[Troca] Sensor de pressão do fluido da Direção Hidraulica

ALBERTOLIMA

Membro
Boa noite galera do clube
Desde que eu peguei meu A3 1.8 125cv 2001/2001 em outubro/2013, notei ele com a direção meio dura pra manobrar (pensava em ser as rodas 17) e quando se girava todo volante ate o final ele tipo batia , parecia fim de curso e tals!! Sendo que somente a 1 mes atraz notei uma mancha de óleo bem no sensor de pressao da direção hidraulica, com isso fiquei meio encucado, pesquisei no forum e na internet que o problema era esse maldito sensor e que ele influenciava na marca lenta tambem do carro, isso eu percebia que ao girar o volante com o carro parava o giro diminui bastante de 800 e voltava de novo, totalmente anormal.
Bom hoje chegou o bendito sensor (1J0919081) novinho original vw/audi vide foto, custou 128 reais com frete incluso!!
v3dds0.jpg


Observem pois tao vendendo um chines como original por ai, o sensor original tem a logo marca vw/audi na parte metalica do sensor
e nao na parte de plastico cinza, ok... não sejam enganados!!!

Pois bem tirei o sensor com uma chave de boca não lembro o tamanho mais rsrs.. com isso notei que o fluido todo começou a sair , portanto se forem trocar o de voces colocar um pequeno balde na parte em baixo do carro onde fica proximo do sensor, nisso vazou quase todo o fluido, mas menos mal, tinha uma embalagem lacrada do fluido, rosquiei o novo sensor e apertei, nao precisa apertar muito, só da um aperto legal nele, abri o reservatorio de fluido da DH e verifiquei que estava bem baixo, nisso coloquei o fluido, liguei o carro e adicionei ate ficar na marca max e fechei a tampa do mesmo.

Reparem o sensor antigo, todo melado de fluido e ate dentro do conector do chicote tinha fluido!! realmente esse foi pro saco mesmo.
vide:
2190uug.jpg
2w3w27s.jpg


Nisso liguei o carro novamente, verifiquei se nao vazava nada, esterçi o volante todo para os dois lados, voltei ao reservatório verifiquei a medida e tudo ok.
Deu pra sentir uma baita diferença, volante ficou bastante leve mesmo, pensei por ter roda aro 17 que era pesado, mas não era o sensor que estava zuado, fora que a marcha lenta quase nem se altera, e quando se gira todo o volante nao da akela batida no final, e tambem so de mecher um pouco o volante da pra sentir a bomba de direção trabalhando.
Bom é isso quis compartilhar com voces, quem tiver o mesmo sintoma esta ai a solução do problema

Imagem onde fica locaizado o sensor:
xoe0j9.jpg
 

ALBERTOLIMA

Membro
Olhe em direção do alternador na frente dele, fica bem embaixo, la no final da mangueira que conecta na bomba de direção hidraulica!!
infelizmente nao vou ter fotos aqui!!
 
Fala aí galera alberto o meu está do mesmo geito só que o meu eu levantei e está vazado um pouco de óleo da DH o seu Tbm estava vazando com a troca do sensor para o vazamento ?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
 

ALBERTOLIMA

Membro
caio flausino disse:
Fala aí galera alberto o meu está do mesmo geito só que o meu eu levantei e está vazado um pouco de óleo da DH o seu Tbm estava vazando com a troca do sensor para o vazamento ?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
Não mais, estava vazando com o sensor velho que tinha ido pro saco, agora com o novo esta tudo ok!!
tirou a proteção do carter onde ta vazando? nas mangueiras? na caixa do direção?
 
Leva no.mecanico.pra ele subir o carro e ver onde vaza. O meu troquei o sensor e resolveu. Parece que eh a maioria dos casos. Abçs

Enviado de meu XT621 usando o Tapatalk 2
 
Alberto Lima disse:
Não mais, estava vazando com o sensor velho que tinha ido pro saco, agora com o novo esta tudo ok!!
tirou a proteção do carter onde ta vazando? nas mangueiras? na caixa do direção?
está vazando bem pouquinho nao sei c pode está vazando pelo sensor fica umas gatinhaa de óleo na quelá peça em que o sensor e ligado otra coisa para trocar o sensor Vc precisso desmontar augo por o espaço e bem restrito o óleo que Vc usou pode ser qualquer um para DH ou tem um específico para o a3?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
 

ALBERTOLIMA

Membro
caio flausino disse:
está vazando bem pouquinho nao sei c pode está vazando pelo sensor fica umas gatinhaa de óleo na quelá peça em que o sensor e ligado otra coisa para trocar o sensor Vc precisso desmontar augo por o espaço e bem restrito o óleo que Vc usou pode ser qualquer um para DH ou tem um específico para o a3?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
Entao com certeza deve ser o sensor que foi pro saco amigo, tenta segurar ele com a mão e ver se ta com folga, eu usei uma chave de boca regulavel, so dar uma folga nele e o resto vc desenrosca com a mao!! Não precisei desmontar nada (isso nos aspirados , pois nos turbo o coletor de admissao fica em cima e deve atrapalhar bastante).
Eu usei um oleo ATF aqui que eu tinha lacrado para direção hidraulica!!
Voce consegue tirar uma foto dele?

