SONDA LAMBDA BOSCH, VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO.

PARA OS PROPRIETÁRIOS DOS MODELOS ABAIXO, VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO. ABAIXO VOU DIZER PORQUE.

AUDI

A3
A3 1.8 08.98 → 09.06 Gasolina Antes
A3 1.8 T 08.98 → 09.06 Gasolina Antes 06A 906 262 AG

A4
A4 1.8 / Avant / quattro 04.99 → 10.00 Gasolina Antes 058 906 265 B
A4 1.8 T / Avant /quattro 08.98 → 10.00 Gasolina Antes 06B 906 265 D
07.02 → 06.08 Gasolina Depois
A4 2.4 / 2.8 / Avant / quattro 08.98 → 09.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A4 3.0 / Avant / quattro /Cabriolet 04.01 → 05.06 Gasolina Depois 06C 906 265 078 906 265 AA

A6
A6 1.8 T Avant quattro 11.98 → 05.01 Gasolina Antes 058 906 265 B
A6 2.7 Biturbo / Avant /quattro / Allroad 02.99 → 08.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 3.0 06.01 → 05.04 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.4 Avant 02.99 → 01.05 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.8 Avant / quattro 01.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 4.2 Avant / quattro 04.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M

A8
A8 quattro A8 4.2 quattro 10.98 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J 11.02 → 05.06 Gasolina Depois

RS4 RS4 2.7 Avant quattro 05.00 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
RS6 RS6 4.2 Avant quattro 05.02 → 04.04 Gasolina Antes 077 906 265 AF

S3 quattro S3 1.8 quattro 08.98 → 06.03 Gasolina Depois 06A 906 262 AJ

S4
S4 4.2 Avant quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S4 2.7 Biturbo quattro 10.97 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
S4 4.2 quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA

S6
S6 4.2 Avant quattro 09.99 → 01.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
S6 4.2 quattro 09.99 → 05.04 Gasolina Antes 078 906 265 M
S8 quattro S8 4.2 quattro 05.99 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J

TT
TT 1.8 T Coupe / quattro 07.98 → 06.06 Gasolina Depois 07.98 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 P
TT 1.8 T Roadster / quattro 08.00 → 06.06 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
03.99 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 AT
VOLKSWAGEN

Bora
2.0 09.02 → Gasolina Antes 06A 906 262 AK

Fox
1.6 10.03 → 10.04 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.6 Total Flex 10.03 → 01.05 Flex Antes 06A 906 262 C

Golf III
1.8 08.92 → 01.98 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Golf IV
1.6 08.99 → 03.07 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 07.01 → 03.07 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
1.8 GTI Turbo 07.02 → 05.08 Gasolina Depois
1.8 T 06.01 → 05.04 Gasolina Depois
2.0 08.99 → 06.02 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
2.8 VR6 07.02 → 07.03 Gasolina Depois 06A 906 262 Q

New Beetle
2.0 06.00 → 06.07 Gasolina Antes 06A 906 262 Q

Passat
1.8 / Turbo / Syncro / Variant 01.99 → 11.00 Gasolina Antes 058 906 265 B 06B 906 265 D
2.8 / Syncro / Variant 01.99 → 05.05 Gasolina Antes 078 906 265 M

Polo
1.6 05.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 GTI 09.05 → 11.09 Gasolina Depois 06A 906 262 DL
Sedan 1.6 11.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Touareg
4.2 12.02 → 11.06 Gasolina Depois 077 906 262 BV

Para quase todos os modelos acima, a Bosch não fábrica mais a sonda lambda ORIGINAL para o modelo. Mas para todos os modelos listados, a Bosch oferece a SONDA LAMBDA 0 258 986 615, mais conhecida como SONDA LAMBDA LS615.

No catalogo BOSCH, e o vendedor da auto peças, irá dizer para você que a unica diferença entre a ORIGINAL e a LS615, é do conector universal, mas a funcionalidade da sonda é a mesma devido a aplicação descrita na tabela. TUUUUDO MENTIRA.

