[AJUDA] Mistério... Motor Aquecendo

Então galera! Meu nome é Matheus, moro em Belo Horizonte. Sou novo por aqui..
Tenho um Audi A3 2003 1.8t 150cv a mais ou menos 4 anos. Ja tive alguns probleminhas com ele, mas dessa vez está me deixando louco.

Vi alguns tópicos relacionados, mas como meu problema é muito específico, resolvi criar este.

Há algum tempo verifiquei que a temperatura do motor estava subindo. No painel sempre ficou cravada nos 90º, mas dessa vez passava, chegava próximo dos 110º e depois ia baixando denovo até voltar para os 90º. Isso por diversas vezes.

Tive que deixar o carro um tempo parado, pois eu estava fora de BH. Mas mês passado levei para o mecânico olhar. Meu mecânico é muito bom, mas não tanta experiência com Audi.

1. Inicialmente, pensamos que fosse SENSOR DE TEMPERATURA (cebolão) que estava demorando a armar as ventoinhas. Comprei um original com mesmo código do que ja estava no carro ( 1J0959481A - 102x95 graus) NÃO RESOLVEU.

2. Voltamos o original e verificamos a BOMBA D'ÁGUA, mas não aparenta ter problemas. A palheta está girando normal, não tem indícios de ressecamento, ferrugem, etc. (também é OEM)

3. Testamos a VALVULA TERMOSTÁTICA. Colocamos na aguá quente e parece estar abrindo normal. (tenho minhas dúvidas! kkkk)

4. Tiramos o RADIADOR e levamos para um especialista. Não foi encontrado nenhum entupimento ou problemas na "coméia". Parece estar tudo OK.

5. Não há mangueiras furadas ou vazamentos de água. (foi trocado o reservatorio de água e a tampa)

6. As ventoinhas armam normalmente.

NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!

Meu mecânico me disse que a única coisa que restou é CABEÇOTE.
Mas NÃO está misturando água com óleo e vice versa (a junta foi trocada a pouco tempo).

Segundo ele pode ter ocorrido uma expansão na camara do cabeçote, fazendo com que a temperatura da parte de cima do motor fique maior que a debaixo, ai o carro ferve antes do sistema de arrefecimento entrar em ação, pois o sensor de temperatura fica na parte debaixo.

Foi medido com o climatronic e o sensor ta armando na faixa dos 102º (no painel fica 90º) mas quando isso acontece a parte de cima já está com 10 a 15 graus a mais. A mangueira de cima fica quentíssima, mas a de baixo nem tanto, ai o carro ferve.

Meu carro ta com aproximadamente 125.000KM. Será que meu cabeçote já era mesmo?

Ainda estou desconfiado que possa ser algum problema de arrefecimento (circulação da água, entupimento, sei lá). Não entendo nada de mecânica, mas tenho esperança! Rs. Rs.

O mecânico mudou o sensor de temperatura para a parte de cima do motor e parece que resolveu o problema (ainda está em teste)
Mas eu não quero mexer na originalidade do veículo, os engenheiros da Audi concerteza estudaram bastante e se o sensor está na parte debaixo não é atoa.

Não sei se o carro foi rastreado. Será que apareceria alguma coisa?

ALGUÉM PODE ME AJUDAR PELO AMOR DE DEUS?
ALGUM PROBLEMA PARECIDO? SOLUÇÕES? TESTES?



Valeu!
 

Cfacioli

Membros VIP
Ja passou da hora de trocar a bomba dagua. Manual recomenda troca aos 60 mil km. Vc ja rodou mais do que o dobro. Ela pode aparentar estar boa, mas ha vários relatos aqui no forum de que o rotor se solta do eixo fazendo ela girar em vão sem bombear a agua. Se vc tivesse pesquisado teria descoberto isso.

Válvula termostatica eh barato, eu trocaria por via das duvidas.

Cada um pensa de um jeito ne, eu iria nas coisas mais baratas antes (que voce nao trocou), e depois de ter CERTEZA que todas peças estarão isentas de problemas partiria para o cabeçote.


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merotti

Membro
Concordo com o amigo acima, trocaria a bomba d'água e a válvula termostática. Qual tipo de líquido de arrefecimento tem usado?

Carro turbo esquenta mesmo, é normal o carro trabalhar à 98-102•C. O que não pode é ficar quase 20 graus acima de 90
 
Então CFACIOLI, desde já obrigado. Mas como eu falei, a bomba dágua é OEM (não a original do veículo até hoje) ela foi trocada por volta dois 95 mil Km.
Além do mais, o mecânico testou pra verificar justamente se o rotor tinha se soltado. (já vi relatos como esse aqui no forum).

