Bebendo muito [Carro 100%]

kardec

Novato
Galera, depois de uma semana usando o novo sensor de temperatura, consegui a média histórica de 6 km/l, mas ontem aconteceu uma fato estranho ...
Eu vindo de Niterói a temperatura no painel baixou e o ponteiro da temperatura ficou +/- em uns 75º , mas já li aki no fórum que o ponteiro não pode baixar ...
Fiz um teste hoje, coloquei na função 49 do climatronic (Temperatura da água do radiador) e estava normal (em 100º), liguei o ar e foi baixando e quando cheguei em casa já estava em 78º . . .
Será que o sensor de temperatura que comprei está zuado ?
pode ser outra coisa ?
 

marioaoliva

Moderador
Galera, depois de uma semana usando o novo sensor de temperatura, consegui a média histórica de 6 km/l, mas ontem aconteceu uma fato estranho ...
Eu vindo de Niterói a temperatura no painel baixou e o ponteiro da temperatura ficou +/- em uns 75º , mas já li aki no fórum que o ponteiro não pode baixar ...
Fiz um teste hoje, coloquei na função 49 do climatronic (Temperatura da água do radiador) e estava normal (em 100º), liguei o ar e foi baixando e quando cheguei em casa já estava em 78º . . .
Será que o sensor de temperatura que comprei está zuado ?
pode ser outra coisa ?
Seu carro deve estar sem válvula termostática ou a mesma esta com defeito...
 

marioaoliva

Moderador
Mas só aconteceu desta vez, se a válvula estivesse com defeito o carro não iria esquentar demais ?
Essa válvula serve para o carro chegar na temperatura de trabalho mais rápido, e não deixa a temperatura do bloco baixar da temperatura de trabalho independe da condição climática...
 

horie

Membro
Regulador de pressao e bomba de combustivel estao OK? Reseta o fuel trim ...soh zerar os erros da injecao com o VAG COM, ele reajusta automaticamente baseado nos parametros da injecao, sonda, etc.#

No link abaixo, ensina vc diagnosticar alguns problemas que influenciam diretamente no consumo.

http://wiki.ross-tec.../Fuel_Trim_Info

Não consegui zerar o fuel trim, na verdade não encontrei a opção certa. No site diz um grupo mas não encontrei o mesmo e nem nada parecido.
Dá um help?
 

Tang

Membro
O Fuel trim zera toda vez que voce clicar em limpar erros, no menu de Engine, onde vc le os erros do motor.
É no grupo 032 que vc ve os valores.

Pelo que vc informou, sua valvula termostática pode ter travado aberta ou não está fechando completamente, isto é até comum.

Troca ela, mas antes compre o o'ring que vai no tubo/termostática, pois o mesmo dilata e vc não vai conseguir colocar ele de volta. Na CCS deve custar uns R$ 10 só o o'ring neste país sem vergonha.
Normalmente a termostatica vem com o anel

Codigo do anel de vedação 038121119B

Codigo da Termostatica 050121113C ($25 na ECS > R$ 300 na CCS no Brasil - ambas originais VW ... é o fim do mundo isso, país ladrão) - Procura em autopeças.

Código do tubo da termostatica, caso o seu quebre na troca ...espero que não: 06A121121C ($16 original $6 subst de qual - na ECS > CCS Brasil +- R$40)

Abs
 
ola amigos!!!

para quem acompanhou alguns topicos meu, na minha caranga não havia a valvula termostatica, sendo assim coloquei a mesma.

Para minha surpresa uma nova média de consumo em rodovias... antes 11 a 12 km/L, agora 14 tranquilo... andando normalmente a 120 a 130 km!!!

Como muitos sabem a valvula tem a função de fazer o carro permanecer, ou seja, não deixa a temperatura cair abaixo dos 82º que tem como padrão o trabalho na casa dos 90º.

de forma geral.. com um tanque faço facil facil acima de 740 km com um tanque em viagens longas!!!

Abraço
 

marioaoliva

Moderador
ola amigos!!!

para quem acompanhou alguns topicos meu, na minha caranga não havia a valvula termostatica, sendo assim coloquei a mesma.

Para minha surpresa uma nova média de consumo em rodovias... antes 11 a 12 km/L, agora 14 tranquilo... andando normalmente a 120 a 130 km!!!

Como muitos sabem a valvula tem a função de fazer o carro permanecer, ou seja, não deixa a temperatura cair abaixo dos 82º que tem como padrão o trabalho na casa dos 90º.

de forma geral.. com um tanque faço facil facil acima de 740 km com um tanque em viagens longas!!!

