Quero um A3 1.8T 180cv

Bremer

Novato
ja mudei de opiniao quero o 150cv manual mesmo! agora vou correr para vender o meu xsara e minha cb 500.
ja vou sonhar com o carro! rsrs

Jordaum

Aro 99
Fuja do Tip, como do Mico da Tigre,, vai ser dificil de vc vender depois,, e ainda pode torrar uma boa grana numa caixa que possa vir dar defeito muito provavelmente......e só vc acompnahar os fóruns da vida ref a Golfs MK4 que usam o mesmo tipo de cambio...

Não acho certo denegrir aquilo q não conhecemos direito.. Alex, caso tenha tido alguma experiência desagradável com tip, conte-nos sua experiência. Do contrário, acredito que sua opinião é baseada em relatos dos outros, e muita vezes PODEM ser exagerados ou fantasiosos.

Nos tais "foruns da vida" surgem muitas lendas e mitos, e a propagação disse vai tomando proporções enormes. Por isso não me baseio em opiniões de quem geralmente ouviu falar ou leu por ai..

É igual naquele tópico onde o pessoal falava da manutenção do S3 era MUITO superior a do A3, e eu como tenho os dois carros, mostrei por A mais B que não é bem assim, que era MITO, lenda de forum.

Acredito q cada tipo de câmbio tem sua aplicação, e consequentemente compradores pra eles.

Aqui a maioria gosta de MT pela performance (ups sem risco), mas muitos usuários tem TIP/AT e gostam muito..

Como digo, vaí da proposta de uso do carro. Eu não gosto de AT, mas jamais compraria um Corola ou Civic MT .. Por ex..

Eu to pra trocar o carro da patroa, e to pensando seriamente em pegar um A3 AT, acho que gastar 3 a 5 mil depois se precisar revisar o cambio vale a pena pelo conforto. Não to aguentando mais ficar passando raiva em transito parado com carro de mais de 200cv só de primeira e segunda marcha.. ehhe

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2

Reinaldo.a3

Membro
Eu tenho um 150cv automatico - 01M ( cambio 01M é o automatico convencinal e que parece ser mais resistente que o tiptronic na minha opinião).
Gosto bastante do meu carro porque tem desenpenho e conforto! :hehehe:
...mas é interessante é fazer a análise que o Jordaum citou....ou seja, tudo depende do uso/aplicação que vc vai fazer do carro.
Eu uso o meu em 50% estrada e 50% em transito pesadíssimo de SP!

Ficam ai minhas opinioes entao.
Abcs!

chedid

Administrador
Bom, duas coisas me parecem óbvias: 1) quem gosta de câmbio automático, o câmbio tip é perfeito; 2) que o câmbio tip dá mais gasto com manutenção e tende a dar mais problema é fato e quando quebra sai bem caro, mas ai quem deve avaliar o risco é quem compra.

gabrielm

Novato
mas pra revisar é o mesmo custo. oleo, filtro...e m.o. só não largar pras cobras e contar com a sorte tambem!!.
mesmo eu cuidando e tendo revisado a caixa do meu aos 70kkm agora aos 120kkm começou a falhar o sensor de rotação....agora só dia 19 vou largar na mecanica...ja com o filtro, os 9L de oleo e o sensor.

att

edit: ah, eu trocaria por um 01m tranquilo....quase nunca passo as marchas na mao mesmo......

MarceloA3T

Membro
Gabriel lembrando... gosto do Tip mais a manutenção não é a mesma !

O Tip são 9 litros. 900 reais de um oleo sintetico

O Manual são 3 litros para a troca completa - 300 reais de oleo sintetico

É uma pena mais todo 180cv Automático é Tiptronic, poderia ter saído com o 01M, porem uma pena que ele é 4 marchas.
Outra opção era ter saído um 5 marchas TIP mais robusto e com durabilidade
Porem todos os carros com o cambio Tiptronic o pessoal tem reclamado... Peugeot 307, Citroen C4 etc. Não sei se são os mesmos problemas e se o cambio é parecido, mais tenho amigos e mecanicos que sempre me mostram a mesma coisa no TIP.

