Dúvidas - Manutenção câmbio TipTronic

Scatman

Membro
Claro.

A opção parece tentadora, mas o que temo é que ele "encontre problemas" e os 200 contos virem 2k, entendeu!?
A confiança vai até onde tu acha que pode confiar...

No final das contas, o grande problema é o que afeta todo o país: FALTA DE M.O. ESPECIALIZADA!
Os gringos tiram isso de letra...

Se soubesse antes, teria ido atrás de um manual mesmo. O Tip eu quase nunca uso, e de esportividade não tem nada!
Demora quase 1 segundo entre o acionamento e a troca...
 
Mas galera,

Cada vez que eu leio, fico mais ainda na dúvida.
Se trocar o óleo, corro o risco de ficar pior, queimar solenóides, entre outros.
Se não trocar, também pode dar problema.
Se abrir e completar, também pode dar problema.

O que seria o ideal?
Trocar todo o kit e fazer ocâmbio zero?

Já falei com o especialista, que me deixou mais na dúvida ainda.
Ele comentou tudo que vocês falaram acima, inclusive falando de valores... 6k...7k...8k!

Isso, pra mim, está fora de cogitação. Se precisar gastar tudo isso, vendo o carro e abandono o sonho...

Se o óleo não oferecer a troca . não adianta você vai piorar a situação

Agora quando óleo não oferece troca..?
quando ele está espesso (grosso), muito sujo com limalhas,
e se eles estiver com cheiro de queimado, vc sabera identificar é um cheiro bem forte
as limalhas surgem com o tempo de trabalho da transmissão gerando desgaste das embreagem.

O que acontece se trocar o óleo mesmo não oferecendo troca.
Na Maioria das vezes ocorrera, falta de aplicação pelo fato das vedações dos pistões
trabalharem bastante tempo e ja serem acustumadas com óleo antigo mais espesso.
isso leva o carro a tranquear na hora das seleção de marchas.
patinar, até mesmo facilitar o extravio da vida util da transmissão

Quando oferece troca ?
Quando é um óleo mais limpo e fino.e sem muita kilometragêm

Posso Completar o óleo ?
Não indico, pelo fato de misturar óleo velho sujo com óleo novo
joga dinheiro no lixo pois não refrescara nada,vai continuar mesma coisa.. ou pior

A troca do óleo novo.
Eu indico a troca do óleo novo deve ser feita a cada 40, 50 mil
carro repousado com carter removido no plano ou pleno . como varias pessoas dizem .
pelo menos por um dia para reter o maximo de fluido possivel da transmissão .

a questão de valores para fazer uma transmissão
foi um exemplo que aconteceu com cliente meu ..

nesse casso ele trocou
1 Master kit , contem jogo de juntas , jogo de disco de aço e composite completo
1 Filtro
1 kit de eletrovalvula , mais conhecido como jogo de solenoides que ja vale 1,500
Mais o custo de serviços executados..

No final você gasta mais com peças do que com Mão de obra

espero ter explicado melhor sua duvida

na minha opinião carro importado deveria passar longe de algumas pessoas.
kkkk pessoal só quer andar..
abraço
 

jaltinier

Plantonista
No final das contas, o grande problema é o que afeta todo o país: FALTA DE M.O. ESPECIALIZADA!
Os gringos tiram isso de letra...

cara, não desmerecendo os profissionais que temos, inclusive os users deste clube que são profissionais em tal assunto, tb acho que falta m.o especializada e acrescento, tem mto picareta nessa área, pois como não sabemos nada, as vezes não tem nada e o cara condena o cambio inteiro..

por isso vc tem que ir em alguem de confiança
 

MarceloA3T

Membro
Ótima explicação Paulo !!!

Precisamos de opniões assim ... de quem tem propriedade para falar do assunto !
No caso vc entende bem pois trabalha um pouco com Oleos, Lubrificação e Engrenagens e é engenheiro Quimico !!

Tambem partilho da mesma opniao... e depois de alguns anos de experiencia, apos alguns carros e muitas conversas com amigos de outros foruns acho que qualquer cambio depois de certo tempo ou KM deve ser trocado o oleo.

O meu 1.8T 180cv Cambio Manual recentemente fiz a troca... abri o bujao do cambio embaixo, deixei esgotar e coloquei o novo oleo no outro parafuso por cima.
Não coube 3 litros de oleo...

Notei que os engates de todas as marchas ficaram bem mais macios !! Algumas marchas estavam diferentes para engatar e agora melhorou muito !
 

jaltinier

Plantonista
Se o óleo não oferecer a troca . não adianta você vai piorar a situação

Agora quando óleo não oferece troca..?
quando ele está espesso (grosso), muito sujo com limalhas,
e se eles estiver com cheiro de queimado, vc sabera identificar é um cheiro bem forte
as limalhas surgem com o tempo de trabalho da transmissão gerando desgaste das embreagem.

