Defeito Tensionador Corrente Comando Motor 2.0 TSI CCZA - Cuidado, risco de PT no Motor!

fmatiussi disse:
Pessoal sou novo no Fórum.
Tenho um A3 Sport 8P 2.0T FSi, que exatamente agora está parado na oficina por esta falha no tensor da corrente de comando. Fui mais uma vítima!
Pulou 5 dentes no pinhão do virabrequim e atropelou as válvulas.
O problema deu sintomas e eu ignorei. Um dia antes o motor fazia uns leves barulhos de corrente raspando a carcaça. Porém na hora eu não identifiquei que era isso.
No outro dia durante a partida, o motor não parava na marcha lenta e ao acelerar fazia barulhos mais intensos, quando de repente em marcha lenta, bem lenta +-500rpm falhando, morreu e não ligou mais. O motor passou então a girar sem compressão ao tentar dar a partida.
Porém jamais passou na minha cabeça, no dia anterior, que aquele barulhinho poderia resultar nesta falha catastrófica em um motor com 50mil km.

Mandei um e-mail indignado pra Audi do Brasil onde fui orientado a levar o carro em uma concessionária para análise, e que dependendo das circunstancias o conserto seria feito por conta da Audi mesmo fora da garantia.

Pois bem, conversando com muitas pessoas, inclusive auditores de pós vendas em outras empresas do ramo automotivo, decidi por não perder meu tempo deixando o carro parado por meses na concessionária para análise. Afinal comprei o carro usado e não fiz a ultima revisão dos 45mil km o que poderia ser um grande argumento contra mim.

Enfim...

Pra fazer a preventiva, de peças no balcão da concessionária (VW) pra substituir o tensor, a corrente e as guias sai R$1050,00, a mão de obra vai mais uns R$1000,00. Acho que essa preventiva é essencial.

Fica ai meu relato.
Um abraço.
Caramba cara. Que tristeza só de ler isso.
50mil apenas? Qual o ano de fab/modelo do carro?
Ja chegou a orçar o reparo?

Acho que ainda vale tentar cara. Um consultor da Eurobike comentou comigo que outro dia arrumaram um cambio de Q5 de graça mesmo 2 anos fora da garantia.
Da inclusive pra caracterizar como vicio oculto e meter no pau acho. Mta grana!

Por ser um problema cronico mundial onde nao existe programa de manutenção oficial (ja que eh corrente).

Enfim. Boa sorte ai e nos diga como andam as coisas.

Pessoal fala aqui que esse problema da com 70mil km, 50 eh raro e me assusta, ja que o meu esta batendo 40 agora.

Abs

Sent from my iPhone using Tapatalk

Borjão

Membro
Poxa!!!
Acabei de postar no fórum geral que estou praticamente de negócio fechado pra pegar um 09/10 com 58mil km e agora li isso aqui.

já o número do motor não é confiável, como posso verificar se o tal tensor do carro é o "bom" ?

sem condições de pegar um carro desse e já de cara gastar 5k de preventiva...

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Borjão disse:
Poxa!!!
Acabei de postar no fórum geral que estou praticamente de negócio fechado pra pegar um 09/10 com 58mil km e agora li isso aqui.

já o número do motor não é confiável, como posso verificar se o tal tensor do carro é o "bom" ?

sem condições de pegar um carro desse e já de cara gastar 5k de preventiva...

Gente, ate 2013 tem esse defeito. não tem numero de motor bom. O jeito e fazer manutencao preventiva igual os de correia fazem e pronto.

Borjão

Membro
mfractal disse:
Gente, ate 2013 tem esse defeito. não tem numero de motor bom. O jeito e fazer manutencao preventiva igual os de correia fazem e pronto.
Opa! Agora ficou mais claro... kkkk
Então não tem como fugir né, visto que um 2013 ainda é bem caro :euhein:

Resumindo, o que preciso trocar e com quantos km?
Chassis em questão: WAUHF28P5AA011955

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Borjão disse:
Opa! Agora ficou mais claro... kkkk
Então não tem como fugir né, visto que um 2013 ainda é bem caro :euhein:

Resumindo, o que preciso trocar e com quantos km?
Chassis em questão: WAUHF28P5AA011955
Temos o kit completo a venda, caso quiser me manda uma mp. Além de vender o kit orientamos e acompanhamos o serviço junto com o seu mecanico.