Quando você retira a sua sonda original destes carros, você se depara com a sonda da imagem abaixo:
sonda%20lambda%204%20fios-500x500.jpg
Sonda Lambda Convencional 3 a 5 ohms
Quando você compra a Sonda recomendada para seu carro, sendo o modelo 0 258 986 615, a imagem que você vê e acredita que está correto, é a mesma abaixo:

948516080424630.jpg


Quando você vai efetuar a troca da Sonda, você tem uma surpresa que é rápidamente explicada pelo vendedor da auto peças. O que vem dentro da caixa, é uma SONDA LAMBDA PLANAR UNIVERSAL. Mas fazem de tudo para te convencer que esta nova sonda irá dar certo em seu veículo, e que só muda a aparência, conforme a imagem abaixo:

942516083353657.jpg
Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms
948516087680690.jpg


A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.

Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:

Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)

Sintomas apresentados sonda lambda aplicada incorreta: Motor sem potência e sem torque quando quente, acelerador apresenta delay ou não responde de acordo com a aceleração, motor trepida na marcha lenta a quente, consumo elevado com motor quente, consumo elevado e menor reação de resposta quando motor está quente em dias quentes, batida de pino quando dado a partida com motor quente, aceleração com retardo progressivo ( quando está com o pé no fundo do acelerador em movimento e alivia para diminuir a aceleração, o carro apresenta uma notoria melhora na resposta ganhando mais rotação ao invés de diminuir), cheiro forte de catalisador quando motor ainda está frio, fumaça branca no escapamento, cheiro de oleo queimado sem fumar, respingos de vapor que saem do escapamento com motor quente.
 

diegotwim

Novato
A diferença da resistencia muda o aquecimento certo? Pois o sinal da sonda é por voltagem, eu sei que mudando o aquecimento vai mudar a leitura da sonda, mas nesse caso, a diferença de resistencia não seria para ESSA sonda funcionar adequadamente dentro do que ela necessita? Por exemplo, a LS615 tem leitura correta a tal temperatura, ela usa uma resistencia menor, a universal precisa de outra temperatura, ela usa uma resistencia maior. Não seria isso?
 

ericksfb

Novato
No meu carro a aceleração fica auxilando e quando pisa fundo ele não responde mas quando bombeia o acelerador ele melhora um pouco, troquei a bomba de combustível pra ver se melhorava e melhorou mas quando pego uma subida o carro fica apagando. Pode ser a sonda lambda ? se eu scannear ele pode acusa oq pode ser ?
 

JefersonW

Membro
Troquei as duas sondas do meu A3 180cv manual por essa universal, o VAG identifica o erro da resistência em uma sonda. Achei que a resistência só influenciava enquanto a sonda estava fria, pois entendi que com o tempo ela atinge a temperatura de trabalho correta. Será que posso ter algum problema de andar assim?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Galera,

Boa tarde,

Estou precisando de uma sonda para meu veiculo! Ele é um Audi A4 2.0T 180HP 2011/2011
O chassi é WAUAFC8K3BA134960.

Alguém poderia me indicar uma empresa confiável para um orçamento, ou onde posso comprar fora? Pois comprei uma sonda no mercado livre e não serviu.
 
Raphael Souza Olinto disse:
Galera,

Boa tarde,

Estou precisando de uma sonda para meu veiculo! Ele é um Audi A4 2.0T 180HP 2011/2011
O chassi é WAUAFC8K3BA134960.

Alguém poderia me indicar uma empresa confiável para um orçamento, ou onde posso comprar fora? Pois comprei uma sonda no mercado livre e não serviu.
@Mcfractal acho que pode te ajudar tem várias peças alem de confiavél conhece muito! Abs
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Raphael Souza Olinto disse:
Galera,

Boa tarde,

Estou precisando de uma sonda para meu veiculo! Ele é um Audi A4 2.0T 180HP 2011/2011
O chassi é WAUAFC8K3BA134960.

Alguém poderia me indicar uma empresa confiável para um orçamento, ou onde posso comprar fora? Pois comprei uma sonda no mercado livre e não serviu.
bom dia, mandei MP.
 

