Que óleo usar no A3?

Perfeito. Outra, experimenta colocar óleo 20w50 em carros no inverno do Canadá -20 celsius lá fora... Óleo congela. Nos manuais mais antigos do A3 vinha com a legenda de óleo por viscosidade e temperatura externa e nessas mostra que o 5w40 é pau pra toda obra.. um 10w60 seria melhor mesmo mantendo a pressão alta do óleo mesmo nas mais altas temperaturas

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Gump-GTI disse:
Galera, não li as 32 duas paginas mas li boa parte delas e não vi ninguém falando dessa pagina do manual. Não sei se todos os manuais têm essa informação, porque o meu A3 é 1998 (Importado). As vezes o manual dos nacionais é diferente:

Pelo que eu entendi, mesmo os óleos mais grossos (15w50, 20w50), desde que atendam a especificação VW 501 01, são permitidos nos nossos motores. Ainda mais com as temperaturas que temos no Brasil (acima de -10ºC). A única restrição é que se evite os óleos API -SF e SG.

Inclusive, de acordo com a tabela, pra quem for usar óleo VW 501 01, é preferivel usar por aqui no BR um 15w40 do que um 10w40.

E obviamente o manual não recomenda uso de aditivos. Mas isso fabricante nenhum vai recomendar. Vai de cada dono mesmo.
2sagznd.jpg


2zic5dk.jpg


Abraços.
 
óleos API -SF e SG devem ser evitados ???
REPARE QUE NO MANUAL NA COLUNA (B) RECOMENDA {SIM} ESTES ÓLEOS.
Na coluna (B) em vermelho RECOMENDA até 10w60, se RECOMENDA um Óleo tão grosso significa que os dutos bomba peneras da bomba aquenta sim puxar.
O que acontece que carro importado (Alemanha) país FRIO, provavelmente lá melhor um Óleo mais fino. Mais quando o carro chega aqui e outra coisa.
São (((várias))) opções de óleo se RECOMENDA na tabela. Basta buscar o adequado a (TEMPERATURA)
EU USO OLEO IPIRANGA 25W/50 API SJ
DEVIDO MORAR EM UM ESTADO QUENTE
(ESPÍRITO SANTO)
Poderia até usar mais grosso ainda pois a tabela da está opção.10w60.
 
EderBlu disse:
Que absurdo usar 20w50 em audi kkkkk até mesmo 15w40, o que nossos motores usam é 5w40, norma 50101 para importados e nacionais até 2002 sendo o 10w40, acima de 12/2002 normal 50200 5w40, os dutos de óleo são preparados para cada norma bem como o pacote de aditivação, lembro que os óleos semi sintética nacionais levam 30% de óleo reciclados já os semi importados não levam óleo reciclado e sim aditivação no lugar de óleo reciclado, aqui no Brasil é lei as refinarias usarem essa proporção de lixo, usem o que a norma recomenda, só uso pentosin 5w40 no a3 2004 T


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
EderBlu disse:
Que absurdo usar 20w50 em audi kkkkk até mesmo 15w40, o que nossos motores usam é 5w40, norma 50101 para importados e nacionais até 2002 sendo o 10w40, acima de 12/2002 normal 50200 5w40, os dutos de óleo são preparados para cada norma bem como o pacote de aditivação, lembro que os óleos semi sintética nacionais levam 30% de óleo reciclados já os semi importados não levam óleo reciclado e sim aditivação no lugar de óleo reciclado, aqui no Brasil é lei as refinarias usarem essa proporção de lixo, usem o que a norma recomenda, só uso pentosin 5w40 no a3 2004 T


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não e absurdo não, pode sim usar óleo 20w50, Pode usar até 10w60 que parece um absurdo mais não é.
Veja na tabela manual que vem no carro.
Lá indica óleo Grossos e finos para os mesmo carro só muda o PRINCIPAL que é temperatura se trabalho.
O problema que as pessoas são TÃO preconceituosos com óleo mais grosso. Que acabam na verdade usando óleo errado em Estados e Região mais quente ou frio.
Estado quente óleo GROSSO OU MÉDIO
Estado frio Óleo FINO OU MÉDIO
Tambem pode usar óleo API SJ.(Veja Manual)
MEU ESTADO E QUENTE (espírito santo).
USO OLEO GROSSO 25W/50 API SJ.
 
o e absurdo não, pode sim usar óleo 20w50, Pode usar até 10w60 que parece um absurdo mais não é.
Veja na tabela manual que vem no carro.
Lá indica óleo Grossos e finos para os mesmo carro só muda o PRINCIPAL que é temperatura se trabalho.
O problema que as pessoas são TÃO preconceituosos com óleo mais grosso. Que acabam na verdade usando óleo errado em Estados e Região mais quente ou frio.
Estado quente óleo GROSSO OU MÉDIO
Estado frio Óleo FINO OU MÉDIO
Tambem pode usar óleo API SJ.(Veja Manual)
MEU ESTADO E QUENTE (espírito santo).
USO OLEO GROSSO 25W/50 API SJ.
 
