QUAL GASOLINA USAR?

alexrpm

Membro
Eu sempre achei que carros turbo pediam gasolina Super, mas pra mim aditivada já tava bom.

Meu amigo que tem um A3 2009 me disse que o ideal é a gasolina comum mesmo.

Olhei no manual e está escrito:


"Válido somente para o Brasil"

"Use somente gasolina do tipo C, sem chumbo, com 24% de álcool etílico anidro."
 

overspeed

Comerciante
Bom, como verifiquei no final de semana, o arquivo do Golf 193Cv é exatamente o mesmo do Golf 180, portanto se vc gosta de desempenho use gasolina podium que vc ganha 13Cv, 1,5mkgf de torque e de quebra melhora o consumo e tem mais segurança de que não está batizada... unico "probleminha" é o cuso de quase R$ 3,00 o litro.
 

chedid

Administrador
overspeed disse:
Bom, como verifiquei no final de semana, o arquivo do Golf 193Cv é exatamente o mesmo do Golf 180, portanto se vc gosta de desempenho use gasolina podium que vc ganha 13Cv, 1,5mkgf de torque e de quebra melhora o consumo e tem mais segurança de que não está batizada... unico "probleminha" é o cuso de quase R$ 3,00 o litro.

poxa, pensei que tivesse uma programação mais agressiva hehehe
 

dinho

Novato
phabran disse:
Mas só a gasolina daria toda essa diferença? Não existe mais nada de diferente no Golf 193CV?


A turbina é diferente!!!

Estava na HZL, conversando com o Aroldo, e ele comentou que o turbo dos golf 193, é diferente do 180!! se não estou enganado o rotor é diferente!


Abraço
 

overspeed

Comerciante
Me foi informado que a turbina é a mesma K03S do 180, até porque a KKK não desenvolveria uma turbina exlcusivamente para o Brasil (já que a Bosch num desenvolveu nenhuma alteração no arquivo, creio eu que a KKK que teria que investir absurdamente mais tbm não o deve ter feito)
 

chedid

Administrador
mas será que não podem ter usado uma outra turbina já pronta maior? tipo k04 ou outro modelos de k03?
 

Henrilil

Novato
O motor em geral do GTI 193cv é a mesma coisa do 180cv. A única diferença é quando abastecido com gasolina podium, que possui uma octanagem maior.

Segue texto explicativo da revista quatro rodas de abril/2007 no comparativo entre o GTI e o civic SI, págs 54 e 55.

" Para somar 13cv ao motor, a volks fez duas modificações. Aumentou a pressão da linha de combustível, que passou de 0,7 para 0,8 bar, e remapeou o software da injeção. E adicionou mais uma função ao carro: a de identificar que combustível está no tanque. Não, ele não virou flex. Estamos falando de gasolina comum ou de alta octanagem. Se no tanque houver gasolina premium (acima de 95 octanas, segundo a fábrica), o motor vai trabalhar com o ponto de ignição adiantado em até 5 graus. Na prática, ele retarda a faísca da vela, aumentando a compressão da mistura. Com isso, extrai mais energia do combustível, gerando a cavalaria extra. Um sensor de antidetonação atua para evitar pré-detonação. E se o novo GTI for abastecido com gasolina comum? Aí o encanto desaparece e a carruagem volta a ser puxada pelos 180cv."
 

chedid

Administrador
primeira incorreção da reportagem, não houve aumento da pressão de combustível, uma vez que nunca foi 0.7, mas sim 3 bar (sem vacuo e sem turbo). eles devem ter aumentando a pressão de turbo, contudo isso estaria no programa da central já que é ela que controla isso, e tendo o junior afirmado que é o mesmo programa do 180, ai não há diferença...
 

RafaPR

Consultor Técnico
A nossa gasolina comum já atende aos requisitos de octanagem exigidos pelo motor de 180cv (que é o mais fresco nesse sentido).

Então dá pra ir de comum sem problemas...

Mas é fato que com a Podium o motor fica bem mais "solto"!

Eu atualmente sempre uso VPower pela qualidade, pois eu acredito que a comum é mais fácil de ser batizada.
 

Serious

Novato
apesar de ligeira impressao de perda de potencia... real
uma aditivada vai te livrar da manutencao mais cedo... gera menos sujeito no motor que vira borra no futuro...manter valvulas limpas.... (dentro do possivel)

uma ipiranga aditividada normal.... ja esta de bom tamanho

comum não recomendo...

mas....
como diz na tampa do resertório da gasolina... "premium fuel only"
podium é o maximo ... mas é cara! se pode pagar!
 

RafaPR

Consultor Técnico
alguém conhece a bandeira "ALE"?

tão vendendo gasolina premium a um preço competitivo aqui, aliás, foi o único posto que achei c/ gasolina premium fora BR aqui em Curitiba...

o preço deles tá R$ 2,99 contra R$ 3,19 da Podium na maioria dos postos BR...
 

Carlinho

Consultor Técnico
Henrilil disse:
O motor em geral do GTI 193cv é a mesma coisa do 180cv. A única diferença é quando abastecido com gasolina podium, que possui uma octanagem maior.

Segue texto explicativo da revista quatro rodas de abril/2007 no comparativo entre o GTI e o civic SI, págs 54 e 55.

" Para somar 13cv ao motor, a volks fez duas modificações. Aumentou a pressão da linha de combustível, que passou de 0,7 para 0,8 bar, e remapeou o software da injeção. E adicionou mais uma função ao carro: a de identificar que combustível está no tanque. Não, ele não virou flex. Estamos falando de gasolina comum ou de alta octanagem. Se no tanque houver gasolina premium (acima de 95 octanas, segundo a fábrica), o motor vai trabalhar com o ponto de ignição adiantado em até 5 graus. Na prática, ele retarda a faísca da vela, aumentando a compressão da mistura. Com isso, extrai mais energia do combustível, gerando a cavalaria extra. Um sensor de antidetonação atua para evitar pré-detonação. E se o novo GTI for abastecido com gasolina comum? Aí o encanto desaparece e a carruagem volta a ser puxada pelos 180cv."

não teve alteração de mapa NENHUM, os mapas que usam no GTi 193 são os mesmos dos GTi 2003-2004, o overboost mesmo já falou isso e tenho um amigo que tem u GTi 2003 que comprovou...
 
Topo