A3 180 - comparativo K04-01 OBX Review

kikohonda

Membro
Isso a premium da Ipiranga, o dosador original de 3bar....
Sobre o resultado fiquei super satisfeito, ainda vou medir novamente o carro no dinamômetro de Campinas da Setti Racing, pois o meu carro com todos os upgrades com a k03 veio 202cv de motor na dinosrace em sábado, e na segunda feira da mesma semana com a mesma gasolina no tanque deu 200whp na rodas(234cv no motor), portanto 32cv de diferença, pois o dinamômetro da dynosrace tem pouca carga, e assim ter a potência mais próxima da real, mais o que importa é a diferença entre a k03 e a k04 no mesmo dinamômetro deu 56cv a mais e 4,5 kg de torque, onde "teoricamente" se levar a diferenças dos dynos se eu somar os 234cv com os 56cv de diferença "tenho" 290cv proximo da potência que seu carro deu, mas para ter certeza vou passar no dino da Setti Racing para ter certeza...
Fora isso estou pensando em comprar um coletor de inox para k04 que tem para vender no mercadolivre e colocar um intercooler frontal para chegar nos "sonhados" 300cv....

Achei bom o seu resultado Max... o que vale mesmo é a diferença!
Quanto a gasolina Premium da ipiranga, ela não custa o mesmo que a podium? Aqui no Rio custa a mesma coisa, as vezes até mais caro. E a podium tem a octanagem maior e bem menos enxofre... vale mais a pena...
Acho mesmo que vale a passada no Dino com carga maior, que tira melhor o resultado de potência dos nossos carros.
Max, você chegou a ver o link que mandei para o Over, do intercooler frontal que vi no ebay? Parece ser plug and play para nossos carros. Só tem que saber se cabe dentro do nosso parachoque. O seu deve ser até melhor para caber porque não tem o farol de milha.
Será que vale o investimento nesse coletor Max? Quanto de potência mais ele promete?
Abraço

kikohonda

Membro
Os bicos que comprei são os Bosch verdes originais dos Volvos S60R/S70 AWD, que tem 42lbs, para instalar só foi preciso tirar os aneis de borracha dele e um anel de plastico e colocar os aneis dos bicos originais do A3.

Max, acho que esses bicos que você comprou são exatamente os Green Giants da ECS que tenho no meu carro. Eles tem 4 furos também! Só que você conseguiu um preço excelente. No site da ECS eles custam U$ 250,00 fora os impostos e frete.

Veja se não são esses: http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Engine/Fuel/ES1866540/

Quanto a instalação, tive que tirar os ressaltos para poder encaixar na bucha do coletor. Esses ressaltos não deixam os bicos encaixarem perfeitamente. Depois que os encaixes estavam tranquilos, coloquei os bicos na flauta e os encaixei no coletor. Só que dava um pequeno vazamento de pressurização pelos bicos, que acabaram ficando muito para dentro do coletor. Cheguei até a ter que trocar uma dessa buchas, que ficou esquisita por conta disso. Para testar a vedação, pegue WD-40 e com o motor ligado dê um jato no encaixe dos bicos com o coletor (na bucha do coletor) e veja se parte do WD será aspirado pelo motor. Se não aspirar está legal a vedação. Acabei tendo que comprar os 2 parafusos da flauta um pouco maior e tendo colocar um calço para subir um pouco a flauta e ter uma vedação perfeita dos bicos. O site da ECS inclusive vende um kit para isso: http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Engine/Fuel/ES3159/
Vale a pena dar uma verificada nisso Max, porque qualquer vazamentinho na pressurização rouba cavalos...

madmax

Membro
Achei bom o seu resultado Max... o que vale mesmo é a diferença!
Quanto a gasolina Premium da ipiranga, ela não custa o mesmo que a podium? Aqui no Rio custa a mesma coisa, as vezes até mais caro. E a podium tem a octanagem maior e bem menos enxofre... vale mais a pena...
Acho mesmo que vale a passada no Dino com carga maior, que tira melhor o resultado de potência dos nossos carros.
Max, você chegou a ver o link que mandei para o Over, do intercooler frontal que vi no ebay? Parece ser plug and play para nossos carros. Só tem que saber se cabe dentro do nosso parachoque. O seu deve ser até melhor para caber porque não tem o farol de milha.
Será que vale o investimento nesse coletor Max? Quanto de potência mais ele promete?
Abraço

Sobre a gasolina a premium
é o mesmo preço da Podium, mas ultimamente aqui em SP os Podium estão com má qualidade pois eu acho que estão misturando comum nela, pois o meu carro rende com a Podium o mesmo que com uma comum, já com a premiam ele fica bem melhor, isso porque tem bem menos premium no mercado do que a Podium.
Sobre os bicos realmente são os mesmos eu comprei este aqui no Ml: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458899345-bico-injetor-volvo-v70r-s60r-25-awd-lt-07-0280155968-_JM
Realmente para instalar tem que retirar o rebaixo de plástico branco que fica na ponta dele e mudar o anel oring que vem do bico e colocar o do A3, só que na rebaixo acima do rebaixo do anel original, e para fixar a flauta eu precisei colocar parafusos maiores para poder prender os bicos.
Sobre o intercooler com certeza o frontal vai melhor bastante, pois mesmo o bombado se satura rápido com a k04, o bombado só funciona bem em chipados, agora sobre o coletor de escape eu li em um sites gringos que o coletor original dos A3 começam a segurar vazão depois dos 250cv, onde vou querer testar no meu para ver se é verdade, onde na pior da hipóteses este coletor vai melhor a pegada na turbina como um downpipe de 3" faz, pois eu achei um preço bom por um coletor de inox.

rastaoks

Novato
Show de bola e parabéns pelos resultados, futuramente devo seguir o mesmo caminho!