Tapatalkin!

É amigos parece que fui mais uma vítima do problema do tensionador superior, no dia 01/10 depois de uma esticada eu senti o carro falhando na lenta e sem força, cheguei em casa com o carro falhando como se um cilindro não estivesse funcionando, na hora pensei que fosse velas, bobina ou até bomba de combustível devido o carro já estar com 90k.
Contudo ja achei muito estranho pois foi literamente do nada a falha e como não era falha pequena comecei a me preocupar com a corrente dentada, contudo assim que cheguei em casa ja passei o VCDS na hora e não vi o código de erro referente a corrente e sim o famoso "misfire".
No dia seguinte troquei as velas crendo que fosse e rezando para que fosse esse o problema pois o carro simplemente não ligava mais e continuou assim após a troca das velas, pensei em até gasolina adulterada pois coincidiu no dia eu estar na reserva e colocar gasolina e após uns 20km começar o problema.
Enfim, fiquei 10 dias com o carro parado testando bomba de gasolina, voltagem chegando nas bobinas, bobinas, sensores, fazendo testes pelo VCDS e tudo dando ok, foi quando eu cheguei a conclusão que infelizmente precisava guinchar para oficina e ter a pior notícia que podia ter, motor está sem compressão. Na hora veio o filme de um mês atrás, onde eu ter visto este tópico e já me programando para trocar corrente e tensionador no início de Novembro.
Quando o mecânico falou da compressão ele falou que tinha quatro carros Audi entre A4 e A3 na oficina com o mesmo problema e teve um que foi o cabeçote todo novo, e assim que ele terminasse de falar eu já comentei com ele que poderia ser devido ao tensionador superior, e ele simplesmente disse "exatamente" pois 100% dos casos foi devido a esta causa.
Logo ele me solicitou a autorização para abrir o cabeçote e ver o tamanho do estrago, falei que iria pensar pois na hora não sabia nem o que falar, uma vez que eles não abrem neste sabádo e tem o feriado na segunda, somente na terça irei ligar para oficina. Estava pensando em até levar na concessionária para comprar uma briga judicial, o problema é o tempo, que vai levar no mínimo 5 meses e na incerteza de perder ainda devido a laudos e engenheiros que precisaria para afirmar tal avaria.
Com isso já andei pesquisando valvulas (na melhor das hipóteses), cabeçotes (na pior das hipóteses e isso se não danificou o cilindro), tensionador, junta, etc, pois um novo é sem condição nenhuma, custa cerca de 8.5k.
Então senhores pra quem tem esse motor, tem que ter cuidado, pois eu devo trocar a cada 50k o tensionador superior.
Só curiosidade pois já tive outros carros que estavam foram do ponto mas nem por isso a válvula pegou nos pistões, logo gostaria de saber se alguém sabe quantos dentes precisa pular para a válvula pegar nos pistões no caso dos 2.0 TFSI.

