QUAL GASOLINA USAR?

A3Branco

A3 Maníaco
Bom, aqui onde moro Podium é sonho.. não existe aqui nos postos.

Mas sempre viajo para Belém, e de lá alugo um carro para pegar a estrada.

Uma das vezes, viajamos de carro para Imperatriz (MA) em um Prisma 1.4.
Èramos 5 no carro. E resolvi colocar a Podium.
O aumento do desempenho era nítido, ainda mais nas subidas.
Mas como foi dito, o preço é salgado. Quase 30 rial a mais no tanque cheio.
Mas valeu a pena pq pegamos a Belém-Brasilia. Reta e com muitas montanhas.
para ter idéia do quanto corremos, de ônibus o cara sai 7 da manhã e chega 8 da noite.
No Prisma, saimos 7 da manhã e chegamos 2 da tarde.


VOLTANDO AO A3. Só uso a Texaco Teckron... a comum(pelo menos aqui) ele engasga as vezes.

Abcs
Marcão
 

alexrpm

Membro
Eu acho que colocar premium é jogar dinheiro fora pois o projeto do motor já definiu sua potência.

Segundo a revista Quatro Rodas, o Golf GTI foi modificado para identificar qual a gasolina que está no tanque.
Se estiver com "gasolina premium acima de 95 octanas o motor vai trabalhar com o ponto de ignição adiantado em até 5 graus." Com a premium ele atinge 193 hp e com a comum 180 hp. Com o Golf vale a pena.

Veja o comparativo do Golf com o Honda Civic Si que tem 192 hp independente da gasolina.

No manual do meu A3 180 e também na autorizada falaram para usar gasolina comum mesmo.

A aditivada supostamente tem alguns detergentes que prometem limpar as partes internas do motor mas isso é muito controverso, principalmente aqui no Brasil.

Durante anos só usei aditivada. Agora voltei para a comum :mrgreen:
 

phabran

Membro
Mas o overspeed disse que o mapa do GTI e do A3 180 era o mesmo, certo? Então ele também deve render os 193CV com gasolina premium. Ou não?
 

RafaPR

Consultor Técnico
Exato phabran, inclusive comentei com o alexrpm por MP.

O carro fica sim mais forte e no meu caso eu atestei sem ser no "bundômetro". OU seja, exclui-se a possibilidade de efeitos psicológicos, hehe.

No meu carro, usando Podium o pico de pressão subiu dos 0,9-0,95kg habituais para 1,1kg. E isso eu atestei pisando várias e várias vezes com a Podium no tanque (tarefa difícil :mrgreen:).

Depois que voltei pra gasola comum (VPower) que sempre uso, o "encanto" passou e voltou pro pico de 0,9kg.

Na real como falei pro alex, eu tb não acreditava muito nessa diferença da Podium e resolvi experimentar...daí fui surpreendido por esse aumento na pressão.

Hoje estou no segundo tanque da gasolina Premium da ALE e não percebi diferença na pressão ainda. Assim que der quero testar novamente com a Podium e confirmar isso!
 

Carlinho

Consultor Técnico
alexrpm disse:
Eu acho que colocar premium é jogar dinheiro fora pois o projeto do motor já definiu sua potência.

Segundo a revista Quatro Rodas, o Golf GTI foi modificado para identificar qual a gasolina que está no tanque.
Se estiver com "gasolina premium acima de 95 octanas o motor vai trabalhar com o ponto de ignição adiantado em até 5 graus." Com a premium ele atinge 193 hp e com a comum 180 hp. Com o Golf vale a pena.

Veja o comparativo do Golf com o Honda Civic Si que tem 192 hp independente da gasolina.

No manual do meu A3 180 e também na autorizada falaram para usar gasolina comum mesmo.

A aditivada supostamente tem alguns detergentes que prometem limpar as partes internas do motor mas isso é muito controverso, principalmente aqui no Brasil.

Durante anos só usei aditivada. Agora voltei para a comum :mrgreen:
O problema de usar comum é que ela constuma ser mais batizada que a aditivada...
Eu não coloco comum nem fudendo, só aditivada!
 

Rafael

Novato
Eu já usei todo o tipo de gasolina Podium, aditivada (V-Power), comum. Agora na minha opinião e segundo a opinião de um mecânico especilista em audi em Brasília, ele não recomenda o uso de gasolina aditivada. pois a nossa gasolina já não é pura (24%adição de alcool) e a aditivada alem disso tem a adição de adtivos de limpesa...e o motor não está preparado p tal.
Estou usando comum e o carro está bem mais solto do que com a adtivada, uso menos o acelerador, mais torque, potencia e economia...
Agora qdo eu quero brincar um pouco mais eu encho com podium.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Esses "especialistas" me preocupam.

Gasolina aditivada, só contém aditivos. É só pra limpeza e ponto, isso em nada interfere o funcionamento normal do motor, pois as demais características (poder calorífico e octanagem) continuam exatamente iguais aos da gasolina comum.

Por isso se engana quem espera desempenho superior ou inferior, isto é, diferente de alguma maneira da gasolina comum. Ela só serve para limpeza.

Depois, a nossa gasolina com mistura de álcool possui octanagem superior à muitas comuns em diversos outros países, em função do componente oxigenador ser o etanol. Então, ao contrário do que muita gente pensa, nos motores tropicalizados a mistura favorece o desempenho que será sempre superior do que usando gasolina PURA!
 
Apesar do meu carro ser 1.6 eu sempre coloco a aditivada da Texaco (Extra), mas umas 2 vezes eu enchi com Pódium e percebi bem a diferença.
Até o pouco barulho do motor some, além do carro ficar mais econômico (relação litro X kilometro). Não fiz as contas para saber qual é mais viável, a diferença foi de mais de 100 km no final do tanque.
Se eu pudesse só colocaria podium, com certeza.
 

Propeople

Novato
Tbm acho,de adentivada pra comum msm coisa, porem a adentivada n vai entupir o bicos de seus carros e redusi a potencia depois!

Agora que podium eh outros 500 todos sabemos,o problema eh consegui podium deverdade....
 
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