Ajuda - Luz de Pressão de óleo acendendo novamente [resolvido]

pupo84

Membro
Boa noite pessoal, to precisando de uma ajuda ai...

Tenho um A3 150cv atualmente está com 160.000km, há uns 3 meses atrás ele começou a acender a luz de pressão do óleo no painel mandei para a oficina o mecânico trocou a cebolinha (colocou uma paralela marca 3HRO) ai beleza durante 3 meses não me incomodou, nessa mesma oportunidade foi medido a pressão segundo ele a minima ainda estava dentro do aceitável...há umas 2 semanas atrás começou a acender a luz de pressão porém com menos frequência do que antes, para não ficar em dúvida se poderia ser sujeira no cárter ou na peneirinha mandei na semana passada para a oficina para fazer a limpeza do cárter, bem como troca da junta da tampa de válvulas + óleo e filtro. Troquei com óleo pentosin 5w40, filtro de óleo original e junta da tampa de válvula original...nessa ocasião foi também feito o flush no motor antes de trocar o óleo, até ai tudo bem peguei o carro ontem e hoje de manhã após andar uns 8 kms, transito normal de cidade para e avança em semáforos logo acende novamente a luz de pressão de óleo, acelero o carro para sair do semáforo e já apaga a luz alguém tem ideia do que pode ser feito?
pensei em trocar o sensor de pressão por um original o que me dizem?
liguei para o mecânico ele comentou de abrir novamente o carter para ver os desgastes do motor, comentou que se estiver tudo bem na parte de baixo pode ser fuga de pressão pela turbina (minha turbina acredito que ainda seja original mas o carro não fuma nada), e também comentou sobre a possibilidade de ver algo no cabeçote...
me deem uma ideia do que fazer a essa altura do campeonato, estou com o carro a 6 meses gosto muito do carro e já empenhei uma grana legal para deixar tudo em ordem mas diante desses mistérios chega a desanimar...
aguardo sugestões, desde já agradeço a atenção e aos comentários.

leoquirino

Novato
Amigao, tive o meeeeessssmmmoooo problema que ti, porém o meu tem 198k.

Passo 1 e primordial..
Troque a cebolinha por uma nova ORIGINAL... Esqueça similares, pague 70 dilmas por uma que realmente funciona.... Só assim vc terá certeza de que a pressão está baixa mesmo...

Após trocar, se a luz acender... A pressão está baixa mesmo ( agora vc terá certeza disso), peça para um mecânico de confiança instalar um manômetro de pressão de óleo para checar quais pressoes vc tem em marcha lenta e a 3000rpms com o carro frio e quente....

Se tiver pressão baixa no manômetro vc pode desmontar tudo e caçar o problema ( e gastar $$$$)mas recomendo antes fazer um teste usando um óleo um pouco mais grosso.... Pentosin é o pica das galáxias... Fato.... Não é culpa dele.... Mas se tu tiver um desgaste grande nos mancais, com um óleo fino assim tu terá fuga de pressão pelos mancais e o piorará mais ainda o problema, um óleo mais grosso evita que isso ocorra... nem de longe é a solução mas deixa vc rodar tranquilo até poder gastar uns 4 a 5 pilas para mandar fazer o motor ou quase 2 para por uma turbina nova. Abs

Iuri

Membro
O pepino..ter feito flush...

Não se faz essa porra sem depois abrir a parte de baixo..

Só tu abrir e vai ver oq tem ali embaixo agora..

leoquirino

Novato
Realmente flush só estraga em vez de resolver...

No meu caso o mecânico abriu em cima e embaixo para limpeza e verificação de borra e estava tudo limpo, exceto o pescador cheio de sujeiras físicas e a peneira cheio de furos tampados com óleo solidificado tendo que passar o maçarico para limpar..
37nmVgS.jpg

Como ficou depois

IcdAmxR.jpg

Abs

kkroto

Membro
Realmente esse flush é altamente não recomendável. Eu recentemente tive que fazer todo o motor, e um dos culpados foi o flush.
Depois que fiz o flush os retentores de válvulas ressecaram e o carro começou a fumar, por causa da fumaça resolvi abrir o motor e descobri dutos de óleo entupidos oque causou falha de lubrificação em diversos pontos. Jamais farei flush novamente, o mecanico que fez o meu motor trabalhou muitos anos em uma concessionaria da Mercedes, e segundo ele fez teste com praticamente todos as soluções de Flush do mercado e nenhuma cumpre oque promete e no final acaba comprometendo outras coisas.
Se seu motor esta com borra, abre e limpa ou deixe como esta, e comece a antecipar as trocas de óleo.

Abraços!

Iuri

Membro
Use óleo de qualidade e trocas na data certa com o uso do Podium

Sei que o podium é caro..mas bem mais em conta que abrir um motor..

pupo84

Membro
entao pessoal foi feito o flush, ai depois aberto o cater e tampa de valvulas tudo foi limpo, so entao foi trocado oleo, filtro e junta da tampa de valvulas... vou ver se consigo instalar um manometro hj ainda... mais tarde posto novidades... obrigado pelas respostas ah vou trocar s cebolinha por original tbm

JulioRJ

Membro
nao faz flush, td mundo que faz isso detona o motor.

arruma mais 4 litros e faz um enxague disso o mais rapido possivel, se puder faz 2 vezes

td oleo BOM tem aditivo pra limpeza. pra limpar motor sujo só precisa rodar e trocar um pouco mais cedo

leoquirino

Novato
AndreMRM disse:
Qual a pressão mínima do 150 em marcha lenta e a 3 mil rpm?
Motor frio ( frio mesmo, acabou de ligar)
Lenta 3 bar
3000 rpm 5 bar

Quente de verdade ( mais de 30 min ligado)
Lenta 1.4 bar
3000 rpms 3 bar

Abracos

pupo84

Membro
Bom dia Pessoal, efetuei a troca do cebolinha paralelo por um original - R$ 110,00 aqui na CC VW, e até o momento não acendeu mais a luz no CB prevalece o velho ditado o barato sai caro, se tivesse trocado por peça original na vez anterior teria uma economia de 30 a 40 reais. Valeu pessoal obrigado pela ajuda

Helmar

Membro
@[member="LeoQuirino"]
Foi dada uma geral depois de encontrar aqueles pedaços de metal no pescador? isso é preocupante... Eles saíram de onde?

leoquirino

Novato
Helmar disse:
@[member="LeoQuirino"]
Foi dada uma geral depois de encontrar aqueles pedaços de metal no pescador? isso é preocupante... Eles saíram de onde?
Sim, limpeza total.... nisso nunca mais deu problema.. ;)

Helmar

Membro
Maravilha então, o que me preocupa em casos assim é a questão de material solto dentro do motor, primeiro pela origem, o que foi desbastado para soltar limalha.. e segundo por esse material causar danos.

leoquirino

Novato
Helmar disse:
Maravilha então, o que me preocupa em casos assim é a questão de material solto dentro do motor, primeiro pela origem, o que foi desbastado para soltar limalha.. e segundo por esse material causar danos.
Materiais sólidos normalmente ficam no fundo do cárter ou no pescador como viu na foto.... Por isso é bom a cada ano fazer essa limpeza real ;)

Alguém pode me passar o código da cebolinha?? eu to com problema na pressão do óleo, já troquei a junta e troquei o óleo e todos os filtros e continua o problema...
eu pedi para o meu mecânico olhar a cebolinha e o FDP fez corpo mole e disse que não era ela!!