Sonda Lambda 180T APP Carro fraco em baixa

caioborges

Novato
Fala pessoal , de um tempo pra cá tenho sentido que meu carro não funciona abaixo de 2mil e poucos rpm , ou seja , antes da turbina encher , você pisa e nada , nas retomadas então até o turbo encher da agonia.

Hoje fui esticar com um jetta e a diferença é absurda , parecia que eu estava num palio 1.0 com gás. Antes da turbina encher o carro demoraaaa a desenvolver pacas. No caso do jetta , afundou o pé no pedal ele vai e anda pacas , no meu a3 tu pisa , espera , dorme , aí chega 2 mil giros , turbina enche e aí anda pra carai rs.

Tenho o cabo vag e passei e só tem 1 erro apenas , sonda lambda s2 , ou sejá a pós catalisador , despluguei ela e confirmei se era ela e é a pós catalisador. b1 s2. Dá erro de open circuit no vag.

Tirando isso tem mais NADA de erro.

Será que a sonda lambda ferrada tá acabando com a força do carro em baixa , antes da turba encher. Quando a turbina enche é aquela alegria , mas até ela encher , principalmente nas retomadas , dá até sono , tu afunda o pé e nada.

Qualquer ajuda bem vinda , porque tá brabo , tu pisa e nada , até a turbina encher parece que tá de palio 1.0 no gás.

Tbi limpa , vela nova , correias novas , oleo novo , filtro novo , sensores tudo 100% , só essa sonda que dá erro no vag. Além de consumo que tá alto mesmo , pode estar sendo a sonda lambda a âncora do meu 180 ?

E qual codigo dessa sonda pós catalisador , a que gera o erro b1 s2 . 1.8t 180 manual app 2001

Abssss
Grato
 

ABoehringer

Membro
Cara, posso estar falando besteira, mas pode ser, pois veja bem, se está danificada, ela não está fazendo a leitura corretamente certo? e não mandará os dados corretos para a central, o que acaretará nesse problema de o carro estar manco em baixa e com mistura gorda provavelmente, eu testaria com uma nova! haha


Valeu!
 

Andr3T

Membro
Olha eu posso estar enganado mas eu já ouvi falar uma vez que a sonda pós catalisador serve apenas para fins de verificação de emissões e não influencia no acerto da mistura do motor. Quem é encarregado disso é a sonda antes do catalisador.
Posso estar bem errado mas foi o que eu ouvi falar kkkk, o overspeed que mexe com os mapas desse carro deve ter essa informação (@[member="overspeed"]).

De qualquer forma, se as sondas do seu carro ainda forem originais, eu recomendo trocar as mesmas. São 15 anos de uso, normal elas estarem estragas ou bem perto disso.
 

Andr3T

Membro
Quanto aos códigos, eu cheguei até aqui no ETKA. Só não sei qual sonda é qual, a frente ou atrás, é a antes ou depois do catalisador hehe.

tzq79QV.png
 

ABoehringer

Membro
Esqueci desse detalhe, também ja ouvi o mesmo, que a sonda depois do catalisador não surtiria mudança na mistura, maaaaaass, nunca se sabe!
 

Herom

Membro
Postagem do @[member="ⓡⓞⓧⓞ"] quanto às sondas lambda para "APP"


ⓡⓞⓧⓞ disse:
Meu caro,

Segue:

06A906262AJ - Sonda que fica ATRÁS do catalisador

06A906262Q - Sonda que fica a FRENTE do catalizador.

:eek:k:
 

overspeed

Comerciante
A segunda sonda é usada para validação do catalisador, nos mais modernos até tem uma pequena contribuição para mistura para refinar lambda =1 em situações específicas em algumas centrais... Por isso precisa desativar qd tira catalisador
 
A 2a sonda (ou pos catalisador) em nada vai influenciar o problema de falta de torque em baixas rotações. Nem gaste dinheiro com ela. É apenas um monitor do catalisador mas na epoca em que o seu Audi foi vendido no Brasil a legislação de emissões não obrigava que falha neste sensor ou no catalisador acendesse luz de mal funcionamento no painel. Hoje ja é diferente.
Mas voltando ao problema, nada mais é que característica do projeto da época. Cabeçote 20V privilegiando rotação altas em detrimento do torque e um cambio com 1a/2a e 3a marchas longas, alem de um diferencial longo.
Não tem como, fica fraco mesmo. Experiência de quem tem um igual.
Nessa hora, o cambio automático fala mais alto, pois através do conversor de torque consegue multiplicar o torque gerado pela motor, mas isso só vale para rotações baixas, fora o fato de sempre estar "escorregando" e tirando o motor zona morta abaixo dos 2000 rpm.
O carro merecia ser 6 marchas, como no S3, sem dúvida.
 

