Dúvidas - Manutenção câmbio TipTronic

JoaoChico

Novato
Beleza Rafa, vou fazer a tentativa, vou comprar essa N281 e mandar trocar, ai vamos ver se tem co-relação, se acertar, vou mandar um CURTIR ai pra você! rsrsrs. Grande abraço!
 

RaFa360x

Membro
Beleza Rafa, vou fazer a tentativa, vou comprar essa N281 e mandar trocar, ai vamos ver se tem co-relação, se acertar, vou mandar um CURTIR ai pra você! rsrsrs. Grande abraço!

Beleza amigo,

leva na hitecmotorslondrina.com.br que eles trocam a solenoide, fala que foi o Rafael do A3 vermelho de Rolandia que recomendou, fala com o Danilo...
 

JoaoChico

Novato
Opa legal!!!, sabe onde posso comprar essa N281 Rafael? A gente podia se encontrar e reunir a turma aqui da nossa região pra trocar experiências. Vou levar lá e falar com o Danilo. Valew!
 

RaFa360x

Membro
Opa legal!!!, sabe onde posso comprar essa N281 Rafael? A gente podia se encontrar e reunir a turma aqui da nossa região pra trocar experiências. Vou levar lá e falar com o Danilo. Valew!

opa, aqui em rolandia tem eu e um amigo que tem a3 q participa do club! qqr coisa eh soh falar.. a gnt ve um dia de tomar uma breja...

a solenoide, importando aqui http://cobratransmis...ducts_id=803029
fica mais barato, principalmente se passar sem imposto... mas demora uns dias pra chegar...

ou o pessoal da hitec consegue a solenoide que vc precisa...
fica mais caro, claro, mas é mais rapido...
 

JoaoChico

Novato
Beleza, conversei com o Danilo na hitec, vai ficar R$ 500,00 ele dando a soleneide. Falei de você, e ele perguntou como ficou o seu câmbio... Eu disse que pelo que você postou aqui no forum estava funcionando ... rsrsrsrs, liga pra ele. E vamos combinar sim, se quiserem podemos armar um Churras em Casa. Abraço.
 

RaFa360x

Membro
Beleza, conversei com o Danilo na hitec, vai ficar R$ 500,00 ele dando a soleneide. Falei de você, e ele perguntou como ficou o seu câmbio... Eu disse que pelo que você postou aqui no forum estava funcionando ... rsrsrsrs, liga pra ele. E vamos combinar sim, se quiserem podemos armar um Churras em Casa. Abraço.

Na verdade trocando a solenoide do meu deu um tempo a mais de vida pro meu cambio, pq nao tava mais aguentando esperar 15 minutos aquecendo... mas mesmo assim as vezes, de manha ele demora uns 3 minutos aquecendo até engatar... creio que tem que abrir todo o meu cambio e trocar os discos, acho que ta perdendo pressao o oleo.. mas pra fazer isso compensa eu colocar um cambio manual e nao ter mais dor de cabeça..

gastei esses 500tao e to atras de uma caixa manual completa em bom estado, pra fazer o swap...
 

gabrielm

Novato
cade o marinho???

pessoal, uma mecanica pede.400,00 de mao de obra pra abrir a caixa + os litros do oleo + filtro e mais um sensor de rotação.....

alguem ja trocou esse sensor de rotação do cambio tiptronic???

noutra mecanica vao cobrar 200,00 pelo diagnostico....dae se eu aprovar vao passar o orçamento da mao de obra e nao cobram os 200,00

o que me dizem???

att
 

tiagolmr

Membro
Rafa Monteiro, estou com um problema parecido com o que voce teve, o meu carro nao engata a 3ª marcha logo de cara, todas as outras vao perfeitamente, mas o engracado e que mesmo o carro estando frio quando eu chego a uns 70km/h e paro ele comeca a engatar a 3ª normal. Fui em um mecanico especializado em cambio automatico e ele me disse que a troca do oleo pode resolver o problema e que mesmo se nao sanar totalmente a troca da solenoide que faz a 3ª marcha resolve. O carro esta com 70kkm com oleo original ( ex-dono porco ) estou com ele a 1 ano mais ou menos e rodei uns 4 a 5 kkm.
 