Abraço
 
Alberto Lima disse:
Entao com certeza deve ser o sensor que foi pro saco amigo, tenta segurar ele com a mão e ver se ta com folga, eu usei uma chave de boca regulavel, so dar uma folga nele e o resto vc desenrosca com a mao!! Não precisei desmontar nada (isso nos aspirados , pois nos turbo o coletor de admissao fica em cima e deve atrapalhar bastante).
Eu usei um oleo ATF aqui que eu tinha lacrado para direção hidraulica!!
Voce consegue tirar uma foto dele?

Abraço
Verifique ele está sem folga porém tava todo melado de oléo de DH consertreza deve ser isso e oque Vc falou a respeito da 17 a minha e 1.8 aspirada 2001 e Tbm está com as 17 e a direção está bem pesada Vc conseguiu este sensor original aonde ? Consegue me passar o tel de onde comprou?
Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
 

ALBERTOLIMA

Membro
Alberto Lima disse:
Matou a charada amigo, essa folga nele é pq zuou e com isso vaza o oleo, certeza que quando tirar o conector vai estar todo melado de oleo tbm!
segue tel do cara que tem,custava 125 reais e da pra buscar com ele aki perto do aeroporto, final da espraiada !!
Rodrigo Ferraz Peças
cel: 7867-9384

link de onde eu comprei no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-564561485-sensor-presso-da-direco-hidraulica-golf-99-1j0919081-_JM

Os dois sao confiaveis amigo!!

Abraços
Cara lhe agradeço de verdade ajudou muito vou entrar em contato com ele e comprar a mercadoria na segunda assim que trocar volto e digo o resultado Blz abraço valeww

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
 

Nerdcore

Membro
Boa tarde Pessoal,
Estou com o mesmo problema,
Na hora de efetuar a troca vaza muito o fluido da direção? tenho que efetuar a troca do fluido?
abraços a todos!
 

ALBERTOLIMA

Membro
Nerdcore disse:
Boa tarde Pessoal,
Estou com o mesmo problema,
Na hora de efetuar a troca vaza muito o fluido da direção? tenho que efetuar a troca do fluido?
abraços a todos!
Vaza bastante amigo, não eh bom deixar esgotar, pois pode entrar ar no sistema, mas deixar baixar um pouco,
coloque o sensor e depois vc completa com fluido novo, foi isso que eu fiz no meu !!
Agora se é recomendado trocar todo fluido ai eu nao sei te dizer !!
 

JulioRJ

Membro
Fluido de DH é bom trocar de tempos em tempos, tem gente que fala em 50k outros em 100k

Não sei a falta de troca se é causa disso, mas nos VW em geral é crônico vazamento na caixa de direção hidráulica.

E é um trabalinho enjoado de fazer, tem q tirar volante, um pedaço do painel, o telescopios dianteiros... tem que ser feito por um bom profissional.


De qualquer forma, se quiser trocar precisa fazer o sistema circular com o motor ligado e o fluido novo entrando pela tampa do reservatório, expelindo o velho em um balde (a mangueira de retorno do reservatorio) e esterçando a direção. Usando 500ml ou 1L a mais garante que vai sair todo o fluido escuro e velho. Depois acerta o nível e pronto.
 
JulioRJ disse:
Fluido de DH é bom trocar de tempos em tempos, tem gente que fala em 50k outros em 100k

Não sei a falta de troca se é causa disso, mas nos VW em geral é crônico vazamento na caixa de direção hidráulica.

E é um trabalinho enjoado de fazer, tem q tirar volante, um pedaço do painel, o telescopios dianteiros... tem que ser feito por um bom profissional.


De qualquer forma, se quiser trocar precisa fazer o sistema circular com o motor ligado e o fluido novo entrando pela tampa do reservatório, expelindo o velho em um balde (a mangueira de retorno do reservatorio) e esterçando a direção. Usando 500ml ou 1L a mais garante que vai sair todo o fluido escuro e velho. Depois acerta o nível e pronto.

Mais tem augumas tipo de sagrado para eo retirar o fluido velho eo comprei o sensor no anuncio em que o alberto me índico acredito que amanha está chegando e eo mesmo estava pensando em trocar e necessário trocar o fluido todo por onde tiro ?

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2
 

JulioRJ

Membro
Não tem segredo, até onde sei é assim mesmo:

JulioRJ disse:
De qualquer forma, se quiser trocar precisa fazer o sistema circular com o motor ligado e o fluido novo entrando pela tampa do reservatório, expelindo o velho em um balde (a mangueira de retorno do reservatorio) e esterçando a direção. Usando 500ml ou 1L a mais garante que vai sair todo o fluido escuro e velho. Depois acerta o nível e pronto.
Não sei exatamente quantos litros levam na dh do a3, mas chuto que com 2l, 2,5l ou 3l é o suficiente pra trocar tudo.

Pra te falar a verdade também estou querendo fazer isso no meu, mas estou sem tempo e orçamento agora...


Vale lembrar que o manal não fala para trocar esse fluido, mas até onde sei o original é esse:

chf_202__89749_zoom.jpg


É bem salgado... se eu soubesse que ele está no meu sistema, eu não trocaria por um lubrax novo, mesmo se o velho tivesse preto. E olha que eu trabalho lá... kkkkkk
 
Topo