Recuperando o LCD do computador de bordo

House

Fundador do A3Clube
O que vc vai precisar:

Chave philips e chave allen (estrela pequena)

- Fita Isolante.

- Soprador térmico (fase 1)

- Um display novo (fase 2) - podemos tentar importar caso vc precise, consulte preço e prazo.

- ATENÇÃO: esse procedimento tem alguns níveis, pode ser que no seu caso vc resolva no nível 1, mas caso não consiga, terá que fazer o nível 2. Também é importante que vc assuma toda a responsabilidade pelo trabalho que está executando, o paínel é uma peça delicada e deve ser tratada com muito cuidado.

O problema:

- Esse é um problema muito comum nos Audis, e alguns VW como Golf e mesmo o Gol GTi; o display do computador de bordo começa a apresentar falhas, como linhas escuras, a tendência é que o problema vá piorando com o tempo. Alguns dizem que é por causa do calor e trepidação, mas até hoje é difícil saber corretamente a causa, e portanto também difícil saber qual será a solução, por isso aqui vamos apresentar 2 possibilidades que testamos, uma que resultou em uma pequena melhoria, e outra que resolve de verdade (por quanto tempo? a gente ainda não sabe).

- A primeira tentativa que vc pode fazer é a que praticamente não tem nenhum custo; eu li esse procedimento em um (DIY) de um camarada Inglês, ele diz ter conseguido resolver vários paíneis dessa forma; no meu caso infelizmente não foi o suficiente, até ajudou, mas não resolveu. De qualquer jeito vou repassar abaixo:

- Primeiro vc deve desmontar o paínel do carro; no caso do A3 (das imagens) é simples, vc regula o volante o mais baixo possível, e puxa o acabamento plástico que fica logo na frente do paínel (sobre a coluna), atrás desse acabamento vc encontrará dois parafusos philips, um de cada lada, retire-os.

DSCF1679_resize.JPG

DSCF1680_resize.JPG


- Com a chave desligada, está na hora de soltar a fiação do paínel, são 3 tomadas, uma em cada extremidade e uma no meio, essas tomadas possuem um sistema de trava, vc deve girar essas travas para fora que automaticamente as tomadas se des-conectam.

DSCF1683_resize.JPG


- Para retirar o paínel ache uma posição para ele passe entre o volante e a estrutura do paínel, cuidado para não riscar.

- Com o paínel fora começa a desmontagem, em cada extremidade do mesmo vc verá dois parafusos tipo estrela (eu não me lembro o tamanho, mas são pequenos), essa chave não é muito comum, por isso pode ser que vc não tenha em casa, na falta pode ser que vc consiga soltar com uma pequena chave de fenda, mas cuidado para não estragar o mesmo.
DSCF1686_resize.JPG


- Para chegar no display, vc terá que tirar os ponteiros, o fundo deles e uma estrutura plástica branca que fica abaixo deles. Retirar os ponteiros na maioria das vezes é assustador, mas nesse caso até é relativamente tranquilo, para tirá-los vc deve puxar, e lentamente girar no sentido horário. Para tirar o fundo vc facilmente verá que também precisa ir girando. E finalmente a parte estrutura branca, possui uma série de travas, duas estruturas metálicas que contornam os displays de horas e kilometragem, que devem ter as travas giradas e desencaixadas com um pequeno alicate, e as travas plásticas que são só encaixadas.

DSCF1687_resize.JPG

DSCF1688_resize.JPG

DSCF1696_resize.JPG


Então a fase 1, consiste básicamente em tentar refazer alguma possível falta de contato do display com a placa do paínel, para isso vc precisa tirar a estrutura metálica que está em volta do display, mesmo procedimento que foi usado para tirar as outras duas estruturas pequenas, girar a trava com um alicate e soltar. Em seguida revise toda a soldagem do LCD com a placa e também na parte azul, onde a faixa liga no vidro do display, se encontrar alguns pontos aparentemente soltos, procure levar em um técnico eletrônico que ele poderá soldar para vc, caso não encontre nenhum defeito visualmente, aqueça com cuidado com o soprador térmico na faixa azul, e procure ir apertando com os dedos, como se estivesse "re-colando", faça isso com cuidado, principalmente não esquente demais (a placa é sensível), depois da parte azul faça o mesmo na ligação da faixa do display com a placa.

DSCF1840_resize.JPG


- Em seguida, pegue a estrutura metálica que contorna o display, e coloque duas ou três camadas de fita isolante, pensando em dar um pouco mais de aperto no display. Atenção que por baixo do vidro do display existem 2 lamínas de silicone que são soltas, cuidado para não perde-las nas remontagem.

