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[AJUDA] Audi A3 1.8 bebendo muito!

Iniciador do tópico #1
Olá amigos do fórum,
sou novo aqui e recentemente comprei uma Audi A3 ano 2002, 1.8 e estou impressionado com o consumo...
Após uma breve pesquisa no fórum, resolvi criar o tópico pois não vi nada falando sobre os 1.8 normais...
Bom, vamos lá... a danada está fazendo 5km/l na cidade! está um absurdo, visto os tópicos de outros proprietários de A3 1.8 T 150cv fazendo ate 8km/l... Peço ajuda para o que pode estar ocasionando esse consumo alto... pode ser sonda lambda? O que posso verificar no carro?
abraços
 
#2
Vc sabe qual o estado das revisoes... vou citar algumas coisas relacionadas a consumo excessivo: velas, cabos de vela, bobina, maf (medidor de fluxo de ar), sonda e afins...
 

Thomas

Administrator
#3
amigo, pode parecer pergunta besta, mas esse consumo é o apontado no computador de bordo?
ja fez média real dele? enchendo o tanque e depois de rodar até na reserva completar de novo e tirar a média?

Digo porque ha diferença entre o CB e o que ele realmente gasta!

E no mais, se não for isso, pode ter certeza que é manutenção a causa de tanto consumo!!!
E claro, que voce não esta andando no modo " sovietico" certo? kkk

abração
 
Iniciador do tópico #5
Alex, qual seria a diferença da sonda lambda pro MAF?

Thomas, sim, no CB marca 7.8km/l mas a média real feita no papel está em 5km/l... Eu ando na casquinha na cidade, no max 60km/h em vias rápidas, e no semáfaro não saio igual dragster rsrs pra dirigir sou tranquilo...
 
#6
meio complicado sendo aspro e andando tranquilo fzr essa media...

nao vou ter certeza que eu esteja certo... maas acredito que a MAF mede a quantidade de ar certinha que esta entrando dentro da admissao que ajuda a central a manda a qunatidade certa de combustivel e fzr uma mistura adequada.... a sonda fala o resultado da mistura... dizendo se a mistura esta com excesso ou falta de combustivel
 
Iniciador do tópico #7
Alex, entendi... então no caso trocar a sonda lambda não iria adiantar muito, já que quem regula o ar é o MAF... eu achava que lambda que regulava o ar... aprendi mais uma... rsrs
 
#8
Primeiro, seu carro é AT ou MT?

Segundo, não da pra comprar um carro aspro com um turbo. O sistema turbo foi concebido inicialmente buscando eficiência, ou seja, diminuição do consumo. Mas os primeiros carros turbos montados, com seus 3 kilão dando 3 no alcool disseminou a ideia que carro turbo é beberrão, assim tem gente que fica indignado de um carro turbo dar 10km/l na cidade e 15 na estrada..


Terceiro, o consumo depende fundamentalmente do percurso percorrido e do tempo de deslocamento. As vezes quanto o trajeto diário e curto, o carro não da nem tempo de aquecer, e consome muito mesmo. Ou então o trajeto é de muito transito, semáforo etc., onde é um para e arranca danado, e o carro tem que usar sempre marchas mais fortes e giros mais altos.


Agora se todos os fatores são favoráveis para um consumo menor, eu começaria pelas velas e sensor de temperatura, use a busca que tem vários tópicos explicando isso.

Ah, cuidado também com a qualidade da gasolina do posto que vc abastece..

[]s,
Jordão
 
#9
Uma pergunta boba mas, você está usando gasolina de qualidade mesmo ? Abastecendo em postos "de bandeira"? ás vezes a mistura não ta legal e isso afeta o carro. Ele tem afogado ou algum sintoma assim ?
 
Iniciador do tópico #11
Jordaum, o carro é manual, e geralmente faço as trocas de marcha entre 2.000 e 2.400 rpm. Fazendo uma comparação breve, fiquei 1 mês com o carro da minha tia, um polo 1.6 manual, fiz a média de 11km/l com ele na cidade. Não ando correndo e aqui é cidade pequena, quase não tem trânsito pesado, por isso que acho os 5km/l na cidade um exagero para um carro 1.8 aspirado;

Merotti, estou usando gasolina de procedência, abasteço só em posto Shell ou BR que são de minha confiança. O carro não tem afogado, porém percebo uma leve variação de giro quando em baixa.

Roxo, perdoe-me pela ignorância, mas o que seria um VAGCOM?
 
#12
Edu, VAGCOM é o software (scanner) que faz, entre outras coisas, as leituras dos códigos de falhas dos módulos. Qualquer oficina que se prese tem. Use a busca aqui no forum que vc vai saber mais sobre o assunto.

O ´problema é que muita coisa não aparece no scanner..

Seu carro deve ter algum problema sim. Pois, pelo que vc falou, era pra dar mais mesmo..

[]s,
Jordão
 
#14
nao da pra comparar o consumo do polo 1.6!! o carro é muito economico!!! meu velho tinha um. seda ainda. carro bebe muito pouco mesmo! na gasolina. nunca andei com alcool.

da uma revisada basica ai nele...troca vela, filtro de gasolina....

att
 
Iniciador do tópico #15
Jordão, muito obrigado pela dica, vou dar uma olhada em uma oficina de confiança...

Márcio, pois é amigo, alguma coisa tem... rsrs

Gabriel, mencionei o Polo (que também é sedã) para exemplificar o meu modo de dirigir que em um carro 1.6 faço 11km/l dentro da cidade. É óbvio que são dois carros diferentes, mas a minha maneira de dirigir é a mesma, e tomando base por não correr, não trocar marchar em alta rpm e usar combustível de qualidade, o problema deve ser em alguma peça que não está cumprindo seu papel. Vou dar uma olhada nos itens que você, e o pessoal disseram para ver se dá uma melhorada no consumo, obrigado pelas dicas companheiro!
 
Iniciador do tópico #16
Amigos, tenho notado ultimamente que quando ligo o carro o giro sobe muito, sendo desnecessario ao meu ver ir a 2.000 rpm, ligado ao alto consumo e algumas morridas em marcha lenta... estou chegando a conclusão que é MAF... vocês conhecem algum site confiável que eu possa comprá-lo? E como saber o modelo do meu?? seria um Audi A3 02 1.8...
 
Iniciador do tópico #19
neto, tenho quase certeza que o problema do meu é MAF. acredito que trocando essa peça tenha uma significativa melhora, mas infelizmente no momento não estou podendo gastar 500 reais em uma nova.

wanzeler, se o meu estivesse fazendo 8,7 km/l eu estaria soltando rojão! rsrs
 
Iniciador do tópico #20
Inclusive ontem tomei um susto. Estacionei o carro, e logo após fui ligar pra descer um pouco... o carro não ligou, o pedal do freio ficou duro, o da embreagem também, e a direção não virava, ficou super dura tb... travou tudo!! entrei em desespero... esperei um tempo, virei a chave no 2o turno, e depois dei partida e ele pegou normalmente, a direção qdo sai, ficou um pouca dura ainda mas dps voltou ao normal... alguém pode dizer o que seria isso???? tenho medo de acontecer de novo!!!