o e absurdo não, pode sim usar óleo 20w50, Pode usar até 10w60 que parece um absurdo mais não é.
Veja na tabela manual que vem no carro.
Lá indica óleo Grossos e finos para os mesmo carro só muda o PRINCIPAL que é temperatura se trabalho.
O problema que as pessoas são TÃO preconceituosos com óleo mais grosso. Que acabam na verdade usando óleo errado em Estados e Região mais quente ou frio.
Estado quente óleo GROSSO OU MÉDIO
Estado frio Óleo FINO OU MÉDIO
Tambem pode usar óleo API SJ.(Veja Manual)
MEU ESTADO E QUENTE (espírito santo).
USO OLEO GROSSO 25W/50 API SJ.
 

flaviocrp

Membro
Óleo é como religião difícil discutir, Marcelo no meu ponto de vista não esta incorreto, mas você tem opção de óleos mais sofisticados ou de qualidade melhor que SJ como por exemplo 5w50 sintético que atende as normas e é um óleo melhor que SJ, o w50 que é a viscosidade quando quente, que é o que nos interessa é ótima para nossas regiões.

Abraços

Flávio
 

leoshouse

Membro
Sei que já estão todos cansados dessa discussão sobre óleos, mas preciso da opinião de vocês. Sempre usei o Valvoline 5w40.
Meu A3 já está com mais de 100 mil kms rodados e to pensando em começar a usar 10w40 e queria testar o Motul.
A duvida é vale a pena ir para o 10w40 se sim, quais dos dois abaixo é melhor? Ou permaneço com o 5w40?

8100 X-CESS 5W40 - VW 502 00

6100 SYNERGIE+ 10W40 - VW 502 00

4100 TURBOLIGHT 10W40 - VW 501 01

Pretendo usar com Militec já que não encontro mais o Molykote.

Desde já agradeço.
 

Victorvasks

Novato
Rapaziada blzz? preciso de uma ajuda de vcs...!!!

tenho um audi a3 sport 2010 com 35000km

O ex dono desse carro usava o óleo Motul 8100 5w30 eco-clean (sintético)

Eu achei muito caro esse óleo, e acabei comprando uma caixa fechada de Motul 6100 5w30 Flexmax (semi-sintético)

Não sabia que era semi sintético, pois comprei direto com a fornecedora da Motul e ela me falou que esse eh o que estão usando nos audis aqui na concessionaria,

Agora não sei o que faço, se enfio no cu a caixa com 12 litros e compro o que estava usando, ou se uso esse que comprei...

Por favor alguém me de uma luz...!!!
 

mpol

Membro
Victorvasks disse:
Rapaziada blzz? preciso de uma ajuda de vcs...!!!

tenho um audi a3 sport 2010 com 35000km

O ex dono desse carro usava o óleo Motul 8100 5w30 eco-clean (sintético)

Eu achei muito caro esse óleo, e acabei comprando uma caixa fechada de Motul 6100 5w30 Flexmax (semi-sintético)

Não sabia que era semi sintético, pois comprei direto com a fornecedora da Motul e ela me falou que esse eh o que estão usando nos audis aqui na concessionaria,

Agora não sei o que faço, se enfio no cu a caixa com 12 litros e compro o que estava usando, ou se uso esse que comprei...

Por favor alguém me de uma luz...!!!
Se o oleo estiver dentro da especificação, pode usar, só troque com 5.000km porque não é sintético e pode perder as características rapidamente, acho que não compensa "jogar fora", Motul é um fabricante top de óleos.
 

JulioRJ

Membro
nao queria polemizar, mas minha corrente fazia aquele barulho chato com o oleo quente. nem pentosin 5w50 resolvia por completo.

o 5w40 supera da lubrax resolveu, acreditem se quiser (usei uma penca de oleo alemão caro e nao resolveu)
 

rhobsonv

Membro
Carlos Durra disse:
Muito esclarecedor esse post. Comprei o meu A3 segunda e, no sábado, já sei que trocarei o óleo por um 5w40 sintético da BR...rs
Tenho certo preconceito com óleos BR, mesmo na época que tinha um Ford Ka 1.0...

Meu A3 tá chegando novamente na km de troca (7000 km), e já comprei o kit abaixo, pentosin 5w40 + filtro (muito importante sempre trocar o filtro!)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837185636-troca-de-oleo-pentosin-filtro-de-oleo-audi-a3-e-golf-18-_JM

Achei um pouco mais caro, mas nada fora do normal, já que atualmente estou usando o Havoline Pro DS sintético, então a diferença foi pequena (36 o litro do Havoline contra 40 do Pentosin).

Podem me xingar, mas tenho preconceito com óleo semi sintético, e acho um crime utilizarem óleo mineral, mesmo dizendo que troca o óleo a cada 3000 km...

Sent from my NX505J using Tapatalk
 
Topo