Northon

Membro
Ótima explicação, parabéns Guilherme!!!!

Em tempo, então, QUAL a sonda que temos que colocar em nossos a3 150? Coloquei essa planar, tá a anos lá marcando esse erro no aquecimento...
 

ursopira

Novato
tenho um golf gti 1.8 t troquei a sonda lambda 1 planar mais persiste a falha e falha a aceleraçao... alguem pode me ajudar pois sou novo no gp e novo neste carro tmbm kkkk
 

paulorj

Membro
GuilhermeDuda disse:
PARA OS PROPRIETÁRIOS DOS MODELOS ABAIXO, VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO. ABAIXO VOU DIZER PORQUE.

AUDI

A3
A3 1.8 08.98 → 09.06 Gasolina Antes
A3 1.8 T 08.98 → 09.06 Gasolina Antes 06A 906 262 AG

A4
A4 1.8 / Avant / quattro 04.99 → 10.00 Gasolina Antes 058 906 265 B
A4 1.8 T / Avant /quattro 08.98 → 10.00 Gasolina Antes 06B 906 265 D
07.02 → 06.08 Gasolina Depois
A4 2.4 / 2.8 / Avant / quattro 08.98 → 09.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A4 3.0 / Avant / quattro /Cabriolet 04.01 → 05.06 Gasolina Depois 06C 906 265 078 906 265 AA

A6
A6 1.8 T Avant quattro 11.98 → 05.01 Gasolina Antes 058 906 265 B
A6 2.7 Biturbo / Avant /quattro / Allroad 02.99 → 08.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 3.0 06.01 → 05.04 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.4 Avant 02.99 → 01.05 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.8 Avant / quattro 01.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 4.2 Avant / quattro 04.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M

A8
A8 quattro A8 4.2 quattro 10.98 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J 11.02 → 05.06 Gasolina Depois

RS4 RS4 2.7 Avant quattro 05.00 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
RS6 RS6 4.2 Avant quattro 05.02 → 04.04 Gasolina Antes 077 906 265 AF

S3 quattro S3 1.8 quattro 08.98 → 06.03 Gasolina Depois 06A 906 262 AJ

S4
S4 4.2 Avant quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S4 2.7 Biturbo quattro 10.97 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
S4 4.2 quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA

S6
S6 4.2 Avant quattro 09.99 → 01.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
S6 4.2 quattro 09.99 → 05.04 Gasolina Antes 078 906 265 M
S8 quattro S8 4.2 quattro 05.99 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J

TT
TT 1.8 T Coupe / quattro 07.98 → 06.06 Gasolina Depois 07.98 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 P
TT 1.8 T Roadster / quattro 08.00 → 06.06 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
03.99 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 AT
VOLKSWAGEN

Bora
2.0 09.02 → Gasolina Antes 06A 906 262 AK

Fox
1.6 10.03 → 10.04 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.6 Total Flex 10.03 → 01.05 Flex Antes 06A 906 262 C

Golf III
1.8 08.92 → 01.98 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Golf IV
1.6 08.99 → 03.07 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 07.01 → 03.07 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
1.8 GTI Turbo 07.02 → 05.08 Gasolina Depois
1.8 T 06.01 → 05.04 Gasolina Depois
2.0 08.99 → 06.02 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
2.8 VR6 07.02 → 07.03 Gasolina Depois 06A 906 262 Q

New Beetle
2.0 06.00 → 06.07 Gasolina Antes 06A 906 262 Q

Passat
1.8 / Turbo / Syncro / Variant 01.99 → 11.00 Gasolina Antes 058 906 265 B 06B 906 265 D
2.8 / Syncro / Variant 01.99 → 05.05 Gasolina Antes 078 906 265 M

Polo
1.6 05.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 GTI 09.05 → 11.09 Gasolina Depois 06A 906 262 DL
Sedan 1.6 11.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Touareg
4.2 12.02 → 11.06 Gasolina Depois 077 906 262 BV

Para quase todos os modelos acima, a Bosch não fábrica mais a sonda lambda ORIGINAL para o modelo. Mas para todos os modelos listados, a Bosch oferece a SONDA LAMBDA 0 258 986 615, mais conhecida como SONDA LAMBDA LS615.

