Scatman
Membro
Amigos, estou com algumas dúvidas em relação ao câmbio TipTronic.
Dei uma procurada pelo fórum, mas não achei exatamente o que procuro.
Minha situação é a seguinte: o câmbio nunca foi mexido, nem trocado óleo nem nada, está lacrado de fábrica.
Fechei agora 90.000km. O câmbio funciona perfeitamente, nunca "bobeou" em nenhuma marcha.
Nunca andei em outro TIP, mas acredito que esteja bem macio.
Levei em uma oficina especializada que trabalha apenas com automáticos e fiquei trocando uma idéia com o mecânico que me passou alguns detalhes que para mim foram surpresa. Ele trabalhou nos EUA e é especialista no assunto:
1) NUNCA se troca o óleo do Tip! A não ser devido a algum problema ou óleo sujo, procede? E menos ainda o filtro do óleo. Ele me explicou que o óleo novo pode não preencher os espaços ocupados pelo óleo antigo que não pôde ser totalmente drenado, por isso ele nem dá garantia após 100.000km. O que se faz é verificar se está contaminado e apenas se completa o restante que evaporou, pois, em teoria, o fluído nos TipTronic é long-life.
2) A única coisa que pode queimar as válvulas eletromecânicas é a falta de fluído passando por elas, seja pelo óleo sujo ou
baixo devido a evaporação. Teoricamente, se tudo estiver ok, elas dificilmente queimarão, correto?
3) Eu pensava que o Tip usava o Pentosin e ele me negou, dizendo que o óleo correto é o próprio da JATCO ou algum outro com a mesma especificação. Vale a pena verificar o nível do óleo e completar, caso necessário? Este óleo serviria?
http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Maintenance/Transmission/ES11846/
Agradeço antecipadamente!
Abraço.
Dei uma procurada pelo fórum, mas não achei exatamente o que procuro.
Minha situação é a seguinte: o câmbio nunca foi mexido, nem trocado óleo nem nada, está lacrado de fábrica.
Fechei agora 90.000km. O câmbio funciona perfeitamente, nunca "bobeou" em nenhuma marcha.
Nunca andei em outro TIP, mas acredito que esteja bem macio.
Levei em uma oficina especializada que trabalha apenas com automáticos e fiquei trocando uma idéia com o mecânico que me passou alguns detalhes que para mim foram surpresa. Ele trabalhou nos EUA e é especialista no assunto:
1) NUNCA se troca o óleo do Tip! A não ser devido a algum problema ou óleo sujo, procede? E menos ainda o filtro do óleo. Ele me explicou que o óleo novo pode não preencher os espaços ocupados pelo óleo antigo que não pôde ser totalmente drenado, por isso ele nem dá garantia após 100.000km. O que se faz é verificar se está contaminado e apenas se completa o restante que evaporou, pois, em teoria, o fluído nos TipTronic é long-life.
2) A única coisa que pode queimar as válvulas eletromecânicas é a falta de fluído passando por elas, seja pelo óleo sujo ou
baixo devido a evaporação. Teoricamente, se tudo estiver ok, elas dificilmente queimarão, correto?
3) Eu pensava que o Tip usava o Pentosin e ele me negou, dizendo que o óleo correto é o próprio da JATCO ou algum outro com a mesma especificação. Vale a pena verificar o nível do óleo e completar, caso necessário? Este óleo serviria?
http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Maintenance/Transmission/ES11846/
Agradeço antecipadamente!
Abraço.