peguei o contato de um cara que trabalha na ciavena... ele mexe com cambios.. e vai fazer um serviço por fora no meu, bem mais barato que na CSS
Paulo, é isso ai!! O fórum tem que movimentar ideias mesmo.
Vou compartilhar a minha experiencia que tive com o meu automatico caixa JATCO 01M 4-speed.
Estou com o carro vai fazer 1 ano em dezembro agora. Ele foi muito bem cuidado, era de uma amiga minha que tirou zero em setembro de 2006 (fez 6 anos o carro!!). Quando peguei, com 79mil km, nunca tinha mechido na caixa. Sempre funcionou perfeitamente igual novo, mas como sou do tipo que prefere prevenir, fiz uma grande manutenção nele tem uns 2 ou 3 meses, e entre as coisas comprei esse KIT da ECS: http://www.ecstuning...sion/ES261800/.
Mas pera ai, o KIT vem com filtro e 4 litros de oleo, mas no cambio vão 7! Então, existem, pelo menos, três maneiras de efetuar a troca do oleo do cambio 01M. A primeira é descendo o cambio e abrir. Sem mais. A segunda é utilizar uma maquina que em uma ponta dela você liga na saida da bomda de oleo do cambio, e a outra na entrada de oleo do cooler do cambio. A maquina intercepta o oleo bombeado antes de chegar no cooler, tirando do sistema, ao mesmo tempo que o outro lado da maquina ta injetando oleo novo direto no cooler. Quando todo o oleo sujo sair e começar a sair o novo, desliga a maquina e pronto. Aqui em Goiânia, que eu saiba não tem essa maquina. A terceira foi a que eu fiz no meu carro e pode ser feita em qualquer oficina com elevador. Sobe o carro, tira dos dois bujões do carter do cambio, liga o carro e funciona em D em marcha lenta. Vai sair oleo, chega uma hora que as rodas param de girar. Desliga o carro e completa com 4L. Utilizando esse procedimento você só consegue tirar 4L por vez. Ok, está misturando oleo novo com velho. Bom, no meu caso, até o oleo velho saiu em boas condições, estava claro ainda, daquela cor avermelhada. Depois de colocar mais 4L, ficou mais novo ainda. O que estou fazendo agora é, a cada 4 trocas de oleo do motor, faço uma do cambio. Lembrando que troco a cada 5 mil km ou 6 meses. Ou seja, vou renovar 4L do cambio a cada 20mil km ou 2 anos. É uma média muito boa, vai ter sempre oleo bom no cambio.
Se o oleo tivesse saido sujo, faria essa troca junto com a do oleo pelo menos nas proximas duas trocas.
Mas é isso ai, cambio automatico se utilizar da maneira que foi projetado, fazer manutenção e etc, tem um cambio para MUITO tempo.
Marinho, otima explicação, o que vc diz do meu comentário na primeira pagina? me ajuda ai cara! vc é de sp?
ah.. o oleo que usei foi o MOBIL - LT 71141
no meu ja gastei 8 lts de oleo = 440
solenoides importando dos eua = 800
m.o. troca solenoides = 500
Galera, sou novo no forum e acabei de comprar um a3 180cv TIP e esta com problema no cambio, ele nao passa as marchas, tem que esticar muito. Estou pesquisando sobre o assunto e estou em duvida sobre qual oleo usar. Todo mundo indica o PENTOSIN porem vi no site brasil automatico em uma tabela de fluidos que o oleo do 150cv é diferente do 180cv e que esse deveria usar o DEXRON III sintetico, alguem sabe qual o oleo certo pro tiptronic?
Amigo,
Respondí no outro tópico sobre TipTronic.
Opa.Scatman, qual o topico? o meu está acontecendo exatamente a mesma coisa....
vlw
abraço
kkkkkk tenho todos de todas as transmissões em inglês da atsg ... esses ai eles traduzem diretamento dos da ATSG coloca um logotipo não são eles que fazem ^^ , aliais esses curso de transmissão automática ai vai acabar afudando o mercado :/Vasculhando pela net encontrei uns Manuais de Cambio, mas precisa pagar.. se alguém se interessar
http://www.apttabras...om/si/site/0603
Cara,Caro Scatman
No meu caso quando comprei o carro levei direto ao mecanico a primeira coisa que ele fez foi o seguinte:
olhou a quilometragem (80 mil km) depois disse: o mais rápido possivel trocar o óleo da caixa.
Falei com um mecanico amigo meu e ele falou o mesmo, troca o oleo, e me indicou uma oficina especializada que ele trabalhou (Ed Cambio automático)
Levei lá, o dono da oficina (Edimundo) me explicou varias coisas
1° ele me falou que cambio auotmatico so quebra por duas coias: Mal uso e Falta de manutenção(isso inclui troca do oleo principalmente)
2º Eu nao li o mannual ainda, se acher ou tiver posto uma copia aqui, mas ele disse que o oleo usado é o pentosin e é trocado a cada 60 mil KM
e me expliicou uma serie de coisas do cambio automatico como por exemplo o desgaste do camio cria uma fuligem e com o tempo se nao trocar o oleo vira uma pasta e entope todo o sistema de corpode valvulas vindo a quebrar o cambio.
Ele trabalha a 20 anos com camios automaticos e mais 15 de mecanico na Volks mas atualmente ele so esta mechendo com automaticos.
Ele usa para trabalhar um ford escort automatico 1993 ate hoje o carro ta na lida, com duzentos e poucos mil quilometros o motor ja foi feito e o cambio somente troca de oleo.
enfim...
Troquei o oleo de cambio do meu 180 T auto TIP 2003...
Preço R$ 1.300,00
Marca do oleo: Pentosin uso tanto no motor quanto na caixa é a marca original da audi. (meu carro as primeiras 6 revisoes foram feitas na audi e no manual de manutenção todos os óleos usados sao pentosin)
Quantidade: 9 Litros preço unitario R$ 90 reais o litro, enviado diretamente dos USA pelo irmao dele.
Vi o meu antigo oleo, tava bom com pouca fuligem, mas, com cheiro de velho, portanto troquei para previnir.
To a 8 meses com o oleo novo na caixa e nada aconteceu o cambio, funciona perfeitamente
Preço para fazer uma caixa desta com todas as peças novas R$ 12.000,00 MIL ( Na oficina dele todo esse tempo só uma pessoa fez a caixa 100% ate hoje e pagou 12.000,00 mil)
Para enjambrar pro carro andar e mandar ele para frente R$ 7.000,00 Mil (se quebrar a caixa se quebrar a peça o preço da peça mais a mao de obra)
se quiser te passo o telefone dele para tirar duvidas!
Espero que a minha historia ajude em alguma coisa.
abraços.
JoaoChico disse:Olá Rafa!, Achei muito interessante os comentários e as imagens que postou no forum sobre Duvidas e Manutenção do Cambio Tiptronic, tenho uma 180cv Tip 2004 e ta com um problema meio esquisito, ela troca de marcha certinho, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e ré normais, o que acontece é que ela quando está em 5ª ela segura no freio motor, porém quando eu reduzo para 4ª ela cai como se fosse neutra, e consecutivamente em 3ª, 2ª e 1ª, as vezes ele funciona, mas independente da temperatura do óleo, o que você acha que pode ser? Pode ser o sensor de rotação? Ou ta com cara de solenoides? Se puder me dar uma ajuda fico agradecido. Grande Abraço.