Troca de óleo do câmbio Tiptronic.

PauloBoni

Novato
Alguém já trocou o óleo de câmbio Tiptronic?? É necessário trocar depois de quantos tempo??

Meu Audi é um A3 1.8 20V Turbo Tiptronic (180CV).

RafaPR

Consultor Técnico
Não sou profundo conhecedor da causa, mas até onde sei o período para troca do óleo dos câmbios automáticos é de 50 mil km.

Jordaum

Aro 99
Paulo,

O pessoal recomenda que a troca de óleo do cambio deve ser feita a cada 60.000km (se seu carro já tinha mais que isso quando comprou, não confie na troca do dono anterior, faça para garantir)

É caro, pois deve ser feita somente em concessionária autorizada, e com óleo ATF 100% Éster (ESSO ou Pentosin), nada de dextron 3. (Deve ficar na faixa de R$1.000,00 a R$1.500,00, pois são 9 litros)

O pessoal ainda costuma usar Militec-1, mas verifique com o mecânico antes.

Link Militec-1 no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/...oteco-desempenho-e-economiause-e-comprove-_JM

Rafael

Novato
Jordaum disse:
Paulo,

O pessoal recomenda que a troca de óleo do cambio deve ser feita a cada 60.000km (se seu carro já tinha mais que isso quando comprou, não confie na troca do dono anterior, faça para garantir)

É caro, pois deve ser feita somente em concessionária autorizada, e com óleo ATF 100% Éster (ESSO ou Pentosin), nada de dextron 3. (Deve ficar na faixa de R$1.000,00 a R$1.500,00, pois são 9 litros)

O pessoal ainda costuma usar Militec-1, mas verifique com o mecânico antes.

Link Militec-1 no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/...oteco-desempenho-e-economiause-e-comprove-_JM

E no cambio manual? O meu já está com 115mil km e não sei se já trocaram o óleo. Qual óleo eu uso e pode ser feito no posto ou só concessionária?
ABS!

RafaPR

Consultor Técnico
Câmbio manual é bem mais fácil, dá pra trocar no posto.

basta abrir o bujão debaixo dele e esgotar o óleo, aí completa pelo bujão da frente que fica virado pra grade (dianteira) do carro...

vão dois litros, pode ser qualquer óleo sintético e 75w90!

Compucel

Novato
Olá comprei um Audi A4 1.8T 2001 faz 2 dias, e to meio preocupado com esse tipitronic, pois meu irmão tinha um A3 Turbo 180 tipitronic e gastou + de R$12.000,00 no ambio e não ficou bom, ate vendeu de desgosto, liguei na Audi da Ribeirão Preto e perguntei sobre a troca de oleo de motor e cambio, disseram que no motor tem q usar oleo 100% sintetico 5w30 e no cambio a Audi não Recomenda a troca, meu carro tem 77000 kilometros e agora, troco ou não troco?

RafaPR

Consultor Técnico
Vc tem o manual do carro?

Provavelmete lá deve dizer se deve ser trocado o óleo do câmbio ou não. Nunca procurei a respeito disso no manual do A3, vou dar uma olhada depois.

Só que eu sempre ouvi dizer que a própria concessionária recomenda a troca a cada 50.000 km, como qualquer câmbio automático convencional.

Compucel

Novato
Olhei no manual, não tem nada falando do oleo de cambio, alias nem o nivel do oleo de cambio não fala onde verifica, vou tentar ligar na Audi em Campinas, vamos ver o que dizem e posto depois.

Carlinho

Consultor Técnico
Cara, óleo do cambio se recomenda completar somente, e somente se tiver algum vazamento. Vou passar na oficina essa semana pra trocar as buchas do meu carro e conversar mais com a galera de lá sobre o tip...

Compucel, seu irmão fez esses serviços em lugar de confiança? Pq se o mecânico não souber mexer no tiptronic, ele só faz cagada...

RafaPR

Consultor Técnico
Carlinho disse:
Cara, óleo do cambio se recomenda completar somente, e somente se tiver algum vazamento. Vou passar na oficina essa semana pra trocar as buchas do meu carro e conversar mais com a galera de lá sobre o tip...

Compucel, seu irmão fez esses serviços em lugar de confiança? Pq se o mecânico não souber mexer no tiptronic, ele só faz cagada...

Isso só para câmbio manual Carlinho, câmbio automático possui desgaste dos discos de fricção, por isso recomenda-se trocar o óleo periodicamente.

Carlinho

Consultor Técnico
Compucel disse:
Segundo a Audi de Campinas e Ribeirão preto, não é necessario a troca do oleo, somente completar se necessario.
Recebí hoje a mesma info do pessoal da AutoTech daqui de BSB, óleo de câmbio só se completa, tanto manual quanto auto ou tiptronic.

RafaPR

Consultor Técnico
É uma cilada Bino...

Isso é a mesma história da Fiat que mandava trocar o óleo da Marea a cada 20 mil km no manual.

Câmbio automático sofre muio desgaste nos discos de fricção, tanto que quando o óleo é trocado normalmente já ta parecendo uma graxa.

Talvez esteja aí a causa de tanta gente ter problema com câmbio AT.

chedid

Administrador
valeou nobre amigo, tem alguma marca que ve recomende? é óelo 1005 sintértico? é só ir e pedir com estas caracteristicas?

edblfi

Membro
Pessoal sobre a troca de óleo do câmbio automático tive a informação de que não é em qualquer lugar que se troca pois tem que ter uma bomba especial pois ele é injetado e removido do câmbio com uma determinada pressão. Alguem tem mais informação? Estou em uma dúvida cruel quanto a troca de óleo, no caso o meu é automático 1.8 T 150 e tá com 67.000 e não sei se compensa trocar já esse óleo.