Qual a3 180cv comprar? manual ou tip

merotti

Membro
Essa opção de tip x manual vai do seu gosto mesmo. Eu entendo as vantagens e desvantagens de ambos

Entendo que a tocada do manual é mais prazerosa, quem não gosta de dar aquela reduzida boa antes de entrar rápido em uma praça ou uma curva e fazer acelerando (com segurança, a noite e sem possíveis pedestres)

O câmbio AT já é mais uma necessidade urbana, ficar no trânsito pesado colocando e tirando o pé na embreagem é um saco, na minha opinião.

Também tem essa história da mão livre pra patroa, conforme comentado pelo @[member="Bolaturbo"] kkkkkk

Pense bem na sua necessidade e compre aquele que vai te satisfazer na maioria do tempo: se é pra uso diário e urbano, vai de AT; Se for um carro de eventual uso urbano e mais uso rodoviário, o manual vai te servir melhor!

Bela explicacao, concordo contigo, como dirigo em sampa, como taxi driver, sei o que e isso, de anda e para, tira a paciencia e o prazer de dirigir, como vou levar o carro que comprar para o interiorbe andar de fds, vou refletir, creio que o mais dificil e achar uma Audi boa, to tentado em buscar a sua, se por ventura nao vendeu... rsrs, abraco.

Bolaturbo

Membro
merotti disse:
Essa opção de tip x manual vai do seu gosto mesmo. Eu entendo as vantagens e desvantagens de ambos

Entendo que a tocada do manual é mais prazerosa, quem não gosta de dar aquela reduzida boa antes de entrar rápido em uma praça ou uma curva e fazer acelerando (com segurança, a noite e sem possíveis pedestres)

O câmbio AT já é mais uma necessidade urbana, ficar no trânsito pesado colocando e tirando o pé na embreagem é um saco, na minha opinião.

Também tem essa história da mão livre pra patroa, conforme comentado pelo @[member="Bolaturbo"] kkkkkk

Pense bem na sua necessidade e compre aquele que vai te satisfazer na maioria do tempo: se é pra uso diário e urbano, vai de AT; Se for um carro de eventual uso urbano e mais uso rodoviário, o manual vai te servir melhor!
Mas no tip da pra reduzir bonito antes de entrar nas curvas hehehe

Ele não é tao rapido quanto um cambio manual, vc aprende a utilizar ele de forma mais esportiva.

Pra arrancar forte, segura freio no D, chama no acelerador, e solta freio, sai q sai hehe

O tip é bem versatil, da pra trocar marcha porem sem embreagem, claro q tem um lag nas trocas, e ele nao te deixa fazer merda, mesmo no modo tip, se esticar ele vai ate o corte e sobe marcha sozinho, reduz sozinho se vc frear num semaforo etc etc.

Eu quando to mais race coloco no tip e fica legal, vc consegue andar com giro alto sempre, na faixa dos 4-5-6 mil, pisa sobe marcha, tocou no freio reduz, ai o carro fica bem esperto.

E ai quando acaba a vontade, da um tapinha pro lado, poe no D e o giro ja cai na hora.

Bolaturbo

Membro
Zanin disse:
3.000,00 pra arrumar um tip tronic?!

E a garantia Soy Yo!!

Serviço lixo deve ficar nessa faixa msm.
Cara, pra arrumar depende do que estragou correto?

Geralmente o pau q dá sao nas solenoides, se vc trocar o kit todo de solenoides a 1300 como no link que mandei, mais oleo e filtro por uns 1200, mao de obra uns 500 ou 1000 no maximo, quanto da ? 3 ou 3,5k.

Mania de achar que tudo que se gasta pouco não presta essa de brasileiro heim ...

legal, sua explicacao, como nao dirigi tiptronic, so automatico normal, com certeza da pra fazer umas gracas, rsrs, se aparecer uma legal, eu abraco...

diego4100

Membro
Bolaturbo disse:
Mas no tip da pra reduzir bonito antes de entrar nas curvas hehehe

Ele não é tao rapido quanto um cambio manual, vc aprende a utilizar ele de forma mais esportiva.

