutenção 100% em dia esta preparado para um TD, logico que respeitando o limite do carro...
2° Depende do quao agressivo vc vai ser, se for ficar atancando todas as zebras em todas as voltas fortes ou nao, vc vai ter q trocar bucha mais cedo, pois seria a msm coisa q andar a milhao em uma rua esburacada
3° Risco de quebra? sempre tem, forçar o carro dando falta de combustivel, capotar, passar reto pq freiou mto tarde e insistir em entrar na curva ao inves de utilizar a area de escape e voltar com segurança, tem n variaveis

Se for andar a primeira vez em um autodromo, peça dicas de pessoas mais experientes, mto ajudam andando com vc falando uns pontos padroes de frenagem, marcha, tracado, depois com o tempo é só vc ir polindo sua tocada.

Abraço

della

Membro
Halan,

Acho bem legal sua intenção e sinceramente creio que o carro dará conta do recado sem maiores problemas com o setup pretendido.
Não vi na sua lista nada quanto a Haldex, já li muito por aí que a tração peida depois de umas voltas fortes e desacopla, tem algumas alternativas como um módulo que te permite gerenciar a tração e configurar pra pista, mas a maior questão é quanto ao aquecimento mesmo, há quem instale ventoinhas adicionais e até mesmo um trocador de calor bombado pra resfriar a Haldex...
Ainda sobre este tema, o problema é perder a tração e ficar 4X2 carregando peso morto, pois depois de fria volta a funcionar.

Cfacioli

Membros VIP
@[member="halanedson"]

1 - Acho sim que seu carro está pronto. Mas veja bem, há grande diferença entre andar, que parece que é o que vc quer, e competir. Para andar e curtir um pouco, sem intenção de competir, acho que está num ponto MUITO bom!

2 - Sacrificar é relativo... depende da sua tocada. Andando numa boa, sem forçar demais o conjunto (coisa que vc consegue sentir), acho que não sacrifica não.

3 - Acho pouco provável quebrar algo, mas tem sim o risco. Avalio que é baixo, EU, se tivesse condições e o carro, participaria com certeza.

Alessio

Novato
Carro está bem preparado para aguentar porrada da pista.

COmo vc mesmo citou um fluído de freio dot4 sintético, RF600 dá conta.
Pneus iria de R888
Suspensão top, só acertar a dureza deles.

Acho legal o camber plate, para poder acertar a cambagem para pista, uma vez q S3 não tem regulagem.

Haldez dizem q desacopla, um gerenciador melhoria e pista, mas acho desnecessário, sabendo q não é o objetivo do carro.

Talvez umas barras para travar o carro e melhorar a rolagem do carro.

http://www.ecstuning.com/Audi-TT_MKI-Quattro-225HP/Suspension/Sway_Bar/ES5475/

Quebrar há sempre o risco, não tem como prever isso.

E pista sempre exige muito do carro e terá desgaste prematuro de muita coisa.

Não esquece de pastilhas boa para pista, freio traseiro a Power Brakes vende kit de 300mm, olha no tópico do Satck.

halanedson

Aro 12
della disse:
Halan,

Acho bem legal sua intenção e sinceramente creio que o carro dará conta do recado sem maiores problemas com o setup pretendido.
Não vi na sua lista nada quanto a Haldex, já li muito por aí que a tração peida depois de umas voltas fortes e desacopla, tem algumas alternativas como um módulo que te permite gerenciar a tração e configurar pra pista, mas a maior questão é quanto ao aquecimento mesmo, há quem instale ventoinhas adicionais e até mesmo um trocador de calor bombado pra resfriar a Haldex...
Ainda sobre este tema, o problema é perder a tração e ficar 4X2 carregando peso morto, pois depois de fria volta a funcionar.
@[member="della"]
Realmente sobre a haldex eu não vi nada além da troca de óleo e filtro. Tenho que analisar. Contudo, o uso do carro em 95% do tempo será aquele para o qual foi projetado mesmo. Não sei se realmente vale a pena investir mais dinheiro para tão pouco tempo. Acho que não teria problema esperar um pouquinho para esfriar.

Cfacioli disse:
@[member="halanedson"]

1 - Acho sim que seu carro está pronto. Mas veja bem, há grande diferença entre andar, que parece que é o que vc quer, e competir. Para andar e curtir um pouco, sem intenção de competir, acho que está num ponto MUITO bom!

2 - Sacrificar é relativo... depende da sua tocada. Andando numa boa, sem forçar demais o conjunto (coisa que vc consegue sentir), acho que não sacrifica não.

3 - Acho pouco provável quebrar algo, mas tem sim o risco. Avalio que é baixo, EU, se tivesse condições e o carro, participaria com certeza.
@[member="Cfacioli"]

É pra curtir mesmo. Não quero competir com ninguém. Apenas contra mim mesmo. Competir só na arrancada. É menos perigoso. Autódromo é só lazer mesmo.

Alessio disse:
Carro está bem preparado para aguentar porrada da pista.

COmo vc mesmo citou um fluído de freio dot4 sintético, RF600 dá conta.
Pneus iria de R888
Suspensão top, só acertar a dureza deles.

Acho legal o camber plate, para poder acertar a cambagem para pista, uma vez q S3 não tem regulagem.

Haldez dizem q desacopla, um gerenciador melhoria e pista, mas acho desnecessário, sabendo q não é o objetivo do carro.

Talvez umas barras para travar o carro e melhorar a rolagem do carro.

http://www.ecstuning.com/Audi-TT_MKI-Quattro-225HP/Suspension/Sway_Bar/ES5475/

Quebrar há sempre o risco, não tem como prever isso.

E pista sempre exige muito do carro e terá desgaste prematuro de muita coisa.

Não esquece de pastilhas boa para pista, freio traseiro a Power Brakes vende kit de 300mm, olha no tópico do Satck.
@[member="Alessio"]

Eu disse que uso o DOT 4. O pessoal aqui citou que tinha que usar o DOT5. Vc falou DOT4. kkkkkkk É isso mesmo ou vc se confundiu?

A suspa minha não tem regulagem não. É fixa.

Desculpe a pergunta cabaço, mas essas barras que vc citou vão onde? Dentro ou fora do carro? Pega por baixo? Pode deixar fixa direto ou saindo da pista tem que tirar?

Alessio

Novato
S3 é feita para uso de fluído dot4, viscosidade muda, dizem q pode usar o 5.1 q não dá problemas, mas olha na tampa do reservatório! hehehehe, falei dot4 mesmo, diferença dele para o 5 é só viscosidade, se quer algo de pista o RF600, é dot4, mas sintético, onde aguenta maior temperatura.

Fixa eu sei, digo regular a dureza do amortecedor ou o seu não tem tal regulagem?

B5_Rear_Sway_Bar_Installed_1.jpg

halanedson

Aro 12
Alessio disse:
S3 é feita para uso de fluído dot4, viscosidade muda, dizem q pode usar o 5.1 q não dá problemas, mas olha na tampa do reservatório! hehehehe, falei dot4 mesmo, diferença dele para o 5 é só viscosidade, se quer algo de pista o RF600, é dot4, mas sintético, onde aguenta maior temperatura.

Fixa eu sei, digo regular a dureza do amortecedor ou o seu não tem tal regulagem?
Entendi @[member="Alessio"]. Acho que o meu óleo é o SAE J1704.

O meu amortecedor não tem regulagem não.