Dúvida abafador do meio do SPB 2008/2009

Bruno_mgá

Novato
Gerez disse:
Pessoal, tenho um SPB 07 e fiz quase a mesma coisa... Tirei o intermediario só que tirei o final tb e no lugar do final coloquei só um SILENPRO DE 2.5 pol livre e no final uma ponteira dupla de inox igual a original só que de diametro maior da boca. A divisão que a ponteira faz na saida do escape cria um assovio MONSTRO no meu carro... Não é me gabar, mas nunca ouvi igual em nenhum carro igual...Andando no carro com vidro aberto ou fechado ficou sussa, pra viajar a mesma coisa. Sem pisar parece ate original e o ronco que faz na troca de marcha é de Fu...r tambem...
Preciso fazer um video do lado de dentro e depois um com o carro ultrapassando outros... Já teve caso de o carro sendo ultrapassado jogar pro lado com o susto que leva na hora que passo..FODA!!! @Bruno_mga , se quiser mais emoçao troca o final por um parecido com o meu...não fica barulhento igual um golzinho de escape furado..... hahahahah.
Boa. Mas tenho que ver se aqui na roça existe esse Silenpro ai... Gerez, se for possível gravar um vídeo pra galera aqui seria de grande ajuda ao tópico e a todos os que tem dúvida. Eu mesmo tinha vontade de mexer no escapamento a meses.

della

Membro
fe4r disse:
Esse tal de midpipe que vai afrente do DP encaixa la no intermediário? nesse caso só mata o catalizador, ou nem isso?
Isso, o midpipe vai entre o DP e o intermediário.
Catalizador vai de cada um... Tem dois tipos de DP, com catalizador de alto fluxo e catless (sem).
Abaixo uma foto dos DP OEM e APR (meus) pra você comparar:
tr27.jpg

Veja que o OEM além de restritivo já soca um catalizador direto na saída da turba e outro antes do midpipe, já o APR só tem um antes do midpipe.

fe4r

Membro
della disse:
Isso, o midpipe vai entre o DP e o intermediário.
Catalizador vai de cada um... Tem dois tipos de DP, com catalizador de alto fluxo e catless (sem).
Abaixo uma foto dos DP OEM e APR (meus) pra você comparar:

Veja que o OEM além de restritivo já soca um catalizador direto na saída da turba e outro antes do midpipe, já o APR só tem um antes do midpipe.
Maravilha, valeu pela explicação, della. Ficava em duvida realmente se esse calombinho da APR era um catalizador.
Também da diferença no fluxo com e sem né?

Você colocou o DP da APR e o resto, deixou como?

della

Membro
fe4r disse:
Maravilha, valeu pela explicação, della. Ficava em duvida realmente se esse calombinho da APR era um catalizador.
Também da diferença no fluxo com e sem né?

Você colocou o DP da APR e o resto, deixou como?
Pois é, o calombinho é bem sutil se comparado com o catalizador OEM, né?
Diferença de fluxo dizem haver, mas muito menos que o original.
Eu optei por manter com o cat de alto fluxo por conta da inspeção ambiental que rolava aqui em sampa, não quero confusão.
O resto mantive original, intermediário e silencioso traseiro.

jrcueto

Novato
Escutem ai o barulho dele parado..

[Youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1btCAyaW7Lc&feature=youtu.be[/Youtube]

Leandro_cwb

Novato
Alguem ja tirou o intermediario do 8L 180cv?

quero fazer mas tenho o mesmo medo de todos aqui... barulho chato e ressonancia

Bruno_mgá

Novato
Tirei o abafador intermediário agora cedo. Achei que o ronco ficou um pouco mais alto do que esperava, MAS, cada pisada é um sorriso! kkkkkk Acelerei do lado de um Palio o cara chega assustou kkkkk..