No catalogo BOSCH, e o vendedor da auto peças, irá dizer para você que a unica diferença entre a ORIGINAL e a LS615, é do conector universal, mas a funcionalidade da sonda é a mesma devido a aplicação descrita na tabela. TUUUUDO MENTIRA.

Quando você retira a sua sonda original destes carros, você se depara com a sonda da imagem abaixo:
sonda%20lambda%204%20fios-500x500.jpg
Sonda Lambda Convencional 3 a 5 ohms
Quando você compra a Sonda recomendada para seu carro, sendo o modelo 0 258 986 615, a imagem que você vê e acredita que está correto, é a mesma abaixo:

948516080424630.jpg


Quando você vai efetuar a troca da Sonda, você tem uma surpresa que é rápidamente explicada pelo vendedor da auto peças. O que vem dentro da caixa, é uma SONDA LAMBDA PLANAR UNIVERSAL. Mas fazem de tudo para te convencer que esta nova sonda irá dar certo em seu veículo, e que só muda a aparência, conforme a imagem abaixo:

942516083353657.jpg
Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms
948516087680690.jpg


A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.

Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:

Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)

Sintomas apresentados sonda lambda aplicada incorreta: Motor sem potência e sem torque quando quente, acelerador apresenta delay ou não responde de acordo com a aceleração, motor trepida na marcha lenta a quente, consumo elevado com motor quente, consumo elevado e menor reação de resposta quando motor está quente em dias quentes, batida de pino quando dado a partida com motor quente, aceleração com retardo progressivo ( quando está com o pé no fundo do acelerador em movimento e alivia para diminuir a aceleração, o carro apresenta uma notoria melhora na resposta ganhando mais rotação ao invés de diminuir), cheiro forte de catalisador quando motor ainda está frio, fumaça branca no escapamento, cheiro de oleo queimado sem fumar, respingos de vapor que saem do escapamento com motor quente.
GuilhermeDuda disse:
PARA OS PROPRIETÁRIOS DOS MODELOS ABAIXO, VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO. ABAIXO VOU DIZER PORQUE.

AUDI

A3
A3 1.8 08.98 → 09.06 Gasolina Antes
A3 1.8 T 08.98 → 09.06 Gasolina Antes 06A 906 262 AG

A4
A4 1.8 / Avant / quattro 04.99 → 10.00 Gasolina Antes 058 906 265 B
A4 1.8 T / Avant /quattro 08.98 → 10.00 Gasolina Antes 06B 906 265 D
07.02 → 06.08 Gasolina Depois
A4 2.4 / 2.8 / Avant / quattro 08.98 → 09.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A4 3.0 / Avant / quattro /Cabriolet 04.01 → 05.06 Gasolina Depois 06C 906 265 078 906 265 AA

A6
A6 1.8 T Avant quattro 11.98 → 05.01 Gasolina Antes 058 906 265 B
A6 2.7 Biturbo / Avant /quattro / Allroad 02.99 → 08.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 3.0 06.01 → 05.04 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.4 Avant 02.99 → 01.05 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.8 Avant / quattro 01.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 4.2 Avant / quattro 04.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M

A8
A8 quattro A8 4.2 quattro 10.98 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J 11.02 → 05.06 Gasolina Depois

RS4 RS4 2.7 Avant quattro 05.00 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
RS6 RS6 4.2 Avant quattro 05.02 → 04.04 Gasolina Antes 077 906 265 AF

S3 quattro S3 1.8 quattro 08.98 → 06.03 Gasolina Depois 06A 906 262 AJ

S4
S4 4.2 Avant quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S4 2.7 Biturbo quattro 10.97 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
S4 4.2 quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA

S6
S6 4.2 Avant quattro 09.99 → 01.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
S6 4.2 quattro 09.99 → 05.04 Gasolina Antes 078 906 265 M
S8 quattro S8 4.2 quattro 05.99 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J