Abraço

Muito bom o relato em Ricardo... Que bom que melhorou o consumo... Absss
 

EduGalaxe

Novato
atualizando minha situacao:

o carro voltou do nada ao normal rs... tá fazendo 10/11 agora como sempre fez... nao fiz nada, não troquei nenhuma peça...
ele sempre foi assim, ate que deu um problema no corpo da borboleta e eu tive que comprar uma nova, depois da substituiçao ele voltou beberrão... após um tanque fazendo 310km, fiz a troca do óleo do motor, já estava no prazo, no tanque seguinte 330km... ae agora 540km... nem de posto eu troquei, estava suspeitando de gasolina batizada... sera que a central se ajustou por ela mesmo de acordo com o uso? sei la, o que eu notei de estranho é que na fase fria, antes dos 90 graus, o carro consome mto... chega a marcar 3/4 km no consumo instantaneo... principalmente nas primeiras marchas.... mas depois que esquenta volta ao normal, saindo de primeira tranquilo marca 7/8km... será alguma coisa na sonda? que dps de aquecida volta a funcionar... enfim, esta planejado uma revisao de suspensao pra agora msm, vou aproveitar e verificar isso tb...




pra quem nao tem o vag, desconectando um terminal da bateria e deixando um tempo desligado, alguns parametros da central são zerados
 
Amigo EduGalaxe,

não sei dar certeza... mas a informação que tenho e que por mais q se desconecte a bateria não se zera alguns parametros igual acontece com alguns carros (como fiat), ou seja, e necessario do scanner mesmo para correção.

bom, na verdade são informações que obtives, precisamos de alguem que tenha realmente o fundamento.

abraço
 

marioaoliva

Moderador
Amigo EduGalaxe,

não sei dar certeza... mas a informação que tenho e que por mais q se desconecte a bateria não se zera alguns parametros igual acontece com alguns carros (como fiat), ou seja, e necessario do scanner mesmo para correção.

bom, na verdade são informações que obtives, precisamos de alguem que tenha realmente o fundamento.

abraço

Quase certeza que zera sim, mas precisa passar um período desconectada... Alguns falam 20 minutos outros 2 horas... Vamos deixar o @overspeed nos ajudar,,,
 

horie

Membro
atualizando minha situacao:

o carro voltou do nada ao normal rs... tá fazendo 10/11 agora como sempre fez... nao fiz nada, não troquei nenhuma peça...
ele sempre foi assim, ate que deu um problema no corpo da borboleta e eu tive que comprar uma nova, depois da substituiçao ele voltou beberrão... após um tanque fazendo 310km, fiz a troca do óleo do motor, já estava no prazo, no tanque seguinte 330km... ae agora 540km... nem de posto eu troquei, estava suspeitando de gasolina batizada... sera que a central se ajustou por ela mesmo de acordo com o uso? sei la, o que eu notei de estranho é que na fase fria, antes dos 90 graus, o carro consome mto... chega a marcar 3/4 km no consumo instantaneo... principalmente nas primeiras marchas.... mas depois que esquenta volta ao normal, saindo de primeira tranquilo marca 7/8km... será alguma coisa na sonda? que dps de aquecida volta a funcionar... enfim, esta planejado uma revisao de suspensao pra agora msm, vou aproveitar e verificar isso tb...




pra quem nao tem o vag, desconectando um terminal da bateria e deixando um tempo desligado, alguns parametros da central são zerados

Uma coisa que você citou e eu reparei bem que depois que eu troquei o óleo foi que o consumo aumentou muito. Exatamente depois da troca.
Estou pra trocar o óleo de novo, quem sabe volta ao normal, hahaha.
 

kardec

Novato
essa questão do óleo é interessante, mas sobre o meu nao posso dizer pq só andei um fds com o óleo do antigo dono quando comprei o carro, mas será que pode piorar tanto o consumo ?
Mesmo assim nesta sexta feira eu já iria trocar o óleo mesmo, eu uso 100% sintético - 5W30 alguem sabe se esse é o melhor ou se o 5W40 é melhor ?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Pow, meu carro faz 10 km/l desde que eu comprei ele em 2007 (JA VAI FAZER 6 ANOS). Meu trajeto é sempre 50% rodovia e 50% cidade.
Por varias vezes eu chego em meio tanque com 300, 315 kms rodados.......sempre com Podium ou VPower ou Premium da Ipiranga.........

O que o amigo pode estar vendo na manutençao pra tentar solucionar:
-A termostatica
-todos os respiros de óleo
-canister
-catalizador "entupindo" (q é o q custuma acontecer qdo ele ta estragando)
-sonda (nem sempre uma nova funciona como deveria) procura ver a leitura dela se condiz com o padrao de funcionamento normal
-aterramentos (incluindo bateria) e alternador
-verificar formação de borra na tampa das valvulas.

é um problema muito estranho, em se tratando de um carro muito economico (pelo menos o meu sempre foi) ....apesar de dizerem que os Aspirados, e os Automaticos consumam mais combustivel,
 

DouglasM

Novato
O meu tava fazendo 10.8 km/L sendo 60% de transito intenso .
Na estrada ontem voltando do encontro ele marcou 15km/l, com a margem de erro, chuto uns 13km/l .
E um detalhe, minha termostática foi pro espaço, ontem a temperatura baixou de 90, então ainda bebeu um pouco + .
Engraçado que eu troquei ela a pouco tempo, deve ter vindo ruim .

Abs !
 
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