gabrielm

Novato
só pra dar uma atualizada.

mesmo problema...nao entra a terceira com o carro frio. meu carro esta com 123kkm. ja havia trocado apenas o oleo quando ele tinha 70kkm até entao e antes tambem, nunca tinha dado nenhum sintoma na caixa.

apos os testes na mecanica especializada em caixa o diagnostico foi o solenoide mesmo...

comprei 9l de oleo pentosyn, comprei o filtro da caixa...e todo o kit de solenoides jatco original na caixa.

sexta feira eu pego o carro.

segundo o mecanico é o único problema que da nessa caixa. negligencia na troca de oleo (nao foi meu caso) e desgaste do ima dos solenoides...esse é o cancer da jatco.

litro do oleo: 60,00;
filtro da caixa: 110,00;
kit solenóde: 1200,00;
m.o: ?? ainda nao sei. mais ou menos 700,00.

att
 

Reinaldo.a3

Membro
@gabrielm - Tenho certeza que sua viatura vai ficar zerin, zerin denovo depois dessa manut preventiva/corretiva no cambio. rsrs.

Depois posta aqui no forum o resultado desse serviço.
Ok?

Falow, abcs!
 

gabrielm

Novato
cara tem varias coisas ainda pra fazer...
trocar velas, filtro de combustivel, agora ja vi que vou ter que trocar junta...daqui a pouco mais pneus....depois ainda mandar dar um grau na turbina...ééé por ai vai.... :rofl: fora que ja foi final do ano correias, semi eixo...sensor de pressao do oleo...meio do ano fiz revisao no ar, troquei bateria.... :risada: :risada:

tem que rir. mas melhor que pagar 40k num HB20s 1.6 0km!!! tão loco esses fabricantes.

bom, sei que tenho carro agora pra mais uns anos ai tranquilo...ultimo carro que vendi foi com 198kkm. ap 1.8 mi um polo classic serie especial com teto e tal...

tambem tenho que dar um talento na pintura...mas isso eu quero ver se eu mesmo faço..polir...e tal.

att
 

gmiranda

Novato
Galera, de uns dias pra cá, meu tip começou a ficar manhoso. Ele engata a ré tranquilamente pra sair da vaga da garagem, mas quando eu ponho em d ele simplesmente se nega a engatar, demora uns 30 segundos, e eu preciso dar um toque no acelerador pra ele acordar. Alguém sabe o que é? Será que é solenoide ou só o óleo? Porque depois dessa primeira engatada, eu posso tirar e por no d sem problemas.
 

Reinaldo.a3

Membro
@gmiranda --Acho que o ideal é passar o scanner no seu carro.
O VAG-COM ou VCDS é o software que vai mostrar qualquer defeito registrado no modulo do cambio aut.

Tenta passar isso no seu carro e depois posta aqui pra gente ver os logs.
 
só pra dar uma atualizada.

mesmo problema...nao entra a terceira com o carro frio. meu carro esta com 123kkm. ja havia trocado apenas o oleo quando ele tinha 70kkm até entao e antes tambem, nunca tinha dado nenhum sintoma na caixa.

apos os testes na mecanica especializada em caixa o diagnostico foi o solenoide mesmo...

comprei 9l de oleo pentosyn, comprei o filtro da caixa...e todo o kit de solenoides jatco original na caixa.

sexta feira eu pego o carro.

segundo o mecanico é o único problema que da nessa caixa. negligencia na troca de oleo (nao foi meu caso) e desgaste do ima dos solenoides...esse é o cancer da jatco.

litro do oleo: 60,00;
filtro da caixa: 110,00;
kit solenóde: 1200,00;
m.o: ?? ainda nao sei. mais ou menos 700,00.

att

E aí @gabrielm , quando pegar o carro posta pra gente aí ver como ficou... minhas solenoids estão a caminho, parece que tributou.... mas é o mesmo sintoma que apresentou o seu.. vamos ver tomará que fique bom... abrass
 

tiagolmr

Membro
Pessoal andei dando uma pesquisada no vwvortex e encontrei um topico explicando que toda vez que se faz algum tipo de manutenção nos nossos cambios ( troca de oleo, solenoide, etc. ) deve-se fazer adaptação do TCM e no ECM, alguem conhece esse procedimento. Segue abaixo o que indicava o link:

Alguem tem conhecimento desse procedimento?

