(Discussão) Preparação para TrackDays

Ando em TrackDay desde 2008, praticamente em todas as edições e só tenho um conselho: É uma cachaça! O vício é enorme e vc cada vez vai querer mais coisas para o seu tempo, até o ponto em que o seu carro é desconfortavel demais pra dia a dia e mole demais pra pista....
 
EU VOU NO PRIMEIRO TD AGORA MÊS QUE VEM NO VELOPARK
queria umas dicas do pessoal,
onde posso conseguir esses Pneus?
Dicas de Fluido pro Freio e pra direção?
não pretendo dar mtus voltas, mas nas que eu andar quero ir forte..
 

overspeed

Comerciante
Isso ai, ja acertei alguns Golfs de TD, um deles exclusivo pra isso... posso dizer que é 50% suspensão, 30% freios e 20% motor... tem que montar algo MEGA confiável... intercooler maior é item de lei pra quem quer andar bem, escape livre idem... um destes tinha 400 e algo cv com 1,1bar... eu queria aumentar pressão pra chegar aos 450cv mas o dono disse que 400cv ja tava sobrando potencia pro setup dele...e posso dizer... o que ele tinha de freio, suspensão e cambio (6marchas) pra carro de rua éra já um troço fora do sério...
 

alexsp91

Membro
Entao over...tu concorda comigo que procurando diversao e brincar com os outros carros de 200hp que tem de monte... mete uns slick...se divirta...veja oq vc acha q precisa melhorar... consulte e vai montando algo que encaixe no seu padrao...nao tem segredo... e nem frescuras do tipo...ah mais fode nao sei oq...ah mais vai embreagem e mimimi....sendo q nem pisaram no asfalto...

parece aqueles caras que tem porsche, ferrari e afins...carros q de fabrica jah vem pronto pra aguentar alem do q vc consegue e andam a 10 por hora na pista...concordo q eh o estilo dele de se divertir...mas só pq uma ferrari foi pra pista vc vai ficar de mimimi depois pra comprar o carro?
 

overspeed

Comerciante
Cara, se for andar sério tentando virar tempo eu discordo de vc, pegar um carro de uso diário e simplesmente enfiar lá vc vai se aborrecer porque é bem exigido freio, pneus, suspensão, etc... a questão é que as vezes vc acha que não esta fazendo nada mais do que o carro foi feito pra fazer, mas é bem o contrário... como vc mesmo disse Ferrari, Porsche e outros poucos carros tem o conceito de serem usados na pista e na rua (pesquisa a origem da NASCAR e o termo "Win on sunday, sell on monday")

conheço gente que no primeiro dia de TD teve que voltar de guincho porque ficou 100% sem freio, conheço quem teve que emprestar pneu e roda porque ficou só no arame, tbm conheço quem capotou/bateu carro durante o evento... e ouvi não um nem dois casos de gente que o motor "bateu"/quebrou.
 

MarceloA3T

Membro
Apoiado totalmente OVER !!! É isso que estou tentando dizer pro Alex, mais tá dificil ele entender rsrs

Ele ta achando que com a turbininha, o intercooler oem e freios OEM ele vai chegar lá e andar tranquilamente com os outros carros e ainda fazer bonito do lado de carros com 200cv !!

Na hora que vc chegar lá ... sendo realista, vc vai conseguir andar junto com algum Punto T Jet 1.4, Algum Corsa 1.6 Aspirado, Algum Escort 1.8 Zetec e por aí vai...

Hoje em dia no TD só tem maconha violenta !! rsrs. O negocio está ficando cada vez mais profissional....
Claro sempre tem alguns caras bem de boa....carros OEM e tal. No TD da Oktane no RJ por exemplo... quando fui tinham 80 carros, alguns carros totalmente de rua... nem suspensao feita, nem freios nem muita coisa no motor. Aí dá pra brincar com eles na pista. Hoje em dia não tem mais OTD no RJ...


O Fiesta do nosso amigo 2.0 Duratec.... 178 cv (Fueltech) e 850 kg... vai te dar 10 a 15 segundos por volta chutando baixo ! rsrs
O Peugeot 106 1.6 16v do nosso outro amigo Bruno Guerreiro tb... vc vai desacreditar das frenagens em cima da curva, de como ele contorna curvas e pior... na saída da curva onde vc acha que vai pegar ele o 1.8 T com os 200 cv não será o suficiente !! rsrs

Bom é mais ou menos isso... não é querendo desanimar vc não... pelo contrário, quando vc for participar eu quero estar lá do seu lado te apoiando e assistindo vc, mais é a realidade.
Se vc for pra se divertir e desencanado eu concordo com tudo que vc disse !! Eu tambem iria para me divertir e curtir o autodromo e os carros !

