@della, O problema aconteceu duas vezes, uma na ida (que consegui ainda rodar os 60 kms restantes tendo adicionado 200ml de óleo, para limpar um pouco da borra) e na volta com a peça made em sei lá onde, faltando mais de 500 kms para chegar em casa. Nas duas vezes, fez o barulho de válvulas trabalhando a seco, e até percebi uma leve alteração no ronco do motor depois. Quando não teve mais jeito, onde tive que largar o carro, tentei ainda fazer o mesmo procedimento: adicionar 200 ml de óleo, mesmo o cárter estando no nível. Mas não teve jeito: o carro funcionou 3 segundos e em seguida, apagou... temo por prejuízo no comando, tuchos, bomba de óleo...Dizem que esse mesmo trocador de calor é usado na Kombi...
O certo é pegar o P/N da peça e buscar semelhante na internet, não custa 800 paus nem f...
Aqui tem a peça OEM por R$ 299,00 http://www.crestana....friador de óleo
Minha sugestão, compre uma peça de boa qualidade e vá trocar lá no local com um mecânico da tua confiança, vai custar bem menos que o guincho!
Vi que tem gente no tópico que não sabe que peça é, então segue uma fotinho:
![]()
Aqui ele montado abaixo do filtro de óleo:
![]()
![]()
@werner, se vc não andou com o carro a ponto de quebrar algo por nível baixo de óleo, é só trocar e ser feliz...
Faz o que eu disse, pega teu pai e um mecânico e leva o cara até o lugar onde tá o carro, se pá o posto até tem como te ajudar, deve ter elevador de troca de óleo ou mesmo uma daquelas valetas que é o suficiente pra fazer a troca da peça, o que vai dar mais trabalho é lavar o sistema de arrefecimento pra tirar todo o óleo, mas isso vc faz com calma em casa...
Boa sorte!
O mecânico disse que lá no RJ muita gente que tem golf, a3, santana manda simplesmente ligar tudo direto e esquecer a tal peça... lá numa grande distribuidora a OEM estava custando mais de 1100,00 a mais barata OEM que encontrei custava mais de 800, agora meu prejuízo está sendo muito maior.