RPM a 120 KM p/ HORA - A3 1.6- 1.8 asp - 1.8t 150 e 180.

Andr3T

Membro
Esse erro do velocimetro não tem nada a ver com rodas, pneu, GPS, relação de cambio ou diferencial.
O "problema" é esse:

"No Brasil, por determinação de legislação de trânsito, os velocímetros de todos os veículos aqui fabricados saem da fábrica sempre marcando mais do que a velocidade real do veículo", informa um gerente de engenharia de produtos de uma importante fabricante de velocímetros e um dos maiores fornecedores para a indústria nacional. Segundo ele, esta diferença, ou "faixa de tolerância" como chamada, é determinada pela montadora conforme regulamentado pela legislação, e é específica para cada carro. "O real objetivo é inibir o avanço de velocidade." Até cerca de 80 km/h o equipamento do carro marca entre 3 km/h e 5km/h a mais do que a velocidade real. Até 140 km/h, a margem sobe para 10km/h, em média. "Em alguns carros, a variação positiva pode chegar a 15km/h quando a velocidade real está acima dos 180km/h, e esta “faixa de tolerância” sobe proporcionalmente ao aumento de velocidade, ou seja se você está a 180 km/h na verdade entenda como 165 km/h, e se estiver a 200 km/h provavelmente não estará passando dos 180 km/h." Outro aspecto que altera ainda mais a diferença entre a velocidade marcada no velocímetro e a velocidade real é quando o proprietário decide trocar seu conjunto de rodas e pneus por outros mais altos que o recomendado pelo fabricante e com o aumentando do diâmetro do conjunto roda/pneu, o número de voltas será menor do que o utilizado para o ajuste do velocímetro e, consequentemente, a indicação de velocidade também será menor ou maior, dependendo do tipo de troca efetuada, motivo este que muitas vezes condutores são multados por radares de velocidade embora no velocímetro esteja marcando a velocidade permitida para a via.

Ou seja, TODO velocimetro no Brasil é "envenenado" para mostar um pouco mais de velocidade do que realmente o carro está. Isso aumenta a sensação de velocidade do motorista, que por consequencia mantém uma velocidade real menor.

merotti

Membro
Cara, parece mentira, mas o carro do meu pai (Sentra 2.0S CVT) não tem diferença do GPS, é incrível, ele fica cravadinho igual ao gps. Será que algum parâmetro do carro foi ajustado ou o meu gps é que é trash ? kkkk

Mas o curioso é que eu também participo no nissanclube e os users do sentra lá também relatam o mesmo.

AS555N

Membro de Honra
Esse erro do velocimetro não tem nada a ver com rodas, pneu, GPS, relação de cambio ou diferencial.
O "problema" é esse:

Ou seja, TODO velocimetro no Brasil é "envenenado" para mostar um pouco mais de velocidade do que realmente o carro está. Isso aumenta a sensação de velocidade do motorista, que por consequencia mantém uma velocidade real menor.
André, sei que pela legislação tem que ser velocímetro marcando mais, mas que depois que eu mudei o set de rodas essa diferença acabou, isso posso afirmar, esse foi o erro que eu quis dizer, a diferença do real pro velocímetro..

Alan74

Membro
Será que vale a pena corrigir o erro dos velocimetros nacionais com o VAG para marcar certo ?? Vi em notícias que o erro calculado nos outros países são até maiores que no Brasil.

gabrielm

Novato
lembra um post no facebook de um a3 a 300km/h - foi isso que o cara fez, adiantou o ponteiro com o vag.

eu nao faria isso. por ex. num pardal que é a 80 eu passo cravado a 80 e sei que nao vai ter problema....

artt

Aê galera. Tirei uma foto do painel a 100km/hora cravados....

120kmh.jpg

Rodas OEM, pneus OEM, eu OEM.... hahaha

Como assim apenas 25.000km? kkkkkkkkk

KKKKKK tava demorando de alguém perguntar...

Mas é isso mesmo... apenas 25mil km originais.... alguns users aqui já o viram de perto....

Depois posto na garagem pra galera conhecer o meu bebezão....

Abraço.

MarceloA3T

Membro
Como assim apenas 25.000km? kkkkkkkkk

Realmente é a KM Original !!
O carro é zero km. Parece que saiu da CSS semana passada, couro zero, botões sem nenhum descascado.

Quando conheci tinha 23.000 KM antes da Viagem para Campos !!
Ta rodando bem hein @rogeriocabral ....kkkk não tem como né ??
Como que deixa um carro desse parado na garagem ?? heheh

merotti

Membro
Realmente é a KM Original !!
O carro é zero km. Parece que saiu da CSS semana passada, couro zero, botões sem nenhum descascado.

