[Chip Potência] Experiências

targa3

Membro
Fala galera, estamos de volta!!!

Em outro tópico gerou uma grande discussão sobre indicações para remapeamento de central das nossas máquinas...

Pois bem, com intuito de externalizar as experiências positivas e dá um empurrão para pessoas que fizeram chip pelo Brasil a fora, estou criando esse tópico para que todos que tem carros chipados possam colocar os resultados como, consumo, ganho de potência, desempenho, responsável pelo remap, cidade onde foi realizado o serviço e também tirar dúvidas sobre o assunto.

Quanto mais informações trocarmos, mais iremos enriquecer o conhecimento e experiências...

Abração para todos...
 

marioaoliva

Moderador
Tenho curiosidade qto ao consumo e Controlar (São Paulo) varios users inclusive o Overspeedy já me respondeu que a casos que até melhora na faze aspro... Mas vamos ver os relatos da galera...
 

madmax

Membro
Pessoal,

O legal seria saber quais as dúvidas, mas para começar vou colocar algumas questões:

- Primeiro não é chip, e sim remapeamento de injeção, pois nos A3 a reprogramação é efetuado através de cabo e não trocando o chip, onde esta alteração é 100% reversível, pois que for fazer a reprogramação copia a programação original do carro se salva no seu computador, e "cópia" a nova programação para injeção;

- O consumo do carro não se altera com a reprogramação, o que pode acontecer por a carro esta mais esperto é você pisar mais que o normal e ai você vai gastar mais do que antes, o que manda no consumo é o "pé";
- Referente a durabilidade da turbina também não se altera, mas para isso, a reprogramação tem que ser feita por profissionais que entendam, pois se aumentar muito o pico pressão e o tempo de pico a turbina vai embora rápido, e pico não se ganha nada em potência.

- Uma dica muito importante para que for fazer a reprogramação é trocar o inletpipe, pois o A3 reprogramação enche o motor e a turbina mais rápido e o inletpipe original limita muito o motor, onde a maioria dos reprogramados a potência máxima vem entre 4500 a 5000rpm e depois despenca muito, onde o motor fica com uma faixa pequena que potência, já com a inletpipe a potência vem por volta de 5000 a 5500 rpm , mas não despenca depois, a potência se mantem até uns 6500rpm e depois despenca, onde este aumento de 2000rpm na faixa de potência mudar e muito o comportamento do carro;

Por ultimo elevando em consideração vários setups que fiz no meu A3, o melhor custo benefício seria:

-Filtro esportivo cônico, com captação de ar frio(não adianta usar o k&n in box, pois o que "segura" o fluxo do ar admitido é a caixa do filtro e não o filtro, fiz alguns testes no dyno com o inbox e a diferença para o original foi de 1cv, já com um cônico instalado atrás do parachoque com o kit K&N ou similar, e o ganho foi de 12cv);
- Como já dito acima o inletpipe;
- Reprogramação, onde indico o Over ;
- Downpipe e retirada do catalizador, podendo manter o restante original, pois o custo para fazer o resto do escape não compensa o ganho pequeno que irá gerar.

Com esta configuração um A3 150cv fica com uma potência entre 200cv a 205cv, já os 180cv de manual, que usar a k03 fica com uma potência entre 210cv a 215cv, já os 180cv tiptronic que usam a k03S entre 220 a 225cv. Mas do que isso só compensa o upgrade de turbina, pois a turbina original já esta no limite.
 

Morcegao

Membro
Eu usei um chip de potencia meu carro chegou a quase 225cv o consumo não ficou muito alto andando de boa, mas tirei porque quebrou o cambio, me falaram que o 150cv automatico da problema em cambio, seria isso verdade pois curtir o chip e gostaria de voltar a ter o chip reprogramado, quero um pouco de potencia tipo deixando com 180cv ou 200cv não mais do que isso, será que é possivel no automatico sem quebrar o cambio ou forçar demais ?
 

madmax

Membro
Morcegão,

O máximo de potência que um A3 150cv chega somente com um reprogramação é por volta de 190cv, e isso com tudo redondo no motor, pois nem os 180cv chegam nesta potência apenas reprogramados. O máximo de potência de um 150cv com a turbina original seria por volta de 205cv, isso com filtro esportivo, inletpipe, downpipe e escape de 2,5", se falaram que o seu carro estava com 225cv mentiram e muito...
 

