Dúvidas - Manutenção câmbio TipTronic

Paulo, é isso ai!! O fórum tem que movimentar ideias mesmo.
Vou compartilhar a minha experiencia que tive com o meu automatico caixa JATCO 01M 4-speed.

Estou com o carro vai fazer 1 ano em dezembro agora. Ele foi muito bem cuidado, era de uma amiga minha que tirou zero em setembro de 2006 (fez 6 anos o carro!!). Quando peguei, com 79mil km, nunca tinha mechido na caixa. Sempre funcionou perfeitamente igual novo, mas como sou do tipo que prefere prevenir, fiz uma grande manutenção nele tem uns 2 ou 3 meses, e entre as coisas comprei esse KIT da ECS: http://www.ecstuning...sion/ES261800/.

Mas pera ai, o KIT vem com filtro e 4 litros de oleo, mas no cambio vão 7! Então, existem, pelo menos, três maneiras de efetuar a troca do oleo do cambio 01M. A primeira é descendo o cambio e abrir. Sem mais. A segunda é utilizar uma maquina que em uma ponta dela você liga na saida da bomda de oleo do cambio, e a outra na entrada de oleo do cooler do cambio. A maquina intercepta o oleo bombeado antes de chegar no cooler, tirando do sistema, ao mesmo tempo que o outro lado da maquina ta injetando oleo novo direto no cooler. Quando todo o oleo sujo sair e começar a sair o novo, desliga a maquina e pronto. Aqui em Goiânia, que eu saiba não tem essa maquina. A terceira foi a que eu fiz no meu carro e pode ser feita em qualquer oficina com elevador. Sobe o carro, tira dos dois bujões do carter do cambio, liga o carro e funciona em D em marcha lenta. Vai sair oleo, chega uma hora que as rodas param de girar. Desliga o carro e completa com 4L. Utilizando esse procedimento você só consegue tirar 4L por vez. Ok, está misturando oleo novo com velho. Bom, no meu caso, até o oleo velho saiu em boas condições, estava claro ainda, daquela cor avermelhada. Depois de colocar mais 4L, ficou mais novo ainda. O que estou fazendo agora é, a cada 4 trocas de oleo do motor, faço uma do cambio. Lembrando que troco a cada 5 mil km ou 6 meses. Ou seja, vou renovar 4L do cambio a cada 20mil km ou 2 anos. É uma média muito boa, vai ter sempre oleo bom no cambio.

Se o oleo tivesse saido sujo, faria essa troca junto com a do oleo pelo menos nas proximas duas trocas.

Mas é isso ai, cambio automatico se utilizar da maneira que foi projetado, fazer manutenção e etc, tem um cambio para MUITO tempo.

mas então André!! este serviço que fez no teu, de trocar só metade do óleo me parece legal, pois pesquisando em outros tópicos de outros carros percebi que fazem a troca parcial de 20 a 30 mil km depois de atingir 80mil. Mas fala aí .. vc comprou um kit que vem junta e filtro né? acabou nâo usando , é isso mesmo??

tenho um A3 tip 2003, e tá tudo em ordem , mas queria fazer alguma manutenção preventiva pois atingiu 80 mil agorinha mesmo..
 
Galera, sou novo no forum e acabei de comprar um a3 180cv TIP e esta com problema no cambio, ele nao passa as marchas, tem que esticar muito. Estou pesquisando sobre o assunto e estou em duvida sobre qual oleo usar. Todo mundo indica o PENTOSIN porem vi no site brasil automatico em uma tabela de fluidos que o oleo do 150cv é diferente do 180cv e que esse deveria usar o DEXRON III sintetico, alguem sabe qual o oleo certo pro tiptronic?
 

Scatman

Membro
Galera, sou novo no forum e acabei de comprar um a3 180cv TIP e esta com problema no cambio, ele nao passa as marchas, tem que esticar muito. Estou pesquisando sobre o assunto e estou em duvida sobre qual oleo usar. Todo mundo indica o PENTOSIN porem vi no site brasil automatico em uma tabela de fluidos que o oleo do 150cv é diferente do 180cv e que esse deveria usar o DEXRON III sintetico, alguem sabe qual o oleo certo pro tiptronic?

Amigo,

Respondí no outro tópico sobre TipTronic.
 

