Dúvidas - Manutenção câmbio TipTronic

Scatman

Membro
Amigos, estou com algumas dúvidas em relação ao câmbio TipTronic.

Dei uma procurada pelo fórum, mas não achei exatamente o que procuro.

Minha situação é a seguinte: o câmbio nunca foi mexido, nem trocado óleo nem nada, está lacrado de fábrica.
Fechei agora 90.000km. O câmbio funciona perfeitamente, nunca "bobeou" em nenhuma marcha.
Nunca andei em outro TIP, mas acredito que esteja bem macio.

Levei em uma oficina especializada que trabalha apenas com automáticos e fiquei trocando uma idéia com o mecânico que me passou alguns detalhes que para mim foram surpresa. Ele trabalhou nos EUA e é especialista no assunto:

1) NUNCA se troca o óleo do Tip! A não ser devido a algum problema ou óleo sujo, procede? E menos ainda o filtro do óleo. Ele me explicou que o óleo novo pode não preencher os espaços ocupados pelo óleo antigo que não pôde ser totalmente drenado, por isso ele nem dá garantia após 100.000km. O que se faz é verificar se está contaminado e apenas se completa o restante que evaporou, pois, em teoria, o fluído nos TipTronic é long-life.

2) A única coisa que pode queimar as válvulas eletromecânicas é a falta de fluído passando por elas, seja pelo óleo sujo ou
baixo devido a evaporação. Teoricamente, se tudo estiver ok, elas dificilmente queimarão, correto?

3) Eu pensava que o Tip usava o Pentosin e ele me negou, dizendo que o óleo correto é o próprio da JATCO ou algum outro com a mesma especificação. Vale a pena verificar o nível do óleo e completar, caso necessário? Este óleo serviria?
http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Maintenance/Transmission/ES11846/


Agradeço antecipadamente!

Abraço.
 
precisa ver isso scatman
se o seu óleo oferece troca (sim ou não)
se ele estiver muito sujo e espesso ,velho
eu particulamento com profissionalismo que tenho não trocaria ...
mais isso daqui uns 20 mil ou 30 mil ja tera que fazer a transmissão.. fato

porque o óleo novo e mais fino o velho mais espesso, com tudo
o novo nao consiguira supri oque o velho fazia,
as vedações internas ja estão acustumadas com o fluido antigo, mais espesso
a nova pode ate danificar sua transmissão .

JF506 É USADO NOS

VW GOLF E AUDI A3 180CV - JAGUAR X S TYPE - FREELANDER

essa transmissão tem um problema cronico nas valvulas solenoite com o tempo
e obrigatorio troca o kit ... mas ate lá ele apresentara sintomas como
patinação ou tripidação
depende muito da pessoa também se ela força a transmissão .
e o pais ja influencia muito ná danificação de carros importados
por ser um pais tropical, com pista ruas de estados lastimaveis..
e subida é oque não falta ...

o filto e impossivel ser trocado com a transmissão fechada no carro.
ela precisa ser retirada . ele esta localizado dentro da transmissão vai encaixado na bomba de oléo do câmbio
..

não ofereco completa o óleo . pelo fato de misturar um oleo novo com velho ..
vc fara mais mau ainda a sua transmissão ..

sujiro que da proxima vez faça a troca
a cada 50,60 mil km .. as vcezes seguir manual é burrice.
90 mil ja e tarde para fazer a troca.
abraço ..
 

jaltinier

Plantonista
amigo, eu tive um 150cv AT (convencional), tive que fazer o cambio, fiz no Domingos (user do clube), tirou o cambio, trocou os disco de composite, oleo e filtro, ficou mto bom mesmo, rodei por uns bons km antes de vender e não tive o que reclamar.

na minha humilde opinião, esse negócio de oleo long life é papo furado...com o tempo o oleo perde sim suas propriedades, ele dura um pouco a mais que o oleo de motor devido a não ter contato com agentes que poluem o oleo.

