Turbina K04-01 OBX - minha péssima experiência no upgrade

alexrpm

Membro
[SIZE=medium]A turbina do meu A3 180 2006 fumou. Então, como teria que troca-la, pensei em aproveitar e fazer um upgrade. [/SIZE]

[SIZE=medium]Após pesquisar em vários locais, optei pela híbrida K04-01, que seria uma turbina com o eixo rotativo da K04 adaptado na carcaça da k03. [/SIZE]

[SIZE=medium]Encomendei uma K04-01 da marca OBX com o Bruno Rates aqui pelo Fórum que informou que sua turbina era americana e seria só encaixar no local sem precisar mudar mais nada no carro, exceto o inlet que também comprei dele. Com isso, a potência iria para 205 a 210 hp. [/SIZE]

[SIZE=medium]Minha decepção já começou quando a turbina chegou e todos me falaram que ela era chinesa. Mas, como a China fabrica muita coisa boa também, isso não seria necessariamente um impedimento. O problema é a informação incorreta fornecida antes da compra. Então mandei instalar na minha oficina mesmo (especializada em Audi), já que era apenas tirar uma e colocar a outra. [/SIZE]

[SIZE=medium]O carro ficou péssimo, muito fraco, principalmente acima de 4000 rpm. Então começaram a procurar outro problema já que a turbina era zero km. Eliminaram pequenos vazamentos, troquei dosador, velas, etc. Foram várias idas e vindas à oficina porque faziam algum serviço e me entregavam para testar. Eu sentia o carro acelerando bem até 4000 rpm, depois a rotação não subia e até oscilava. Chegou-se a pensar que poderia ser o sensor de rotação. Mas não era. O carro ficou bem estranho e ruim, mas o problema era difícil de diagnosticar porque o sintoma (fraco) é muito subjetivo.[/SIZE]

[SIZE=medium]Depois de quase dois meses de peleja em que o carro ficou mais parado na oficina do que andando, várias peças trocadas, algumas provavelmente sem necessidade, desconfiamos que pudesse ser a turbina, apesar de ser zero. Então fomos medir a pressão e o máximo que ela dava era 0,4 kg. [/SIZE]

[SIZE=medium]Liguei para o Bruno e ele me falou que a OBX não tem uma padronização na fabricação, às vezes libera a turbina com a wastegate aberta, às vezes fechada?!!?[/SIZE]

[SIZE=medium]Levei então o carro para uma oficina de preparação (mais despesa). Verificaram tudo de novo e tudo estava bem. Então foram checar a turbina. Abriram a wastegate e o máximo que deu foi 0,7 / 0,8 kg.[/SIZE]

[SIZE=medium]O mecânico sugeriu tirar essa OBX e colocar uma turbina original. Ele pegou a carcaça da minha K03 antiga (kkk) e colocou um conjunto rotativo novo original BW. Foi o que eu fiz. Então o carro ficou ótimo. A central foi remapeada para dar o up que eu queria e agora o carro está um foguetinho com +/- 225 hp.[/SIZE]

[SIZE=medium]Quando retiraram a turbina OBX observamos uma folga no eixo rotativo. Isso depois de rodar menos de 500 km. [/SIZE]
[SIZE=medium]Ou seja, essa turbina OBX só me fez passar raiva, perder bastante tempo e dinheiro. Não recomendo para ninguém. [/SIZE]

[SIZE=medium]Entrei em contato com o Bruno Rates e ele disse que não dá garantia. Ou seja, um prejuízo de 1800 com turbina e inlet + mão de obra para troca + peças trocadas desnecessariamente, etc. Só não foi pior porque eu tenho outro carro e não fiquei a pé. [/SIZE]

[SIZE=medium]Então, se você está pensando em comprar uma OBX, saiba, em primeiro lugar, que ela é chinesa. Em segundo lugar, não tem garantia. Em terceiro lugar, tem um usuário muito insatisfeito (eu) que perdeu muito tempo e dinheiro com essa turbina. [/SIZE]

[SIZE=medium]Não recomendo turbina OBX K04-01![/SIZE]
 

Lucas Zanin

Novato
Pensei nesse UPgrade tbm! Porém essa turbina XInesa mete medo!!

Um amigo meu tbm usou por pouco tempo e já fumou!

Acho que é mais negócio pegar a K03 original e colocar o conjunto rotativo da k04 do S3 que o pessoal da TK turbo faz!

Sem falar que a K04 chinesa não tem retifica...pois o conjunto rotativo dela não é vendido separadamente, como o ocorre com a BorgWarner original.
 

Lucas Zanin

Novato
Agnão disse:
Da p/ montar na carcaça da 150 o conjunto da 180, já ouvi falar desse trampo?
Acho que não compensa....rende muito pouco a mais....ou quase nada! Visto que tanto os 150 quanto os 180 com remap ficam com potencia quase idêntica.

Se for trocar o conjunto, o mais recomendado é o da K04 usada nos S3.
 

Agnão

Novato
Zanin disse:
Acho que não compensa....rende muito pouco a mais....ou quase nada! Visto que tanto os 150 quanto os 180 com remap ficam com potencia quase idêntica.

Se for trocar o conjunto, o mais recomendado é o da K04 usada nos S3.
Qual a faixa de preço de uma K04 dessa p/ montar na 150cv, e outra, é plug and play ou precisa de alguma adaptação?
 

