alexrpm
Membro
[SIZE=medium]A turbina do meu A3 180 2006 fumou. Então, como teria que troca-la, pensei em aproveitar e fazer um upgrade. [/SIZE]
[SIZE=medium]Após pesquisar em vários locais, optei pela híbrida K04-01, que seria uma turbina com o eixo rotativo da K04 adaptado na carcaça da k03. [/SIZE]
[SIZE=medium]Encomendei uma K04-01 da marca OBX com o Bruno Rates aqui pelo Fórum que informou que sua turbina era americana e seria só encaixar no local sem precisar mudar mais nada no carro, exceto o inlet que também comprei dele. Com isso, a potência iria para 205 a 210 hp. [/SIZE]
[SIZE=medium]Minha decepção já começou quando a turbina chegou e todos me falaram que ela era chinesa. Mas, como a China fabrica muita coisa boa também, isso não seria necessariamente um impedimento. O problema é a informação incorreta fornecida antes da compra. Então mandei instalar na minha oficina mesmo (especializada em Audi), já que era apenas tirar uma e colocar a outra. [/SIZE]
[SIZE=medium]O carro ficou péssimo, muito fraco, principalmente acima de 4000 rpm. Então começaram a procurar outro problema já que a turbina era zero km. Eliminaram pequenos vazamentos, troquei dosador, velas, etc. Foram várias idas e vindas à oficina porque faziam algum serviço e me entregavam para testar. Eu sentia o carro acelerando bem até 4000 rpm, depois a rotação não subia e até oscilava. Chegou-se a pensar que poderia ser o sensor de rotação. Mas não era. O carro ficou bem estranho e ruim, mas o problema era difícil de diagnosticar porque o sintoma (fraco) é muito subjetivo.[/SIZE]
[SIZE=medium]Depois de quase dois meses de peleja em que o carro ficou mais parado na oficina do que andando, várias peças trocadas, algumas provavelmente sem necessidade, desconfiamos que pudesse ser a turbina, apesar de ser zero. Então fomos medir a pressão e o máximo que ela dava era 0,4 kg. [/SIZE]
[SIZE=medium]Liguei para o Bruno e ele me falou que a OBX não tem uma padronização na fabricação, às vezes libera a turbina com a wastegate aberta, às vezes fechada?!!?[/SIZE]
[SIZE=medium]Levei então o carro para uma oficina de preparação (mais despesa). Verificaram tudo de novo e tudo estava bem. Então foram checar a turbina. Abriram a wastegate e o máximo que deu foi 0,7 / 0,8 kg.[/SIZE]
[SIZE=medium]O mecânico sugeriu tirar essa OBX e colocar uma turbina original. Ele pegou a carcaça da minha K03 antiga (kkk) e colocou um conjunto rotativo novo original BW. Foi o que eu fiz. Então o carro ficou ótimo. A central foi remapeada para dar o up que eu queria e agora o carro está um foguetinho com +/- 225 hp.[/SIZE]
[SIZE=medium]Quando retiraram a turbina OBX observamos uma folga no eixo rotativo. Isso depois de rodar menos de 500 km. [/SIZE]
[SIZE=medium]Ou seja, essa turbina OBX só me fez passar raiva, perder bastante tempo e dinheiro. Não recomendo para ninguém. [/SIZE]
[SIZE=medium]Entrei em contato com o Bruno Rates e ele disse que não dá garantia. Ou seja, um prejuízo de 1800 com turbina e inlet + mão de obra para troca + peças trocadas desnecessariamente, etc. Só não foi pior porque eu tenho outro carro e não fiquei a pé. [/SIZE]
[SIZE=medium]Então, se você está pensando em comprar uma OBX, saiba, em primeiro lugar, que ela é chinesa. Em segundo lugar, não tem garantia. Em terceiro lugar, tem um usuário muito insatisfeito (eu) que perdeu muito tempo e dinheiro com essa turbina. [/SIZE]