infelizmente no BR ainda não tem costume no que se refere a cambio AT, estamos engatinhando ainda, para a grande maioria dos brazucas, o cambio AT é uma novida...diferentemente dos obamas, que já têm vasta experiencia nesse assunto, aliás, mtos deles nem sabem dirigir carro manual....
 

paulomko

Novato
Scatman, não sou especialista em câmbios nem em mecânica em carros....porém sou engenheiro químico e conheço um pouco sobre óleos lubrificante e outros principalmente relacionados ao seu comportamento físico-químico e trabalhos tbm com sistemas de bombeamento automatizados onde também possuem válvulas eletromecânicas, mais conhecidas como solenóides, apesar de ser outro uso e escala gostaria de compartilhar alguns conhecimentos que podem ser úteis para todos do fórum (fiquem á vontade em me corrigir caso haja algum especialista, ok...) e que acho humildemente que todos devem estar cientes:

A principal característica de um óleo lubrificante é a sua viscosidade que pode sofrer uma alteração máxima de mais ou menos 10 % em relação ao valor de medição do óleo novo.
De uma maneira geral, em sistema de bombeamento por exemplo, ocorre elevação de viscosidade de óleos devido ao desgaste da tubulação, incrustação que ocorre em singularidades (juntas, cotovelos,válvulas,etc) do sistema e umidade absorvida que muda as caracteristicas de viscosidade de óleos lubrificantes em geral.
Em sistemas de transmissão, o que costuma ocorrer é a elevação da viscosidade, sendo a principal causa a contaminação por insolúveis, que é a quantidade de resíduos sólidos de poeira, metais de desgaste e resíduos de oxidação por umidade (água), que se depositam no reservatório, causando o espessamento do óleo ou “engrossando-o”. Note-se que quanto maior for o tempo de sobre-utilização do óleo, maior será o espessamento causado. É claro que a contaminação varia de mecanismo para mecanismo. A principal conseqüência é o desgaste acelerado por abrasão dos dentes das engrenagens e rolamentos que terão menor tempo de vida útil, e que acelera após longos períodos ou tempo de operação, pois as impurezas vão se acumulando e aumentando a viscosidade, formando borras, em alguns casos o óleo forma misturas gelatinosas.

Dessa forma gostaria de responder suas perguntas em vermelho:

[background=rgb(253, 250, 247)]1) NUNCA se troca o óleo do Tip! A não ser devido a algum problema ou óleo [/background]sujo[background=rgb(253, 250, 247)], procede? E menos ainda o filtro do óleo. Ele me explicou que o óleo novo pode não preencher os espaços ocupados pelo óleo antigo que não pôde ser totalmente drenado, por isso ele nem dá garantia após 100.000km. O que se faz é verificar se está contaminado e apenas se completa o restante que evaporou, pois, em teoria, o fluído nos TipTronic é long-life.[/background]É correto afirmar que nunca se deveria trocar, porém na prática é impossível não existir nenhum desgaste que venha a modificar as características do óleo devido a operação longa. Todo sistema, tanto uma caíxa de transmissão quanto sistema hidráulico qualquer é sujeito a manutenção, pois não existe uma máquina perfeita que não possua desgastes devido ao atrito, operação, devido a ações de intempéries. Para todos os fenômenos da física existem desgastes pois as condições reais nunca são as projetadas (teóricas) por isso exigem manutenção. E mais especificamente para os óleos long-life, na composição desse óleos existem aditivos químicos para proporcionar vantagens, porém os mesmos vão sendo consumidos conforme uso e o tempo e tem suas concentrações se esgotando e tendendo a zero. Nesse momento o lubirficante vai mudando de comportamento até que começam assim os problemas.

Devido a tudo isso, também NÃO COMPLETARIA, graças a extamente esse risco de o óleo não preencher esses espaços onde pode-se possuir "borras" ou mais tecnicamente incrustações, e o tempo de degradação seria mais acelerado pois você já parte de um sistema impuro (óleo com caractesticas alteradas com proporção de óleo novo). Eu sugiriria a limpeza de todo o sistema e todos os componentes que poderiam ter presença de particulados e incrustações e preenchimento de óleo novo 100% puro.