Lucas Zanin

Novato
Valmor Gazoni Junior disse:
To com bastante duvida sobre isso, me pareceu simples, segue imagem:
http://carangoweb.com.br/wp-content/uploads/2010/10/chevette-motor-ranger-v6-biturbo.jpg

Obviamente terei que forjar pistões e bielas, mas já pretendia isso. Só queria saber mesmo uma opinião de quem entende mais
Cara...esquece essa ideia!

Seu carro tem 4 cilindros e não 6! Nem tem espaço no cofre pra 2 turbinas!

Com uma k16 ou uma Garret roleteda + intercooler frontal + acerto e tals vc já consegue essa potência. Sem precisar forjar nada!
 
Zanin disse:
Cara...esquece essa ideia!

Seu carro tem 4 cilindros e não 6! Nem tem espaço no cofre pra 2 turbinas!

Com uma k16 ou uma Garret roleteda + intercooler frontal + acerto e tals vc já consegue essa potência. Sem precisar forjar nada!

Hmmmmmmmm entendi, basicamente seria isso? Adicionar um Filtro K&N e o remapeamente n ajudariam ainda mais isso?
 

Lucas Zanin

Novato
Agnão disse:
Qual a faixa de preço de uma K04 dessa p/ montar na 150cv, e outra, é plug and play ou precisa de alguma adaptação?
Se trocar só o conjunto rotativo fica PNP sim! É claro que vc tera de remapear a injeção!

Outros itens completam o conjunto (pra um resultado melhor), como downpipe, inlet, filtro, bicos, intercooler maior. Mas nada disso é obrigatório (com exceção dos bicos).

O preço eu não sei....teria que ligar na TK Turbo.
 

Lucas Zanin

Novato
Valmor Gazoni Junior disse:
Hmmmmmmmm entendi, basicamente seria isso? Adicionar um Filtro K&N e o remapeamente n ajudariam ainda mais isso?
Cara, tem informação de sobra aqui no clube sobre isso! To vendo que vc é novo aqui. Use a barra de busca que tem tdo que vc precisa.

Não vamos desvirtuar o tópico do amigo....qlq coisa estamos aí!!
 

Maniche

Novato
Sinceramente eu sou novo aqui no A3 clube mas já tenho algum tempo no meio dos carros velhos e futucados. Só queria saber quem começou com essa historia de OBX, porque no meio dos Hondeiros, por exemplo, todo mundo sabe que OBX é lixo e não tem o menor controle de qualidade. Digamos que seja uma eBay brand com marca definida.

Outra coisa, no RJ 3 turbos desse K04 obx fumaram com menos de 60 dias de uso.

Fujam disso... Se quiserem potencia, pensem em downpipe, lowerpipe, chip do over, inlet e dischargepipe. Se não ficarem satisfeitos, pensem numa K04 Borgwarner original...serão os 4 mil mais bem gastos das suas vidas quando comparados com os 1800 dessas "OBLixo"

Abs
 

defacer

Membro
Meu antigo e saudoso A3 foi montado com K04 da Borg aos 60K km, participei de vários Track Days, vendi com 120K km, o atual dono usa como segundo carro e participa de todos os Track Days que rolam aqui em Brasília e a turbina nunca fumou.
 

overspeed

Comerciante
Zanin disse:
O problema é que a K04 BorgWarner rende pouca coisa a mais do que as k03 com remap!

Dai o custo X beneficio despenca!

Em termos... falando apenas de chip, sem escape, filtro nem nada :

K03-011 = A3 150 => vai aos 190 a 195cv
K03-026 = A3 180 MT => vai aos 200 a 205cv (na verdade é uma K03-011 com atuador com mais carga apenas)
K03-05X = A3 180AT => vai aos 210 a 215cv (K03-052 idem, estas são as K03S)

K04-001 = K04-015 de Passat nas caixas OEM de K03 é indicada para 220cv, mas vai aos 235 a 240cv apenas com chip (se tiver bicos mas com IAT nas alturas !!!!)

Em todos os casos ai se usar escape, DP, inlet, filtro, IC, etc acaba conseguindo vir mais uns 15 a 20cv em média se os bicos alimentarem

A tal "OBX" que na verdade não é desta marca é uma K04-001 com jusante ainda maior, de 50mm (normalmente feita por chineses, mas quem começou essa "moda" foram os americanos.

Se vc tem um A3 180 manual o máximo que tira só com chip seria 205cv... com uma K04-001 chegaria a uns 235cv ou seja são 30cv de ganho, num é pouca diferença...

O grande problema é que todo mundo quer chegar nos 265cv que um ou outro conseguiu tirar (tipo o Prisco ou o Max)...eles são a excessão (por isso posto o grafico) não a regra... pra ter durabilidade:

K04-001 + dosador 4bar + inlet + DP 3" + SMIC + remap ...vai tirar uns 240 a 245 cv constantes (que num cai muito se puxar varias vezes)...neste caso ate as chinesas duram razoável (obvio que se ficar dando pé no fundo e retomando toda hora pra ver encher troque dura menos)


Tem outras opções ...a Frankenturbo que disse la atrás, tem a blaast que tbm é bem interessante:

http://www.ebay.com/itm/1-8T-K04-Turbo-upgrade-Golf-Beetle-Jetta-TT-A3-Turbocharger-001-turbocharger-/271657418416?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f400b3eb0&vxp=mtr
 
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