Automatic Transmission Basic Settings


Ross-Tech is not responsible for any damage or problems that may result from following these instructions. They are to be used at your own risk.
Some TCMs support a Kick-Down procedure and others do Not. Check the procedures on the applicable vehicle-specific Wiki pages in the Diagnostic Procedures section or the Factory Repair Manual for additional information.

This procedure details how to perform a Kick-Down Basic Settings which will relearn the TPS signals to the TCM (Transmission Control Module) and ECM (Engine Control Module) when applicable. Some examples of reasons to perform a Kick-Down Basic Settings are:
  • Battery has been disconnected and re-connected
  • ECM has been removed and reinstalled or replaced
  • Throttle Body has been cleaned or removed and reinstalled
  • Accelerator Pedal has been removed and reinstalled
  • After Engine and/or Automatic transmission repairs
  • Fault codes have been cleared
  • TCM has been removed and reinstalled or replaced

Prerequisites:
  • No DTC's in the Engine or Transmission Controller
  • Throttle Body Alignment (TBA) performed successfully when applicable
  • Ignition on, engine off.
  • Battery voltage at least 11.5 V
  • Do not touch the accelerator pedal.
  • Throttle must be at idling position (keep your foot off the gas pedal)


Contents
Kick-Down Basic Settings in TCM

[Select]
[02 - Auto Trans]
[Basic Settings - 04]
Set Group to "000"
[Go!]
Press accelerator pedal all the way to the floor and hold for 3 to 5 seconds.
[Done, Go Back]
Release the accelerator pedal.
Special Notes
  • It is normal for there to be no explicit instructions or changes on the screen when you do the above procedure. The transmission controller does not provide any feedback that it has been successfully performed. Checking the measuring block readings after the procedure should confirm a change at 95 - 100% pedal position.
  • If the pedal did not travel to the floor due to an obstructions such as too many floor mats the procedure may not be successful.
  • If faults are stored in the Engine or Transmission for throttle related problems, the procedure will not be successful.
  • When the vehicle is equipped with an engine using the Drive-by-Wire (DBW) throttle system the Engine Control Module may support a Kick-Down Basic Settings as described in the next procedure.

Kick-Down Basic Settings in ECM

Note: Most Drive-by-Wire (DBW) throttle systems support the Kick-Down Basic Settings procedure.
[Select]
[01 - Engine
[Basic Settings - 04]
Set Group to "063"
[Go!]
Engines using KWP-2000 or CAN will have the [ON/OFF/Next] button. Click it to turn on Basic Settings.
Press accelerator pedal all the way to the floor.
Kick-down Blee or 10 times may be displayed before holding the pedal to the floor.
The 4th field of display should switch to ADP OK once it has completed.
[Done, Go Back]
Release the accelerator pedal.

Special Notes
  • If the pedal did not travel to the floor due to an obstructions such as too many floor mats the procedure may not be successful.
  • If faults are stored in the Engine or Transmission for throttle related problems, the procedure will not be successful.
 
Pessoal andei dando uma pesquisada no vwvortex e encontrei um topico explicando que toda vez que se faz algum tipo de manutenção nos nossos cambios ( troca de oleo, solenoide, etc. ) deve-se fazer adaptação do TCM e no ECM, alguem conhece esse procedimento. Segue abaixo o que indicava o link:

Alguem tem conhecimento desse procedimento?