De qualquer forma não descarto troca-la.
Concordo com vc, não vou partir direto pro cabeçote.

Sabe qual o código original da válvula termostática e onde a compro? Parece que mudam as especificações, graus de abertura, etc.

Será que pode ser alguma outra coisa?
 
Merotti,

eu normalmente uso aquele líquido de arrefecimento orgânico, de cor rosa. Não sei direito qual é o certo.
é esse mesmo?

Mas os testes estão sendo feito com água mesmo.
 
Amigo, troque a valvula termóstatica. E ja li uma vez aqui no forum que quando a mangueira de cima ta muito mais quente que a de baixo, é entupimento. Porém mudo o sensor de temperatura pra cima ? estranho isso,.
 
Pois é Robson, também achei estranho. Mas o que ele explicou é que como a parte de cima está ficando mais quente por causa do cabeçote, mesmo se trocar a válvula termostática ele vai continuar aquecendo.
Então ele passou o sensor pra parte de cima do motor (umas das mangueiras lá). Diz ele que a Fiat fez isso quando lançou o Tempra 16válvulas. Ele apresentava o mesmo promblema que o meu, ai os novos tempras sairam com sensor na parte de cima.


Alguem já ouviu falar nessa história de mudar o sensor pra cima em algum Audi?

Pelo que parece não é mesmo cabeçote né?
 

diegotwim

Novato
Mudar o sensor de lugar não resolve o problema, certo? Você só vai estar fazendo uma leitura "errada"
Se quer tirar a duvida da termostatica é só tirar fora para ver se continua o problema, se o carro ficar mais frio, devido a falta da termostatica, ai é só colocar uma termostatica nova.
 
Aconteceu algo parecido comigo,acabei trocando a bomba dagua, quando estava fazendo testes pra ver se armava a ventoinha com esse aditivo rosa a temp ficava sempre em 110 e não baixava, coloquei o aditivo G13 e agora dificil passar de 95
 
diegotwim disse:
Mudar o sensor de lugar não resolve o problema, certo? Você só vai estar fazendo uma leitura "errada"
Se quer tirar a duvida da termostatica é só tirar fora para ver se continua o problema, se o carro ficar mais frio, devido a falta da termostatica, ai é só colocar uma termostatica nova.
Isso mesmo! Esse é um dos motivos pq eu não quero resolver assim.
Criei o tópico até para saber se isso é comum..
 
viniciusfbs disse:
Aconteceu algo parecido comigo,acabei trocando a bomba dagua, quando estava fazendo testes pra ver se armava a ventoinha com esse aditivo rosa a temp ficava sempre em 110 e não baixava, coloquei o aditivo G13 e agora dificil passar de 95
O Problema é que a ventoinha está armando "tarde demais", talvez pela má circulação da água. Então mesmo que eu coloque o G13 ela só vai armar quando a parte de cima do motor ja estiver super aquecida, pois só a parte debaixo estará na faixa dos 95º.
Correto?
 
Cara, chegou a tirar a bomba? Se não tirou ela, ao tirar a termostática dá pra ver uma parte dela e pode ajudar no diagnóstico. E eu com certeza trocaria a termostática, o meu carro tava com um problema inverso ao seu... meu carro demorava pra esquentar e depois de quente se tomasse mto vento "na cara" a temperatura caia, achei que estava sem termostática, mas na real ela abria antes do que deveria e depois de aberta demorava para fechar... se eu tivesse testado só ela não teria percebido, só descobri.pq comparei a antiga com a nova...
 
victorarrabal disse:
Cara, chegou a tirar a bomba? Se não tirou ela, ao tirar a termostática dá pra ver uma parte dela e pode ajudar no diagnóstico. E eu com certeza trocaria a termostática, o meu carro tava com um problema inverso ao seu... meu carro demorava pra esquentar e depois de quente se tomasse mto vento "na cara" a temperatura caia, achei que estava sem termostática, mas na real ela abria antes do que deveria e depois de aberta demorava para fechar... se eu tivesse testado só ela não teria percebido, só descobri.pq comparei a antiga com a nova...
O mecânico tirou a bomba pra analisar. e "garantiu" que estava em perfeitas condições.
Quanto a termostática, ela realmente abria quando ele colocou na agua quente... mas tenho minhas dúvidas

Você sabe qual o código original da válvula termostática e onde compro? Parece que mudam as especificações, graus de abertura, etc, de um modelo de peça para outro

Pelo visto ninguém considerou ainda que relamente possa ser cabeçote!
Parece ser só sistema de arrefecimento mesmo ne!?
 
