Tamanho de roda muda muito o desempenho do carro?

alexhorie

Novato
Opa, Estou pensando em colocar rodas novas no meu carro, pensei em colocar aro 20 ou 19, mas to com uma duvida, piora o desempenho do carro ou não tem nada a ver isso?

Obrigado!

alexandresk

Novato
Tem certeza?????? num S3 eu colocaria no maximo 18"
aro 20" é pra desfilar, e o seu carro não é pra isso. ( a principio )

Piorar o desempenho depende:

Se o conjunto roda pneu for mais pesado o carro pode ficar um pouco mais lerdo, mas as rodas originais do S3 ja são beem pesadas então nisso acho que não vai ter problema.

Agora aumentar o diametro do conjunto faz as marchas ficarem mais longas e por isso o carro perde um pouco de pegada, isso depende do tamanho do pneu que vc vai colocar que deixar do mesmo tamanho que as originais não acontece isso, mas isso é impossivel de se fazer com rodas aro20 a menos que vc deixe sem pneu. :D

Voltando a questão de estética: Quando eu falo de S3 eu sou contra modificações pq acho o carro perfeito original, mas o carro é teu meu camagada se quer aro 20 vai nessa só não esquece de anunciar as "velhas" aqui.

abraço

amigo me vende teu S3 e compra o meu A3 pra desfilar é um pecado, um S3 com essas roda tão grande esse carro precisa andar de vez em quando hahahaha abraço

overspeed

Comerciante
Simples e direto... toda vez que vc aumenta a área frontal (pneus mais largos) vc perde muito desempenho (piora Cx e piora a constante de atrito... o atrito independe da área, mas a Constante SIM).

Se houver aumento na altura total (pneu+roda) vc alonga a relação final e piora tbm o desempenho.

Por ultimo se ainda por cima vc aumenta o peso da roda vc piora mais ainda (mais inércia no sistema).

Ou seja... a resposta é SIM sem duvidas...

pilustrica

Novato
mudar, muda, mas também não é nada de outro mundo. Ando de aro 20" com 225/35 tranquilo ..só tenha cuidado para escolher a roda certa para o seu carro, tala, offset e pneus. Eu sofri para acertar do meu carro mas agora que consegui está tranquilo..carro baixo sem pegar nada...

Piro

Novato
tirando o desempenho que muda sim!! vai ficar uma merda pra andar...a s3 tem barra inferior superior é barra pra tdo o q é lado, com roda com perfil baixo vai ficar mto ruim de andar...falo isso pq a minha quando eu comprei veio com aro 19...

alexhorie

Novato
Opa obrigado ai pela opnião da Galera!
Bom saber que perde um pouco desempenho, to pensando em mudar as rodas para ficar um pouco diferente do usual, tem umas rodas bem legais vendendo, achei a da audi rs3 bem legal
Mas como quero dar um Up no carro, ,melhor deixar com as originais acho, mas vou pensar sobre isso!
Valeu!!!

Fala Alex.. experiencia própria, fica muito ruim de desempenho com aro grande, acho que acima de 17 já fica ruim a coisa... meu carro em 1º marcha pisando fundo com aro 17 ( cantava bunito) agora com 19 nem um arranhadinho no asfalto faz, sem falar no consumo...

Eu tbem nao colocaria 20 é como o pessoal disse é para desfilar, tiro esta base pelo meu A3, eu andava de 15 originais no meu 150 coloquei umas 17, nussa e como caiu o desempenho ate que em rodovia é bom dpois que esta embalado, mas na cidade pra arrancar piorou mto.
Mas cada um tem sua opnião e gosto não de descute.

Tem certeza?????? num S3 eu colocaria no maximo 18"
aro 20" é pra desfilar, e o seu carro não é pra isso. ( a principio )

Piorar o desempenho depende:

Se o conjunto roda pneu for mais pesado o carro pode ficar um pouco mais lerdo, mas as rodas originais do S3 ja são beem pesadas então nisso acho que não vai ter problema.

Agora aumentar o diametro do conjunto faz as marchas ficarem mais longas e por isso o carro perde um pouco de pegada, isso depende do tamanho do pneu que vc vai colocar que deixar do mesmo tamanho que as originais não acontece isso, mas isso é impossivel de se fazer com rodas aro20 a menos que vc deixe sem pneu. :D

Voltando a questão de estética: Quando eu falo de S3 eu sou contra modificações pq acho o carro perfeito original, mas o carro é teu meu camagada se quer aro 20 vai nessa só não esquece de anunciar as "velhas" aqui.

abraço

Meu caro,

Tenho um jogo de rodas originais do S3 à venda aqui no fórum.