Na minha opnião pegaria um Tiptronic facil se fosse 0 KM pois sei que duraria no mínimo uns 3 ou 4 anos sem dar nenhuma manutenção. Depois disso a maioria já começa a ficar no risco.

RaFa360x

Membro
tip eh maravilhoso quando ta funcionando direitinho, o meu quando esquentava funcionava que era uma maravilha, jogava no tip e passava marchas no volante tudo certinho!

mas qndo começa a dar problema, vc gasta um monte e corre o risco de nao ficar bom, voltar o problema...

gastei 2 mil no meu tiptronic trocando oleo e solenoides, nao ficou bom, o proximo passo seria abrir a caixa toda e trocar tudo dentro...

mas ae eu preferi gastar trocando meu cambio para manual...

cheguei a conclusao de depois o que eu passei, nunca mais pego um carro automatico/tiptronic sem ser 0KM

Bremer

Novato
rapazeada, eu estou assustado com o cambio automatico do audi, tanto o 01m quanto o tip tronic, eu so estava cansado de passar marcha.. pois bem a minha decisao vai ficar no 150cv manual mesmo... e agora surge outra duvida. por que a Audi lanca o mesmo motor 1.8T com cavalaria diferente?

RaFa360x

Membro
rapazeada, eu estou assustado com o cambio automatico do audi, tanto o 01m quanto o tip tronic, eu so estava cansado de passar marcha.. pois bem a minha decisao vai ficar no 150cv manual mesmo... e agora surge outra duvida. por que a Audi lanca o mesmo motor 1.8T com cavalaria diferente?

nao eh bem o mesmo motor, mecanicamente digamos que muda a turbina e o cabeçote...
o 180cv tem bem mais eletronica embarcada... mto mais sensores... alguns fru fru...

a primeira coisa que se nota de diferença é o 150, tem acelerador por cabo.. ja o 180 tem acelerador eletronico...

Bremer

Novato
nao eh bem o mesmo motor, mecanicamente digamos que muda a turbina e o cabeçote...
o 180cv tem bem mais eletronica embarcada... mto mais sensores... alguns fru fru...

a primeira coisa que se nota de diferença é o 150, tem acelerador por cabo.. ja o 180 tem acelerador eletronico...

saquei, achei que pelo fato de ambos serem 1.8T seria a mesma maquina... obrigado..

Pincel

Membro
Gabriel lembrando... gosto do Tip mais a manutenção não é a mesma !

O Tip são 9 litros. 900 reais de um oleo sintetico

O Manual são 3 litros para a troca completa - 300 reais de oleo sintetico

É uma pena mais todo 180cv Automático é Tiptronic, poderia ter saído com o 01M, porem uma pena que ele é 4 marchas.
Outra opção era ter saído um 5 marchas TIP mais robusto e com durabilidade
Porem todos os carros com o cambio Tiptronic o pessoal tem reclamado... Peugeot 307, Citroen C4 etc. Não sei se são os mesmos problemas e se o cambio é parecido, mais tenho amigos e mecanicos que sempre me mostram a mesma coisa no TIP.

Na minha opnião pegaria um Tiptronic facil se fosse 0 KM pois sei que duraria no mínimo uns 3 ou 4 anos sem dar nenhuma manutenção. Depois disso a maioria já começa a ficar no risco.
Marcelo, qual óleo vc recomenda colocar no câmbio manual? Quando for instalar o short shifter vou aproveitar e trocar o óleo do câmbio...

gabrielm

Novato
vamos ver agora como vai ser comigo entao. com 70kkm gastei só no oleo e filtro....agora com 120kkm começou a falhar um sensor..como ja iria gastar de novo com oleo e filtro..to procurando esse sensor pra comprar....mas eu paguei 60 no pentosin. mais 120 no filtro...

mesmo assim pra mim teria que ser auto...seja tiptronic ou outro qualquer...

