GuilhermeDuda
Novato
PARA OS PROPRIETÁRIOS DOS MODELOS ABAIXO, VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO. ABAIXO VOU DIZER PORQUE.
AUDI
A3
A3 1.8 08.98 → 09.06 Gasolina Antes
A3 1.8 T 08.98 → 09.06 Gasolina Antes 06A 906 262 AG
A4
A4 1.8 / Avant / quattro 04.99 → 10.00 Gasolina Antes 058 906 265 B
A4 1.8 T / Avant /quattro 08.98 → 10.00 Gasolina Antes 06B 906 265 D
07.02 → 06.08 Gasolina Depois
A4 2.4 / 2.8 / Avant / quattro 08.98 → 09.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A4 3.0 / Avant / quattro /Cabriolet 04.01 → 05.06 Gasolina Depois 06C 906 265 078 906 265 AA
A6
A6 1.8 T Avant quattro 11.98 → 05.01 Gasolina Antes 058 906 265 B
A6 2.7 Biturbo / Avant /quattro / Allroad 02.99 → 08.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 3.0 06.01 → 05.04 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.4 Avant 02.99 → 01.05 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.8 Avant / quattro 01.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 4.2 Avant / quattro 04.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A8
A8 quattro A8 4.2 quattro 10.98 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J 11.02 → 05.06 Gasolina Depois
RS4 RS4 2.7 Avant quattro 05.00 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
RS6 RS6 4.2 Avant quattro 05.02 → 04.04 Gasolina Antes 077 906 265 AF
S3 quattro S3 1.8 quattro 08.98 → 06.03 Gasolina Depois 06A 906 262 AJ
S4
S4 4.2 Avant quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S4 2.7 Biturbo quattro 10.97 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
S4 4.2 quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S6
S6 4.2 Avant quattro 09.99 → 01.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
S6 4.2 quattro 09.99 → 05.04 Gasolina Antes 078 906 265 M
S8 quattro S8 4.2 quattro 05.99 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J
TT
TT 1.8 T Coupe / quattro 07.98 → 06.06 Gasolina Depois 07.98 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 P
TT 1.8 T Roadster / quattro 08.00 → 06.06 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
03.99 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 AT
VOLKSWAGEN
Bora
2.0 09.02 → Gasolina Antes 06A 906 262 AK
Fox
1.6 10.03 → 10.04 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.6 Total Flex 10.03 → 01.05 Flex Antes 06A 906 262 C
Golf III
1.8 08.92 → 01.98 Gasolina Antes 06A 906 262 C
Golf IV
1.6 08.99 → 03.07 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 07.01 → 03.07 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
1.8 GTI Turbo 07.02 → 05.08 Gasolina Depois
1.8 T 06.01 → 05.04 Gasolina Depois
2.0 08.99 → 06.02 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
2.8 VR6 07.02 → 07.03 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
New Beetle
2.0 06.00 → 06.07 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
Passat
1.8 / Turbo / Syncro / Variant 01.99 → 11.00 Gasolina Antes 058 906 265 B 06B 906 265 D
2.8 / Syncro / Variant 01.99 → 05.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
Polo
1.6 05.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 GTI 09.05 → 11.09 Gasolina Depois 06A 906 262 DL
Sedan 1.6 11.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
Touareg
4.2 12.02 → 11.06 Gasolina Depois 077 906 262 BV
Para quase todos os modelos acima, a Bosch não fábrica mais a sonda lambda ORIGINAL para o modelo. Mas para todos os modelos listados, a Bosch oferece a SONDA LAMBDA 0 258 986 615, mais conhecida como SONDA LAMBDA LS615.
No catalogo BOSCH, e o vendedor da auto peças, irá dizer para você que a unica diferença entre a ORIGINAL e a LS615, é do conector universal, mas a funcionalidade da sonda é a mesma devido a aplicação descrita na tabela. TUUUUDO MENTIRA.