[background=rgb(253, 250, 247)]2) A única coisa que pode queimar as válvulas eletromecânicas é a falta de fluído passando por elas, seja pelo óleo sujo ou[/background]
[background=rgb(253, 250, 247)]baixo devido a evaporação. Teoricamente, se tudo estiver ok, elas dificilmente queimarão, correto?[/background]
O que mais impacta no funcionamento de uma solenóide são incrustações que podem entupir o sistema e prejudicam seu funcionamento, pois quando se tem um entupimento total ou parcial, tem-se uma variação de pressão á que muitas vezes o mecanismo da solenóide não foi projetado a suportar....ou seja ,, mais uma vez entra a questão de que o projetado (teórico) nem sempre preve as variações e condições que a realidade pode proporcionar....esse é o motivo das coisas se degradarem, estragarem e terem q ter manutenção...
Realmente, se tudo tiver ok, se o óleo nunca sofressse nenhuma variação físico-química, nem de composição e os aditivos tivessem suas concentrações eternas, jamais elas queimariam e jamais teria-se que fazer manutenção....lógico que na prática é impossível e isso é o sonho de qualquer engenheiro que projeta qualquer sistema....quase que o elixir da longa vida....

[background=rgb(253, 250, 247)]3) Eu pensava que o Tip usava o Pentosin e ele me negou, dizendo que o óleo correto é o próprio da JATCO ou algum outro com a mesma especificação. Vale a pena verificar o nível do óleo e completar, caso necessário? Este óleo serviria?[/background]
http://www.ecstuning...ission/ES11846/
Quanto as especificações do óleo não discuto pois não sou engenheiro da Audi. Como Engenheiro te dou um palpite que é o seguinte: Nunca modifique um sistema projetado por engenheiro sem saber o que ele considerou em sua criação pois pode ter sérios problemas de desgaste e danificação...ou o sistema pode não funcionar como projetado... ou seja....existe um manual de fábrica e nele existe a especificação do óleo correto....utilize o recomendado pelo fabricante pois essa especificação partiu de quem criou, projetou e construiu o sistema e nessa especificações foram consideradas todas a condições consideradas no projeto do sistema...portanto para mudar a pessoa tem que ser conhecedora e especialista no sistema da audi parea saber quais as vantagens e desvantagens numa modificação...quais as condições devem ser levada em conta etc,,
Quanto a completar, já explicitei minha opinião técnica na resposta das perguntas anteriores....Quanto a verificar o nível tenho uma opinião também....ao abrir um sistema que está literalmente "lacrado" e inerte (sem chance de contaminações com o próprio ar que possue impurezas particuladas e umidade) você aumenta a chance de mudanças no sistema e acelera o processo pois você favorece uma reação química secundária que não estava prevista (por exemplo umidade no sistema ou particulado do ar no sistema)... e assim pode estar, digamos, em ocndições ótimas de operação pode se tornar incerto...entendeu...pq mtas vezes também se a pessoa que verificar o nível não for especialista pode mtas vezes não "isolar bem o sistema , ou seja, lacrar TOTALMENTE ...ocasionando problemas como entrada de umidade ou particulados e pressão também pois terá uma contribuição ou perda externa.....entendidooo



Desculpe se ficou muito longo o texto....mas como novo integrante do fórum e conforme minha promessaa...eestava entrando para participar...fazer novos amigos e compartilhar conhecimentos...dessa forma gostaria de compartilhar com todos humildemente....não me acho o dono da razão nem da verdade universal...mas aqui passo alguns conhecimentos práticos e muitos á que me dediquei longos 6 anos da minha vida....

