[ALERTA!!!] defeito no módulo do ABS A3 SPB e VW

ok, mudou o erro. Aliás, na época do 8L deseisti do VAG por isso. Passava 10 vezes seguidas, dava 10 erros diferentes...

O da vez é o 01130. O antigo (01314) não apareceu mais:

Log do VAG:

Address 03: ABS Brakes (-----) Labels: 1K0-907-379-60EC1F.clb
Part No SW: 1K0 907 379 AE HW: 1K0 907 379 AE
Component: ESP MK60EC1 H35 0104
Revision: 00H35001
Coding: 144260120A2600FB281206E9501C0041B900
Shop #: WSC 06314 000 00000
VCID: 75E1075FDC34EDB6B75-8020

1 Fault Found:
01130 - ABS Operation
008 - Implausible Signal - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101000
Fault Priority: 1
Fault Frequency: 5
Reset counter: 150
Mileage: 73956 km
Time Indication: 0
Date: 2014.06.24
Time: 19:49:54

Freeze Frame:
Count: 4096
Count: 32768
Count: 12800
Count: 125
Count: 49705
Count: 59851
Count: 65024
Count: 0

Site da Ross-Tech

01130 - ABS Operation: Implausible Signal Possible Causes
  • Fuse(s) faulty
  • Modifications/Retrofits incompatible
  • Wiring from/to Brake Electronics Control Module (J104) faulty
    Electrical Interference from External Sources
    High Frequency Radiation (e.g. non-insulated Ignition Cable)

[*]Brake Electronics Control Module (J104) faulty
Possible Solutions
  • Check Fuse(s)
  • Check Vehicle for Modifications/Retrofits
    Temporarily remove Modifications/Retrofits (including Wiring)

[*]Check Wiring from/to Brake Electronics Control Module (J104)
[*]Check Brake Electronics Control Module (J104)
Special Notes
  • This Fault Code can only be cleared after performing a Test Drive above 20 km/h (13 mph).

della

Membro
Mais sobre o assunto, extraído do Jetta Club:

“Como exemplo”, disponibilizo para download arquivos da VW com a solução para luzes de ABS e ESP acessas no painel (erro 01435 Sensor de pressão de freio - falha no circuito elétrico), a informação consiste em um kit de reparo de código 1K0 698 517 B, não é nenhuma pechincha, porém não deixa de ser uma solução e talvez mais barata que um módulo completo.

Link p/ download (ABS_MK60.rar )→ https://mega.co.nz/#!YMsXEAgJ!Ex9PeRL9zqrO3Sz8GmGK1eO74U9zrTxoCzSUQFP_FxQ

Cfacioli

Membros VIP
della disse:
Olha que interessante, esse site explica a causa do problema e também oferece conserto para a unidade:
http://www.sinspeed.co.uk/volkswagen-audi-common-abs-fault-brake-pressure-sender-sensor-switch-failure/

Aqui mostra um how to para subsituir o módulo:
http://www.briskoda.net/forums/topic/190784-how-to-repair-espabs-fault-with-vag-repair-kit/

Della, só um ponto importante

Esse erro do sensor g201 estava ocorrendo no meu s3, exatamente esse "01435 Brake Pressure Sensor 1 (G201)". Acho que (qse certeza) o erro do 8P seja diferente. Esse erro listado seria mais para a plataforma 8L. (É exatamente como descrito no link q vc postou)

Veja onde eu disse do erro e como fiz para resolver: http://www.a3clube.com/topic/3437-garagem-cfacioli-s3-2003-prata-oem-e-fusca-1300l/page-13

Já li bastante sobre esse erro e não necessariamente é preciso trocar a central. No meu caso, troquei um sensor e pronto. Tá funcionando normal.

Ponto: Esse erro 01435 não faz o carro dar pau no ABS. Esse sensor serve SOMENTE para o ESP, já que ele fornece informações para a central frear determinada roda para corrigir trajetória do carro. No meu carro, mesmo com o erro antes de arrumar o sensor, NUNCA deixou de funcionar o ABS. Só o controle de estabilidade que ficava off.

Meu carro pelo visto eh parente do Wolverine, se auto consertou e o erro n aparece mais...

Tentei reproduzir a situação que causava o acendimento das luzes com o @[member="Lars"] junto no carro. Nada de anormal. Inclusive com controle de tração/estabilidade atuando. Vai saber...

della

Membro
freddymamede disse:
Meu carro pelo visto eh parente do Wolverine, se auto consertou e o erro n aparece mais...