Morcegao

Membro
humm... deve ser, mas será que deixar ele com 180cv no chip vai dar problema no cambio ??? porque me falaram que o cambio automatico nao aguenta !!!!
 

madmax

Membro
Eu acho que reprogramando para os 190cv, o cambio automático aguenta, desde que ele esteja 100%, e com as manutenções em dia.
 

pilustrica

Novato
po cara... não sei se agrega alguma coisa mas vou contar minha experiencia com remapeamento. Fiz na época em um gol turbo que eu tinha, aqueles 1000 original. O carro que originalmente atingia picos de 1,2bar chegava sussegado a 1,7bar, ficou um foguetinho, mas vi minha turbina ir pro beleléu em 3 meses. Na verdade horas após ter "chipado" e algumas esticadas depois ela já fumava de leve...

ai vem as desculpas né... "sua turbina já estava ruim" , "você saiu pisando com o carro ainda frio"...e blá blá blá , pois bem... um tal "chip" de 700 reais me custou mais 1000 e cacetada...

resultado...vendi o carro....
 

madmax

Membro
po cara... não sei se agrega alguma coisa mas vou contar minha experiencia com remapeamento. Fiz na época em um gol turbo que eu tinha, aqueles 1000 original. O carro que originalmente atingia picos de 1,2bar chegava sussegado a 1,7bar, ficou um foguetinho, mas vi minha turbina ir pro beleléu em 3 meses. Na verdade horas após ter "chipado" e algumas esticadas depois ela já fumava de leve...

ai vem as desculpas né... "sua turbina já estava ruim" , "você saiu pisando com o carro ainda frio"...e blá blá blá , pois bem... um tal "chip" de 700 reais me custou mais 1000 e cacetada...

resultado...vendi o carro....

Vamos por partes, não da para comparar os A3 turbo com os gol 1.0 16v turbo, neste caso posso dizer muito sobre os 1.0 16v turbo, pois já tive 2 gol 1.0 16v originais, o problema é que os gol já estão com a turbina trabalhando quase no limite original, pois ele já trabalha com picos 1,4kg e estabiliza em 0,8kg, e mesmo original com a pressão original as turbinas trincam a carcaça quente e alguns chips davam até 2,0kg de pico e estabilizavam em 1,6kg, onde a pequena turbina gt12 não aguenta, eu rodei mais de 2 ano( pelo menos 100.000km) com os meus ex-gols com do chip "155cv" da nascar, onde ele dava picos de 1,6kg e estabilizava em 1,2kg e nunca tive problemas.
Nos A3 a margem de utilização da turbina original é bem menor que nos gols, onde os 180cv por exemplo trabalham original com picos de 0,8kg e estabilizam em 0,5kg, onde reprogramados eles trabalham com picos de 1,2kg e estabilzam em 1,0kg, onde reprogramados eles trabalham igual os gol originais, pois o meu A3 esta a 2 anos reprogramado, pelo menos 50.000km rodados, e a turbina esta em perfeita condições.
 
Eu reprogramei o meu com o Over e gostei muito do resultado. Interessante é que com ~R$30k dá para comprar um 180cv bonitão, investir mais uns R$1,5k e ter um canhão na mão, com tecnologia de ponta e consumo razoável, para não dizer modesto por se tratar de um carro potente). O meu faz uns em torno de 8,5km/l andando de forma "tiozão". Ah, o remap que fiz com o Over é o "conservador", significando que tenho um meior-termo em termos de consumo, potência, margem de segurança de uso da turbina e o resto é só alegria...
 

overspeed

Comerciante
humm... deve ser, mas será que deixar ele com 180cv no chip vai dar problema no cambio ??? porque me falaram que o cambio automatico nao aguenta !!!!

Seja o 150 (automático) ou 180 (com tiptronic) com chip, filtro ,escape 2,5", downpipe de 3", inlet e intercooler bombado não chega ao limite de torque máximo suportado pelo cambio segundo a Audi/VW.

O cambio tem (apesar de alguns não entenderem isso) peças de desgaste (óleo, discos, solenóides) que precisam ser trocados a cada determinada Km ou numero de ciclos (solenóides).
 
Fala pessoal!
Seguinte meu a3 150 automatico. o carro era rendondinho, fiz reprogramacao de injecao e o carro so anda em segunda e terceira marcha.
engata 1 s'o quando coloco atraves do seletor e a quarta marcha nao entra de forma alguma.
o kickdown tmbm nao funciona.

isso tudo apos reprogramar o chip.
alguem tem ideia do que possa ser??
obrigado
 
Salve galera

Coloquei um chip no meu AUDI A3 1.8 aspirado para poder colocar álcool também e até o momento esta tudo ok porém a maneira de uso é 35% do que colocar de álcool vc tem que colocar de gasolina para o carro pegar normalmente pela manhã e não ficar fraco, a empresa que fez o trabalho manda o istalador até sua residência e tem 3 anos de garantia e possui loja fixa

Abraço
 
Topo