AGradeço a atençãoo de todos....muito obrigado....e se achare mque eu falo demais pode me xingar a vontade okk

abraçãoo
 

RaFa360x

Membro
Vou postar minha experiencia com tip...
tenho um A3 1.8T 2003.. peguei com 108k...
o cambio tava perfeito...
ai uns 8 meses de uso ele começou a apresentar problemas na troca da segunda para terceira... qndo frio... demorava..
depois foi a primeira que tbm demorava um pouco pra engatar quando frio..
se eu esquentava o motor nada disso ocorria...

ai beleza... comprei 8 lts de oleo pra trocar.. troquei metade pq nao tinha maquina pra drenar tudo o oleo..
nao adiantou muito... andei um pouco assim, até que ficou ruim as outras tbm... primeira pra segunda...

ai importei um kit de solenoides.. mandei trocar e troquei mais metade do oleo que sobrou...
no começo ficou bom.. ai uns tempos pra ca voltou o problema.. a primeira marcha ta uma merda pra engatar... com motor frio.. quente fica normal..
me deixou desanimado o cambio... ai to pensando em vender assim mesmo, deixando o comprador ciente que vai ter que revisar o carro...

esse final de semana eu notei uma coisa... tava com motor frio né... estava em uma descida e fui no embalo.. pq a primeira nao engatou... na verdade passei pro tip.. ai conforme o embalo foi possivel passar a marcha... passei pra segunda, terceira e notei que tambem não estava engatando.. só depois... me parece que não são as solenoides... sei la..
 

jaltinier

Plantonista
não me recordo bem, mas no manual do audera não fala nada sobre manutenção de cambio AT...preciso confirmar isso...
 

paulomko

Novato
Oii Jaltinier.....não sei se vc tá falando diretamente para mim...mas Só quero me resguardar de uma coisa.......eu não sou especialista em mecânica e câmbios. Só dei uma visão profissional para o negócio de acordo com meu conhecimento de sistemas de lubrificação e de fluidos...ok? só quero compartilhar conhecimentos e idéias e não sou a verdade universal...

Se Audi não fala no manual (comprei o tiptronic e ainda to atras do manual pois não veio) é uma bela de uma sacanagem e estratégia para forçar o cara realizar a manutenções na concessionárias e depender deles....mas a informação procede de que nada dura para sempre...pergunte a qualquer eng. mecânico automobilístico (que é da área) que podem afirmar...nao existe nenhum sistema sem manutenção...certoo

Vou até compartilhar um link aqui que achei sobre cambios tiptronic audi...tá em inglês..mas tem o tradutor
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.audiction.com%2Faudi-maintenance%2Faudi-01v-tipronic-transmission-fluid-change%2F&anno=2

Dá uma olhada no que é dito.....

se realmente não tem nada no manual poderiamos dar um jeito de entrar em contato com a audi solicitar o que fazer á respeito da manutenção dos câmbios automáticos...acho muito dificl ele dizerem o que fazer...provavelmente vão dizer " vá até uma concessionária mais próximaa"hahah...

O jeito mais fácil e se alguém aqui do fórum conhecer alguem que trabalha ou já trabalhou na audi que mexia com essa parte de câmbios....
Tenho muito amigos eng.mecânicos automobilisticos...maioria vai para as montadoras...vou ver se algum deles pode me ajudar e avisoo aqui...

abração.
 

jaltinier

Plantonista
paulo, vc entendeu errado minha mensagem, não fui sarcátisco e minha mensagem não direcionada pra vc...aliás, eu concordo plenamente com vc, sou da teoria de que não existe peça mecanica livre de manutenção ou indestrutível...igual pensamento no que tange ao óleo, não entra na minha cabeça esse papo de oleo long life, isso é tudo lorota...

quando falei do manual, foi no sentido de achar sacanagem os caras da audi não colocarem no manual nada sobre manutenção dos cambios, pois eles de fato necessitam de manutenção, só que eles se isentaram sobre o assunto, o que não pode...

e digo mais, a audi continua errando nos manuais, pois os primeiras safras dos auderas 8P tem um problema cronico com uma peça (camshaft/camflower...sei lá qual o nome da peça) que se ele quebrar vai pra dentro do motor e vc nem percebe e simplesmente quebra ele inteiro, o user claudião teve esse problema e simplesmente teve um prejuízo alto...perguntei pra ele se a audi informou algo sobre a troca dessa peça e eles nem se manifestaram e nem colocaram no manual, ou seja, é uma peça que precisa ser trocada de tanto em tantos km...é um absurdo e isso prova o quão safados eles são...o claudião descubriu isso através de outros canais..
 