TT
TT 1.8 T Coupe / quattro 07.98 → 06.06 Gasolina Depois 07.98 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 P
TT 1.8 T Roadster / quattro 08.00 → 06.06 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
03.99 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 AT
VOLKSWAGEN

Bora
2.0 09.02 → Gasolina Antes 06A 906 262 AK

Fox
1.6 10.03 → 10.04 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.6 Total Flex 10.03 → 01.05 Flex Antes 06A 906 262 C

Golf III
1.8 08.92 → 01.98 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Golf IV
1.6 08.99 → 03.07 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 07.01 → 03.07 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
1.8 GTI Turbo 07.02 → 05.08 Gasolina Depois
1.8 T 06.01 → 05.04 Gasolina Depois
2.0 08.99 → 06.02 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
2.8 VR6 07.02 → 07.03 Gasolina Depois 06A 906 262 Q

New Beetle
2.0 06.00 → 06.07 Gasolina Antes 06A 906 262 Q

Passat
1.8 / Turbo / Syncro / Variant 01.99 → 11.00 Gasolina Antes 058 906 265 B 06B 906 265 D
2.8 / Syncro / Variant 01.99 → 05.05 Gasolina Antes 078 906 265 M

Polo
1.6 05.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 GTI 09.05 → 11.09 Gasolina Depois 06A 906 262 DL
Sedan 1.6 11.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C

Touareg
4.2 12.02 → 11.06 Gasolina Depois 077 906 262 BV

Para quase todos os modelos acima, a Bosch não fábrica mais a sonda lambda ORIGINAL para o modelo. Mas para todos os modelos listados, a Bosch oferece a SONDA LAMBDA 0 258 986 615, mais conhecida como SONDA LAMBDA LS615.

No catalogo BOSCH, e o vendedor da auto peças, irá dizer para você que a unica diferença entre a ORIGINAL e a LS615, é do conector universal, mas a funcionalidade da sonda é a mesma devido a aplicação descrita na tabela. TUUUUDO MENTIRA.

Quando você retira a sua sonda original destes carros, você se depara com a sonda da imagem abaixo:
sonda%20lambda%204%20fios-500x500.jpg
Sonda Lambda Convencional 3 a 5 ohms
Quando você compra a Sonda recomendada para seu carro, sendo o modelo 0 258 986 615, a imagem que você vê e acredita que está correto, é a mesma abaixo:

948516080424630.jpg


Quando você vai efetuar a troca da Sonda, você tem uma surpresa que é rápidamente explicada pelo vendedor da auto peças. O que vem dentro da caixa, é uma SONDA LAMBDA PLANAR UNIVERSAL. Mas fazem de tudo para te convencer que esta nova sonda irá dar certo em seu veículo, e que só muda a aparência, conforme a imagem abaixo:

942516083353657.jpg
Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms
948516087680690.jpg


A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.

Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:

Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)

Sintomas apresentados sonda lambda aplicada incorreta: Motor sem potência e sem torque quando quente, acelerador apresenta delay ou não responde de acordo com a aceleração, motor trepida na marcha lenta a quente, consumo elevado com motor quente, consumo elevado e menor reação de resposta quando motor está quente em dias quentes, batida de pino quando dado a partida com motor quente, aceleração com retardo progressivo ( quando está com o pé no fundo do acelerador em movimento e alivia para diminuir a aceleração, o carro apresenta uma notoria melhora na resposta ganhando mais rotação ao invés de diminuir), cheiro forte de catalisador quando motor ainda está frio, fumaça branca no escapamento, cheiro de oleo queimado sem fumar, respingos de vapor que saem do escapamento com motor quente.
Então qual seria o modelo da sonda univesal bosch adequado pra esses carros? Tem algum que nao seja planar?
 

overspeed

Comerciante
Vai me desculpar... mas isso é uma BABOSEIRA...

A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.

Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:

Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)

1 - A resistência de aquecimento é pulsada pela ECU para aquecer a sonda, e só, não muda NADA o valor lido o que leva ao item 2

2- sondas narrowband são do tipo "salto", o valor lido não interessa... apenas o salto dos valores de referência, basicamente:

a)- validação: ao ligar o carro a sonda esta fria a ECU espera que a mesma atinja um ou dois valores para validar a mesma, tipicamente cerca de 100/150mV para pobre e 750/850mV para rico, a partir destes valores a ECU sabe que a sonda esta em pelo menos 350°C e pronta para operar.