Automatic Transmission Basic Settings


Ross-Tech is not responsible for any damage or problems that may result from following these instructions. They are to be used at your own risk.
Some TCMs support a Kick-Down procedure and others do Not. Check the procedures on the applicable vehicle-specific Wiki pages in the Diagnostic Procedures section or the Factory Repair Manual for additional information.

This procedure details how to perform a Kick-Down Basic Settings which will relearn the TPS signals to the TCM (Transmission Control Module) and ECM (Engine Control Module) when applicable. Some examples of reasons to perform a Kick-Down Basic Settings are:
  • Battery has been disconnected and re-connected
  • ECM has been removed and reinstalled or replaced
  • Throttle Body has been cleaned or removed and reinstalled
  • Accelerator Pedal has been removed and reinstalled
  • After Engine and/or Automatic transmission repairs
  • Fault codes have been cleared
  • TCM has been removed and reinstalled or replaced
Prerequisites:
  • No DTC's in the Engine or Transmission Controller
  • Throttle Body Alignment (TBA) performed successfully when applicable
  • Ignition on, engine off.
  • Battery voltage at least 11.5 V
  • Do not touch the accelerator pedal.
  • Throttle must be at idling position (keep your foot off the gas pedal)


Contents
Kick-Down Basic Settings in TCM

[Select]
[02 - Auto Trans]
[Basic Settings - 04]
Set Group to "000"
[Go!]
Press accelerator pedal all the way to the floor and hold for 3 to 5 seconds.
[Done, Go Back]
Release the accelerator pedal.
Special Notes
  • It is normal for there to be no explicit instructions or changes on the screen when you do the above procedure. The transmission controller does not provide any feedback that it has been successfully performed. Checking the measuring block readings after the procedure should confirm a change at 95 - 100% pedal position.
  • If the pedal did not travel to the floor due to an obstructions such as too many floor mats the procedure may not be successful.
  • If faults are stored in the Engine or Transmission for throttle related problems, the procedure will not be successful.
  • When the vehicle is equipped with an engine using the Drive-by-Wire (DBW) throttle system the Engine Control Module may support a Kick-Down Basic Settings as described in the next procedure.
Kick-Down Basic Settings in ECM

Note: Most Drive-by-Wire (DBW) throttle systems support the Kick-Down Basic Settings procedure.
[Select]
[01 - Engine
[Basic Settings - 04]
Set Group to "063"
[Go!]
Engines using KWP-2000 or CAN will have the [ON/OFF/Next] button. Click it to turn on Basic Settings.
Press accelerator pedal all the way to the floor.
Kick-down Blee or 10 times may be displayed before holding the pedal to the floor.
The 4th field of display should switch to ADP OK once it has completed.
[Done, Go Back]
Release the accelerator pedal.

Special Notes
  • If the pedal did not travel to the floor due to an obstructions such as too many floor mats the procedure may not be successful.
  • If faults are stored in the Engine or Transmission for throttle related problems, the procedure will not be successful.

ajustamento basico
o nome mesmo ai em cima ja fala ...
foi que fiz no carro do junior daqui do forum após trocar as solenoides ó óleo da transmissão dele ....
isso só se faz com scanner.
eu uso o launch diagun x431!!!!!

tem umas 2 etapas antes de se fazer o ajustamento basico / reprogramação


gabriel e aquilo que falei pra voce no face ...
meu kit e aquele preço por ser direto do meu fornecedor não ganho lucro algum nessa peça.
agora os preços de mão de obra varia de lugares para lugares ..entendeu


Diagnostico Eletrônico / reprogramação R$: 120,00
Minha mao de obra de remoção e instalação da transmissão é R$: 750,00
ai tem de bancada que dependendo do serviço a ser feito no carro pode se melhorar a mão de obra ..

mais é esse valor porque trabalhar com cambio automatico é ter
MUITA RESPONSABILIDADE E PROFISSIONALISMO E TER DISCIPLINA FALAR PRO CLIENTE O QUE ACONTECE NO CARRO DELE CERTO !
E NÃO PAGA DE PILANTRA FALANDO QUE FEZ UMA COISA MAIS NÃO FEZ ,É UM PUTA TRABALHO TIRAR UMA TRANSMISSÃO.
POIS TEM MUITA GENTE QUE NÃO SABE QUE QUANDO FOR EXTRAIR A TRANSMISSÃO O CONVERSOR PRECISA SAIR JUNTO COM ELA.

