Dúvida na temperatura do motor

JulioRJ

Membro
VALVULA TERMOSTATICA pela ultima vez
smile.png.pagespeed.ce.6NyMHoRtUg.png
smile.png.pagespeed.ce.6NyMHoRtUg.png
smile.png.pagespeed.ce.6NyMHoRtUg.png
smile.png.pagespeed.ce.6NyMHoRtUg.png
smile.png.pagespeed.ce.6NyMHoRtUg.png
 
É até engraçado, a pessoa vem aqui pedi informação a galera contribui e ainda fica teimando. Cara se for sensor vai variar temperatura do nada, isso ai é valvula termostática, uma vez que a temperatura atingio os 90° no painel, não importa se ta em br ou transito, ela não pode variar tem que ficar cravada em 90. Só vai baixar quando desligar o carro e esfriar. VOLTO A REPETIR LIGO O CARRO no maximo uns 5 minutos andando tem que chegar a 90° e não pode mais baixar nem passar dos 90 no painel. Caso contrario tem algo errado. E estamos falando de audi, e não de GM, cada carro com suas especificações SEM MAIS !
 
@[member="lucasmenudo"] e o problema também é o carro trabalhar abaixo dos 90° pois a injeção detecta que não atingiu a temperatura ideal e joga mais gasolina, assim o carro bebendo mais, sem contar que deixa o carro mais manco, e outra fora da temperatura ideal. Estamos falando de audi a3, ele foi projetado para trabalhar a 90° graus, tanto é que quando liga o carro e ele ta friu é altamente recomendavel não exigir muito dele até atingir os 90° pra não danificar nada. Pois o oleo não ta trabalhando na temperatura ideal. Enfim, uma explicação bem resumida e um pouco confusa, pesquise no google. Ou até mesmo aqui no forum que tem tópicos e mais tópicos sobre isso. Abraço
 

diegotwim

Novato
Galera to com um problema aqui e vou aproveitar o topico para ver se alguem me ajuda.

Eu to com um A3 180 Tiptronic, o ponteiro da temperatura parece funcionar perfeitamente, marca frio de manhã, depois mantem no 90, após um tempo parado abaixa um pouco, enfim. Mas o computador de bordo fica avisando sobre excesso de temperatura. Como devo proceder? Não tenho o cabo para verificar a central ainda.

EDIT: só para acrescentar, tem agua no reservatorio e a ventoinha liga de vez em nunca.
 

ademar5

Membro
diegotwim disse:
Galera to com um problema aqui e vou aproveitar o topico para ver se alguem me ajuda.

Eu to com um A3 180 Tiptronic, o ponteiro da temperatura parece funcionar perfeitamente, marca frio de manhã, depois mantem no 90, após um tempo parado abaixa um pouco, enfim. Mas o computador de bordo fica avisando sobre excesso de temperatura. Como devo proceder? Não tenho o cabo para verificar a central ainda.

EDIT: só para acrescentar, tem agua no reservatorio e a ventoinha liga de vez em nunca.
colega veja pelo climatronic, seu ar condicionado mostra qual a temperatura do arrefecimento do motor. tem um topico aqui no forum que explica como verificar.
 

diegotwim

Novato
Robson Corrêa disse:
@[member="diegotwim"] , Cara isso é bem estranho, ja testo passa o vag pra ver oque acusa ? Pode ser o sensor de temperatura.
Infelizmente não tenho o cabo.

ademar5 disse:
colega veja pelo climatronic, seu ar condicionado mostra qual a temperatura do arrefecimento do motor. tem um topico aqui no forum que explica como verificar.

Valeu pela ajuda galera, vou procurar saber aqui e volto a responder. Aparentemente esta tudo normal, o ponteiro em cima marca 90º, não esta baixando agua, mangueiras não estão estufadas, as vezes a ventoinha demora para ligar, mas liga, mas de vez em quando o aviso aparece. As vezes aparece e se desligar o carro e ligar ele ja some e não volta a ligar, outras vezes ele persiste em ficar aparecendo. Pensei que talvez pudesse ser um mal contato. Existe mais de um sensor para a temperatura da agua?
 

DIEDE

Moderador
@[member="Cassiano Michalowski"],
Seja bem-vindo.

Os que disserem que é normal, você pode deixar de ouvir. rs.
Uma vez nos 90°C, seu ponteiro só deverá baixar se você desligar o carro.
Troque sua termostática e o bocal dela (de preferência). Aproveite pra revisar/limpar o sistema de arrefecimento, pois você perderá boa parte do fluido na troca.
 
@diegotwin, quando o CB avisa a temperatura, o ponteiro está nos 90 graus ou acima disso? se estiver nos 90, o que ele tá alarmando não é excesso de temperatura. é falta de água no reservatório de expansão. Caso a água esteja no nível, pode ser problema no próprio sensor.