Quando você retira a sua sonda original destes carros, você se depara com a sonda da imagem abaixo:
Sonda Lambda Convencional 3 a 5 ohms
Quando você compra a Sonda recomendada para seu carro, sendo o modelo 0 258 986 615, a imagem que você vê e acredita que está correto, é a mesma abaixo:
Quando você vai efetuar a troca da Sonda, você tem uma surpresa que é rápidamente explicada pelo vendedor da auto peças. O que vem dentro da caixa, é uma SONDA LAMBDA PLANAR UNIVERSAL. Mas fazem de tudo para te convencer que esta nova sonda irá dar certo em seu veículo, e que só muda a aparência, conforme a imagem abaixo:
Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms
A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.
Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:
Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)
Sintomas apresentados sonda lambda aplicada incorreta: Motor sem potência e sem torque quando quente, acelerador apresenta delay ou não responde de acordo com a aceleração, motor trepida na marcha lenta a quente, consumo elevado com motor quente, consumo elevado e menor reação de resposta quando motor está quente em dias quentes, batida de pino quando dado a partida com motor quente, aceleração com retardo progressivo ( quando está com o pé no fundo do acelerador em movimento e alivia para diminuir a aceleração, o carro apresenta uma notoria melhora na resposta ganhando mais rotação ao invés de diminuir), cheiro forte de catalisador quando motor ainda está frio, fumaça branca no escapamento, cheiro de oleo queimado sem fumar, respingos de vapor que saem do escapamento com motor quente.
AUDI
A3
A3 1.8 08.98 → 09.06 Gasolina Antes
A3 1.8 T 08.98 → 09.06 Gasolina Antes 06A 906 262 AG
A4
A4 1.8 / Avant / quattro 04.99 → 10.00 Gasolina Antes 058 906 265 B
A4 1.8 T / Avant /quattro 08.98 → 10.00 Gasolina Antes 06B 906 265 D
07.02 → 06.08 Gasolina Depois
A4 2.4 / 2.8 / Avant / quattro 08.98 → 09.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A4 3.0 / Avant / quattro /Cabriolet 04.01 → 05.06 Gasolina Depois 06C 906 265 078 906 265 AA
A6
A6 1.8 T Avant quattro 11.98 → 05.01 Gasolina Antes 058 906 265 B
A6 2.7 Biturbo / Avant /quattro / Allroad 02.99 → 08.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 3.0 06.01 → 05.04 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.4 Avant 02.99 → 01.05 Gasolina Antes 030 906 262 L
A6 2.8 Avant / quattro 01.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A6 4.2 Avant / quattro 04.99 → 05.01 Gasolina Antes 078 906 265 M
A8
A8 quattro A8 4.2 quattro 10.98 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J 11.02 → 05.06 Gasolina Depois
RS4 RS4 2.7 Avant quattro 05.00 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
RS6 RS6 4.2 Avant quattro 05.02 → 04.04 Gasolina Antes 077 906 265 AF
S3 quattro S3 1.8 quattro 08.98 → 06.03 Gasolina Depois 06A 906 262 AJ
S4
S4 4.2 Avant quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S4 2.7 Biturbo quattro 10.97 → 10.00 Gasolina Antes 078 906 265 M
S4 4.2 quattro 03.03 → 12.04 Gasolina Depois 078 906 265 AA
S6
S6 4.2 Avant quattro 09.99 → 01.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
S6 4.2 quattro 09.99 → 05.04 Gasolina Antes 078 906 265 M
S8 quattro S8 4.2 quattro 05.99 → 02.01 Gasolina Antes 077 906 265 J
TT
TT 1.8 T Coupe / quattro 07.98 → 06.06 Gasolina Depois 07.98 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 P
TT 1.8 T Roadster / quattro 08.00 → 06.06 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
03.99 → 08.01 Gasolina Antes 06A 906 262 AT
VOLKSWAGEN
Bora
2.0 09.02 → Gasolina Antes 06A 906 262 AK
Fox
1.6 10.03 → 10.04 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.6 Total Flex 10.03 → 01.05 Flex Antes 06A 906 262 C