No TD hj vale muito a relação peso potencia, o tipo de carro, e o quanto cada carro tem de preparação para o TD. E nisso nossos carros não são dos melhores... é soh comparar um A3 1180 Kg e 200 cv relação 5,9 Kg/cv Fiesta 850 kg e 179cv relação 4,7 Kg/cv Quem vc acha que vai andar na frente ???
 
Entao over...tu concorda comigo que procurando diversao e brincar com os outros carros de 200hp que tem de monte... mete uns slick...se divirta...

Acho que o Alex ta falando em brincar mesmo, tirar um lazer e não "competir" com outros, tirando tempo e tals..

O esquema ai eh um fiat 147 aliviado com ap 2.0 com 3kg hahahahhahaha.. cambagem negativa e pal no gato ehhehehe
 

DouglasM

Novato
Entao over...tu concorda comigo que procurando diversao e brincar com os outros carros de 200hp que tem de monte... mete uns slick...se divirta...veja oq vc acha q precisa melhorar... consulte e vai montando algo que encaixe no seu padrao...nao tem segredo... e nem frescuras do tipo...ah mais fode nao sei oq...ah mais vai embreagem e mimimi....sendo q nem pisaram no asfalto...

parece aqueles caras que tem porsche, ferrari e afins...carros q de fabrica jah vem pronto pra aguentar alem do q vc consegue e andam a 10 por hora na pista...concordo q eh o estilo dele de se divertir...mas só pq uma ferrari foi pra pista vc vai ficar de mimimi depois pra comprar o carro?
Cara, é dificil de você entender, então vai fundo, bota na pista ...
As pessoas falam e você acha que é mimimi, pq criou o tópico ?
A embreagem realmente vai pra pica, a suspensão se for original é perigosa e vai exigir muito tambem, isso é FATO, não é mimimi .
Você acha que tá devagar, que não tem erro, vai nessa .. E se tiver dia de sol então você vai dar uma volta e seus freios vão pro espaço ..
Eu te fiz uma pergunta lááááá no começo que você não respondeu, É o seu 2ª carro e pode ficar parado por eventuais quebras ? Se for carro único, se prepara$ para troca de óleo, pastilha, fluido de freio pelo menos .

Boas sorte e vai que vai .
 

Alessio

Novato
TD não é para vc passear, isso se faz na beira do mar na Praia Grande !! hehehe

TD é viciante, mas um passa-tempo bem caro, alias muito caro, começando pela inscrição, Capuva hj é uns 1000 por carro, AIC já passa dos 500, aí vc soma óleo veja qto fica.

Não tem brincadeira ali, nego monta para fazer tempo, carro OEM hj em dia é raro, e uma k04 no pau por 10 voltas logo cospe tudo !! heheheh

Freios a mesma coisa, se for OEM não dura 4/5 voltas antes de acabar, isso se as pastilhas não acabarem e vc voltar guinchado.

Minímo para vc levar uma S3 para pista é uma suspensão top, nem me venha com nacional, vai ter q comprar uma Koni PSS9 ou uma DS2, coiso fina, comprar kit de cambagem, já q S não tem regulagem, um belo setup de freios, coisas como Brembo ou Wilwood com belas pastilhas e arrancar seu interior para aliviar alguns kilos.

Pneus e rodas adequadas, pneus principalmente, pelo menos uns slicks de alguma copa aí..hehehe
 

overspeed

Comerciante
Fiz um A3 180 (do barney) com K16 andando na gasolina com 1,5Bar, ainda tinha suspensão top, freios top tbm... acertamos o carro no sabado de manhã (ja estava de óleo novinho e com 1 litro a mais porque a idéia éra ir no TD) e corremos pro trackday (em Brasilia)...ele andou 15 minutos apenas, qdo parou saia uma fumaça federal dos freios, caixa quente estava incandescente... só de chegar perto vc sentia o carro pelando...detalhe ficou uns 40 minutos estalando feio em tudo o que era coisa até esfriar...

Pra correr vc precisa zerar sistema de freio imediatamente antes da prova (trocar discos, pastilhas e verificar lonas, além de substituir o fluido de freio), trocar óleo (e colocar de meio a um litro a mais porcausa das curvas), calibrar os pneus bem cheios (tem que levantar e ver se tem bolhas, trincas, etc um a um)... isso sem pretensão alguma de fazer tempo... e pode esperar que sempre vai ter um (muitos) carinha(s) falando que seu carro é um lixo porque tomou volta de carro "mais fraco"... fora qdo vc num tem que escutar os "entendidos" que ficaram só olhando te dando dica porque vc num andou "forte" o bastante.

Então meu conselho é, pra TD num vá aos poucos...se prepare, compre um segundo carro exclusivo só pra isso, invista pra já começar a andar num nivel bom...se não vc se desanima ou então vai gastar o dobro pra montar um carro só pra isso...
 