caioborges

Novato
Bruno Andrade disse:
A 2a sonda (ou pos catalisador) em nada vai influenciar o problema de falta de torque em baixas rotações. Nem gaste dinheiro com ela. É apenas um monitor do catalisador mas na epoca em que o seu Audi foi vendido no Brasil a legislação de emissões não obrigava que falha neste sensor ou no catalisador acendesse luz de mal funcionamento no painel. Hoje ja é diferente.
Mas voltando ao problema, nada mais é que característica do projeto da época. Cabeçote 20V privilegiando rotação altas em detrimento do torque e um cambio com 1a/2a e 3a marchas longas, alem de um diferencial longo.
Não tem como, fica fraco mesmo. Experiência de quem tem um igual.
Nessa hora, o cambio automático fala mais alto, pois através do conversor de torque consegue multiplicar o torque gerado pela motor, mas isso só vale para rotações baixas, fora o fato de sempre estar "escorregando" e tirando o motor zona morta abaixo dos 2000 rpm.
O carro merecia ser 6 marchas, como no S3, sem dúvida.
Amigo , me ajudou muito , clareou legal pra mim , obrigado mesmo. A sonda 1 tá certinha , acusa nada no vag , só a 2 que dá o open circuit mesmo , é o unico erro que meu carro dá no vag , vou trocar ela em breve , só pra ficar zerado o log mesmo sem nada do vag rsrsrs. Todo mundo que andava no meu carro e tinha um a3 falava o contrario do que eu pensava , perguntava até se era chipado porque tava forte acima do normal. Coisa da minha cabeça então mesmo , primeiro carro sem ser 8v , sempre tive motos somente , a vida toda , só fui ter carro depois que casei . Todo mundo falou que era pelas 20v e tals , muito obrigado mesmo !

Agora to mais tranquilo.

Obrigado @[member="overspeed"] e todos os amigos pelos comentários.
 
Se o erro que aparece é open circuit é bem possivel que seja problema de continuidade no chicote ou algum fio rompido, ou até algum pino recuado em algum conector.
Vale a pena checar com o multimetro antes de comprar uma sonda nova.
 

caioborges

Novato
Bruno Andrade disse:
Se o erro que aparece é open circuit é bem possivel que seja problema de continuidade no chicote ou algum fio rompido, ou até algum pino recuado em algum conector.
Vale a pena checar com o multimetro antes de comprar uma sonda nova.
Cheguei a desmontar pra ver se tinha algo , mas estava tudo aparentemente ok , fio , conector e tals. Poderia me fazer a gentileza e me passar como testar ela no multimetro ? Nunca fiz , grato.
 

G3ORG3

Membro
Eu ainda estou acostumando com essas 20v...

Minha antiga montana era 1.8 8V e em baixa dá um banho no a3 aspirado, chega a ser assustador a diferença na arrancada até os 3 mil giros mesmo com 15 cv a menos e peso quase igual, com ar ligado então :negativo:

Mas faz parte :D final do ano procuro um turbo pra mim aí acho que esse problema desaparece hehe
 

magoo

Membro
Desaparece nda, o turbo eh mais frouxo ainda que o asp antes dos 3000 giros pq a txa de compressão eh menor mais dp dos 3000 qnd turbina entra ai sim da mta diferenca. Esse problema se da por conta da caixa do a3 1.8 que é mto alongada


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

caioborges

Novato
Fala Galera , medi com o vag com mesmo , sumiu o multímetro.

A sonda 1 varia pacas , ela não gera erro nenhum , ela varia 0.670v por ai , 0.230v e assim vai. A sonda 2 que dá erro fica cravada em 0.435v não mexe , não sei se é assim mesmo que a sonda 2 pós catalisador fica com o carro ligado rsrsrs. O erro de open circuit dela permanece , agora que vem a duvida , não pode ser o catalisador ? entupido ou algo do tipo gerando esse erro ?

To próximo de ir fazer algo no escape , para colocar algum ronquinho nele , eu ia meter só um abafador final esportivo e tals ou tirar o intermediario pois vi uns videos no youtube e curti o ronco , to pensando em pedir pra serrar fora o catalisador , não sei , difícil achar material na internet com testes , relatos certinho rs.

Meu carro a placa é de curitiba , não faço vistoria.

Quanto as 20v em baixa , to reaprendendo andar melhor no carro , não fico mais andando de quinta marcha a 10 por hora , uso melhor elas , e to satisfeito com o bichinho , depois que andei num focus 2011 2.0 e foi a mesma coisa em baixa , muito parecido não vi diferença , continuava fraco ao sair de lombada com giro baixo e tals no focus , fiquei tranquilo.

Abs
 
Topo