DSCF1697_resize.JPG


Depois disso vc pode remontar parcialmente o paínel e testar, não dê a partida no motor, apenas vire a chave na primeira posição. No nosso caso isso realmente não resolveu, como pode ser visto na imagem abaixo:

DSCF1699_resize.JPG


- Então no nosso caso, passamos para a Fase 2, que infelizmente é a mais "cara", que é a troca do display completo por um novo. Nesse caso conseguimos importar da Alemanha, importante antes de vc comprar uma peça é ter certeza que ela dará certo no seu paínel, para isso veja a marca do paínel na parte de trás, e quando for comprar a peça procure por uma da mesma marca, nesse caso mostrado aqui a marca é VDO. Caso vc precise podemos tentar importar uma peça para vc, mas por favor consulte antes sob as condições, preço e prazo. Tendo a peça em mãos a melhor coisa é vc levar o paínel desmontado + o novo LCD em um técnico eletrônico que ele fará a troca da peça, basicamente ele usará um soprador termico para tirar a peça com defeito, e soldará a peça nova com um aparelho de solda de 10 ohms, esse serviço de solda deve custar entre 20 e 50 reais, ou seja vale a pena levar em um profissional do que arriscar, caso vc não tenha prática nisso. Abaixo o display novo e o antigo ainda fixado a placa.

DSCF1841.JPG

DSCF1842.JPG


- Abaixo o display original após retirado da placa; as trilhas estão danificadas pelo processo de remoção, porém é sim um dos prováveis pontos de problemas de contatos quando do display ainda montado, então vale revisar isso antes de comprar um display novo.

DSCF1868_resize.JPG

DSCF1869_resize.JPG


- Para remontagem do paínel utilize o procedimento inverso, apenas aviso que aproveitando o paínel desmontado, é um bom momento para polir a lente de policarbonato do mesmo, uma massa de polir automobilistica, um pouco de algodão e vontade vc poderá deixar o paínel sem aqueles risquinhos que vão aparecendo com o tempo. Abaixo o resultado final, com o display novo:

DSCF1863_resize.JPG

DSCF1866_resize.JPG


Fonte e todos os direitos reservados a: http://www.hiboost.com.br/hiboost/ofici ... d_audi.htm
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
Belo topico mesmo!!!!! bolei aqui :eek:


serinho q eu vou no ferro velho e arrasto outro painel sem pensar 2 vezes!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Importado se não me engano é coisa de 120 euros...

tem um cidadão que vende no mercado livre por R$ 600 já instalado, acho que é a melhor opção.

Vc até acha painel usado com LCD bom por preço menor que isso. Só que não vai ser muito mais barato e vc ainda vai ter que pagar pra codificar o novo painel com a sua chave.

Só se transplantar o LCD de um pra outro...mas tb vai dar trabalhol e cu$$$tar, pq esses contatos de LCD são muito delicados...eu não arrisco fazer em casa: a chance de dar merda é 99%.
 

morphelpp

Novato
Eu tenho uma pessoa que manja de soldar isso ... conheci esse cara que faz pelo ml.. mais ele me disse q meu painel vai ficar bom por uns 2 anos apenas ... :cry:
 

A3Branco

A3 Maníaco
se alguem tiver o contato de importar o LCD eu quero...
é uma das coisas que desvaloriza o carro é isso...

é uma das poucas coisas que tenho vontade de trocar!
 

RafaPR

Consultor Técnico
Eu sugiro mandar fazer direto no cara do ML, ele já tem know-how nisso e boa reputação.

É melhor gastar os R$ 600 que ele pede de uma vez só, do que correr o risco de condenar o painel ou ter que fazer denovo!

Soldar isso é muito delicado, requer muita habilidade!
 

A3Branco

A3 Maníaco
rafapr disse:
Eu sugiro mandar fazer direto no cara do ML, ele já tem know-how nisso e boa reputação.

É melhor gastar os R$ 600 que ele pede de uma vez só, do que correr o risco de condenar o painel ou ter que fazer denovo!

Soldar isso é muito delicado, requer muita habilidade!

bem observado Rafa
melhor mandar alguem experiente fazer....
mas somente em junho poderei fazer isso, e irei procurar aqui o link do cara!
valeu!
 

chedid

Administrador
gente, eu soldo isos de graça a vcs... eu mexo com eletronica há 12 anos, para mim é mum solda isso.... se quiserem me coloco a disposição
 

House

Fundador do A3Clube
chedid disse:
gente, eu soldo isos de graça a vcs... eu mexo com eletronica há 12 anos, para mim é mum solda isso.... se quiserem me coloco a disposição

vc é de onde chedid?
 

wilson

Membro
Estou tambem com o mesmo problema, e se tiverem exito na substituição do lcd sou candidato a adquirir um no proximo grupo.
 

chedid

Administrador
House disse:
chedid disse:
gente, eu soldo isos de graça a vcs... eu mexo com eletronica há 12 anos, para mim é mum solda isso.... se quiserem me coloco a disposição

vc é de onde chedid?

Moro no interior de SAnta Catarina.... eu sou conhecido nos foruns pela minha antiga tivida de conserto de fosgates (sou conhecido como zé punch e zé fosgat)
 

chimbous

Novato
pessoal eu arrumei o lcd do meu painel. O cara trocou o lcd todo por R$399,00. O cara é de SP. Se quiserem dou o contato da pessoa. Comprando o lcd, a instalação é grátis.
 
Topo