MarceloA3T

Membro
Assino embaixo Alessio e Overspeed !!

Eu disse tudo isso pro Alex em um encontro pessoalmente. Ele entendeu tudo diferente... como se eu estivesse sendo pessimista e tal... rsrs
Mais na verdade eu tava querendo é ajudar, alertando e tentando poupa-lo de possiveis gastos desnecessarios ou dor de cabeça !! Ex: Ir para o TD e voltar com a Turbina fumando e destruida, ou ir e voltar sem Freios ou o pior ir e voltar de Guincho para casa.

Porque pagar 500 reais para ir lá passear... encha o tanque é vá para praia... de um "passeio" na Serra na ida e volta a praia e boa !!
 

Claudião

Novato
Só um relato: o cara do nissan GT, aquele da multa, foi pra interlagos com esse bichano... socou a butina e acabou com os pneus em poucas voltas,
saiu de lá direto pra loja trocar... fumo de 8 paus.
 

freple

Membro
foi oq eu disse....isso é Play pra gente grande....

vou continuar na arquibancada assistindo....rsrs....e torcendo pros corajosos...
 

Claudião

Novato
e olha que era um nissan GT... teoricamente carro esportivo. Paga milão pra entrar e depois si fodi na saida...tá loko.
 

Claudião

Novato
Ando em TrackDay desde 2008, praticamente em todas as edições e só tenho um conselho: É uma cachaça! O vício é enorme e vc cada vez vai querer mais coisas para o seu tempo, até o ponto em que o seu carro é desconfortavel demais pra dia a dia e mole demais pra pista....

mano , vicia mais que essas cdjs ai do seu avatar ???
 

kikohonda

Membro
Alex, já andei em alguns trackdays e posso te falar o seguinte:

Se você quer só se divertir, ver os limites do seu carro, vale muito a pena! Agora se você quer brigar por tempo com outros "pilotos", ai vai ter que investir muito no carro, principalmente em suspensão, freios e pneus. O carro realmente é bastante exigido, mas tudo depende da maneira como você se comporta na pista. Uma coisa é certa: Nenhum carro original, por melhor que seja, aguenta uma sequência muito grande de voltas rápidas. Então meu conselho, por experiência própria, é você dar no máximo 2 voltas rápidas, aliviar o carro na seguinte, e voltar para os boxes. Nunca voltar para os boxes imediatamente após uma volta rápida, porque vai estar fumaçando tudo, os freios principalmente, e tudo muito quente. Sempre tem que dar uma volta bem tranquila antes de ir para os boxes para esfriar o carro. Eu como só andei aqui no Rio e a pista era pequena, dava no máximo umas 3 voltas puxando e aliviava umas 2 antes de ir para os boxes.
O que desgasta muito são os freios e os pneus. Te aconselho comprar uns slicks usados para poder brincar mais tranquilo. Os pneus normais de rua desgastam demais na pista.
Quanto aos freios, veja se as pastilhas estão legais e vá monitorando tudo durante o evento.
Em um desses trackdays em que participei, me empolguei na pista. Vinha brincando com outro A3 na pista, depois colei em um focus gaiolado, não resisti e continuei pisando. Devo ter dando umas 6, 7 voltas pisando. Então foi quando fui tentar colar mais no focus para passá-lo na reta e o freio acabou na freada de uma curva... Você não tem idéia de quanta coisa passou na minha cabeça naquela fração de tempo (até no Ayrton Senna pensei)... então tive que jogar para dentro da curva para perder um pouco de velocidade e quando o asfalto acabou e começou a grama vi a brita chegando, e eu ainda de lado... ai virei para o lado da brita para pegar com o carro defrente e reto (se pegar a brita de lado a probabilidade de capotar é grande), e graças a deus, só dei um pulo na brita e sai na grama do outro lado... sufoco total! Quando cheguei nos boxes estava sem pastilhas...
Não vale a pena dar uma sequência de muitas voltas, se controle mesmo, porque não vale a pena arriscar você e seu carro!
Outra coisa que já estava esquecendo, é para você começar a tocada tranquila, e vir melhorando aos poucos, pegando mais confiança. Geralmente os acidentes acontecem nas primeiras voltas com a empolgação...
Qq coisa fique a vontade para perguntar.
Abraço
 
