Troca de óleo câmbio DSG, fazer ou não fazer?

viniciusst

Membro
Pessoal, tenho um A3 Sport 2011 com 66 KMs. Devo fazer a troca? O câmbio está tudo normal, tenho medo de fazer a troca e aparecer algum problema conforme já li uns neste fórum. Não entendo qual óleo deve ir e se de fato as oficinas daqui sabem o esquema certo de fazer a troca, tenho medo de fazer e arranjar problemas. É necessário ser tão rigoroso com óleo do cambio como deve ser com o oleo do motor a troca? Eu particularmente nao conheco ninguem que tenha trocado oleo de cambio automatico em nenhum carro. No meu caso ja estaria na hora de trocar?
obrigado
 

Micuim

Membro
Também sempre fui muito sismado em mexer com quem tá quieto... Ainda mais se não tem mão-de-obra qualificada... A recomendação de troca, salvo engano, é aos 60.000km, mas se está tudo normal e se seu uso é civilizado, sem dar pau prá valer, eu não trocaria por enquanto... Não é nada de muito complexo trocar o óleo do câmbio, mas demanda um mínimo de conhecimento do sistema, vias de acesso, nível de óleo etc...
 

merotti

Membro
Eu trocaria urgente, assim você elimina problemas futuros. Imagina só, o mesmo óleo ta girando la dentro fazem 5 anos já. Carros japoneses são bem mais robustos em termos de câmbio, meu pai já teve Corolla com 170.000km e Sentra com 100.000km ambos sem nunca trocar óleo.

Carro alemão é diferente, eu jamais arriscaria, ainda mais no DSG
 

merotti

Membro
Não é desespero, o certo é certo. Todo mundo tem que trocar na hora certa pra não ter problemas futuros. Esse negocio de não mexer em time que está ganhando não serve pra manutenção. O cambio não vai ter bom funcionamento pra sempre se não fizer manutenção adequada
 

Almeida

Membro
MRSlash disse:
Pessoal, tenho um A3 Sport 2011 com 66 KMs. Devo fazer a troca? O câmbio está tudo normal, tenho medo de fazer a troca e aparecer algum problema conforme já li uns neste fórum. Não entendo qual óleo deve ir e se de fato as oficinas daqui sabem o esquema certo de fazer a troca, tenho medo de fazer e arranjar problemas. É necessário ser tão rigoroso com óleo do cambio como deve ser com o oleo do motor a troca? Eu particularmente nao conheco ninguem que tenha trocado oleo de cambio automatico em nenhum carro. No meu caso ja estaria na hora de trocar?
obrigado
Há a recomendação explícita em manual, qual é a dúvida?

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

viniciusst

Membro
Almeida disse:
Há a recomendação explícita em manual, qual é a dúvida?

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
Cara eu não observei isso no manual. Você já efetuou a troca do seu alguma vez? eu estou com carro a poucos meses e quando peguei ele fiz uma revisão completa, troquei todos filtros e óleo do carro + 2 bobinas de ignição, fiz scaner e tudo, gastei mais de 3 k em tudo. Só não fiz essa do câmbio que agora estava analisando, porque acredito que a minoria segue exatamente o que está no manual, pois ali já li coisas do tipo que o óleo do motor poderia ser trocado a cada 7 kms, o que acho um absurdo, pois varia a km até dependendo do tipo que óleo que tu utiliza, mas acho que jamais deve passar de 5 kms. Não duvido que eles coloquem no manual um período menor pois quem ganharia com essas trocas mais recentes de peças seriam as próprias concessionárias. Velas recomendam a cada 40 kms, mas tem velas que duram muito mais que isso, e se estão boas na revisão, você não tem necessariamente que sair trocando, esse é um exemplo, dai a questão do cambio eu realmente acho mais critica pois envolve lubrificacao. Sinceramente 60 kms para oleo de cambioeu acho uma troca baixa mas, quem sou eu neh. Ja li ate sobre carros q nem precisam dessa troca no cambio. Mas acho que vou pegar e levar na oficina que me fez a revisão e ver com eles se eles fazem a troca, ver quanto eh e tudo mais. Depois qualquer coisa posto aqui.
 

