[TESTE] MAF da MTE-Thomson Funciona!

JulioRJ

Membro
Galera fiquei praticamente 2 anos rodando com a MAF desligada me recusando a pagar R$ 600 a R$ 1000 em um sensor de ar.

Bom, surigu uma oportunidade, comprei de um conhecido essa MAF da MTE que eu vinha namorando hà um tempo. É o modelo 7128 (para a3/golf aspirados 1.8 2.0 etc)

Ela é de segunda mão, o cara comprou errado. Abaixo seguem as fotos, ela parece muito com uma MAF genérica chinesa, inclusive tem algumas parecidas, diferenciando apenas em detalhes mínimos. Porém é relativamente bem acabada.

Instalei ela ontem e hoje fui testar. A lenta ficou maluca, estabilizando em 1200rpm. Só consegui acertar após apagar os erros e regular. O motor deu algumas cabeçadas no início e após apagar os erros (nao tinha erro, mas apgando mesmo assim) ele estabilizou.

Meu carro tem GNV e nesse combustível ainda dá umas emboladas próximo dos 5000rpm, talvez seja pela mistura rica do gás que eu deixo para não causar danos ao motor.

Enfim, aí estão os dados. Na primeira o gráfico passou de 6000 pois fui até o corte, 7500 (foi mexido), depois fiz outro com a escala maior, porém ficou esquisito o gráfico da MAF.

Olhando com calma percebi o motivo das "cabeçada": O sensor aponta picos de entrada de ar entr 4.000 e 5.000 rpm. Tenho que ver se isso tem a ver com o coletor variável ou até mesmo escapamento. Vou trocar o filtro de ar em breve e ver como se comporta.

IMG_0045.jpg

IMG_0047.jpg

IMG_0048.jpg

IMG_0056.jpg

IMG_0058.jpg

Os testes:
maf0.jpg

esse aqui foi na verdade o primeiro, não deu pra ver tudo pois a escala só foi ate 6.000 RPM rsrsrs :)
maf1.jpg

Abraços!

overspeed

Comerciante
Tem a ver com o sensor marcar errado o valor... E ser o motivo de Miguel recomendar usar ele...

Infelizmente é loteria... Alguns até funcionam razoável...

JulioRJ

Membro
Over, percebi que ela fica dando picos quando desliga o VVT ou abre o coletor variável... Parece que a original consegue "suavizar" esse fluxo e a MTE é mais "dura".

está funcionando bem ate hoje... tirando esses picos que da tipo uma "cabeçada" na aceleracao

JulioRJ

Membro
over tenho q ver, se quando dá esse pico ele adianta demais aí temos um problema pois estaria explodindo antes da compressao

agora, se for um simples corte para meu uso está razoável... inclusive aquela fase de aquecimento ate 60o em 1200rpm, respondendo bem melhor tanto no combst normal como no gnv, fora o consumo...

eu sei q 100% nao está, queria fazer um grafico do avanço pra ver... assim q tiver tempo eu vejo isso. ou fazer outros testes desligando o VVT e/ou o coletor pra ver se esses picos têm a ver com isso mesmo ou não.

mas por enquanto como um paliativo está legal

overspeed

Comerciante
Rapaz, explodir antes da compressão? Isso nunca vai existir...
Caro padawan, cito um antigo sábio mestre:
"Se ainda não certo esta... Ainda errado continua " - Yoda, a long long time ago, star wars chaper II

flaviocrp

Membro
Acho válido o teste, quem não gostaria de ter uma MAF paralela a disposição que funcione e não ter que pagar uma fortuna na Bosch!!

Mas.... o overspeed tem razão quando não esta correto esta errado!! rsrsr Julio seria legal testar no seu carro a original antes pra ter um parâmetro ou entao testar a MTE em outro carro que esteja liso. Lendo os topicos vi um rapaz que usou a MTE e se não me engano foi em uma Turbo e disse que o carro ficou otimo.

Se puder responder, quanto pagou na MTE?

Abraços

Flávio

JulioRJ

Membro
overspeed disse:
Ainda "acho" que você não entendeu o conceito da coisa kkkkk
rsrs tá certo over. se o sinal sobe a ecu entende q está entrando mais ar então ela atrasa em vez de adiantar é isso? rsrs

@[member="flaviocrp"] cara eu comprei de um amigo que tinha comprado errado, paguei R$ 100. estava namorando essa maf há um tempo mas nao queria pagar os R$ 240 do ML ainda mais numa maf q vc nao sabe se vai funcionar

overspeed

Comerciante
O que acontece é alguns funcionam e outros não... simples assim... vc pega 5 MAF do mesmo fabricante e coloca lá no carro e não serão 5 comportamentos iguais...isso que impede de ser aconselhável, já vi MAF DPL (Depois Pro Lixo) funcionar perfeitamente num Golf 150cv original (no meu antigo inclusive tbm funcionou sem chip).

Fora repetibilidade, estes MAF são feitos com elementos discretos (a fabrica solda um resistor para fazer a ponte de whitstone) e da Bosh é feito impregnando a placa (resistor cerâmico feito na placa)... como este resisitor aquece (é o jeito que funciona) mesmo usando solda com prata na composição acaba sendo arrancado - as vezes com o pedaço da trilha aonde foi soldado - (ainda mais se carro tiver chip que a vazão é muito maior)... e vai para dentro do motor... ai já viu o prejuízo certo ?

flaviocrp

Membro
Particularmente não me arrisco, pela dor de cabeça mesmo até pq qualquer falha que o carro apresente voce sempre vai parar e pensar "Sera que é a MAF"? pra viver assim é melhor a original..rsrsrs

Meu primeiro contato com carros que usam MAF foi um Omega 4.1 e Meu Deus que sofrimento, mecanico quebrou a MAF ao retirar e cai na besteira de comprar uma china dessas bem vagabunda achando que funcionaria, pra piorar fui pra praia assim que peguei o carro, depois de uns 30 minutos funcionando o carro simplesmente não andava ele embolava se perdia e morria tinha que esperar esfriar pra ligar o carro novamente.

Enfim prometi que nunca mais compraria pelo menos MAF de segunda mão! Mas seria muito bom uma empresa renomada fabricar uma com qualidade.

Abraços

Flávio