paulomko

Novato
Imagina Jaltinier...relaxa....não levei pelo lado sarcastico e sim por um comentário mesmo.....e ocmo nao tinha o manual não sabia se não tinha....por isso fiz um outro comentário e aproveitei por um link....mas nada em particular naum meu velho...relaxa....acho mto legal nós discutirmos sobre nossos carros...e mto importante demostramos opiniões....
Que legal que concorda comigo....

abraço e obrigado pelo manual....
 
manual de poucos carros veem demonstrando a kilimetrgem da troca do flúido da transmissão ..
eu tenho um acervo de manuais .de quase todas as transmissões existentes.
alguns falam outros não e assim vai.

e se você ligar nas concessionarias raramente irão lhe passar essa informação
e se passar
vão te indicar uma troca de fluido da transmissão nos 70 80 mil km..
trabalho com transmissão e não recomendo essa troca nesse KM.
mais sim a cada 40 50 mil km ..
vai muito do usuario do carro também ne gente .

alguns acha besteira
outros acha certo.
pessoas vão falar ce e loco . 40 mil km


já vi cliente nao faze a minha troca,
seguir o que o profissional audi vw disse a respeito desse assunto
no final teve que fazer a transmissão dele
gasto pouco . com master kit , kit solenoide , mais óleo , e servicos executados
6 mil .. isso tudo por que seguio conselhos profissional audi vw....


A maioria das pessoas acham que câmbio automatico e parecido com cambio mecanico
raramente se coloca um fluido ...mais é isso ai

vai do dono do carro e da condição dele faze a troca a manutenção adequada na transmissão .
abraço
 
Concordo totalmente Marinho, isso se chama economia de palito. Muitos preferem economizar 400 ou 500 reais a cada 40 mil kilometros, que não dá nadaaaa por ano, coisa de nem 200 reais, ai depois lamenta a rombo de 6mil!

eu particulamente, quando cliente me veem aqui passa a reclama de preço de óleo
que é uma coisa que ele precisa fazer, é obrigação dele fazer a troca
mesmo sendo ele trocando ou ele levando para um profissional..

obrigação dele .. Ja peguei muitas audi A3 que da nojo de entra no carro e mecher.
te tanta negligencia do dono.

e não é todo mundo que receita a troca de óleo nos 40 mil não em ..
a maioria dos profissionais no centro de são paulo que que voce nem faça a troca
pra quebra a transmissão e acabar gastando mais ainda na reparação..

abraço
 

Scatman

Membro
Amigos,

Agradeço imensamente a colaboração e nível de detalhamento nas explicações!

PAULOMKO, qual manual você precisa?
Perdí um bom tempo na internet, mas tenho todos do A3 8L (interior, manutenção, elétrica, rádio, etc.), todos em inglês ou português, inclusive com o torque que deve ser aplicado em cada parafuso e porca do carro (Eu deixo todos originais guardados em casa e ando com as cópias no carro).

Até onde lembro, infelizmente nenhum deles fala especificamente da manutenção do TipTronic. Tem TUDO sobre o câmbio manual, mas nada sobre o Tip, apenas o básico.

Este post esclareceu bastante coisa, porém, foram tantas informações agora, que fiquei mais confuso ainda :-|

Continuo na dúvida em o que fazer com o câmbio. Deixar quieto até dar problema?

E quando precisar fazer a manutenção, o que deve ser feito, trocar todo o kit? O que compõe este kit?

Vou tentar ligar na Audi EuroBike pra esclarecer umas dúvidas.

