Caixa Automática dando Socos/Solavancos

Olá Pessoal, tudo bem?

Não encontrei o post que eu estava procurando, então resolvi criar um. Sou novo nesse blog e preciso da ajuda de vocês.

Possuo um Audi A3 1.8 20v, Aspirado, 126cv, ano 97, 2 Portas, e ele tem apresentado um probleminha na caixa automática (Não é Tiptronic) que tem me incomodado e me deixando meio preocupado.

Recentemente troquei o óleo da caixa, coloquei o original da Audi, troquei filtros, cálcio da caixa e do motor, pastilhas de freio e na maioria das vezes quando coloco a ré ele da um solavanco/soco, as vezes é forte, as vezes é bem leve ou as vezes nem dá.
De vez em quando, ele da um soco/solavanco quando coloco no Drive, mas é bem raro.
Com ele andando o carro é perfeito da 1 pra 2, da 2 pra 3, da 3 pra 4, da 4 pra 5 ou quando ele reduz, o carro é perfeito, não da nada.
É só quando eu ponho na Ré ou Drive(logo em seguida de por na marcha, por exemplo, coloco drive, deu o soco e depois que o carro começa a andar. Lembrando que o Audi demora 1 segundo e meio pra marcha de saída entrar( Ré ou Drive).

OBSERVAÇÃO: Ele já dava esse soco/solavanco antes da troca de óleo, filtro, cálcio....

Conto com a ajuda de vocês, abração!
 

Lucas Zanin

Novato
5ª marcha???


Amigo, o carro do meu pai tbm dava esses solavancos nas mudanças de marcha. Era o chicote do sensor de velocidade do cambio que estava todo zuado. O cambio não fazia a leitura da velocidade e por isso não mudava de marcha no tempo certo, por isso os solavancos!
 
Zanin disse:
5ª marcha???


Amigo, o carro do meu pai tbm dava esses solavancos nas mudanças de marcha. Era o chicote do sensor de velocidade do cambio que estava todo zuado. O cambio não fazia a leitura da velocidade e por isso não mudava de marcha no tempo certo, por isso os solavancos!
Amigo Zanin

O carro da o solavanco logo quando coloco o drive ou ré.
Quando ele esta no Drive e fazenda as marchas, tipo 1 pra 2, pra 3, pra 4 ou 5 ou quando ele reduz ele não apresenta os solavancos.

Ele só apresenta o solavancos dps tipo 1 seg depois de botar R ou D. Abraço!
 

Lucas Zanin

Novato
Lucas Gabriel disse:
Amigo Zanin

O carro da o solavanco logo quando coloco o drive ou ré.
Quando ele esta no Drive e fazenda as marchas, tipo 1 pra 2, pra 3, pra 4 ou 5 ou quando ele reduz ele não apresenta os solavancos.

Ele só apresenta o solavancos dps tipo 1 seg depois de botar R ou D. Abraço!
Entendi....bom...de qlq forma dê uma checada no chicote que falei...não custa nada....

Só pra constar...até onde eu sei...esse cambio não tem 5ª marcha...são só 4!
 

merotti

Membro
O cambio 01m só tem 4 marchas mesmo. Esses problemas só acontecem quando você deixa o carro em subidas ou descidas ? É bom você aliviar o peso do carro do câmbio, colocando-o sobre o freio de mão, assim evitando desgaste.
 
Zanin disse:
Entendi....bom...de qlq forma dê uma checada no chicote que falei...não custa nada....

Só pra constar...até onde eu sei...esse cambio não tem 5ª marcha...são só 4!
Tens Razão amigo, nunca tinha percebido essa da marcha ser só 4! valeu, vou dar uma checada nos chicotes. abraço!
 
merotti disse:
O cambio 01m só tem 4 marchas mesmo. Esses problemas só acontecem quando você deixa o carro em subidas ou descidas ? É bom você aliviar o peso do carro do câmbio, colocando-o sobre o freio de mão, assim evitando desgaste.
Tens Razão merotti, ele tem 4 marchas, nunca tinha notado.
Ele ficou um tempo com o freio de mão estragado, na verdade eu comprei ele com o freio de mão estragado, então em subida ou descidas ele ficava segurando no P. Mas sempre tentei evitar ao máximo por o peso do carro em cima do P. O que achas que pode ser? Solenóide? quanto custa para trocar um solenóide desses? abrçao!
 
Rafael Oliveira disse:
Já passou o scanner?
Rafael,

Sim o carro passou por scanner de caixa e motor e não acusou nada, não entendo o porque dos solavancos. E estou com medo de ter que abrir a caixa, por que vai sair uma grana. Abraço!
 
Primeiro passo seria fazer um ajuste com um aparelho top no câmbio oq eu chamo de reprogramação se não parar primeiro passo medir as solenoides
 
Amigão, sou de Porto Alegre - RS e vc? Vou ver se consigo levar ele num mecânico que tenha um aparelho bom para fazer a reprogramação da caixa.
 
Uma dica ... Leve a um profissional qualificado . não vise a estética da oficina dele . vise o conversar a aparelhagem dele o profissionalismo ... Fique a vontade de ligar ou ate. Mesmo agendar uma visita sou de SP. Porem já veio audi de minas . Brasília . santos . Curitiba veio uma Jetta . dai por diante abraço
 
Rafael Oliveira disse:
Sou de Curitiba isso antes de mais nada faça a reprogramação no câmbio pra ver se para os trancos
Amigo Rafael, como se faz a reprogramação do Câmbio? tem que levar num mecânico? comprar algum aparelho? sou novo nessa área de câmbio automático, é o meu primeiro carro. Abração!
 
Sim tem que levar em um mecânica que tenha um bom aparelho oq eu uso na minha oficina e da marca bosch e assim lá e vai fazer a reprogramação na tua cidade e pra ter bons mecânicos de transmissão automática
 

Bolaturbo

Membro
Já notou se ele dá esses trancos geralmente quando vc liga o carro frio?

Lembre-se que após a primeira partida do dia por exemplo, a injeção mantem o carro levemente acelerado, isso influencia um pouco na força do tranco quando engata, quando motor está quente, a rotação de marcha lenta cai, e o solavanco diminui.
 
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