[SIZE=medium]Não recomendo turbina OBX K04-01![/SIZE]
[SIZE=medium]Após pesquisar em vários locais, optei pela híbrida K04-01, que seria uma turbina com o eixo rotativo da K04 adaptado na carcaça da k03. [/SIZE]
[SIZE=medium]Encomendei uma K04-01 da marca OBX com o Bruno Rates aqui pelo Fórum que informou que sua turbina era americana e seria só encaixar no local sem precisar mudar mais nada no carro, exceto o inlet que também comprei dele. Com isso, a potência iria para 205 a 210 hp. [/SIZE]
[SIZE=medium]Minha decepção já começou quando a turbina chegou e todos me falaram que ela era chinesa. Mas, como a China fabrica muita coisa boa também, isso não seria necessariamente um impedimento. O problema é a informação incorreta fornecida antes da compra. Então mandei instalar na minha oficina mesmo (especializada em Audi), já que era apenas tirar uma e colocar a outra. [/SIZE]
[SIZE=medium]O carro ficou péssimo, muito fraco, principalmente acima de 4000 rpm. Então começaram a procurar outro problema já que a turbina era zero km. Eliminaram pequenos vazamentos, troquei dosador, velas, etc. Foram várias idas e vindas à oficina porque faziam algum serviço e me entregavam para testar. Eu sentia o carro acelerando bem até 4000 rpm, depois a rotação não subia e até oscilava. Chegou-se a pensar que poderia ser o sensor de rotação. Mas não era. O carro ficou bem estranho e ruim, mas o problema era difícil de diagnosticar porque o sintoma (fraco) é muito subjetivo.[/SIZE]
[SIZE=medium]Depois de quase dois meses de peleja em que o carro ficou mais parado na oficina do que andando, várias peças trocadas, algumas provavelmente sem necessidade, desconfiamos que pudesse ser a turbina, apesar de ser zero. Então fomos medir a pressão e o máximo que ela dava era 0,4 kg. [/SIZE]
[SIZE=medium]Liguei para o Bruno e ele me falou que a OBX não tem uma padronização na fabricação, às vezes libera a turbina com a wastegate aberta, às vezes fechada?!!?[/SIZE]
[SIZE=medium]Levei então o carro para uma oficina de preparação (mais despesa). Verificaram tudo de novo e tudo estava bem. Então foram checar a turbina. Abriram a wastegate e o máximo que deu foi 0,7 / 0,8 kg.[/SIZE]
[SIZE=medium]O mecânico sugeriu tirar essa OBX e colocar uma turbina original. Ele pegou a carcaça da minha K03 antiga (kkk) e colocou um conjunto rotativo novo original BW. Foi o que eu fiz. Então o carro ficou ótimo. A central foi remapeada para dar o up que eu queria e agora o carro está um foguetinho com +/- 225 hp.[/SIZE]
[SIZE=medium]Quando retiraram a turbina OBX observamos uma folga no eixo rotativo. Isso depois de rodar menos de 500 km. [/SIZE]
[SIZE=medium]Ou seja, essa turbina OBX só me fez passar raiva, perder bastante tempo e dinheiro. Não recomendo para ninguém. [/SIZE]
[SIZE=medium]Entrei em contato com o Bruno Rates e ele disse que não dá garantia. Ou seja, um prejuízo de 1800 com turbina e inlet + mão de obra para troca + peças trocadas desnecessariamente, etc. Só não foi pior porque eu tenho outro carro e não fiquei a pé. [/SIZE]
[SIZE=medium]Então, se você está pensando em comprar uma OBX, saiba, em primeiro lugar, que ela é chinesa. Em segundo lugar, não tem garantia. Em terceiro lugar, tem um usuário muito insatisfeito (eu) que perdeu muito tempo e dinheiro com essa turbina. [/SIZE]
[SIZE=medium]Não recomendo turbina OBX K04-01![/SIZE]