4 itens para verificar:
Valvula termostatica;
Bomba d'agua;
Sensor de temperatura;
Sensor do radiador (cebolão);

Verifica estes 4, algum deles é... e poe peça com a mesma numeração e especificação audi/vw, ou peça OEM ou 1ª linha.
Usa o Vag online para saber a part number correta e verifica na tua cidade, geralmente o Vag Parts te da a opção paralela Bosch, Delphi, Gm entre outras marcas de outros fabricantes mas com mesma especificação audi/vw.
 
Klaiton Frank disse:
4 itens para verificar:
Valvula termostatica;
Bomba d'agua;
Sensor de temperatura;
Sensor do radiador (cebolão);

Verifica estes 4, algum deles é... e poe peça com a mesma numeração e especificação audi/vw, ou peça OEM ou 1ª linha.
Usa o Vag online para saber a part number correta e verifica na tua cidade, geralmente o Vag Parts te da a opção paralela Bosch, Delphi, Gm entre outras marcas de outros fabricantes mas com mesma especificação audi/vw.
Então Klaiton,

a válvula e a bomba dágua ja foram testadas (mas não descarto troca-las)

Desculpa minha ignorância, mas tem um sensor de temperatura e um outro sensor que é o "cebolão"?
onde fica o sensor de temperatura?
foi verificado só o cebolão.

Infelizmente não tenho VAG para verificar o part number. Tem outra forma de verificar?

Abraço.
 
O site é este, http://vagpart.com/
voce escolhe o seu audi ano e motor, e olha as peças, la tem o numero da peça original audi/vw, mas o que eu falei nao encontrei(com peça similar), assim que encontrar e tiver um tempo aqui no trabalho ja mando.

Não encontrei nenhuma imagem bem clara dele, mas achei isso -> http://hubpages.com/autos/How-to-Replace-a-Temperature-Sensor-MKIV-VWAudi-Jetta-Golf-18T-DIY

O meu eu mesmo troquei. Ele fica entre bateria e motor, em uma flange de plastico que passa por cima da caixa de marcha, é facil de encontrar, ele original é verde, o paralelo cinza ou azul... este sensor nao acusa ao que parece no VCDS, e é bem danadinho, só original mesmo... não lembro quanto paguei, mas foi na Crestana.
 
Klaiton Frank disse:
O site é este, http://vagpart.com/
voce escolhe o seu audi ano e motor, e olha as peças, la tem o numero da peça original audi/vw, mas o que eu falei nao encontrei(com peça similar), assim que encontrar e tiver um tempo aqui no trabalho ja mando.

Não encontrei nenhuma imagem bem clara dele, mas achei isso -> http://hubpages.com/autos/How-to-Replace-a-Temperature-Sensor-MKIV-VWAudi-Jetta-Golf-18T-DIY

O meu eu mesmo troquei. Ele fica entre bateria e motor, em uma flange de plastico que passa por cima da caixa de marcha, é facil de encontrar, ele original é verde, o paralelo cinza ou azul... este sensor nao acusa ao que parece no VCDS, e é bem danadinho, só original mesmo... não lembro quanto paguei, mas foi na Crestana.
Ainda tem na crestena esse sensor é coisa de 60 reais oem.
 
Klaiton Frank disse:
O site é este, http://vagpart.com/
voce escolhe o seu audi ano e motor, e olha as peças, la tem o numero da peça original audi/vw, mas o que eu falei nao encontrei(com peça similar), assim que encontrar e tiver um tempo aqui no trabalho ja mando.

Não encontrei nenhuma imagem bem clara dele, mas achei isso -> http://hubpages.com/autos/How-to-Replace-a-Temperature-Sensor-MKIV-VWAudi-Jetta-Golf-18T-DIY

O meu eu mesmo troquei. Ele fica entre bateria e motor, em uma flange de plastico que passa por cima da caixa de marcha, é facil de encontrar, ele original é verde, o paralelo cinza ou azul... este sensor nao acusa ao que parece no VCDS, e é bem danadinho, só original mesmo... não lembro quanto paguei, mas foi na Crestana.
Vou falar com o mecânico. Obrigado mesmo!

Tem alguma forma de testa-lo?

Desculpa mais uma vez.. mas o cebolão arma a vontoinha, a válvula termostática libera a circulação da água, e esse sensor faz oq?
quando ele está com defeito o sintoma é o mesmo que meu carro aparenta?
 
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