Pra arrancar forte, segura freio no D, chama no acelerador, e solta freio, sai q sai hehe

O tip é bem versatil, da pra trocar marcha porem sem embreagem, claro q tem um lag nas trocas, e ele nao te deixa fazer merda, mesmo no modo tip, se esticar ele vai ate o corte e sobe marcha sozinho, reduz sozinho se vc frear num semaforo etc etc.

Eu quando to mais race coloco no tip e fica legal, vc consegue andar com giro alto sempre, na faixa dos 4-5-6 mil, pisa sobe marcha, tocou no freio reduz, ai o carro fica bem esperto.

E ai quando acaba a vontade, da um tapinha pro lado, poe no D e o giro ja cai na hora.

Da pra reduzir sim, mas tem que ser BEM antes de entrar na curva, já que demora uns 3s pra marcha baixar hahaha, é lento demais, broxante as reduções dele. No kick down vai mais rápido. Só uso o tip pra "segurar" marcha, quando estou na iminência de ultrapassar por ex. O cara passa raiva trocando marcha por ele, é muito lento, nada comparado a um DSG. Sem falar aqueles botões de lego no volante, aquilo é ridículo, devia ser por borboletas.
Mas, infelizmente moramos no Brasil, a terra dos congestionamentos e lombadas. Por isso escolhi o tip e não me arrependo. Caso morasse em uma cidade de verdade, iria de manual sem pensar.
Mas, dentre os automáticos, ainda é um dos melhores, se não o melhor. Quer ver um lixo? Dirija um Omega 3.0 automático ou um Corolla 4 marchas, não sei como conseguem andar naquilo, o carro vai se arrastando e "patinando embreagem", bebem horrores, não andam nada, da uma agonia..

Bolaturbo

Membro
Dom Henrique disse:
legal, sua explicacao, como nao dirigi tiptronic, so automatico normal, com certeza da pra fazer umas gracas, rsrs, se aparecer uma legal, eu abraco...
Vai na fé!

E aqueles botoes no volante sao show, quando vc puxa alavanca pro tip eles acendem, fica coisa de louco o painel e o volante acesos a noite hehe

Bolaturbo

Membro
diego4100 disse:
Da pra reduzir sim, mas tem que ser BEM antes de entrar na curva, já que demora uns 3s pra marcha baixar hahaha, é lento demais, broxante as reduções dele. No kick down vai mais rápido. Só uso o tip pra "segurar" marcha, quando estou na iminência de ultrapassar por ex. O cara passa raiva trocando marcha por ele, é muito lento, nada comparado a um DSG. Sem falar aqueles botões de lego no volante, aquilo é ridículo, devia ser por borboletas.
Mas, infelizmente moramos no Brasil, a terra dos congestionamentos e lombadas. Por isso escolhi o tip e não me arrependo. Caso morasse em uma cidade de verdade, iria de manual sem pensar.
Ele se comporta de 2 formas, troca com pe embaixo no acelerador fica mais lento do que quando vc alivia o pe, troca e volta a acelerar ne ?

E ah, quando peguei era mais lento, ai fiz um procedimento via vag de zerar o cambio, recalibrar kick down e melhorou bastante viu, dizem que ele ''aprende'' de acordo com a tocada do motorista ne ...

Lucas Zanin

Novato
Solenóides - 1.400,00
Óleo - 1.200,00
Mão de obra - ????
Kit de juntas - ????
Abrir o câmbio e trocar só os solenóides e correr o risco de ter que abrir de novo após algum tempo - ????
Já que vai abrir, revise o câmbio todo!