Obrigado!
 

jaltinier

Plantonista
o domingos (user do clube, que meche com cambio AT), tb recomenda troca de oleo com essa km...

o grande problema é que o brasileiro não tem mta experiência com cambio AT...todos têm que entender cambio MT é completamente diferente do cambio AT e ponto final, cada um tem suas peculiaridades

compartilho da idéia de que o cambio AT merece atenção especial, principalmente no que tange ao oleo, aliás, é o mesmo princípio do oleo do carter, se vc demora em trocar, seu motor vai pro espaço

não sou mecanico, nem especialista, mas certamente o oleo e cambio AT sofrem desgastes e necessita de manutenção, pois até agora ninguém provou o contrário.
 

jaltinier

Plantonista
scatman, o grande problema de vc deixar começar a apresentar problemas, vc terá de fazer manutenção corretiva, que é a pior das manutenções, pois ela pode acarretar em mais problemas, diferente da manutenção preventiva, mas isso vai depender de vc

cara, já ouvi relatos de pessoas que trocaram o oleo e se fuderam, como já ouvi o inverso, mas não entendo o pq a troca de oleo implicaria em quebra de cambio, não tem fundamento isso, acho que uma boa manuntenção no cambio, não tem pq ele quebrar, as vezes só a troca de oleo pode prejudicar, pois o ideal seria trocar o filtro tb, mas o preço da manutenção vai aumentar por ter que "baixar" o cambio, aí mtos desistem dessa manuntenção pou apenas trocam só o oleo, aí pode estar o problema
 

merotti

Membro
Meu carro está com 72.000km e se não me engano nunca foi feita a troca de óleo do câmbio, tenho que confirmar com o antigo dono. Estaria na hora de trocar então?

PS: Na última vez que o troquei o óleo do carro, pedi para o cara olhar o óleo do câmbio e ele falou que estava filé e que era pra eu esperar dar 90.000km.
 

jaltinier

Plantonista
Meu carro está com 72.000km e se não me engano nunca foi feita a troca de óleo do câmbio, tenho que confirmar com o antigo dono. Estaria na hora de trocar então?

PS: Na última vez que o troquei o óleo do carro, pedi para o cara olhar o óleo do câmbio e ele falou que estava filé e que era pra eu esperar dar 90.000km.

pergunta pro cara como ele fez essa mediação? em verdade o que tem que ver é se o oleo ainda está bom e com as especificações/qualidade/viscosidade necessárias para lubrificar de forma efetiva
 

Scatman

Membro
Mas galera,

Cada vez que eu leio, fico mais ainda na dúvida.
Se trocar o óleo, corro o risco de ficar pior, queimar solenóides, entre outros.
Se não trocar, também pode dar problema.
Se abrir e completar, também pode dar problema.

O que seria o ideal?
Trocar todo o kit e fazer ocâmbio zero?

Já falei com o especialista, que me deixou mais na dúvida ainda.
Ele comentou tudo que vocês falaram acima, inclusive falando de valores... 6k...7k...8k!

Isso, pra mim, está fora de cogitação. Se precisar gastar tudo isso, vendo o carro e abandono o sonho...
 

jaltinier

Plantonista
o ideal é ir em um mecanico especialista em cambio AT e de CONFIANÇA, pedir pra analisar o carro e ver quando ele cobra pra verificar o cambio na bancada, pode ser que vc gaste um pouco com a m.o de retirar/colocar mas já vai ter certeza de como está o cambio por dentro e já aproveita para trocar o filtro e oleo do cambio
 

Scatman

Membro
Foi o que eu fiz.

Ele me pediu em torno de R$200,00 de m.o. para descer o câmbio e verificar.
Leva 1 dia inteiro, pois tem que esperar o motor esfriar, pro óleo baixar.

É aí que fico com medo, pois ele vai ter que abrir, e a possibilidade de contaminar o óleo é grande, apesar de que ele me falou que essa história de contaminar o óleo é difícil de acontecer.

E se precisar trocar o óleo, tem que ser todo, aí ele me passou o valor de 120 reais/litro e mesmo assim não dá garantia, pois as solenódeis podem dar problema depois da troca do óleo...

Ahhhhh, que situação!!!!

Se soubesse disso antes, teria fugido do Tip!
 

jaltinier

Plantonista
cambio AT sempre será um dilema, pois reforço a idéia de que é uma novidade para os brazucas...

se a m.o for apenas 200,0 reais e o mecanico for de confiança eu mandaria baixar o cambio, mas isso é apenas uma opinião particular e não de um especialista
 
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