Brunorsj

Novato
Caro Scatman

No meu caso quando comprei o carro levei direto ao mecanico a primeira coisa que ele fez foi o seguinte:
olhou a quilometragem (80 mil km) depois disse: o mais rápido possivel trocar o óleo da caixa.
Falei com um mecanico amigo meu e ele falou o mesmo, troca o oleo, e me indicou uma oficina especializada que ele trabalhou (Ed Cambio automático)
Levei lá, o dono da oficina (Edimundo) me explicou varias coisas
1° ele me falou que cambio auotmatico so quebra por duas coias: Mal uso e Falta de manutenção(isso inclui troca do oleo principalmente)
2º Eu nao li o mannual ainda, se acher ou tiver posto uma copia aqui, mas ele disse que o oleo usado é o pentosin e é trocado a cada 60 mil KM
e me expliicou uma serie de coisas do cambio automatico como por exemplo o desgaste do camio cria uma fuligem e com o tempo se nao trocar o oleo vira uma pasta e entope todo o sistema de corpode valvulas vindo a quebrar o cambio.
Ele trabalha a 20 anos com camios automaticos e mais 15 de mecanico na Volks mas atualmente ele so esta mechendo com automaticos.
Ele usa para trabalhar um ford escort automatico 1993 ate hoje o carro ta na lida, com duzentos e poucos mil quilometros o motor ja foi feito e o cambio somente troca de oleo.
enfim...
Troquei o oleo de cambio do meu 180 T auto TIP 2003...
Preço R$ 1.300,00
Marca do oleo: Pentosin uso tanto no motor quanto na caixa é a marca original da audi. (meu carro as primeiras 6 revisoes foram feitas na audi e no manual de manutenção todos os óleos usados sao pentosin)
Quantidade: 9 Litros preço unitario R$ 90 reais o litro, enviado diretamente dos USA pelo irmao dele.
Vi o meu antigo oleo, tava bom com pouca fuligem, mas, com cheiro de velho, portanto troquei para previnir.
To a 8 meses com o oleo novo na caixa e nada aconteceu o cambio, funciona perfeitamente

Preço para fazer uma caixa desta com todas as peças novas R$ 12.000,00 MIL ( Na oficina dele todo esse tempo só uma pessoa fez a caixa 100% ate hoje e pagou 12.000,00 mil)
Para enjambrar pro carro andar e mandar ele para frente R$ 7.000,00 Mil (se quebrar a caixa se quebrar a peça o preço da peça mais a mao de obra)
se quiser te passo o telefone dele para tirar duvidas!

Espero que a minha historia ajude em alguma coisa.

abraços.
 

Scatman

Membro
Caro Scatman

No meu caso quando comprei o carro levei direto ao mecanico a primeira coisa que ele fez foi o seguinte:
olhou a quilometragem (80 mil km) depois disse: o mais rápido possivel trocar o óleo da caixa.
Falei com um mecanico amigo meu e ele falou o mesmo, troca o oleo, e me indicou uma oficina especializada que ele trabalhou (Ed Cambio automático)
Levei lá, o dono da oficina (Edimundo) me explicou varias coisas
1° ele me falou que cambio auotmatico so quebra por duas coias: Mal uso e Falta de manutenção(isso inclui troca do oleo principalmente)
2º Eu nao li o mannual ainda, se acher ou tiver posto uma copia aqui, mas ele disse que o oleo usado é o pentosin e é trocado a cada 60 mil KM
e me expliicou uma serie de coisas do cambio automatico como por exemplo o desgaste do camio cria uma fuligem e com o tempo se nao trocar o oleo vira uma pasta e entope todo o sistema de corpode valvulas vindo a quebrar o cambio.
Ele trabalha a 20 anos com camios automaticos e mais 15 de mecanico na Volks mas atualmente ele so esta mechendo com automaticos.
Ele usa para trabalhar um ford escort automatico 1993 ate hoje o carro ta na lida, com duzentos e poucos mil quilometros o motor ja foi feito e o cambio somente troca de oleo.
enfim...
Troquei o oleo de cambio do meu 180 T auto TIP 2003...
Preço R$ 1.300,00
Marca do oleo: Pentosin uso tanto no motor quanto na caixa é a marca original da audi. (meu carro as primeiras 6 revisoes foram feitas na audi e no manual de manutenção todos os óleos usados sao pentosin)
Quantidade: 9 Litros preço unitario R$ 90 reais o litro, enviado diretamente dos USA pelo irmao dele.
Vi o meu antigo oleo, tava bom com pouca fuligem, mas, com cheiro de velho, portanto troquei para previnir.
To a 8 meses com o oleo novo na caixa e nada aconteceu o cambio, funciona perfeitamente

Preço para fazer uma caixa desta com todas as peças novas R$ 12.000,00 MIL ( Na oficina dele todo esse tempo só uma pessoa fez a caixa 100% ate hoje e pagou 12.000,00 mil)
Para enjambrar pro carro andar e mandar ele para frente R$ 7.000,00 Mil (se quebrar a caixa se quebrar a peça o preço da peça mais a mao de obra)
se quiser te passo o telefone dele para tirar duvidas!