Golf III
1.8 08.92 → 01.98 Gasolina Antes 06A 906 262 C
Golf IV
1.6 08.99 → 03.07 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 07.01 → 03.07 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
1.8 GTI Turbo 07.02 → 05.08 Gasolina Depois
1.8 T 06.01 → 05.04 Gasolina Depois
2.0 08.99 → 06.02 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
2.8 VR6 07.02 → 07.03 Gasolina Depois 06A 906 262 Q
New Beetle
2.0 06.00 → 06.07 Gasolina Antes 06A 906 262 Q
Passat
1.8 / Turbo / Syncro / Variant 01.99 → 11.00 Gasolina Antes 058 906 265 B 06B 906 265 D
2.8 / Syncro / Variant 01.99 → 05.05 Gasolina Antes 078 906 265 M
Polo
1.6 05.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
1.8 GTI 09.05 → 11.09 Gasolina Depois 06A 906 262 DL
Sedan 1.6 11.02 → 07.06 Gasolina Antes 06A 906 262 C
Touareg
4.2 12.02 → 11.06 Gasolina Depois 077 906 262 BV
Para quase todos os modelos acima, a Bosch não fábrica mais a sonda lambda ORIGINAL para o modelo. Mas para todos os modelos listados, a Bosch oferece a SONDA LAMBDA 0 258 986 615, mais conhecida como SONDA LAMBDA LS615.
No catalogo BOSCH, e o vendedor da auto peças, irá dizer para você que a unica diferença entre a ORIGINAL e a LS615, é do conector universal, mas a funcionalidade da sonda é a mesma devido a aplicação descrita na tabela. TUUUUDO MENTIRA.
Quando você retira a sua sonda original destes carros, você se depara com a sonda da imagem abaixo:

Quando você compra a Sonda recomendada para seu carro, sendo o modelo 0 258 986 615, a imagem que você vê e acredita que está correto, é a mesma abaixo:

Quando você vai efetuar a troca da Sonda, você tem uma surpresa que é rápidamente explicada pelo vendedor da auto peças. O que vem dentro da caixa, é uma SONDA LAMBDA PLANAR UNIVERSAL. Mas fazem de tudo para te convencer que esta nova sonda irá dar certo em seu veículo, e que só muda a aparência, conforme a imagem abaixo:


A diferença entre as duas Sondas não é somente a aparência, e sim de funcionalidade também. A sonda lambda Convencional possui resistência de 3 a 5 ohms, sendo que a central do carro foi projetada para trabalhar dentro dessa faixa para obter o perfeito funcionamento. A resistência nada mais é que o AQUECIMENTO da sonda quando a ignição é ligada e deve se manter na temperatura mínima e máxima dentro do regime de funcionamento do motor. Uma Sonda Lambda Planar 8 a 10 ohms jamais irá fornecer as mesmas informações que a central precisa receber e está programada para trabalhar.
Abaixo seguem os problemas que ocorrem quando se utiliza uma sonda Planar no lugar de uma Convencional:
Diagnóstico no Scanner Bosch: FALHA AQUECIMENTO SONDA LAMBDA
Diagnóstico no VAG COM: NÃO DEMONSTRA FALHAS. ( Para quem sabe ler os dados do VAG, verá que ele apresenta um valor na injeção de combustivel de 14 a 24% a mais que o normal. Mesmo procedimento para avaliação no valor da injeção quando analisado a MAF)
Sintomas apresentados sonda lambda aplicada incorreta: Motor sem potência e sem torque quando quente, acelerador apresenta delay ou não responde de acordo com a aceleração, motor trepida na marcha lenta a quente, consumo elevado com motor quente, consumo elevado e menor reação de resposta quando motor está quente em dias quentes, batida de pino quando dado a partida com motor quente, aceleração com retardo progressivo ( quando está com o pé no fundo do acelerador em movimento e alivia para diminuir a aceleração, o carro apresenta uma notoria melhora na resposta ganhando mais rotação ao invés de diminuir), cheiro forte de catalisador quando motor ainda está frio, fumaça branca no escapamento, cheiro de oleo queimado sem fumar, respingos de vapor que saem do escapamento com motor quente.