Borjão

Membro
erasmo.monteiro disse:
É amigos parece que fui mais uma vítima do problema do tensionador superior, no dia 01/10 depois de uma esticada eu senti o carro falhando na lenta e sem força, cheguei em casa com o carro falhando como se um cilindro não estivesse funcionando, na hora pensei que fosse velas, bobina ou até bomba de combustível devido o carro já estar com 90k.
Contudo ja achei muito estranho pois foi literamente do nada a falha e como não era falha pequena comecei a me preocupar com a corrente dentada, contudo assim que cheguei em casa ja passei o VCDS na hora e não vi o código de erro referente a corrente e sim o famoso "misfire".
No dia seguinte troquei as velas crendo que fosse e rezando para que fosse esse o problema pois o carro simplemente não ligava mais e continuou assim após a troca das velas, pensei em até gasolina adulterada pois coincidiu no dia eu estar na reserva e colocar gasolina e após uns 20km começar o problema.
Enfim, fiquei 10 dias com o carro parado testando bomba de gasolina, voltagem chegando nas bobinas, bobinas, sensores, fazendo testes pelo VCDS e tudo dando ok, foi quando eu cheguei a conclusão que infelizmente precisava guinchar para oficina e ter a pior notícia que podia ter, motor está sem compressão. Na hora veio o filme de um mês atrás, onde eu ter visto este tópico e já me programando para trocar corrente e tensionador no início de Novembro.
Quando o mecânico falou da compressão ele falou que tinha quatro carros Audi entre A4 e A3 na oficina com o mesmo problema e teve um que foi o cabeçote todo novo, e assim que ele terminasse de falar eu já comentei com ele que poderia ser devido ao tensionador superior, e ele simplesmente disse "exatamente" pois 100% dos casos foi devido a esta causa.
Logo ele me solicitou a autorização para abrir o cabeçote e ver o tamanho do estrago, falei que iria pensar pois na hora não sabia nem o que falar, uma vez que eles não abrem neste sabádo e tem o feriado na segunda, somente na terça irei ligar para oficina. Estava pensando em até levar na concessionária para comprar uma briga judicial, o problema é o tempo, que vai levar no mínimo 5 meses e na incerteza de perder ainda devido a laudos e engenheiros que precisaria para afirmar tal avaria.
Com isso já andei pesquisando valvulas (na melhor das hipóteses), cabeçotes (na pior das hipóteses e isso se não danificou o cilindro), tensionador, junta, etc, pois um novo é sem condição nenhuma, custa cerca de 8.5k.
Então senhores pra quem tem esse motor, tem que ter cuidado, pois eu devo trocar a cada 50k o tensionador superior.
Só curiosidade pois já tive outros carros que estavam foram do ponto mas nem por isso a válvula pegou nos pistões, logo gostaria de saber se alguém sabe quantos dentes precisa pular para a válvula pegar nos pistões no caso dos 2.0 TFSI.
amigo que bad!
mesmo medo que eu tenho...

acha que se trocar so esse tensionador resolve?
até então vi o pessoal trocando kit completo, que é caro "/

Bem caro mesmo! Preferiria que tosse correia mesmo. Metade do preço a preventiva.
Alguém sabe dizer se o restante da linha Audi tambem cai nisso? Entendo que o A4 e A5 seriam sucetíveis ao mesmo problema.

Borjão disse:
amigo que bad!
mesmo medo que eu tenho...

acha que se trocar so esse tensionador resolve?
até então vi o pessoal trocando kit completo, que é caro "/
Amigo, pelo que já pesquisei (dezenas de fóruns de várias partes do mundo (América do Norte, América do Sul e Europa)) e segundo o mecânico, o causador 100% do casos é o tensionador superior da corrente, não se apegue ao ano do veículo pois sim ao código da peça do tensionador, onde se começar com 06H pode susbtituir de imediato independente da quilometragem, preste atenção, não pense duas vezes, compensa levar até guinchado para não correr o risco, acredite, vai por mim cara leva guinchado e pede para verificar o código da peça, se não me engano da para ver sem precisar remover a capa toda e sim apenas uma tampinha circular. Pois mesmo que haja mão de obra, compensa.
Pois o A4 que estava lá no dia, o dono foi a clube e quando estava indo embora ao dar a partida no carro ele ouviu um estalo e condenou simplesmente o cabeçote todo.
Como falei em algumas partes do mundo os casos ocorrem nos motores de 2008 a 2013 como um dos sites que pesquisei houve um boletim técnico da Volkswagem (http://www.golfmk6.com/forums/showthread.php?t=47128).
Logo não houve relatos de quebra da corrente, guias ou o outro tensionador e nem retorno após instalar a 06k109467, claro isso vai do propietário se não consegue dormir a noite rsrs, eu incialmente vou trocar a cada 50k o tensionador por via das dúvidas, se durante esse tempo e não ver mais casos de quebra deste novo tensionador posso até pensar em trocar a cada 90K, pois o correto na teoria seria trocar a cada 180k o kit todo conforme o manual onde ai gasta cerca de R$3.500,00 mesmo não tem jeito, se quer rir tem que fazer rir :).
Eu ainda fico na esperança do dano ser o menor possível pois no meu caso o motor estava em operação quando desliguei, fraco mais estava, e não ouvi nada ao ligar. Logo tentarei amanhã fazer um videoscópio, uma espécie e "endoscopia" do motor, é simples, basta tiras as velas e colocar a mini câmera "Buroscópio" dentro e verificar se há marcas nos pistões, a fim de evitar a tirar o cabeçote só para verificar. Pois com esse problema já houve vários graus de danos, cabeçote todo com as 16 válvulas, outros com 8 vávlvulas empenadas, outros com 4 válvulas empenadas e outros houve apenas o carro ficar fora do ponto.