Espero que a minha historia ajude em alguma coisa.

abraços.
Cara,

Após longas pesquisas, discussões e conversas com diversos mecânicos, eis o que irei fazer:

Vou largar o carro lá na oficina especializada e ele irá verificar se as trocas de marchas estão ok, passar o scanner pra ver se há erros e verificar se o óleo oferece troca. Caso não, iremos apenas completar o nível pois, segundo ele, meio litro a mais de óleo novo não tem problema de misturar com óleo antigo e mais espesso.

Vou comprar o kit de solenóides da Cobra e deixar guardadinho aqui em casa de forma preventiva, pra quando precisar. Só não vou comprar as outras peças pois, segundo ele me explicou, tem prazo de validade e podem estragar, como óleo e juntas, por exemplo.

Veja só: ele comentou comigo que chegou esses dias um A3 2003 Tip de uma cidade vizinha, de único dono, que NUNCA foi mexido no câmbio e está com 160.000km sem problemas, com o mesmo óleo. Então, é tudo muito relativo, depende muito das condições de uso.
O certo é trocar, mas, no meu caso, não sei se vai ser possível, apesar de que o câmbio me parece 100%, nunca falhou nenhuma marcha, entra todas no tempo certo. Vamos ver...

A hora que der zica no meu, troco as solenóides, óleo, juntas, filtro e mando retificar o que precisa e PONTO FINAL!


Abraço.
 

RaFa360x

Membro
Bom, vou upar o topico pra acescentar algumas informações,

Como comentei la pra tras, meu cambio estava com quase todas solenoides ruins (primeira quando frio não engatava, segunda pra terceira escorregava as vezes, tirava o pé do acelerador ele ia como se fosse Neutro e baixava marcha não dava aquela segurada/freio motor)

Ai importei todas as 9 solenoides, ficou ótimo no começo, depois de um tempo voltou o problema da primeira marcha quando frio... talvez por azar, defeito de fabrica na solenoide especifica.. o restante ainda ta ok...

Ai como já andei conversando com algumas pessoas do vwgolfclub.com.br, e trocando experiencias resolvi que vou fazer o swap do manual, mas como quero fazer uma coisa certa com tempo e achar um cambio filé tudo completo resolvi fazer uma coisinha pra aguentar mais uns meses com o TIP até fazer o swap pra manual, quanto mais tempo durar melhor kkkkkkkkkkk

Lendo os foruns gringos descobri que a valvula N92 é responsavel por esse problema de quando frio não engata a primeira!! comprei só essa bendita e mandei trocar, ficou bem barato comparado a trocar tudo... e funcionou, não sei até quando né.. mas ja vai da uma aliviada até eu achar o cambio manual certo...


Durante as minhas pesquisas no vwvortex descobri tbm que a N90 arruma quando o carro não engata ré!

agora se o cambio tiver com mais problemas, igual o meu tava na primeira vez, é melhor trocar tudo mesmo...

19avalvebodysolenoids1.jpg





09A 927 331 - Electroválvula N89 (marrom)
09A 927 331 A - válvula solenóide N92 (verde) essa arruma o problema de sair de primeira quando frio
09A 927 331 B - Electroválvula N88 (marrom)
09A 927 331 C - Electroválvula N90 (preto) essa arruma o problema de sair de Ré quando frio
09A 927 331 D - Electroválvula N282 (preto)
09A 927 331 E - Electroválvula N91 (preto)
09A 927 331 F - Electroválvula N283 (branco)
09A 927 331 G - Electroválvula N281 (branco)
09A 927 331 H - Electroválvula N93 (verde)

Onde comprar as solenoides, todas ou avulsas por um preço bom? Aqui: http://cobratransmission.com/ ou no Ebay.