Caras, vocês na maioria falam do Sul, São Paulo e Rio? Aqui em Brasília nego bota carro de dia a dia. Tem Ka, tem Focus, tem Voyage turbo, Stilo, Uno, Gol 1.0 T, Civic Si, alguns com radial mesmo. Tem gente que entra pra brincar. Tem gente que entra pra fazer tempo mesmo. Tem gente que se empolga e capota. Os pneus sofrem muito e pegar um slick usado das copas da vida é sempre um adianto, cobram 800,00 no jogo dos R888 15", dá pra andar uns 4 TD. O próprio Nelson Piquet falou que é loucura, pois carro de rua não é pra pista, não tem suspensão, estrutura, freio... Mas o pessoal continua colocando. Tem risco pro dono do carro e pros outros mas, é o que tem.
Tudo bem quer passear, vai pra beira mar, concordo, como Brasília não tem praia perto.
E pô todo mundo aqui uma vez ou outra dá uma chinela na rua mesmo sabem que é proibido e arriscado.
Colocar no autódromo é uma alternativa pra poder conhecer melhor o carro. Claro se você for um tarado, que acha que dá pra ficar rodando de pé em baixo direto o carro vai. Geralmente quem anda de carro de rua dá uma volta rápida, pára, conversa, depois dá outra. Não fica o tempo todo andando porque aí é carro de pista e, que ainda preparados quebram.
Sábado passado teve um TD aqui 70,00 + doação de sangue. Lotou de carro e moto.
Fim de semana que vem tem outro, mas já é 300,00. http://www.podiumrace.com.br/
Vai ter nego de Porsche, GT-R, vai. Mas vai ter carro de pista e carro de rua. Geralmente separam os superesportivos dos meros mortais.
Minha opinião final é; autódromo em geral detona o carro! mas se você não estiver com sangue nos olhos e conseguir suprimir seus impulsos, dá pra brincar, toda vez que vou é um câmbio, uma embreagem, mas é divertido.
Nunca coloquei o A3, ainda vou colocar só pra fazer um vídeo de pé baixo.
 

Guegué

Novato
Domingo em interlagos uma 335 passou reto na entrada do S do senna, faltou freios pelo jeito, e pelo naipe do intercooler no parachoque, alguma coisa boa nos freios deveria ter tb, mesmo assim passou reto.

Mas sempre tem carros praticamente originais brincando. Se o objetivo é esse, vá, mas pode ter certeza q vc terá gastos depois com manutenção, e corre o risco de quebrar coisa cara rs

A idéia original do track day é proporcionar as pessoas simples como eu, vc e a galera, uma experiencia na pista com o seu próprio carro. Entao, vc nada mais estara fazendo do q cumprindo com o objetivo inicial do track day.

Infelizmente existe a competitividade, ai aparece um monte de nego querendo fazer tempo melhor q o outro, andar mais rapido, ter carro mais bem montado e uma coisa no brasil q é natural, a elitização, hoje em dia vc precisa pagar mais de 1000 reais pra andar, pq tem um monte de dono de supercarro q pagaria muito mais q isso pra colocar o carro na pista. Enquanto existir gente inflacionando as coisas, o valor vai continuar subindo, é natural do brasileiro sem ganancioso.
 

Piro

Novato
TD não é para vc passear, isso se faz na beira do mar na Praia Grande !! hehehe

TD é viciante, mas um passa-tempo bem caro, alias muito caro, começando pela inscrição, Capuva hj é uns 1000 por carro, AIC já passa dos 500, aí vc soma óleo veja qto fica.

Não tem brincadeira ali, nego monta para fazer tempo, carro OEM hj em dia é raro, e uma k04 no pau por 10 voltas logo cospe tudo !! heheheh

Freios a mesma coisa, se for OEM não dura 4/5 voltas antes de acabar, isso se as pastilhas não acabarem e vc voltar guinchado.

Minímo para vc levar uma S3 para pista é uma suspensão top, nem me venha com nacional, vai ter q comprar uma Koni PSS9 ou uma DS2, coiso fina, comprar kit de cambagem, já q S não tem regulagem, um belo setup de freios, coisas como Brembo ou Wilwood com belas pastilhas e arrancar seu interior para aliviar alguns kilos.

Pneus e rodas adequadas, pneus principalmente, pelo menos uns slicks de alguma copa aí..hehehe

Só corrigindo uma coisa @Alessio eu faço parte do R.A faz uns bons anos, alias foi o primeiro forum q eu entrei pois o clube subaru era dentro do R.A, conheço o pessoal q faz o aic e nunca passou de 500 inclusive o proximo inclusive eles fecharam pro dia 7 agora e logo mais soltam mais infos, mas sempre fica entre 300 e 400 reais nunca chegou a passar de 400.
Essa palhaçada que fizeram em capuava foram os cariocas do caralho, isso ai foi patifaria, eles ja sabiam q iam ter 300 carros MTOOOO top's e tocaram o foda-se e colocaram o preço, mas em média pra andar la é 550/600 reais.

De resto concordo com vc, mas se a idéia do cara é conhecer o proprio carro, acho valido sim ele ir la, melhor do que colocar na rua pra testar, agora pra querer ir brincar serio, jamaisssssssss rsrsrsrs
 
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