Anéis de sincronizados. O problema é isso. Esse arranhar das marchas é gerado pq os anéis de sincronizado não conseguem frear as engrenagens para sincronizar o shift das marchas. Trambulador, embreagem também podem ser, mas eliminando isso são os sincronizados. Troque o óleo da caixa, se parar de arranhar, mas ficar duro ao tentar passar as marchas, as chances são grandes de serem os anéis.
Fala galera, tive o mesmo problema relatado pelo amigo, em alta rotação as marchas nao passavam, fiz tudo o que foi citado, oleo, ajuste da alavanca, sangria do sistema... todos os mecanicos falaram a mesma coisa, "caixa" "anel sincronizador".. eu sempre achei que era a embreagem e me arrisquei.. comprei uma da ff e pedi pra trocar... minha surpresa, era a embreagem.. o disco esfarelou em uma parte.. e em alta rotação nao deixa passar as marchas... problema resolvido.
Tive esse problema uma vez em um a3 150cv com embreagem boa e resolvi trocando o óleo do câmbio. Inicialmente eu coloquei um que o pessoal indicava aqui no fórum na época (não me recordo se era o Motul ou Tutela) mas não ficou 100%. Aí, revirando o VWVORTEX, eu li umas sugestões sobre o óleo Syncromesh, da GM.
Foi caro, mas o câmbio ficou perfeito (nunca vi trocas tão suaves em um A3).