Nas sondas de um fio a validação era por tempo também, no caso das de 3 a 4 fios o tempo apenas exclui a validação...se não validar num tempo máximo entende que a sonda esta com sua resistência interna (NÂO A DE AQUECIMENTO) elevada e portanto deve ser substituída.

B)- Limiar... cada injeção tem uma maneira de tratar isso... normalmente a central injeta um sinal de controle que varia de caso a caso (tipicamente 380 a 480mV) para saber se existe sonda no conector ou fio quebrado por exemplo.

Uma vez validada a sonda a ECU monitora o limiar baixo e alto, aumentando ou diminuindo o numero de passos (enriquecimento/empobrecimento) para que cicle.

Se a tensão esta abaixo do limiar de pobre (digamos 380mV) ela ira aumentar o numero de passos até que o valor lido seja maior que o limiar de rico (digamos 530mV), uma vez que atinge este limiar ela torna a diminuir os passos até fica abaixo do limiar de pobre... o quanto ultrapassa é determinado por outras constantes, mas o valor absoluto máximo ou minimo não é importante (se 800 ou 900mV), exceto se a central monitorar falhas de ignição (o que a M3.8.3 não fazem, e a ME7 faz de outra forma já que usa Wideband)

c) numero de passos LTFT x STFT
Se a ECU precisa manter sempre um numero de passos para que cicle ela desconta este numero e armazena como aprendizado (LTFT aprendizado de longo prazo), assim digamos que ele precisa ficar com 40 passos para manter pobre e 90 para manter rico...isso é sinal de que a mistura esta pobre e sempre precisando ser corrigida positivamente, neste caso 0,5 x (40+90) = 65 passos... ele aprende que é preciso manter em 65 passos e passa a usar este valor como zero reiniciando o aprendizado toda vz que validar a sonda. assim ciclando em +25 passos paa enriquecer e -25 passos para empobrecer... estes 25 passos são o STFT aprendizado de curto prazo.

O scanner apenas indica o que a central esta comunicando de erros... se o VAG não comunica tenha certeza mais que absoluta de que não existe falha...

3- Não confundir resistência de AQUECIMENTO com resistência INTERNA da sonda... como expliquei resistencia de aquecimento é a que muda de planar para finger e não é levada em conta no valor, já a resistência interna da sonda (que apenas da o grau de envelhecimento da mesma) é medida a partir da reação do sinal para os passos de sonda efetuados
falhas-relacionadas-amisfire-dtcs-p03xx.jpg



A bosch é o maior fabricante de peças, dona de 95% (ou 98 num lembro mais) das patentes de injeção eletrônica e criadora da sonda lambda, se ela fala que funciona... acredite... irá funcionar

Vale a leitura do PDF abaixo:

http://www.bosch.com.ar/ar/autopecas/descargas/sondas_lambda.pdf
 
overspeed disse:
Vai me desculpar... mas isso é uma BABOSEIRA...

A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.


Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:


Diagnóstico no Scanner Bosch:
FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM:
NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)

1 - A resistência de aquecimento é pulsada pela ECU para aquecer a sonda, e só, não muda NADA o valor lido o que leva ao item 2

2- sondas narrowband são do tipo "salto", o valor lido não interessa... apenas o salto dos valores de referência, basicamente:

a)- validação: ao ligar o carro a sonda esta fria a ECU espera que a mesma atinja um ou dois valores para validar a mesma, tipicamente cerca de 100/150mV para pobre e 750/850mV para rico, a partir destes valores a ECU sabe que a sonda esta em pelo menos 350°C e pronta para operar.

Nas sondas de um fio a validação era por tempo também, no caso das de 3 a 4 fios o tempo apenas exclui a validação...se não validar num tempo máximo entende que a sonda esta com sua resistência interna (NÂO A DE AQUECIMENTO) elevada e portanto deve ser substituída.