Caramba, li sobre você falar que o intercooler bombado satura rápido com a k04, vejo muita gente falando em apenas colocar um bombado com K16..

Acredito que não seja uma boa idéia.

Abração e mais uma vez parabéns.

overspeed

Comerciante
Numa GT2560R que acertei com 1,3bar final tbm ia lá pra cima dos 85°C...

turbina maior aquece menos o ar é claro, mas estou revendo meus conceitos viu... esse bombado ai acho que serve apenas pra quem tem só chipzinho mesmo...

MarceloA3T

Membro
Muito bom o resultado !!

Parabéns ao Max pelo empenho nos diversos testes realizados e ao Over pelo acerto fino e potencia extraída !!
Legal saber que conseguimos chegar no mesmo nível dos gringos (Franken Turbo)
Também como o Over citou, foi legal saber que o Intercooler lateral bombado não é tão bom assim como pensávamos. Pra quem quer o limite de potencia o ideal é nem gastar com isso e já partir direto para um frontal...

Isso anima nós que temos os 8L visto que podemos chegar nos 270cv com um custo relativamente baixo.
Eu já tinha pensado em não mexer em mais nada e já juntar as moedas para tirar os 270 do 8P.

Eu já tinha desistido de mexer pois as infos que tinhamos era que a K04 não passava dos 250cv. Então gastar um tanto para ter 20 ou 30 cv a mais era desanimador. Agora sabendo que se pode chegar aos 270cv, que são 40 ou 50 cv a mais, aí já acho que vale a pena o investimento e mantem a pegada bem em baixa.

overspeed

Comerciante
Sinceramente não sei se chega aos 270 ... o ponto esta no limite, alimentação tbm esta num valor "confortável" de 0,82 (não usaria mais pobre que isso na gasolina)... temos a temperatura de admissão que realmente é alta, mas usando um FMIC não sei se chega a consistentes 15cv a mais... teria que abaixar pra uns 55~60°C ou seja só tentando mesmo pra ver.

overspeed

Comerciante
Do turbocompressor como um todo... o mapa da K04-023 tem lá umas 26~27lbs de vazão antes de entrar em choke ou overspeed... isso ai sao uns 260cv na gasolina e não mais que uns 265~270cv no alcool... o da K04-01 da Borg Warner já tem menos, umas 24lbs apenas (e já estaria bem abaixo)

dizem que o coletor de escape original não tem fluxo pra mais do que uns 260~270cv (na gasolina).

mas tudo isso é calculo teórico... vai lá saber na pratica !

kikohonda

Membro
Na minha opinião, quem quer fazer um up sem gastar demais, esse é o up.

O carro muda completamente o comportamento. Fica muito divertido, e o melhor, sem preocupação de quebras, praticamente igual ao original nesse aspecto...

Só andando em um carro com up para saberem do que estou falando... estou muito satisfeito com o meu carro!

overspeed

Comerciante
Sou da mesma opnião... vc pode continuar com bomba e embreagens originais, não força muito trizeta e principalmente além do comportamento muito bom ainda por cima olhando externamente fica 100% OEM

madmax

Membro
mas no caso de passar pra alcool tem q mudar bomba correto?

Na verdade o ideal quando for rodar com álcool seria trocar o copo inteiro, com bomba e marcador de combustível, pois se trocar somente a bomba, com certeza com o tempo vai ter que trocar o marcador pois o álcool vai corroer ela.
Para este upgrade na minha opinião não compensa rodar no álcool, pois até o motor chegar na sua temperatura de trabalho não fica 100%, você tem que adaptar um partida a frio para funcionar corretamente, e hoje em dia o preço do álcool em relação a gasolina não compensa e principalmente, na minha opinião, este upgrade é para quem quer tem o máximo de potência com praticamente 0 de adaptações, tendo o carro praticamente OEM.

prisco

Novato
Tenho a mesma vontade de usar esse set no álcool.. aqui na minha região o custo ainda é viável, mas se precisar comprar bicos, acho que já é uma alternativa a se pensar pois só falta bomba (não sei quanto custa) e partida frio (R$100). O acerto consegue ficar liso como gasolina over?

Eu sempre vejo vcs comentando sobre bicos maiores mas gostaria de saber sobre o processo de eletroerosão.
Para gasolina, seria uma boa opção pois a abertura seria de 20% a 30% para manter o dosador de 3bar, correto?