House
Fundador do A3Clube
transmitindo a resposta do mail na integra:
sobre rebaixamento de suspensão em carros,para efeitos de crash test..
O que posso dizer é o seguinte...Mecanicamente, para questão de absorção de energia eu creio que não tem mta diferença...
Contudo, rebaixando a suspensão, de certo modo também abaixou um pouco o c.g. do veículo...Isso vai alterar um pouco a dinâmica do veículo no crash, isso é, o tanto que o carro iria pular,o pitch dele...Isso com certeza mudaria um pouco a interação do motorista com o Airbag e cinto...Acho que não seria prejudicial, mas teria sim uma pequena diferença...Minha maior preocupação seria com o sinal de calibração de airbag, que com certeza mudaria..Ao rebaixar, as vezes se corta elos...Isso deixa a suspensão mais dura,ou seja,também repassa mais aceleração para o sensor...Dependendo da calibração, isso poderia ocasionar disparos errôneos...Por exemplo,uma lombada que se passou mais rápido,o carro deu um pulo e um pico de aceleração alto...Dependendo da sensibilidade da calibração poderia haver um disparo....Ou disparar atrasado em um caso de acidente, o que pode acarretar uma piora na restrição do ocupante,podendo aumentar as lesões...
Em relação ao vídeo, vamos falar de vida real agora..hehhe..>Minha explicação se dá para os testes (tenho uma barreira definida, que pode tanto ser um honeycomb de AL, ou então, uma parede rígida...)...Dessa forma, o carro mais baixo terá uma absorção parecida com o carro original (a barreira continua acertando a longarina,de certo modo)...
Na vida real, como no vídeo que vc passou, eu tenho um problema maior, pq o carro mais alto, vai absorver mais energia, eu tenho mais material, e a longarina dele estará trabalhando melhor...No carro mais baixo, a longarina não estaria sofrendo todo o impacto em sua área frontal, mas sim um pouco mais pra cima (consegue entender?), ao invés da força entrar no eixo de simetria da longarina,a energia vai estar um pouco mais acima, o que causa um momento...Dessa maneira, ela não vai comprimir, vai tentar entortar, flambar...Dessa forma,não absorverá tanta energia quanto poderia...Por isso que a deformação do habitáculo é maior...A energia tem que ir pra outro lugar...Vai pra coluna A, parede de fogo, coluna, já que num foi absorvida pela longarina...
tai o especialista falando....desculpe a linguagem coloquial do email mas eu nao quis alterar nada.
sobre rebaixamento de suspensão em carros,para efeitos de crash test..
O que posso dizer é o seguinte...Mecanicamente, para questão de absorção de energia eu creio que não tem mta diferença...
Contudo, rebaixando a suspensão, de certo modo também abaixou um pouco o c.g. do veículo...Isso vai alterar um pouco a dinâmica do veículo no crash, isso é, o tanto que o carro iria pular,o pitch dele...Isso com certeza mudaria um pouco a interação do motorista com o Airbag e cinto...Acho que não seria prejudicial, mas teria sim uma pequena diferença...Minha maior preocupação seria com o sinal de calibração de airbag, que com certeza mudaria..Ao rebaixar, as vezes se corta elos...Isso deixa a suspensão mais dura,ou seja,também repassa mais aceleração para o sensor...Dependendo da calibração, isso poderia ocasionar disparos errôneos...Por exemplo,uma lombada que se passou mais rápido,o carro deu um pulo e um pico de aceleração alto...Dependendo da sensibilidade da calibração poderia haver um disparo....Ou disparar atrasado em um caso de acidente, o que pode acarretar uma piora na restrição do ocupante,podendo aumentar as lesões...
Em relação ao vídeo, vamos falar de vida real agora..hehhe..>Minha explicação se dá para os testes (tenho uma barreira definida, que pode tanto ser um honeycomb de AL, ou então, uma parede rígida...)...Dessa forma, o carro mais baixo terá uma absorção parecida com o carro original (a barreira continua acertando a longarina,de certo modo)...
Na vida real, como no vídeo que vc passou, eu tenho um problema maior, pq o carro mais alto, vai absorver mais energia, eu tenho mais material, e a longarina dele estará trabalhando melhor...No carro mais baixo, a longarina não estaria sofrendo todo o impacto em sua área frontal, mas sim um pouco mais pra cima (consegue entender?), ao invés da força entrar no eixo de simetria da longarina,a energia vai estar um pouco mais acima, o que causa um momento...Dessa maneira, ela não vai comprimir, vai tentar entortar, flambar...Dessa forma,não absorverá tanta energia quanto poderia...Por isso que a deformação do habitáculo é maior...A energia tem que ir pra outro lugar...Vai pra coluna A, parede de fogo, coluna, já que num foi absorvida pela longarina...
tai o especialista falando....desculpe a linguagem coloquial do email mas eu nao quis alterar nada.