O que acontece se trocar o óleo mesmo não oferecendo troca.
Na Maioria das vezes ocorrera, falta de aplicação pelo fato das vedações dos pistões
trabalharem bastante tempo e ja serem acustumadas com óleo antigo mais espesso.
isso leva o carro a tranquear na hora das seleção de marchas.
patinar, até mesmo facilitar o extravio da vida util da transmissão

Quando oferece troca ?
Quando é um óleo mais limpo e fino.e sem muita kilometragêm

Posso Completar o óleo ?
Não indico, pelo fato de misturar óleo velho sujo com óleo novo
joga dinheiro no lixo pois não refrescara nada,vai continuar mesma coisa.. ou pior

A troca do óleo novo.
Eu indico a troca do óleo novo deve ser feita a cada 40, 50 mil
carro repousado com carter removido no plano ou pleno . como varias pessoas dizem .
pelo menos por um dia para reter o maximo de fluido possivel da transmissão .

a questão de valores para fazer uma transmissão
foi um exemplo que aconteceu com cliente meu ..

nesse casso ele trocou
1 Master kit , contem jogo de juntas , jogo de disco de aço e composite completo
1 Filtro
1 kit de eletrovalvula , mais conhecido como jogo de solenoides que ja vale 1,500
Mais o custo de serviços executados..

No final você gasta mais com peças do que com Mão de obra

espero ter explicado melhor sua duvida

na minha opinião carro importado deveria passar longe de algumas pessoas.
kkkk pessoal só quer andar..
abraço

vc é um dos poucos que esclarecem dessa forma...

acho legal ter profissionais como vc no clube...
 

gabrielm

Novato
pior são os donos que deixam de pagar um pouco a mais e fazem com alguem que cobra menos - porem nao resolve, ou mascara o problema.
 

Scatman

Membro
Ótima explicação Paulo !!!

Precisamos de opniões assim ... de quem tem propriedade para falar do assunto !
No caso vc entende bem pois trabalha um pouco com Oleos, Lubrificação e Engrenagens e é engenheiro Quimico !!

Tambem partilho da mesma opniao... e depois de alguns anos de experiencia, apos alguns carros e muitas conversas com amigos de outros foruns acho que qualquer cambio depois de certo tempo ou KM deve ser trocado o oleo.

O meu 1.8T 180cv Cambio Manual recentemente fiz a troca... abri o bujao do cambio embaixo, deixei esgotar e coloquei o novo oleo no outro parafuso por cima.
Não coube 3 litros de oleo...

Notei que os engates de todas as marchas ficaram bem mais macios !! Algumas marchas estavam diferentes para engatar e agora melhorou muito !

Neste caso, tudo é mais simples.

Manual é tranquilo...
 

Scatman

Membro
Se o óleo não oferecer a troca . não adianta você vai piorar a situação

Agora quando óleo não oferece troca..?
quando ele está espesso (grosso), muito sujo com limalhas,
e se eles estiver com cheiro de queimado, vc sabera identificar é um cheiro bem forte
as limalhas surgem com o tempo de trabalho da transmissão gerando desgaste das embreagem.

O que acontece se trocar o óleo mesmo não oferecendo troca.
Na Maioria das vezes ocorrera, falta de aplicação pelo fato das vedações dos pistões
trabalharem bastante tempo e ja serem acustumadas com óleo antigo mais espesso.
isso leva o carro a tranquear na hora das seleção de marchas.
patinar, até mesmo facilitar o extravio da vida util da transmissão

Quando oferece troca ?
Quando é um óleo mais limpo e fino.e sem muita kilometragêm

Posso Completar o óleo ?
Não indico, pelo fato de misturar óleo velho sujo com óleo novo
joga dinheiro no lixo pois não refrescara nada,vai continuar mesma coisa.. ou pior

A troca do óleo novo.
Eu indico a troca do óleo novo deve ser feita a cada 40, 50 mil
carro repousado com carter removido no plano ou pleno . como varias pessoas dizem .
pelo menos por um dia para reter o maximo de fluido possivel da transmissão .

a questão de valores para fazer uma transmissão
foi um exemplo que aconteceu com cliente meu ..

nesse casso ele trocou
1 Master kit , contem jogo de juntas , jogo de disco de aço e composite completo
1 Filtro
1 kit de eletrovalvula , mais conhecido como jogo de solenoides que ja vale 1,500
Mais o custo de serviços executados..

No final você gasta mais com peças do que com Mão de obra

espero ter explicado melhor sua duvida

na minha opinião carro importado deveria passar longe de algumas pessoas.
kkkk pessoal só quer andar..
abraço

Valeu Marinho!

Tua explicação foi bem esclarecedora. Estamos chegando a uma conclusão!

Resumindo: quanto antes trocar o óleo, melhor!

Pelo que entendí, estando o óleo em boas condições, a probabilidade de dar problema com a troca é mínima.

Importando todas as peças, calculei um gasto em torno de $600, no máximo, contando com óleo, juntas, filtro, e solenóides.
Apenas os discos, eu não encontrei ainda.
Colocando uns R$800,00 de m.o., até que o gasto não fica tão elevado.