Johnzaccardi disse:
Bem caro mesmo! Preferiria que tosse correia mesmo. Metade do preço a preventiva.
Alguém sabe dizer se o restante da linha Audi tambem cai nisso? Entendo que o A4 e A5 seriam sucetíveis ao mesmo problema.

Amigo, o restante da linha Audi cai sim, do Grupo VAG em várias partes do mundo, eu já vi Passat, CC, EOS, Tiguan, Golf GTI, A3, A4, A5 e alguns Skoda. Logo eu sugiro aqueles com motores EA888 2.0 TSI/TFSI verificarem o código do tensionador superior da corrente, se for 06H pode substituir de imediato, sem pensar duas vezes.

Borjão

Membro
Amigo obrigado pela dica. Vou mandar verificarem esse tal tensionador o mais rápido possível. Pelo visto não da pra gente mesmo verificar em casa, né?

Borjão disse:
Amigo obrigado pela dica. Vou mandar verificarem esse tal tensionador o mais rápido possível. Pelo visto não da pra gente mesmo verificar em casa, né?
Pelo que vi não é muito complicado, apesar de ver apenas parte da peça, já é o suficiente para diferenciar quando é a antiga e quando é a nova, o acesso é um pouco ruim, mas com pouca ferramenta, espelho e iluminação no local da pra ver sim. Segue dois videos um que vi onde citam a verificação do tensionador:

(Verificando o modelo do tensor da corrente de distribuição do motor 2.0 TFSI)
https://www.youtube.com/watch?v=FqMyLSd03Mo.1

(How to Check if you have the Latest VW or Audi TSI Timing Chain Tensioner)
https://www.youtube.com/watch?v=19uZiXE7n-A

Borjão

Membro
erasmo.monteiro disse:
Pelo que vi não é muito complicado, apesar de ver apenas parte da peça, já é o suficiente para diferenciar quando é a antiga e quando é a nova, o acesso é um pouco ruim, mas com pouca ferramenta, espelho e iluminação no local da pra ver sim. Segue dois videos um que vi onde citam a verificação do tensionador:

(Verificando o modelo do tensor da corrente de distribuição do motor 2.0 TFSI)
https://www.youtube.com/watch?v=FqMyLSd03Mo.1

(How to Check if you have the Latest VW or Audi TSI Timing Chain Tensioner)
https://www.youtube.com/watch?v=19uZiXE7n-A
obrigado mais uma vez!

vou tentar ver depois.

pra adiantar, qual tensor devo comprar pra ficar livre dessa preocupação???

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Além do tensionador TEM que trocar a corrente também. O tensionador causa o problema mas a corrente foi revisada também. Versão antiga estica além das tolerâncias permitidas.

Tapatalkin!

Borjão

Membro
mfractal disse:
Além do tensionador TEM que trocar a corrente também. O tensionador causa o problema mas a corrente foi revisada também. Versão antiga estica além das tolerâncias permitidas.

Tapatalkin!
hmm

mas então comprando uma revisão mais nova fica livre do problema e pode voltar a trocar só com mais 150mil km?

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Na teoria trocando corrente + tensionador com versões revisadas não precisará mais trocar nunca.

Tapatalkin!

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Temos um kit completo anunciado na rpmstore.com.br que é as versões mais recentes e mais revisadas.
Para quem quer somente tensionador + corrente pode entrar em contato direto comigo. Ok?

Tapatalkin!