B)- Limiar... cada injeção tem uma maneira de tratar isso... normalmente a central injeta um sinal de controle que varia de caso a caso (tipicamente 380 a 480mV) para saber se existe sonda no conector ou fio quebrado por exemplo.

Uma vez validada a sonda a ECU monitora o limiar baixo e alto, aumentando ou diminuindo o numero de passos (enriquecimento/empobrecimento) para que cicle.

Se a tensão esta abaixo do limiar de pobre (digamos 380mV) ela ira aumentar o numero de passos até que o valor lido seja maior que o limiar de rico (digamos 530mV), uma vez que atinge este limiar ela torna a diminuir os passos até fica abaixo do limiar de pobre... o quanto ultrapassa é determinado por outras constantes, mas o valor absoluto máximo ou minimo não é importante (se 800 ou 900mV), exceto se a central monitorar falhas de ignição (o que a M3.8.3 não fazem, e a ME7 faz de outra forma já que usa Wideband)

c) numero de passos LTFT x STFT
Se a ECU precisa manter sempre um numero de passos para que cicle ela desconta este numero e armazena como aprendizado (LTFT aprendizado de longo prazo), assim digamos que ele precisa ficar com 40 passos para manter pobre e 90 para manter rico...isso é sinal de que a mistura esta pobre e sempre precisando ser corrigida positivamente, neste caso 0,5 x (40+90) = 65 passos... ele aprende que é preciso manter em 65 passos e passa a usar este valor como zero reiniciando o aprendizado toda vz que validar a sonda. assim ciclando em +25 passos paa enriquecer e -25 passos para empobrecer... estes 25 passos são o STFT aprendizado de curto prazo.

O scanner apenas indica o que a central esta comunicando de erros... se o VAG não comunica tenha certeza mais que absoluta de que não existe falha...

3- Não confundir resistência de AQUECIMENTO com resistência INTERNA da sonda... como expliquei resistencia de aquecimento é a que muda de planar para finger e não é levada em conta no valor, já a resistência interna da sonda (que apenas da o grau de envelhecimento da mesma) é medida a partir da reação do sinal para os passos de sonda efetuados
falhas-relacionadas-amisfire-dtcs-p03xx.jpg



A bosch é o maior fabricante de peças, dona de 95% (ou 98 num lembro mais) das patentes de injeção eletrônica e criadora da sonda lambda, se ela fala que funciona... acredite... irá funcionar

Vale a leitura do PDF abaixo:

http://www.bosch.com.ar/ar/autopecas/descargas/sondas_lambda.pdf
Cada post é uma aula....

Enviado de meu XT1040 usando Tapatalk
 

FRPC

Novato
@GuilhermeDuda, fiz cadastro aqui apenas para agradecê-lo. Tou empenhado em encontrar o sensor de oxigênio correto para meu VW Bora 2008 MT, monocombustível, cuja provável sonda seja a LS 6986 ou LS 10034. E, claro, já tentaram me empurrar a LS 615, que, ainda, requer adaptação do conector.

Se eu conseguir corrigir (Encerrar o erro de condutividade da resistência da sonda acusada pelo VAG-COM, volto a postar aqui, com todos os detalhes técnicos.

Tnks for helping.
 

Anexos

  • Fault_New_Sensor.PNG
    Fault_New_Sensor.PNG
    28.1 KB · Visualizações: 8
Fala galera sei que o post é antigo mas quero relatar algo do meu 180cv 2002 com swap.

Estou tento problemas com a wideband que por sinal e nova Bosch.
Meu carro ao passar vcds (vag) nele no canal 01 tem a leitura da sonda que em funcionamento teria q oscilar rica e pobre, mas está parada em 0 e com isso carro consumindo.
Não consta erros no vcds, já teste outro módulo e nada mudou, conferi ponto do motor e nada, troquei tbi e nada mudou. Estou perdido e aqui na região reparadores fracos e poucos q mexem não tem horário.
Resumo estou tentando entender
Se alguém puder me ajudar meu contato 48 996645233 sou de SC
 
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