Depois posto mais impressões pois só rodei 3km. Vou gravar uns videos para vocês verem também.

della disse:
Eu tb estou pensando seriamente em fazer esta modificação, MAS...
Segundo um outro escapamenteiro que consultei esse silencioso intermediário é o que abafa o som metalizado do motor, aquele barulho mais chato igual de uno mille antigo, se é que me entendem... E o abafador traseiro é o que reduz o som mais grave.
Levando isto em conta, acho que entendi o que o escapamenteiro falou pro @[member="Bruno_mgá"], o som deve ter ficado metalizado e isto não agrada a maioria...
No meu caso que já está com DP de 3" com apenas um catalizador de alto fluxo, já ouço um barulho metalizado de manhã quando o carro está frio e com o sistema de aquecimento do catalizador ativo, quando parte da queima ocorre ainda no coletor de escape pra aquecer e já acho incômodo...
Gostaria muito de ver e ouvir um com essa mod ao vivo pra decidir...
Logo, se eu colocar o DP, deixar o intermediário e tirar o final, na teoria ficaria melhor? @[member="della"]

Tenho o DP APR e a ponteira traseira OEM já sem o abafador final. Sem contar que, pelo tamanho daquele trambolho, devo ganhar uns 0,2s no 0-100 só no alívio de peso, kkk

Jhow©®™

Membro
@[member="jrcueto"] Fala guri, e todas as quintas no posto shell da Mario Tourinho, qqr coisa me mande o seu whats por Mp q te add no grupo do A3clube cwb..flw

Enviado de meu GT-P7500 usando Tapatalk

Bruno_mgá

Novato
Primeiras Impressões.

O ronco ficou mais alto do que o esperado. Gravei um vídeo para mostrar aqui, porém, captura do som na filmagem pelo celular não fica muito próximo do real, principalmente pelos agudos que somem.

Andando tranquilo (normal) fica um ´´ronkim`` legal, o problema é o som agudo que se forma dos 2500 a 3500rpm + ou - , ele ecoa meio alto dentro do carro. As trocas de macha são um tesão de ouvir, principalmente os ´´pipocos``. A velocidade parece aumentar umas 2x devido ao ronco., minha esposa até comentou: -Nossa o carro ta andando bem mais né? kkkkk. O povo na rua fica olhando,

Da para usar no dia-a-dia? Dá e Não dá, vai depende do perfil de cada um. No meu caso não. Tem dias que eu estou de saco cheio (sexta-feira era um desses dias) e aquele ronco na orelha me estressou mais ainda... Já ontem, sábadão, role pela cidade, é tesão curtir o som do motor gritando.
Testei na rodovia, e vi um problema. Na casa de 120 - 140km/h o motor esta ali na casa dos 3000rpm, e é justamente nessa faixa em que o ronco fica alto. No meu caso que viajo, e as vezes com clientes, família e tal, não tem como.

Em resumo, para o meu uso, não deu. Se o A3 não fosse meu carro de dia-a-dia, com certeza iria deixar assim. Agora, voltar do serviço estressado, ou colocar um cliente no carro com esse ronco, não dá.

PS: O segundo problema é o consumo kkkkk. Meu normal é de 7,5km/L a 8km/L, agora esta marcando 5km/L. Também, fico acelerando, reduzindo só pra escutar o barulho kkkkk

della

Membro
Vish, relato do @[member="Bruno_mgá"] altamente broxante!
Vou abortar a ideia.
Talvez melhore se colocar um abafador esportivo no local do intermediário, vai ajudar a filtrar o barulho agudo que vc comentou...

@[member="freddymamede"] cada silencioso tem uma função, mas lendo por aí, descobri que o intermediário é quem segura o ronco mais grave. Teve gente que tirou o traseiro e colocou um esportivo e não mudou nada no ronco.

fe4r

Membro
Lembro que na época que tive um Gol G3, troquei o silencioso traseiro por um que chamava Turbão na epoca (era o que mais se fazia), ai ficou com som grave legal. Não temos opção parecida para o A3?

Bruno_mgá

Novato
Segundas Impressões:

Fui para o Track Day de Londrina ontem, então rodei mais de 300km.

Na Rodovia: Praticamente Insuportável. Com o motor a 3000rpm, e acelerando, o som agudo dentro do carro é muito chato. Mesmo aumentando muito o som o ruído enche o saco.

Autódromo: TESÃO Demais! É outra tocada! Da para ouvir as marchas, as reduções, os pipocos. Perfeito.

Cidade: Andando de boa (onde o carro troca as marchas abaixo de 2000rpm, fica legal. Fica um ´´ronkim`` gostoso de ouvir.