Ah, o óleo! vc pode usar o Mobil LT 71141, no mercado livre custa certa de R$ 60 o litro, vai cerca de 8lts o cambio todo, mas esgotando pelo carter do cambio vc consegue tirar apenas 3,5lts.... pra trocar tudo apenas com maquina de flushing...


solenoides.png





Documentação:

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standard.jpg

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Topicos interessantes:

Tutorial de como trocar solenoides e oleo em casa: http://forums.vwvort...ead.php?1521077

esses 3 topics abaixos são do problemas com a N92, quando frio não engata a primeira, ou primeira pra segunda não passa, foi resolvido trocando a N92....
http://www.putnamcou.../Untitled_1.htm
http://forums.vwvort...econd-when-cold
http://forums.vwvort...m-1st-when-cold

esse abaixo ta falando sobre a N90, problema de não engatar a ré quando frio
http://forums.tdiclu...ad.php?t=333061

esse abaixo tbm com problema de ré, mas o problema foi mais grave, quebrou band brake que fica dentro do cambio:
http://forums.vwvort...ead.php?4187298


ta ai galera, essa é minha contribuição, o cambio é ótimo quando ta bom, mas quando da zica, desanima qualquer um...
fiz essa pequena manutenção no meu cambio, e tenho ciencia que ele pode voltar a dar problema a qualquer momento, mas quanto mais tempo durar é melhor pra mim,
mas ja ta decidido, assim que eu achar uma oportunidade de um kit de swap para manual completo eu vou abraçar e vou meter as caras, até pq eu quero fazer upgrade de potencia no meu carro, e o cambio tiptronic não suporta muita potencia...

abrass
 

MarceloA3T

Membro
Parabéns pela pesquisa e por disponibilizar Rafa !! Vai ajudar muita gente e tirar muitas dúvidas do pessoal que tem problemas com esse cambio aqui no forum ...


Realmente o TIP é muito bom, uma pena após alguns anos e muitos KM dar esses problemas.
 

Scatman

Membro
Muito bom, Rafa, excelente material!

Falando nisso, deixei no mecânico especializado há uns 15 dias atrás e ele deu nota 8 pro meu câmbio.
Andamos, conversamos, trocamos idéias e aprendi bastante sobre o TIP. Ele tem um quase completo para estudos lá na oficina dele, faltando apenas o conversor de torque. Olhei de cabo a rabo o corpo de válvulas e ele me explicou o funcionamento e os problemas mais comuns.

Ele verificou o óleo e estava um pouco escuro, porém, de acordo com a experiência dele, com essa quilometragem (97.000 KM) estava bom ainda, porém é arriscado trocar o óleo, então ele apenas completou o restante (800ml) e me disse que este câmbio aguenta mais uns 30.000KM tranquilamente.

Me deu o conselho de comprar o kit de solenóides completo e deixar guardado.
Quando der algum problema, troca-se o kit, óleo todo, juntas e filtro e o câmbio fica novo pra mais 50.000KM.

Abraço!
 

djleob

Membro
sou mais favorável aos câmbios da ZF. Sei la, mas esse Jatco aí dos A3 Tiptronic não ajudaram mto na fama da Jatco. A maior parte da linha Vw Audi está usando caixas da ZF. Se comparar a manutenção das 01M e 01V com essa da Jatco, já dá pra notar as diferenças de projeto. Facilidade de remoção de filtro, drenagem de óleo, etc...
só um desabafo... Não levem isso à sério demais.
 

RaFa360x

Membro
Vou postar aqui pra ficar documentado, me mandaram MP, tirem duvidas por aqui, é melhor, mas pode me mandar MP tbm...

JoaoChico disse:
Olá Rafa!, Achei muito interessante os comentários e as imagens que postou no forum sobre Duvidas e Manutenção do Cambio Tiptronic, tenho uma 180cv Tip 2004 e ta com um problema meio esquisito, ela troca de marcha certinho, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª e ré normais, o que acontece é que ela quando está em 5ª ela segura no freio motor, porém quando eu reduzo para 4ª ela cai como se fosse neutra, e consecutivamente em 3ª, 2ª e 1ª, as vezes ele funciona, mas independente da temperatura do óleo, o que você acha que pode ser? Pode ser o sensor de rotação? Ou ta com cara de solenoides? Se puder me dar uma ajuda fico agradecido. Grande Abraço.

Bom dia amigo,

Antes de eu trocar todas as solenoides ele também tinha esse problema,
É alguma solenoide que ta com problema, mas ai não sei te dizer qual....
Trocando todas ele ficou certinho o freio motor...

Analisando as imagens que eu postei tem uma solenoide N281 de que fala de downshift.. reduçao de marcha...
http://www.fototime....90081A/orig.jpg

"N281 Solenoid, controls brake B3for smoooth downshifts/N281 solenóide, controle de freio B3 para a redução de marchas suaves" (Fonte: http://forums.vwvort...e-09A-Tiptronic )

mas nao garanto, pq realmente essa eu não sei...
se vc conseguir posta la pra gente documentar!

Abraços
 
Topo