Se tiver interesse dê uma olhada.

Abs,

Patrick Mello

alexhorie

Novato
mudar, muda, mas também não é nada de outro mundo. Ando de aro 20" com 225/35 tranquilo ..só tenha cuidado para escolher a roda certa para o seu carro, tala, offset e pneus. Eu sofri para acertar do meu carro mas agora que consegui está tranquilo..carro baixo sem pegar nada...

Cara, qual configuração vc optou?
Valeu!

Alan74

Membro
Amigo, quer um conselho ? não troca nada que não seja pela medida original, vai por mim, vc só vai ganhar em beleza fazendo isso, e será que vale a pena estragar um projeto tão legal ? afinal já é tão bonito.

Me falaram que cada quilo na roda equivale a 7 quilos no carro.Não sei se procede, mas a conta é simples:
Se a sua roda original com pneu pesa 14kg e você colocar uma que pese 20kg, temos então 24kg a mais nas rodas. O que representa 168kg a mais dentro do carro, ou seja, duas pessoas.
A diferença de você andar sozinho ou com 2 pessoas a mais dentro do carro é gritante!

Piro

Novato
Me falaram que cada quilo na roda equivale a 7 quilos no carro.Não sei se procede, mas a conta é simples:
Se a sua roda original com pneu pesa 14kg e você colocar uma que pese 20kg, temos então 24kg a mais nas rodas. O que representa 168kg a mais dentro do carro, ou seja, duas pessoas.
A diferença de você andar sozinho ou com 2 pessoas a mais dentro do carro é gritante!

hahahaha quem te falou isso ai?!?!?! hahaha

Piro

Novato
Não lembro hehehe mas até que faz sentido!

Desculpa mas nao faz sentido nenhum hahahaha, fala pra quem te falou isso parar de fumar maconha pq ta foda haha, vamos supor q eu coloque umas enkei de aro maior com o mesmo peso, quer dizer que isso nao influenciaria mais entao na performance? hahaha, o que influencia mais na questao de permorance, nao é só o peso da roda ou essas contas doidas q te passaram ai haha, e sim o raio e o diametro da roda...ainda mais q as rodas originais pesam mto mais dos que as fabricas por outras marcas ou replicas...

della

Membro
Piro,

A informação do Pedro não está errada não. Na física existe uma variável chamada momento torsor que varia em função do braço e também da massa movimentada pela força, por consequência se a roda for mais pesada, ainda que o raio seja o mesmo, parte maior do torque será consumida para tirar o carro da inércia por causa do maior peso na extremidade do eixo. É um pouco complicado entender, mas pense assim... Não se trata de simplesmente 10 quilos a mais apoiados no eixo e sim 10 quilos a mais que tem de ser girados por ele.

Trocando em míudos, parte do torque é perdido para movimentar a maior massa, isto é sensível principalmente em arrancadas e retomadas.

Há quem diga que um quilo na extremidade do eixo é equivalente a dez quilos em massa no interior do veículo, fissurados em track-day costumam começar o alívio de peso sempre pelas rodas.

Posso dizer também que sinto esse efeito na prática...

MarceloA3T

Membro
Eh isso aí !! Lembro de algo sobre rodas mais leves sim !! É física porra !! kkkkkk

O Rafael Preto do S3 buscava rodas bem leves pro carro dele. Chegou a comprar umas Volk Rays que pesam a metade de uma roda original do S3.
Ele pode falar sobre o assunto, pois tinha me explicado uma vez ...

Quando o peso é aliviado na onde é distribuida a força muda o comportamento do carro pra melhor !

kikohonda

Membro
Alex, tenho uma aparelho que mede o desempenho do carro. Fiz o teste com gasolina podium e todos os casos, quando tinha roda aro 15 e depois quando coloquei as 17. Seguem os testes.

Configurações nas puxadas:
Branco: Roda 225/45 R17, Unichip, Gasolina Podium.
Vermelho: Roda original 205/60 R15, Unichip, Gasolina Podium.
Verde: Roda original 205/60 R15, SEM Unichip, Gasolina Podium.

Uploaded with ImageShack.us

O carro perde com roda maior sim, mas nada de absurdo. Lógico que quanto maior a rodae o peso dela, maior a perda.

Abraço