Tentei reproduzir a situação que causava o acendimento das luzes com o @[member="Lars"] junto no carro. Nada de anormal. Inclusive com controle de tração/estabilidade atuando. Vai saber...
O pior é confiar nisso...
Te juro que se fosse meu eu já teria vendido, tamanho foi o susto!

Concordo. Mas parece q meu problema eh/era um pouco diferente, visto que meus freios sempre funcionaram, msm depois das tais luzes acesas...

della

Membro
freddymamede disse:
Concordo. Mas parece q meu problema eh/era um pouco diferente, visto que meus freios sempre funcionaram, msm depois das tais luzes acesas...
Sim pode ser que isto esteja correto... Afinal não temos certeza de nada até aqui, só suspeitas.
Você já exigiu do abs no momento que as luzes estão acesas?
O Rodrigo Salvini disse que uma forma de evitar problema é desligar o asr/esp quando você está numa condução mais espirituosa, assim não tem o risco do módulo fazer besteira, porém você estará sem assistência.

della disse:
Sim pode ser que isto esteja correto... Afinal não temos certeza de nada até aqui, só suspeitas.
Você já exigiu do abs no momento que as luzes estão acesas?
O Rodrigo Salvini disse que uma forma de evitar problema é desligar o asr/esp quando você está numa condução mais espirituosa, assim não tem o risco do módulo fazer besteira, porém você estará sem assistência.
Desligando o ASR/ESP você continua com auxílio ABS e a árvore de natal não acende no painel. Tanto que quando eu ia andar no modo racing já desligava pra não tomar susto. Pelo menos meu ABS continuava funcionando.

Freedy o seu erro 01130 foi igual ao meu. A hora que você exigir do auxílio eletrônica, é bem provável que ele volte. Faça os procedimentos pelo VCDS.

Andei conversando com um mecânico experiente em freios e ele disse pra mim que isso pode ser óleo de freio velho estagnado dentro da unidade ABS que quando é exigida gera erro e desarma o ABS.

No meu caso foi resolvido pq o basic settings faz o óleo do sistema de freios inteiro circular. A bomba ABS fica armada fazendo o óleo circular.

Recomendaria aos senhores tbm a troca do óleo de freio do sistema de vocês.

@[member="RodrigoSalvini"], vou fazer esse procedimento no final de semana

Sobre o fluído, eu realmente já estava programando para trocar o meu. Vocês sabem quantos litros vai?

abs,

diego4100

Membro
Faz sentido. Já vi acontecer em alguns Omegas, o fluído velho se transforma em uma gosma parecida com barro e entope a unidade hidráulica do ABS.

Cfacioli disse:
Esse sensor g201 custa uns 40 dolares

Snme o carro do @[member="Cirilo"] tá com mesmo erro que o meu tinha.

@[member="Cirilo"], resolveu?
@[member="Cfacioli"], vc acredita, que o meu casso acho que também e Wolverine igual o do @[member="freddymamede"], meu erro desapareceu, ja passei o VAG varias outras vezes e refiz a situação que gerou o problema outras inúmeras vezes e não mais aparece o erro e a luz no painel(ESP) não voltou mais a acender, no meu caso o problema aconteceu em uma frenagem forte em uma pista toda cheia de remendos, e tinha ficado sem funcionar o ABS na parte dianteira quando o erro aparecia, tanto e que comprei o sensor que o @[member="Cfacioli"] me informou, custou US$86,78 doletas na ECS + frete e as taxas. Porem vou deixar o sensor parado.

Agora o que o pessoal comentou tb acho que pode ser verdade, eu entro no carro e ja desligo o controle de tração hehehhee... pois qdo aconteceu de dar esse problema o controle de tração estava ligado.

Detalhe, o fluido de freio do meu carro foi trocado a apenas 3 meses.

Esse era o erro que eu tive.
Erro:
1 Fault Found:
01435 - Brake Pressure Sensor 1 (G201)
57-00 - Electric Circuit Failure

Cfacioli

Membros VIP
Cirilo disse:
@[member="Cfacioli"], vc acredita, que o meu casso acho que também e Wolverine igual o do @[member="freddymamede"], meu erro desapareceu, ja passei o VAG varias outras vezes e refiz a situação que gerou o problema outras inúmeras vezes e não mais aparece o erro e a luz no painel(ESP) não voltou mais a acender, no meu caso o problema aconteceu em uma frenagem forte em uma pista toda cheia de remendos, e tinha ficado sem funcionar o ABS na parte dianteira quando o erro aparecia, tanto e que comprei o sensor que o @[member="Cfacioli"] me informou, custou US$86,78 doletas na ECS + frete e as taxas. Porem vou deixar o sensor parado.