Almeida

Membro
Claro que fiz, se vc não confia no manual deve fazer os serviços antes e não o contrário, mão de obra de serviços e peças desse câmbio é altíssima, proporcional à tecnologia envolvida, a manutenção do nosso carro é cara, alguém te enganou? Rs rs

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

viniciusst

Membro
Almeida disse:
Claro que fiz, se vc não confia no manual deve fazer os serviços antes e não o contrário, mão de obra de serviços e peças desse câmbio é altíssima, proporcional à tecnologia envolvida, a manutenção do nosso carro é cara, alguém te enganou? Rs rs

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
Não me enganaram eu sei disso, até porque eu tive outro A3 antes desse por 5 anos, e como lhe falei, fiz toda uma revisão quando peguei o carro, só que é meu primeiro carro automatizado, e tinha essas dúvidas. Mas vou logo mais procurar fazer, logo mais de repente quando trocar o óleo de motor, mais 1 mês. No meu acendeu no painel o aviso que o serviço está pendente, acho que isso não foi zerado na revisão, pois é serviço de óleo eu acho, não sei, aparece uma chave de boca do lado da quilometragem, você sabe resetar isso, ou somente com scaner para resetar?
 

Almeida

Membro
Com o vagcom vc muda, eu já usei quando fiz troca de óleo fora da concessionária, vc não "reseta" vc altera para uma nova kilometragem.

Enviado de meu SM-G920F usando Tapatalk
 

nilopedro81

Membro
Fiz a troca do óleo de câmbio, mas a embreagem estava patinando. Segundo meu Mecanico (drekto) foi o suficiente para o óleo ficar preto. Agora embreagem nova, óleo novo de novo, filtro novo de novo e vamos ver o que dá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

viniciusst

Membro
Bom pessoal, agendei a troca do óleo do meu câmbio DSG, vou fazer direto na consessionária Audi, ganhei 30% de desconto ficando viável a troca lá. Será colocado 7 litros de óleo + filtro de óleo + bujões + anéis de vedação + serviços. Total de R$ 1.334,20
 

monte

Membro
Ficou bom esse valor da troca com material e mão de obra incluso. Só acho que não tenha ido 7 litros, só se abriram o cambio pra esgotar geral, se não, vai na faixa de 5 litros na troca. Mas mesmo assim, o preço esta coerente. Agora pelo menos pode rodar sem sisma por um bom tempo. Isso foi uma das primeiras coisas que fiz no meu sport quando comprei. 55 mil km e já levei pra fazer a troca. Investimento que vale a pena. Nesses carros é melhor prevenir do que não mexer e esperar o estrago. Depois com ctza ficara mais caro.
 

viniciusst

Membro
monte disse:
Ficou bom esse valor da troca com material e mão de obra incluso. Só acho que não tenha ido 7 litros, só se abriram o cambio pra esgotar geral, se não, vai na faixa de 5 litros na troca. Mas mesmo assim, o preço esta coerente. Agora pelo menos pode rodar sem sisma por um bom tempo. Isso foi uma das primeiras coisas que fiz no meu sport quando comprei. 55 mil km e já levei pra fazer a troca. Investimento que vale a pena. Nesses carros é melhor prevenir do que não mexer e esperar o estrago. Depois com ctza ficara mais caro.
Sm com certeza, óleo não dá pra deixar vencer muito. Eu fiz na concessionária da Audi, e consegui um desconto ainda maior, paguei menos de R$1.200,00 tudo. Eles me passaram orçamento que utilizam 7 litros, em outra vez que tinha ligado em outra agência da Audi em outra cidade, me passaram a mesma informação, de 7 litros, que seria uns 6.9, enfim 7. Se utilizam mesmo os 7 eu não tenho como saber, mas na Audi eles orçam com essa quantidade, de qualquer forma o valor ficou ótimo, foi trocado filtro, bujões, anéis de vedação e mão de obra, e ainda me lavaram o carro. hehe Em qualquer outro lugar pagaria esse mesmo valor em média mesmo usando 6 litros.
 