Quando conheci tinha 23.000 KM antes da Viagem para Campos !!
Ta rodando bem hein @rogeriocabral ....kkkk não tem como né ??
Como que deixa um carro desse parado na garagem ?? heheh

deve ser muito zerado, deve dar até do de sair com o carro, de tão novo que é. Vontade deve ser de pegar o bus e deixar o argolas na garagem.

@rogeriocabral mas como que o carro andou tão pouco ao longo desses 8 anos ? Era carro só de final de semana? Ficou guardado em alguma garagem ?

@MarceloH
Valew Marcelo. obrigado.
Cara, to apaixonado. Carro só me da alegria rapaz hahahaha
Coisa linda.
Tenho que dar um tempo pra ele, tenho rodado demais mas é kilometragem de estrada, entao suave.
Abraços

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

deve ser muito zerado, deve dar até do de sair com o carro, de tão novo que é. Vontade deve ser de pegar o bus e deixar o argolas na garagem.

@rogeriocabral mas como que o carro andou tão pouco ao longo desses 8 anos ? Era carro só de final de semana? Ficou guardado em alguma garagem ?

então @merotti, o cara comprou esse carro do sogro que tinha varios carros, quase nao usava o Audi. Aí esse bacana resolver trocar esse carro numa ccs e nao iam pagar quase por ele. Entao o genro desse bacana resolveu ficar com o carro, mas tb quase nao usou porque ele é um banbanban da Honda que dá pra ele usar no dia a dia um Civic EXS 2013 alem dele ter uma SPB 2012, uma sava muito original 92 e um Fit 2013... ou seja, o carro ficou muito pouco usado mesmo. Kilometragem confirmada por documentacao e estado de conservação (os pneus eram originais de fabrica ainda, confirmado pela semana e ano de fabricação dos quatro, bate direitinho.
Resumindo, carro é zeradinho demais hehehehe puts grilo kkkkk

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

gluf

Novato
Ola pessoal, vendo os outros comentários, acho que o meu está dando diferente dos demais

meu carro, 1.8 asp
velocimetro está igual o que marca nos radares
rodas originais aro 15
entretanto, a 3.000 RPM, marca somente 90km/h, ao contrario dos 100km/h dos nobres colegas com mesma motorização.
a 4.000RPM marca 120km/h

sobre a embreagem, o disco está ok, sem patinar

qual poderá ser o problema?

Andr3T

Membro
Vamos lá, pelo o que eu achei na internet depois de muita pesquisa (http://www.cars-data...tion-specs/2016) é que a redução de quinta marcha do teu carro é de 0,84:1, que na verdade nem é uma redução, pois nessa marcha o câmbio está aumentando a RPM final no eixo de saída. E sabemos também que a redução do diferencial do teu carro é de 4,24:1, e que você usa pneus 205/60R15. Com essas informações dá para saber, teoricamente, a sua velocidade de acordo com a RPM do motor.

3000RPM em 5ª marcha, A3 8L 125cv Manual:

3000 / 0,84 (redução 5ª marcha) / 4,24 (redução do diferencial) ~= 842,31RPM

Ou seja, com o motor girando a exatos 3000RPM em quinta marcha, o conjunto rodas/pneus estão girando a 842,31RPM. Agora vamos ao cálculo de velocidade com base na RPM de saída + conjunto pneu/roda.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cálculo do perímetro do pneu/roda 205/60R15:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diâmetro = (Tr * 25,4) + (Lp * (Pp / 100) * 2) = (15 * 25,4) + (205 * (60 / 100) * 2) = (381) + (205 * 0,60 * 2) = (381) + (246) = 627mm;
Perímetro = 2 * π * r = 2 * 3,1415 * (627 / 2) = 2 * 3,1415 * 313,5 = 1969,72mm = 196,972cm = 1,96972m;

E agora vem o cálculo final.

Cálculo da velocidade final em função do perímetro do pneu e o RPM do mesmo.

1969,72 * 842,31 = 1659114,8532mm/m (milimetros por minuto) * 60 = 99546891,192mm/h (milimetros por hora) / 1000 = 99546,891192m/m (metros por minuto) / 1000 = 99,546891192km/h (quilometros por hora).

Ou seja, em teoria, a 3000rpm e quinta marcha, teu carro vai estar numa velocidade real de 99,54km/h, tirando uns 5% de erro do painel para menos, temos 94,56km/h. Se tirar 10%, que em alguns carros eu já vi isso, você tem em torno de 90km/h de velocidade no painel.