SE TIRAR A TRANSMISSÃO E O CONVERSOR FICAR PRESO NA GRIMALHEIRA DO MOTOR .CORRE RISCO DE QUEBRAR A BOMBA DE ÓLEO
DE 10 BOMBA 5 QUEBRA . UMA BOMBA DE ÓLEO DE JATCO É 1,700,00 ....e aposto que o mecanico não vai querer pagar ..


ENTÃO NEM SEMPRE O MAIS BARATO É O MAIS VIAVÉL, E OFICINA BONITA NÃO É SIMBOLO DE PROFISSIONALISMO
você pode deixar um kit de solenoide novo com a mecanica . eles pode tirar as solenoides que estão ruins e colocar no lugar uma usada de um cambio que eles possam ter ... e vender seu kit ..
já vi muito isso é os cara que cliente se foda ...

ABRAÇO
 

rarmbrock

Novato
ajustamento basico
o nome mesmo ai em cima ja fala ...
foi que fiz no carro do junior daqui do forum após trocar as solenoides ó óleo da transmissão dele ....
isso só se faz com scanner.
eu uso o launch diagun x431!!!!!

tem umas 2 etapas antes de se fazer o ajustamento basico / reprogramação


gabriel e aquilo que falei pra voce no face ...
meu kit e aquele preço por ser direto do meu fornecedor não ganho lucro algum nessa peça.
agora os preços de mão de obra varia de lugares para lugares ..entendeu


Diagnostico Eletrônico / reprogramação R$: 120,00
Minha mao de obra de remoção e instalação da transmissão é R$: 750,00
ai tem de bancada que dependendo do serviço a ser feito no carro pode se melhorar a mão de obra ..

mais é esse valor porque trabalhar com cambio automatico é ter
MUITA RESPONSABILIDADE E PROFISSIONALISMO E TER DISCIPLINA FALAR PRO CLIENTE O QUE ACONTECE NO CARRO DELE CERTO !
E NÃO PAGA DE PILANTRA FALANDO QUE FEZ UMA COISA MAIS NÃO FEZ ,É UM PUTA TRABALHO TIRAR UMA TRANSMISSÃO.
POIS TEM MUITA GENTE QUE NÃO SABE QUE QUANDO FOR EXTRAIR A TRANSMISSÃO O CONVERSOR PRECISA SAIR JUNTO COM ELA.

SE TIRAR A TRANSMISSÃO E O CONVERSOR FICAR PRESO NA GRIMALHEIRA DO MOTOR .CORRE RISCO DE QUEBRAR A BOMBA DE ÓLEO
DE 10 BOMBA 5 QUEBRA . UMA BOMBA DE ÓLEO DE JATCO É 1,700,00 ....e aposto que o mecanico não vai querer pagar ..


ENTÃO NEM SEMPRE O MAIS BARATO É O MAIS VIAVÉL, E OFICINA BONITA NÃO É SIMBOLO DE PROFISSIONALISMO
você pode deixar um kit de solenoide novo com a mecanica . eles pode tirar as solenoides que estão ruins e colocar no lugar uma usada de um cambio que eles possam ter ... e vender seu kit ..
já vi muito isso é os cara que cliente se foda ...

ABRAÇO
Na moral galera..... Esse câmbio foi feito pra durar 150 k somente.... Daí tem que trocar a trilha e as solenóides.... O problema é que o plástico usado nisso fica quebradiços daí já era ....uma delícia de andar porem é igual puta.... Um dia vai te deixar na mão.....abraço a todos apzeiro de argola de condominio
 
Topo