Bem vindos!

Ola! Cadastre-se ou faça o seu login para obter acesso a todos os nossos recursos. Uma vez cadastrado e logado, você será capaz de criar tópicos, postar respostas a tópicos já existentes, dar reputação ao seus companheiros, ter seu próprio messenger privado, atualizar o seu status, gerenciar seu perfil e muito mais. Esta mensagem será removida depois de ter se-cadastrado/logado.

Register Entrar

Tiptronic e upgrades

Iniciador do tópico #1
Tava dando uma pesquisada e recolhendo informações e achei as seguintes informações em diversas fontes:

Torque máximo permissivel a 3.500RPM: 310 a 330Nm (eu tinha ouvido falar 350Nm)
Torque máximo permissível a 5.500RPM: 300 a 320N.m (230 a 240cv)
RPM max 1 a 4ª marcha: 6.540RPM (por isso não pode alterar o limitador nos tiptronic)
RPM max em Kick Down: 6.000RPM
Torque máximo turbina (do cambio): 540Nm


Ou seja, pra quem tem tiptronic tem que ficar no chip+filtro+escape ou chip downpipe+inlet mesmo... nada de ir pra K04-01 infelizmente pois o torque chega perto dos 400Nm
 
#2
Legal, Over.

Estou há meses pensando no upgrade, porém sempre com a pulga atrás da orelha em virtude da limitação do Tip.

Já pensei inclusive em importar um corpo de válvulas "bullet-proof", ou mandar o meu para ser forjado nos EUA, mas vou deixar original mesmo e investir em outro carro. Apenas gostaria de uma "pimentinha" a mais no meu Tip, hehehe.

Me diz uma coisa: Estas limitações são referentes ao trabalho "normal" do câmbio? Quero dizer, se o eixo de entrada operar nestes limites em 100% do tempo, está tudo ok!?
Pergunto isto pois, pelo que me lembro, existe um Jaguar com o JF506E e 230 CV no motor. Isto é próximo do limite de torque no eixo de entrada, que é cerca de 31 Kgf.m.

Se o câmbio aguentar na boa uns 220CV no motor, eu fico mais "tranquilo" em chipar + K&N inbox + escape inox.

Valeu.
 
Iniciador do tópico #3
As informações são muito controversas e pouca coisa tem realmente comprovação (tipo PDF de fabrica ou coisa assim)... mas estes valores ai eu vi com frequência...se vc é conservador considere o menor valor...se vc gosta de arriscar tente no máximo o valor mais alto... são valores limite, abaixo deles a fabrica considera normal o ciclo de operação e durabilidade.

mas em ambos os casos se considera cambio zero Km... ou seja desgaste zero em discos, óleo 0Km, conversor de torque sem nenhum B.O. e solenóides novas (tem um numero de ciclos que ela funciona)...se vc tiver algum destes itens deteriorado vai ser uma questão de tempo até dar algum problema.

Não da pra comprar cambios de outros carros... muda conversor de torque, solenóide e mais um monte de coisa... até mesmo de A3 e passat muda por mudar transversal /longitudinal..

Se vc tiver o "caminho das pedras" pra upgrade no tiptronic ia ser uma boa...a ultima vez que me falaram estava em coisa de R$ 4.500 o rebuild pra 400cv (sai mais barato do que esperar quebrar no uso "normal")
 
#4
Over,

Minha idéia é, no máximo, uns 215~220 cv no motor. Quero fazer o 0-100 abaixo dos 7s.
Mas antes disto, pretendo revisar o câmbio, trocar as solenóides, óleo e retificar o conversor de torque.

Pelo que ví, acho que o câmbio suporta, pois, o Jaguar X-Type 2002, SNME utiliza este mesmo câmbio e tem 231cv e 28,9 kgfm de torque.
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?codigo=11

Vale lembrar que o JF506-E tem variações de acordo com cada marca. Na FreeLander, por exemplo, tem um dissipador de calor muito maior que nossos A3, o que ajuda mais na refrigeração do óleo.
 
#5
@overspeed tenho um tiptronic 2004 queria fazer um upgrade nele fazer um escape com um ronco animal alto mesmo, chip e filtro quanto ficaria isso +/- me passa por MP porque acabei de manda arrumar as solenoides e as pendencias entao proximo passo eh ocm vc
 
Iniciador do tópico #13
Seria possivel fazer o tip trocar as marchas com um giro levemente mais alto, tipo uns 7000rpm ao inves de 6000?
Informações no primeiro post:

[background=rgb(253, 250, 247)]RPM max 1 a 4ª marcha: 6.540RPM (por isso não pode alterar o limitador nos tiptronic)[/background]
[background=rgb(253, 250, 247)]RPM max em Kick Down: 6.000RPM[/background]
 
#15
Iniciador do tópico #16
Sim, eu tinha conhecimento destes kits mas não sabia aonde encontrar, fica a dica, vai dar pelos meus calculos algo na casa dos 44mkgf, mais que suficiente pra um upgrade de K04-01 e uns 250cv...
 
Iniciador do tópico #18
Não achei nenhuma informação coerente e suficiente pra fazer uma afirmação... acredito que seja igual ou ligeiramente inferior ao tiptronic... ou seja nada de upgrades exceto o básico chip+filtro+escape (ou inlet+donwpipe)
 
#20
Achei uma matéria da oficina Brasil que afirma ser o tiptronic capaz de aguentar 400cv:

"Segundo Carlos Napoletano Neto, diretor técnico da Brasil Automático cursos e treinamentos, quando equipado com caixa automática o Volkswagen Golf utiliza a da marca JATCO (Japan Automatic Transmission Corporation) modelo JF506-E. Ela possui 5 velocidades à frente e é a mesma da versão 1.8 turbo. A quantidade total de fluído do tipo DEXRON III ou ELFMATIC SYN 3 é de 7,8 litros incluindo o conversor de torque. O fabricante recomenda que a troca deva ser feita a cada 100.000 km ou dez anos, o que vencer antes. O gerenciamento é totalmente eletrônico, onde os maiores problemas são as falhas elétricas ou mecânicas dos solenóides (são nove deles no total) que acabam por danificar a caixa. Tirando este problema eletrônico, o conjunto mecânico dela é muito resistente e robusto, que suporta até 400cv no eixo de entrada. É a mesma utilizada no Land Rover Freelander, Jaguar, Audi A3 Turbo e alguns Mazdas".

http://www.oficinabrasil.com.br/avalicao-do-reparador/1088-volkswagen-golf-apresentou-mais-problemas-que-o-esperado

Alguém arrisca? hehe