merotti

Membro
Meio off-topic: Quando eu tinha o a3 eu gostava de ir na concessionária pra ver peças também, aí já aproveitava pra dar aquela namorada nos Audis que estavam por la, conversar com outros donos e receber o carro lavado também kkkk

Voltando ao tópico, agora pode dormir tranquilo e acelerar que não vai ficar com aquela pulga atrás da orelha
 

viniciusst

Membro
merotti disse:
Meio off-topic: Quando eu tinha o a3 eu gostava de ir na concessionária pra ver peças também, aí já aproveitava pra dar aquela namorada nos Audis que estavam por la, conversar com outros donos e receber o carro lavado também kkkk

Voltando ao tópico, agora pode dormir tranquilo e acelerar que não vai ficar com aquela pulga atrás da orelha
Opa Merotti blz? cara eu cuido muito do carro, gosto de acelerar, mas meu trajeto eh sempre curto, quase nem dá tempo de esquentar o motor, e nunca acelero o carro acima de 3 rpms enquanto o óleo não atinge pelo menos 60 graus. Vou tri de boa. Ligo o carro e geralmente espero 1 minuto antes de sair com ele com o motor gelado (moro no RS) para dar tempo de circular um pouco o óleo dentro do motor. Sou bem responsável. Mas de pois que esquenta, a primeira quadra que esta limpa, eu coloco no tip tronic e a emocao vem hhehehe mas so uma ou duas esticadinhas, nada fortissimo tb hehe Meu único medo eh sobre o post do tensionador que li, eu ate comentei com o gerente da Audi q fez esse orçamento do câmbio para mim, mandei atá as fotos e vídeos aqui que o pessoal postou para ele olhar, ele ate me passou um orçamento de todas peças para troca, mas que na opiniao dele nao se teria necessidade de trocar agora, ele disse q meu carro estava bom, q os mecanicos sempre avaliam o carro pra ver se tem mais coisa pra fazer e ele so me disse que a minha bateria estaia meia ruim, coisa q achei estranho pois o carro pega super bem e nao noto nada nela hehe, mas era so a opiniao dele, eu ainda nao sei o q fazer, eh grana de novo em cima trocar tensionador + correia... =/
 

monte

Membro
Vinícius S. disse:
Sm com certeza, óleo não dá pra deixar vencer muito. Eu fiz na concessionária da Audi, e consegui um desconto ainda maior, paguei menos de R$1.200,00 tudo. Eles me passaram orçamento que utilizam 7 litros, em outra vez que tinha ligado em outra agência da Audi em outra cidade, me passaram a mesma informação, de 7 litros, que seria uns 6.9, enfim 7. Se utilizam mesmo os 7 eu não tenho como saber, mas na Audi eles orçam com essa quantidade, de qualquer forma o valor ficou ótimo, foi trocado filtro, bujões, anéis de vedação e mão de obra, e ainda me lavaram o carro. hehe Em qualquer outro lugar pagaria esse mesmo valor em média mesmo usando 6 litros.
Ah se conseguem trocar os 7 litros, melhor ainda. Fica mais zerado ainda. Mas ficou joia o valor do serviço. Agora falando da correia e do tensor, sei que é carinho o serviço, mas sei la, outra coisa que não deixei de fazer no meu. Ainda mais que viajo todo mês com o carro. Pegar a estrada lembrando desse esticador estava tenso...hehe. Mas esse serviço vale a pena vc ver também fora da Audi, pois teve gente que orçou na Audi e o valor saiu muito maior. Eu comprei as peças do meu e fiz com um mecânico fora, que por sinal é um mecânico da VW aqui da cidade, mas faz serviços em casa. Pelo menos um problema a menos. Acho que mesmo que não faça já, mas vale a pena ir pensando no assunto e se preparando pra fazer. Pq se estourar, pode ver no tópico la, o gasto que o pessoal esta tendo, sai muito mais do que fazer essa preventiva.
 
Topo