Vou deixar no mecânico para ver o parecer técnico.
Só sei que não vou comprar as peças com ele, pois achei um absurdo total.
Só o kit de solenóides sai por R$2.800. É pra chamar o cliente de palhaço...
Consigo no cobratransmission.com por $309 e mando um amigo trazer lá da Florida.

Onde consigo estes disco? É preciso trocá-los também?
 

MarceloA3T

Membro
Scatmam... não é tão tranquilo assim. Muitas pessoas tem carro cambio Manual e nunca sequer pensou em trocar o oleo do cambio !! Ja foi muito discutido isso por aqui !!
O cambio Manual Não é tão arriscado como os Autos e TIPTRONIC a ponto de ferrar com solenoides pois nem possui... mais aumenta o desgaste das engrenagens.

E os gastos são bem superiores ao que vc falou... Somente o Litro do oleo utilizado 100 % sintetico e na especificação correta custa na faixa de 100 reais o litro. O TIp vão 8 litros na troca da caixa completa.
 

RaFa360x

Membro
Marinho, otima explicação, o que vc diz do meu comentário na primeira pagina? me ajuda ai cara! vc é de sp?
ah.. o oleo que usei foi o MOBIL - LT 71141

no meu ja gastei 8 lts de oleo = 440
solenoides importando dos eua = 800
m.o. troca solenoides = 500
 

Scatman

Membro
Marcelo,

Eu digo tranqüilo no sentido de quebra e custo de manutenção.

Sobre os valores, sai um pouco mais caro mesmo, mas nem comparar aqui com o Brasil.
Com os R$2.800 que o mecânico quer cobrar só das solenóides, eu compro tudo e ainda sobra pra pagar a m.o.

Só pra ter uma idéia, sem frete nem impostos:

- 8 litros óleo $228.00
http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Maintenance/Transmission/ES11846/

- Kit de solenóides $309.00
http://cobratransmission.com/index.php?main_page=product_info&cPath=1_945_947_978_987&products_id=803021
 

paulomko

Novato
-Scatman: obrigado mas o Jaltinier já me encaminhou por email o manual do audi....agradeço

-MArcelo H : Obrigado pelos elogios......somente lembrando que não sou especialista em câmbios e mecânica mas sim em sistemas de engenharia e lubrificação e conheço sobre o comportamento físico-químico de lubrificantes.... minha visão é geral em relação a sistemas de lubrificação não á câmbios automáticos....no fundo no fundo todo meu discurso foi só para comprovar que não existe sistemas sem manutenção mas que devem ser tomadas certas precauções para realização de manutenções preventivas em sistemas que estão em boas condições de funcionamentos...porém as pessoas mais indicadas para comentários específicos são os profissionais da área como MArinho Transmissões...

- Marinho Transmissões: Nada como ter um profissional específico da área como você....parabéns pelo esclarecimento...realmente concordo com o Jaltinier que ninguém esclarece tão bem da forma como você fez..... no fundo meus comentários gerais sobre sistema de lubrificação são comprovados por muitas coisas esclarecidas por você que é específico da área sobre cámbios AT que possuem lubrificações em seu interior....

E concordo tbm com você e o Jaltnier que tem mto picareta ai no mercado que é ou incompetente ou sem ética e faz vista grossa para problemas para criar oportunidades de ganahr dinheiro em cimaa inclusive os da AUDI e VW (prefiro mexer no câmbio em oficinas especializadas de confiança do que em concessionárias, pode ter certeza)........
Concorde plenamente que existem também algumas pessoas que deveriam ficar afastadas de carros importados pois só andam e se negam a cuidar do carro depois empurram a bucha para alguma pessoa apaixonada por audi como já aconteceu comigo mesmo 2 vezes...esse já é o segundo audi q to reconstruindoo....só ex-dono picaretaa tá locoo...

abraço á todos
 

gabrielm

Novato
Gabriel,

Ví que o seu também é Tip e tu é do RS.
Já fizeste a manutenção do teu? Onde? O que foi feito?

Abraço.

na carbase em são leopoldo. foi feita aos 80kkm e agora ja ta fechando 118kkm...quase na hora de levar novamente, porem nao se sei vou levar no mesmo lugar...tao cobrando cada vez mais cara a mão de obra.....daqui a alguns dias vou levantar alguns orçamentos e veremos...

att
 

Scatman

Membro
na carbase em são leopoldo. foi feita aos 80kkm e agora ja ta fechando 118kkm...quase na hora de levar novamente, porem nao se sei vou levar no mesmo lugar...tao cobrando cada vez mais cara a mão de obra.....daqui a alguns dias vou levantar alguns orçamentos e veremos...

att

Blz, Gabriel!

E o que foi feito no teu câmbio aos 80.000 km?
Trocou óleo, filtro, juntas?

Valeu!
 

RaFa360x

Membro
galera, nao sei se eh o calor.. mas agora meu carro ta engatando super rapido a primeira.. vai entender.. da uns 5 segundos... e engata...
nao entendo..
 

RaFa360x

Membro
peguei o contato de um cara que trabalha na ciavena... ele mexe com cambios.. e vai fazer um serviço por fora no meu, bem mais barato que na CSS
 
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