Agora o que o pessoal comentou tb acho que pode ser verdade, eu entro no carro e ja desligo o controle de tração hehehhee... pois qdo aconteceu de dar esse problema o controle de tração estava ligado.

Detalhe, o fluido de freio do meu carro foi trocado a apenas 3 meses.

Esse era o erro que eu tive.
Erro:
1 Fault Found:
01435 - Brake Pressure Sensor 1 (G201)
57-00 - Electric Circuit Failure

Q coisa hein! Caramba... inacreditável. Pelo menos o bom é que resolveu.

O meu só resolveu com a troca mesmo.... apagava o erro e voltava na hora. Fiz a medição no VAG e o sensor estava sem leitura.

O bom seria você entrar nesse canal e conferir se os dois sensores estão lendo normal, testa sem pisar no freio e depois vai pisando e conferindo para ver se os valores dos dois sensores vão mudar.

Cfacioli disse:
Q coisa hein! Caramba... inacreditável. Pelo menos o bom é que resolveu.

O meu só resolveu com a troca mesmo.... apagava o erro e voltava na hora. Fiz a medição no VAG e o sensor estava sem leitura.

O bom seria você entrar nesse canal e conferir se os dois sensores estão lendo normal, testa sem pisar no freio e depois vai pisando e conferindo para ver se os valores dos dois sensores vão mudar.
Sim, vou fazer isso pra tirar a prova.

Olá pessoal, vou contar minha experiência com esse problema e como resolvi aqui mesmo no BR.

Eu tenho um A3 SPB 2008/2009 câmbio manual que comprei em janeiro/14 e após 6 meses comecei a ter problemas com o ABS/ESP. No início acendia a luz do ESP e ABS, parava de funcionar o ABS/ESP e as vezes voltava a funcionar sozinho ou quando eu desligava o carro também voltava a funcionar normalmente. Depois passou a ocorrer diversas vezes, eu passava o scanner, zerava tudo e depois de uns minutos voltava com o erro, até que um dia acendeu todos os avisos e não funcionava mais nada, ABS/ESP, direção ficava pesada e também o velocímetro e odômetro pararam de funcionar. Moro em Uberaba a pouco tempo e após pesquisar levei o carro para uma oficina em Uberlândia que trabalha com importados, passada uma semana o engenheiro mecânico da oficina me ligou dizendo que tinham limpado todos os terminais dos módulos, tinha alguma oxidação e zerado os erros, andaram com o carro uns 30 km e não apareceram mais. Eu peguei o carro muito feliz e na primeira acelerada mais forte numa subida acendeu tudo de novo, voltei pra oficina e deixei novamente. Após novos testes ele diagnosticou que era o módulo do ABS e que na Audi custava a bagatela de uns R$ 14 mil?!?!?! hehehe

Pois bem eu peguei o código do módulo e descobri que o meu era uns dos mais difíceis de encontrar por aqui, seja remanufaturado ou usado, você acha o 1K0907379AC ou 1K0907379AE com certa facilidade mas o meu módulo é o 1K0907379AD. Pesquisei muito e só encontrava na ebay e mesmo insistindo nem sempre o vendedor manda pro Brasil. Acabei encontrando uma empresa em São Paulo que trabalha com micro eletrônica e após algumas conversas pediram para enviar o módulo para eles avaliarem, o engenheiro da oficina onde estava o carro não botou fé, disse que nunca tinha visto alguém consertar esse módulo, mas após 4 dias o módulo estava de volta no meu carro, funcionando 100%, peguei o carro na semana passada e já rodei + de 500 km acelerando de todo jeito para testar o carro e não tive mais problemas. Nesse meio tempo (essa procura pelo módulo demorou uns 20 dias) acabei comprando um módulo usado da Ingraterra e agora tenho um reserva.

Vou passar os dados aqui para quem quiser conversar com a empresa pois podem consertar outros módulos a um custo razoável, eu gastei R$ 1.600,00 no conserto com garantia de 6 meses:

Contato: Thomas Oscar Flues
e-mail: [email protected]

Fones: (11) 967083904
Nextel: 55*30*19662

Abraços

Fabio

@[member="fabio.silva"]. valeu por compartilhar, Fábio. Estranho q meu carro é msm ano/modelo e meu p/n é 1K0907379AE, diferente do seu. Será que tem alguma relação com o cambio ser o s-tronic?

Explica melhor como aparecia o erro. Sozinho ou só qdo vc exigia do carro (necessidade de intervenção do controle de tração, como no meu caso)?

Imagino q vc tenha levado no Zago, lá em Uberlândia, estou certo?

Abs,