A titulo de curiosidade, a temperatura do mostrador no painel é "DECORATIVA"... Na verdade, ela vai ficar travada em 90º mesmo que a temperatura oscile um pouco pra cima disso, até porque dizem (daí não posso confirmar) que o motivo disso é para que o motorista perceba que algo está errado mesmo com a visão periférica.

O pessoal que não entende muito de motor, especialmente de injeção eletrônica, acha que a válvula termostática é desnecessária, que é normal o motor ficar frio na estrada e talz, e precisa saber que não é. GM, Audi, Ford, Ferrari, é tudo a mesma coisa. Nenhum deles pode ficar abaixo da temperatura de trabalho.

Não é só uma questão de economia de combustível. O desgaste do motor frio é maior, pois as peças não se dilataram o suficiente pra eliminar as folgas. Se o negócio existe e está lá, não pode ser retirado só porque se acha que é desnecessário.

Então, só pra reforçar o coro, se está na estrada e a temperatura no painel cai dos 90graus, não precisa nem pensar muito. Vai no mecânico e diz pra ele trocar a termostática por uma nova. E ponto. É isso.
 

diegotwim

Novato
eduardo teodoro disse:
@diegotwin, quando o CB avisa a temperatura, o ponteiro está nos 90 graus ou acima disso? se estiver nos 90, o que ele tá alarmando não é excesso de temperatura. é falta de água no reservatório de expansão. Caso a água esteja no nível, pode ser problema no próprio sensor.

A titulo de curiosidade, a temperatura do mostrador no painel é "DECORATIVA"... Na verdade, ela vai ficar travada em 90º mesmo que a temperatura oscile um pouco pra cima disso, até porque dizem (daí não posso confirmar) que o motivo disso é para que o motorista perceba que algo está errado mesmo com a visão periférica.

O pessoal que não entende muito de motor, especialmente de injeção eletrônica, acha que a válvula termostática é desnecessária, que é normal o motor ficar frio na estrada e talz, e precisa saber que não é. GM, Audi, Ford, Ferrari, é tudo a mesma coisa. Nenhum deles pode ficar abaixo da temperatura de trabalho.

Não é só uma questão de economia de combustível. O desgaste do motor frio é maior, pois as peças não se dilataram o suficiente pra eliminar as folgas. Se o negócio existe e está lá, não pode ser retirado só porque se acha que é desnecessário.

Então, só pra reforçar o coro, se está na estrada e a temperatura no painel cai dos 90graus, não precisa nem pensar muito. Vai no mecânico e diz pra ele trocar a termostática por uma nova. E ponto. É isso.
Fica cravado no 90, só fica mais frio logo que liga a primeira vez ou quando fica um tempo desligado, e subir acima de 90º nunca subiu nessas situações. Acredito ser problema no sensor mesmo, estou verificando sempre o nivel da agua. No começo estava achando que poderia ser ar no sistema, e realmente tinha um pouco, mas ja tirei todo o ar e o aviso continua. Vou providenciar a troca então e fazer uma boa revisão no sistema, só to esperando o outro carro sair da oficina. Obrigado pela ajuda!
 
Olá amigos

Comprei recentemente um A4 2003 1.8 Turbo Blindado.
Aparetmente o carro está bom precisando de revisão na suspensão e detalhes de desgaste no painel.
O que me intrigou foi o vazamento de água do motor

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Continuando do lado esquerdo, após colocar a máquina para fazer a pressão e verificar o vazamento o pessoal da mecânica me disseram que o local foca atrás só motor próximo a carroceria.
Alguém sabe me dizer se ali tem alguma mangueira que possa ter partido ou se o vazamento possa ser da junta do cabeçote.

Tenho achado o carro meio manco, nunca andei em carro blindado, sei que é mais pesado e tal... Senti falta de uma puxada mais franca.

Abrs

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 

edusc

Membro
Nem sabia que esse tópico ainda era vivo, criei em 2012 e realmente era a termostática, eu não conhecia muito bem o carro na época por isso tinha dúvidas sobre o sensor de temperatura, hoje graças ao fórum já sei de muitas coisas sobre o A3. Valeu pela paciência de todo mundo! hehehe
 
Boa tarde galera,

Ultimamente venho percebendo que quando ando com meu carro na BR a temperatura não fica cravado nos 90 graus, ele só fica cravado quando ando na cidade ai quando pego a BR e ando um pouco mais rápido a temperatura começa a despencar. Isso é normal ou o sensor da temperatura está ficando "bixado''? Pergunto isso porque uso um Uno 2008 para ir na faculdade e pego a BR e a temperatura dele fica sempre cravada nos 90C independente se está frio ou não.
O meu carro A3 2.0 Turbo apresenta o mesmo defeito, vou trocar a válvula termostática
 
Topo