Fui na loja de escapamento para ver o que dava para fazer. Ele falou que pode colocar um catalizador ´´universal`` que é pouco restritivo, a um custo de R$ 100,00. Porém, não garante o serviço. ´´Acha`` que vai reduzir o ruído uns 15 a 20%.

Agora, sinceramente não sei o que fazer. Dia 1 de Maio tem Track em Cascavel. Talvez eu deixe desse jeito mesmo até lá e depois volte para o original. Não sei se compensa arriscar mais R$ 100 nesse outro catalizador.

FelipeFei

Novato
Bruno_mgá disse:
Boa. Mas tenho que ver se aqui na roça existe esse Silenpro ai... Gerez, se for possível gravar um vídeo pra galera aqui seria de grande ajuda ao tópico e a todos os que tem dúvida. Eu mesmo tinha vontade de mexer no escapamento a meses.
Bruno, li as primeiras e segundas impressoes suas sobre o som do escape... Ficou tão alto assim o barulho?? Vc tirou o intermediario, só interligou com um predaço de tubo e deixou o abafador final original, certo?

Pode ser que pelo meu silenciador final ser esportivo, abafa BEM mais o som e não fica com o som metalizado ou com essa ressonacia nos 3000rpm. Posta seu video ae !! ainda não fiz o meu video pois meu carro ainda esta na css por uma ralada que me deram na porta!

Assim que eu pegar de volta, gravo os videos e posto!

MarceloA3T

Membro
@Bruno_mgá tenho algumas dúvidas tb pois tb penso em fazer essa modificação no meu.

Vc tem o downpipe de 3'' sem catalisador ou está com o original ?

Seu carro tem filtro OEM, CAI ou Inbox ?

Cada pedaço desse faz parte do aumento do ronco tb...

Vi o pessoal comentando no Jetta Clube e a muitos aprovaram, porem lá muitos deixaram o downpipe Original com catalisador, retiram o intermediario e mantem o abafador final. Dizem que se trocar o final por aqueles de inox esportivos fica com o ronco mais grosso ainda.

Eu gostaria de colocar algo que não desse essa ressonancia em 3000 RPM como comentou, pois as vezes também viajo com o carro. Queria um ronco esportivo grave e que ficasse bem claro o DSG Fart (como chamam la fora) nas trocas de marcha

Cara eu nao senti essa ressonancia toda que vc ta falando, no meu carro ficou muito bom.. Mas como voce disse que usa o carro para levar cliente e tal, o barulho pesa bastante.. Depende de como cada um usa o carro ne.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

@[member="della"], perceptível a diferença de performance com o DP? Dizem q da 20hp com a injeção original...Peguei o meu essa semana, logo logo vai pro carro

@[member="Bruno_mgá"] n me brocha cara, estou doido pra botar um cano direto lá do DP pra trás, mas uso o carro 90% em estrada :/

off topic: tomei uma LUNETA de um Gol GTI lá em Brasília na saída do autódromo, foi na brincadeira e tal os dois cientes dos carros que tinham na mão. Mas foi muito feio, kkkk. Na segunda puxada o cara me deixou passar embalado e em 100m já sumiu na frente! Forte o GTI! O @[member="Lars"] tava cmg só botando pilha

della

Membro
freddymamede disse:
@[member="della"], perceptível a diferença de performance com o DP? Dizem q da 20hp com a injeção original...Peguei o meu essa semana, logo logo vai pro carro

@[member="Bruno_mgá"] n me brocha cara, estou doido pra botar um cano direto lá do DP pra trás, mas uso o carro 90% em estrada :/

off topic: tomei uma LUNETA de um Gol GTI lá em Brasília na saída do autódromo, foi na brincadeira e tal os dois cientes dos carros que tinham na mão. Mas foi muito feio, kkkk. Na segunda puxada o cara me deixou passar embalado e em 100m já sumiu na frente! Forte o GTI! O @[member="Lars"] tava cmg só botando pilha
Como vc ainda não tem remap, colocar DP vai ferrar teu torque em baixa. Recomendo instalar quando vc já for "queimar" a ECU que pelo visto não deve demorar depois do fumo do GTI KKKKKKKKKKKKKKKK!!!