Bolaturbo

Membro
Zanin disse:
Solenóides - 1.400,00
Óleo - 1.200,00
Mão de obra - ????
Kit de juntas - ????
Abrir o câmbio e trocar só os solenóides e correr o risco de ter que abrir de novo após algum tempo - ????
Sei lá, cada um pensa de um jeito né ...rs

Se quebrou uma valvula do cabeçote troca as 20?

Eu não!rs

diego4100

Membro
Bolaturbo disse:
Vai na fé!

E aqueles botoes no volante sao show, quando vc puxa alavanca pro tip eles acendem, fica coisa de louco o painel e o volante acesos a noite hehe
Os botões acendem? No meu não faz isso, será que é só os mais novos (painel branco)?

diego4100

Membro
Zanin disse:
Solenóides - 1.400,00
Óleo - 1.200,00
Mão de obra - ????
Kit de juntas - ????
Não precisa abrir o câmbio pra trocar as solenoides. É bem simples de fazer, só tirar o protetor de cárter, abrir a tampa de solenoides, tirar o corpo de válvulas fora e trocá-las.

diego4100

Membro
Zanin disse:
Bom...só quem já trocou sabe o valor correto.

Na teoria o valor sempre é mais baixo!
Paguei R$ 3.700,00 (desconto por ser à vista) com tudo incluso; peças originais. Mas dava pra ter feito por uns R$ 2.500,00, caso fosse em casa. É bem simples, só precisa ter elevador ou um jacaré. Como moro em prédio, sou obrigado a me sujeitar a faca que as oficinas enfiam.

Realmente é um bom valor, da pra trocar 3,5x a embreagem de um Omega 4.1 e 8x a embreagem de um carro popular. Por isso eu digo, só compre tip se o seu orçamento permite, a hora que a problema o buraco é bem embaixo.

Pra nós é comum, mas para quem vem de um carro popular, gastar R$ 3.700,00 numa manutenção é algo inimaginável.

Bolaturbo

Membro
Zanin disse:
Bom...só quem já trocou sabe o valor correto.

Na teoria o valor sempre é mais baixo!
Não é teoria cara, mostrei o valor das peças, e meu melhor amigo, meu compadre, é mecanico, tem oficina, e ja fez alguns bons audis e golfs, falo com propriedade. Mas ...

Bolaturbo

Membro
diego4100 disse:
Os botões acendem? No meu não faz isso, será que é só os mais novos (painel branco)?
Os meus acendem cara. acende o + e - dos 2 botoes !

Quando ta no D, ate ve q tem luz neles, bem fraquinha, ai quando empurra alavanca pro tip, fica bem forte e bem bonito!

ZoSo_

Membro
Bolaturbo disse:
Os meus acendem cara. acende o + e - dos 2 botoes !

Quando ta no D, ate ve q tem luz neles, bem fraquinha, ai quando empurra alavanca pro tip, fica bem forte e bem bonito!
Os do meu acendem também! como dizendo, ''estou disponível, me aperte!'' rsrsrsrs, mas o painel branco nos 180cv é à partir de ano 04 modelo 05, manual ou Tip, se for 04/04 ainda é preto... Estou com o carro há dois anos, pensando em vender já, até agora tudo OK com o cãmbio, o dono anterior trocou o óleo antes de me vender, então não tive dor de cabeça até agora... Valeu...

JulioRJ

Membro
automático tem vantagens e desvantagens, bem como manual.

porém há uma grande diferença entre câmbio PROBLEMÁTICO e CARO. Sim, 01m e 09g são caros, mas estão longe de serem câmbios problemáticos... fazendo manutenção dura o mesmo q honda, toyota...

na dúvida compra com o cambio quebrado

agradeco todos os posts, ja sei se achar um top automatico, levo em uma oficina para dar o OK, agora so comprar logo e encontrar uma bem cuidada, estou gostando muito do clube, afinal tira todas as duvidas que podem dificultar o prazer de ter um excelente carro coma a Audi.