Vai aí minha opinião... o meu carro eu comprei manual não por medo da manutenção do câmbio automático, mas por preferir a esportividade que o câmbio manual oferece e isso pra mim não tem preço. Mas aí é uma coisa de perfil mesmo...
Mas o câmbio auto é essencial dependendo do modelo do carro, por exemplo, eu gosto do i30 mas não sei se compraria com cambio manual (até porque ele não é nada esportivo) por causa do momento da revenda, acho que a maioria do público que gosta do i30 preferiria o cambio auto,

MarceloA3T

Membro
Pincel / Ricardo

Eu usei o Motul Gear 300 75w90 que é um dos melhores.

Ricardo sobre o Swap de cambio verifique na Garagem do Rafael Monteiro. Ele está atualmente fazendo a mudança para Cambio Manual

freple

Membro
prepara uns 4~5mil pra esse swap, além de mtas idas e vindas nos desmanches até achar tudo....agora se for comprar em CSS, ou Crestana a paulada deve superar os 8mil

Do ponto de vista econômico, não me parece sensato trocar o câmbio auto por um manual pois o A3 automático é mais caro que o manual (isso praticamente é regra, AT + caro que MT) então o cara paga mais caro num caro AT e depois gasta mais uma baita grana para substituir o câmbio por MT (isso vai baratear o carro na hora da revenda)... mas, cada um cada um,

Do ponto de vista econômico, não me parece sensato trocar o câmbio auto por um manual pois o A3 automático é mais caro que o manual (isso praticamente é regra, AT + caro que MT) então o cara paga mais caro num caro AT e depois gasta mais uma baita grana para substituir o câmbio por MT (isso vai baratear o carro na hora da revenda)... mas, cada um cada um,

Na minha opnião o problema não é esse. Ele pode até ter pago mais caro por um AT, mas quebrou na mão dele. Ele vê o preço do conserto de um um tiptronic, descobre da fama de manutenções, aí fica aquele impasse: pago essa fortuna e daqui a uns 2 anos pode quebrar de novo na minha mão, ou troco por um manual que não quebra por nada mas gasto um pouco mais de uma vez.

Ele pode até ter pago mais caro por um AT, mas vender um carro AT com problema no cambio, aaaa, ele vai entregar esse carro quase de graça, principalmente tiptronic...

Ou seja, mesmo tendo pago mais caro, agora que a cagada tá feita, no pensamento dele ele vai gastar menos a longo prazo com manual...

Na minha opnião o problema não é esse. Ele pode até ter pago mais caro por um AT, mas quebrou na mão dele. Ele vê o preço do conserto de um um tiptronic, descobre da fama de manutenções, aí fica aquele impasse: pago essa fortuna e daqui a uns 2 anos pode quebrar de novo na minha mão, ou troco por um manual que não quebra por nada mas gasto um pouco mais de uma vez.

Ele pode até ter pago mais caro por um AT, mas vender um carro AT com problema no cambio, aaaa, ele vai entregar esse carro quase de graça, principalmente tiptronic...

Ou seja, mesmo tendo pago mais caro, agora que a cagada tá feita, no pensamento dele ele vai gastar menos a longo prazo com manual...

Não sei porque o pessoal desce a lenha no Tiptronic, tenho o meu há 5 anos, e troquei os solenóides por volta de 85k, me custaram quase 2 paus, mas mesmo assim, ainda nem fiz câmbio e já está com 120k.... Em relação ao consumo, nas estrada andando piano na faixa de 120km/h faz quase 12km/l, na cidade 6 a 6,5 andando normal. Se pegar faixa de estrada beira 8km/l.

E olha que de vez enquando ainda deixo uns carrinhos pra trás... pior pra quem tem câmbio DSG, quando quebra, coitado do bolso... pode vender o carro pra pagar, no tiptronic, vc gastar no máximo uns 5 a 6 pilas e roda mais 120mil km ou mais. Eu tinha um civic 2002 automático, com 105mil km, tive que fazer o câmbio, as engrenagens se foram sem avisar, qdo vi tava parado no meio de um cruzamento com o carro no neutro. Vendi...

Nada melhor que um tiptronic... não me vejo sem. zilhões de vezes melhor que carro manual ou automático convencional.